Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

100 anos de Histórias com Glória

Por Miguel Braga
31 Mar, 2022

Que os próximos 100 sejam feitos com a mesma devoção. A Glória, essa, será sempre do Clube

Foi há 100 anos que foi impressa a primeira edição sob o desígnio de uma Razão de Ser que continua viva. Foi há 100 anos que se começaram a documentar as glórias dos atletas do Clube, exultando a prática desportiva em toda a sua extensão. Estávamos em 1922, no mesmo ano que viria a nascer Albano, um dos Cinco Violinos e aquele que viria a ser o segundo prémio Nobel português, José Saramago. Foi também nesse ano que Gago Coutinho e Sacadura Cabral completaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul e que foi criada formalmente a URSS, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
 
Era um mundo com certeza diferente, mas era um mundo que já se vestia de verde e branco e acreditava numa forma diferente de estar no desporto. Ao longo deste século, o Jornal Sporting − que primeiro foi lançado como Boletim −, contou com dezenas de directores, centenas de colaboradores e milhares de leitores que seguiram sempre de forma apaixonada os feitos e recordes dos seus atletas.
 
Foi há 100 anos que foi lançada a primeira revista do Reader’s Digest, que um presidente norte-americano (Warren Harding) discursou na rádio, que as mulheres votaram pela primeira vez nos Países Baixos e que o Sporting CP venceu o SL Benfica por 4-2 na primeira jornada do Campeonato de Lisboa que acabou por ganhar – os golos Leoninos foram apontados por Francisco Stromp, Torres Pereira e João Francisco, ao qual se juntou um autogolo de Jorge Vieira.
 
1922 foi também o ano em que o atletismo foi retomado como actividade, depois da paragem provocada pelos acontecimentos da I Guerra Mundial. Entre várias vitórias destaque para os dez recordes nacionais alcançados nesse ano pelos atletas Leoninos, em particular para Albano Martins (800m, 1500m, 5000m e 4x400m) e Salazar Carreira (400m barreiras e 4x400m). Foi também por esta altura que foi descoberto o túmulo de Tutankhamun no Egipto.
 
Nos últimos 100 anos, o mundo foi moldado para a forma que o conhecemos agora e nos próximos 100 anos as mudanças serão, com certeza, mais radicais e profundas, algumas impossíveis de prever. De 1922 a 2022, como de 2022 a 2122, o Jornal Sporting continuará a sua missão de informar os Sócios e adeptos do Sporting CP e dos nossos atletas esperamos a mesma dedicação ao Desporto como um todo e ao Sporting CP como sua casa. Não nos arriscamos a dizer como será o mundo e o Jornal Sporting daqui a um século. Se ainda será impresso, quais as formas de consulta e se existirão, além da fotografia, formas de complementar a informação escrita.
 
Foi há 100 anos que o Sporting CP venceu também, mais uma vez, a competição da Luta de Tração à Corda, desporto entretanto desaparecido e cuja prática actual se limita a algumas aulas de educação física. Era um mundo diferente e em constante evolução. O Jornal Sporting acompanhou essa mutação e foi-se adaptando às exigências do tempo. Que os próximos 100 sejam feitos com a mesma devoção. A Glória, essa, será sempre do Clube.