Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Cada vez mais jogo a jogo

Por Miguel Braga
26 Nov, 2021

Ao carimbar o passaporte para as melhores 16 equipas da Europa, o Campeão Nacional tornou-se na nona equipa da Europa a conseguir este feito - ou seja, garantir o apuramento depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos.

O Sporting CP carimbou a passagem para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões depois de vencer categoricamente o todo-poderoso Borussia Dortmund por 3-1 numa noite mágica em Alvalade, com mais de 40 mil pessoas nas bancadas. A vitória ganha ainda mais relevo se percebermos que esta foi a segunda vez que o Sporting CP conseguiu ultrapassar a fase de grupos na mais importante competição de futebol do mundo – a outra aconteceu na época 2008/09, com Paulo Bento aos comandos da equipa. Ao vencer o Borussia, a equipa de Rúben assinou a décima vitória consecutiva, o terceiro melhor registo do Sporting CP, igualando aqui a marca conseguida em 2005/06 – novamente com Paulo Bento – e em 2018/19 – com Marcel Keizer.

Foi também mais uma noite de estreia em Alvalade, com o defesa esquerdo Flávio Nazinho a estrear-se na equipa principal do Clube. Mais um jogador a seguir as pisadas daquele que está em primeiro lugar no quadro de estreias do talento da Academia e que dá nome à fábrica de talento Leonino. E, já agora, Pedro Gonçalves tornou-se no segundo jogador português a marcar dois (ou mais) golos em jogos consecutivos da Champions. Sim, o outro é Cristiano Ronaldo.

Relembremos que o Sporting CP começou a campanha europeia com uma entrada em falso com o AFC Ajax e um segundo jogo com derrota na Alemanha, frente a este mesmo Borussia Dortmund. Ao carimbar o passaporte para as melhores 16 equipas da Europa, o campeão nacional tornou-se na nona equipa da Europa a conseguir este feito – ou seja, garantir o apuramento depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos. “É um orgulho ser o capitão desta equipa, que entrega tudo em campo”, afirmou Sebastián Coates no pós-jogo. E é um orgulho para todos os Sportinguistas ter Coates como capitão.

Foi, de facto, uma noite especial. Ver o Estádio José Alvalade pintado de verde e branco nas bancadas foi incrível. Ouvir milhares de pessoas a gritar “Sporting” em alto e bom som, arrepiante. Ver o estádio em pé a celebrar a presença de Krassimir Balakov e da nossa Dona Dolores Aveiro foi inesquecível. A família Leonina está unida e orgulhosa. Este é o caminho.

Mas este caminho ainda é longo e difícil. E deve ser percorrido passo a passo ou, em linguagem futebolística, jogo a jogo. Foi isso mesmo que Rúben Amorim disse no final da partida quando questionado sobre que equipa gostava de jogar contra na próxima eliminatória da Liga dos Campeões: “vamos ver se temos sorte no sorteio e quando digo sorte falo de equipas que encaixam no nosso sistema. Há certas equipas que gostava de apanhar, mas não vou dizer quais. Agora quero é ganhar ao CD Tondela e depois ao SL Benfica”. O treinador sabe da importância do próximo jogo. É só vencendo no campeonato que o Sporting CP pode garantir ser presença assídua na competição mais impactante de clubes. E a verdade é que, no futebol, o que se passou ontem foi bom, mas já lá vai. Novamente tendo Alvalade como palco, o Sporting CP receberá no próximo domingo o CD Tondela e à equipa pede-se que mantenha os pés na terra e os níveis de concentração no máximo. Aos Sócios e adeptos, que voltem a dizer “presente” em força: “eles é que nos puxam”, afirmou Pote no final. “Ficamos contentes por vê-los connosco”. Domingo temos novo encontro marcado.