Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

JORNAL SPORTING… PRIMEIRO CENTENÁRIO!!!

Por Tito Arantes Fontes
31 Mar, 2022

Fundado em 31 de Março de 1922, o Jornal Sporting sai hoje para as bancas com o n.º 3865! Um número que poderia ser indiferente, ser só mais um número, mas não… este número corresponde ao perfazer do primeiro centenário da vida deste portentoso meio de comunicação do SPORTING CP! São 100 anos de vida! Ou seja… temos, portanto, um Jornal centenário! E isso é verdadeiramente fantástico e espectacular! Desde logo, porque − como se sabe e vem sempre escrito na capa de todas as edições − o Jornal Sporting é O MAIS ANTIGO JORNAL DE CLUBE DO MUNDO! Começou por ser um Boletim e evoluiu com o passar dos tempos para Jornal! Atracção maior nas bancas de jornais, veículo de ligação entre a massa Associativa e adepta do SPORTING CP! É − tenho de confessar − o único jornal de cariz desportivo que merece a minha atenção, o meu carinho, a minha leitura… e isso deve-se tão só ao facto de pautar a sua linha editorial por ter informação actualizada e credível, bem escrita, Leoninamente interessante!

E a partir de hoje entramos no “segundo século” da existência do nosso Jornal Sporting! Fazemos, por isso, votos − e enfatizamos, sinceros votos! − para que sejam mais “100 Anos de Ouro e Glória” para o nosso Jornal! Se assim for, será desde logo sinal que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL terá continuado a sua saga de uma vida de ESFORÇO, DEDICAÇÃO e DEVOÇÃO de modo a alcandorar-se, mais cedo que tarde, mais vezes que poucas, ao patamar da GLÓRIA… sendo que esta, quando se alcança, é sempre uma conquista colectiva de todos nós, Sportinguistas! Uma conquista nossa, dos Sportinguistas, para o nosso Clube!

Corolário maior do que fica já dito, para além do escrito e até do intuído… são, naturalmente, os MUITOS PARABÉNS que endereçamos ao Jornal Sporting!!! Queremos mais 100 ANOS!!! Outros 100 ANOS!!!

ARBITRAGEM… ainda a propósito do tal de Soares Dias… importa salientar que no lance da perdoada expulsão ao Mbemba no último jogo do FCP para o Campeonato Nacional, assistimos a todo o tipo de comentários… sendo que os factos são estes: perante essa grosseira falta, o também árbitro João Pinheiro, o VAR nesse jogo do FCP, chamou Soares Dias… e chamou-o porque entendeu que esse lance deveria ser sancionado com cartão vermelho (é que só  assim João Pinheiro tinha legitimidade para “chamar Soares Dias”). Ainda assim, com todos estes factos, com a tecnologia VAR (incluindo “slow motion”) e até a opinião do próprio VAR… com tudo isto que fez Soares Dias?  Pois, olhou, analisou e decidiu mal! Depois de tudo ver… manteve Mbemba em campo! Pasme-se… o homem que tudo viu e decidiu a Gonçalo Inácio no ano passado em Braga… nada viu quanto aos comportamentos infractores de Mbemba! Dois pesos e duas medidas! Claramente… dois pesos e duas medidas! Ora, como justificar esse comportamento de Soares Dias? Uma das razões resulta certamente do “bafo” que, na Maia, há uns cinco anos, sentiu de algumas personagens ligadas ao FCP… como é do domínio público… (e ele, Soares Dias, com estabelecimento comercial de rua… e de porta aberta!)… e outra das causas assenta no facto de Soares Dias ser, de facto, um mau árbitro, no sentido que analisa mal os lances e que, consequentemente, ajuíza de modo errado! Caiu, pois, o “mito urbano” criado e desenvolvido por gentes alinhadas com o FCP de que Soares Dias seria o melhor árbitro português no activo… é mau árbitro, como já dissemos e como esta semana o Sr. Dr. Juiz Conselheiro Baltazar Pinto, ex-presidente do Conselho Fiscal do SCP, veio de uma forma desassombrada e magistral definir!

SELECÇÃO - Depois das inexplicáveis “apostas” de Fernando Santos no jogo com a Turquia, sempre em prejuízo de jogadores que foram ou são do SPORTING CP (vidé p. ex. caso Gonçalo Inácio!), o país assiste estupefacto ao “tenebroso esquema de candongas” à volta dos bilhetes para ver o jogo com a Macedónia… que vergonha! Só mesmo no Dragão… por ser no Dragão… por haver “vassalagens” que são mesmo merecedoras de crítica! E crítica veemente! Num jogo da Selecção?? Haja Vergonha… a começar na FPF!!! Tenham Vergonha!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!