Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

​ARBITRAGEM… VERGONHOSOS “DESCRITÉRIOS”!!!

Por Tito Arantes Fontes
13 Jan, 2022

Esta última jornada ficou ainda escandalosamente marcada pela despudorada exibição dos diferentes critérios disciplinares da pobre e triste arbitragem portuguesa

A última jornada da 1.ª volta não foi motivo de festa para nós, Sportinguistas. Jogámos na sexta-feira passada nos Açores e − pela primeira vez na nossa história − perdemos um jogo com o CD Santa Clara. Um jogo que nos parecia “ganho”… marcámos primeiro, voltámos a adiantar-nos no marcador… e depois, depois assistimos a uma incompreensível reviravolta no resultado… e − no final do tempo de jogo − mais com o coração do que com a cabeça ainda tentámos… mas foi tarde e sem “arte”. Esperança em que saibamos colher os ensinamentos desta “desnecessária” derrota! Aprender com a mesma, voltando ao “jogo-a-jogo”, a lutar com humildade, a jogar com “cabeça”… e a ganhar, aí sim… a ganhar jogos! E a conquistar três pontos!

De todo o modo esta última jornada ficou ainda escandalosamente marcada pela despudorada exibição dos diferentes critérios disciplinares da pobre e triste arbitragem portuguesa… que – é preciso dizer bem alto − mudam conforme as “cores das camisolas”! Por exemplo, o famoso “pisão” tem para os árbitros portugueses três diferentes valorações: quando é jogador do “apito dourado” nem falta é! Quando é jogador do “mala ciao” umas vezes não é falta e noutras até pode ser… sendo que − no máximo − é punido com cartão amarelo! Mas − quando é jogador do Sporting CP – tudo muda, o despudor é total: ai, houve um “ligeiro toquezinho”… é falta! Em princípio até é logo amarelo! E se o VAR chama… ui, o árbitro “vai ver”… muda o cartão… e é encarnado! Expulsão! Isto é a pouca vergonha da arbitragem nacional! Melhor dito… a nenhuma vergonha!

Para exemplificar o que digo é fácil, basta pegar nos lances da jornada deste fim-de-semana: é só ver a “entrada” aos 17 minutos do jogo do “apito dourado”, o “pisão” do Otamendi aos 24 minutos (para já não falar do “episódio” do Cebolinha aos 19 minutos) e a inenarrável expulsão do Daniel Bragança nos Açores! Está lá tudo! Para quem quer ver e tem “olhinhos” na cara! Como nós, Sportinguistas, temos!

Sobre isto, da “inteligenzia nazionale comentadora” ouvi e li de tudo… foi outro vergonhoso “forrobodó”… bem sei que muitos desses “inteligentes” fazem ou fizeram parte da arbitragem nacional (e bem nos lembramos das suas inenarráveis azias, das suas lamentáveis actuações…) ou são gente bem “enfeudada” a outras “cores ou senhores”… pois, mas bem tentaram justificar o injustificável! Chegando alguns a dizer que o critério tem de ser uniforme em cada jogo… e só nesses 90m! Então… e nos outros jogos??? Então… e no campeonato todo??? E então que tal fazer do Campeonato Nacional uma prova séria??? Nada, nem uma palavra em prol da seriedade da prova! Da seriedade dos critérios disciplinares! Outros tiveram mesmo o desplante de dizer que se tinham tratado de “infelicidades do VAR”… como se a culpa fosse do VAR!!! Não, não é!!! A culpa tem sujeito, tem dono… é mesmo da roubalheira da arbitragem nacional!!!

Os rankings da indisciplina demostram, aliás, esta inacreditável situação: nos últimos dez anos fomos sempre – com excepção da época 2015/2016 – o clube dos denominados “três grandes” com mais cartões amarelos e encarnados… nalguns com mais do dobro dos outros dois juntos!!! Anos houve em que até tivemos mais do triplo!!! Uma vergonha nacional!!!

E nesta época, ao fim dos 17 jogos da 1.ª volta… pois quem é o clube dos 18 da 1.ª Liga mais bem-comportado? Quem é? Pois, já adivinharam… o “mala ciao”!!! E na 5.ª posição dos “meninos bem-comportados” quem está? Pois, os “virgens” do Norte!!! E o Sporting CP onde está… pois, na 15.ª posição!!! O quarto a contar do fim dos “mais mal comportados”… o único dos “grandes” com três jogadores expulsos e com mais de 50 cartões amarelos!!!

É esta a foto da arbitragem portuguesa… VERGONHA!!! TENHAM VERGONHA!!!

Ultima nota: já estamos nas meias-finais da Taça de Portugal! Ontem um jogo para recuperar “azimutes”! Mas – sobretudo – o momento de nos reencontrarmos com o “show comunicacional” do nosso Rúben Amorim, falando o que tem de falar, pondo os “pontos nos iii”, dizendo o que gostou e o que não gostou, mostrando que voltou e que está lá… ou melhor, está cá, connosco!!! E nós, Rúben Amorim, também estamos cá… contigo!!! Com a mesma fé e a mesma confiança de sempre!!! Foi o que mais gostei do jogo com o Leça FC… a exibição do Rúben Amorim!!!