Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Entrar com o pé direito

Por Miguel Braga
06 Jan, 2022

Editorial Jornal Sporting

Se a equipa de Rúben Amorim conseguir vencer o emblema açoriano, o Sporting CP atingirá o seu máximo de pontos na Liga em 17 jornadas, batendo o anterior máximo conquistado… na época passada. A equipa também está perto de atingir outro recorde: a primeira volta com menos golos sofridos: até ao momento temos sete, contra os nove da época passada e de 2015/16.


Ano novo, o mesmo objectivo: vencer o próximo jogo e somar mais três pontos. No futebol, o Sporting Clube de Portugal entra em 2022 com uma difícil deslocação aos Açores, frente ao Santa Clara - a equipa que em final de Outubro afastou o FC Porto da final four da Taça da Liga ao vencer por 3-1 os azuis e brancos. Por isso, a receita terá de ser aquela aplicada ao longo de 2021, trabalho, humildade e muita concentração. Se a equipa de Rúben Amorim conseguir vencer o emblema açoriano, o Sporting CP atingirá o seu máximo de pontos na Liga em 17 jornadas, batendo o anterior máximo conquistado… na época passada. A equipa também está perto de atingir outro recorde: a primeira volta com menos golos sofridos: até ao momento temos sete, contra os nove da época passada e de 2015/16.

O último jogo de 2021 provou, mais uma vez, que não há jogos fáceis. Frente ao Portimonense SC, o campeão nacional puxou dos galões e Paulinho mostrou-se com pontaria afinada, assinando o primeiro hat-trick de Leão ao peito. O Sporting CP sofreu, neste jogo, pela primeira vez, um golo na primeira parte na Liga. O azar de Matheus Reis – fez autogolo – foi, no entanto, o mote para uma exibição em grande do brasileiro contratado ao Rio Ave. E é assim que se responde à adversidade: com raça de Leão. O jogo do Portimonense SC teve um espectador que já deixou saudades em Alvalade, o ainda teenager Nuno Mendes, que este ano joga lado a lado com nomes sonantes como Messi, Neymar ou Mbappé. Um craque made in Alcochete que não esquece o Clube que o formou.

No futsal, os pupilos de Nuno Dias continuam a escrever História com letras de ouro. No último jogo de 2021, conquistaram a Supertaça com uns expressivos 7-2 frente ao rival SL Benfica (foi a maior goleada frente às águias, superando os 6-1 anteriores) e entrou em 2022 com o pé direito, vencendo a AD Modicus por 6-0. Este resultado permitiu aos Leões superarem a marca dos 100 golos em todas as competições nesta época, totalizando 105 golos em 22 jogos e uma média de quase cinco golos por jogo. Um feito de verdadeiro campeão e de uma equipa que habituou os Sportinguistas ao doce sabor da vitória. Uma palavra também para as nossas Leoas do futsal, que entraram no ano a vencer, para o caso frente ao CR Leões de Porto Salvo, em Oeiras, por 4-6.
Também no basquetebol a entrada em 2022 foi de Leão. O Pavilhão João Rocha foi o palco de uma vitória esmagadora frente à AA Coimbra por 115-65. Foi a primeira vez em 2021/2022 que a equipa orientada por Luís Magalhães ultrapassou a centena de pontos, registando a vitória mais dilatada da época e fixando em 40 o novo recorde de assistências. Travante Williams foi o MVP da partida com 23 pontos, 9 ressaltos, 4 assistências, 4 roubos de bola e 2 desarmes. Depois do fecho desta edição, o Sporting CP jogou na Luz o dérbi em atraso referente à 5.ª jornada.
O ano que passou foi o Ano do Leão, um dos melhores da nossa História. Para 2022, a ambição mantém-se intacta e os desejos são novamente de conquistas e de cimentar o ADN Sporting no desporto nacional.