Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Lutas de vida… do e de leão!!!

Por Tito Arantes Fontes
28 Abr, 2022

SÉRGIO ABRANTES MENDES – O nosso querido Sérgio partiu! Depois de difícil e corajosa luta de anos contra tantos revezes de saúde, a doença madrasta levou-o… e o Sérgio partiu! Mas está vivo e bem vivo junto de nós! Todos os que o conhecemos ficámos marcados pelo Sérgio! Concordando ou discordando dele! Estando – nas pugnas eleitorais do Sporting − com ele ou contra ele! Foi, é e será sempre conhecido como um Grande Leão! Daqueles Leões de Juba Alta! De nunca quebrar! De nunca torcer! Tive o privilégio de conhecer o Sérgio há mais de 30 anos, em casa de António Simões, o – na época – “dono” do Braz & Braz, candidato a presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! O Sérgio era, na altura, o presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG) do Clube, no “consulado” de Jorge Gonçalves. Eram e foram tempos difíceis e conturbados da vida Leonina. Pude – nessa altura – constatar a “magia” do Sérgio, a postura, a tenacidade, a inteligência emocional, a coragem, a lucidez, a intransigente defesa dos superiores interesses do Sporting. Assumia-se, como PMAG, como o “Guardião do Templo”. Nunca mais me esqueci dessa postura, desse rigor, dessa aproximação aos problemas e à fase de vida em que o SPORTING estava envolto. Tivemos conversas a dois. O Sérgio confiou em mim e eu – apesar do enorme “pé atrás” que tinha quanto a tudo o que fosse “gonçalvista” − confiei no Sérgio. Por uma razão: porque (e não me enganei!) ele estava acima de qualquer grupo, mesmo daquele pelo qual tinha sido eleito… o Sérgio respirava SPORTING nos poros, respirava genuíno SPORTING por todos os lados! Creio que sempre honrámos o que combinámos. Tínhamos, também por isso, um genuíno afecto um pelo outro (atrevo-me a dizer isso quanto a mim próprio, mas creio que se ele aqui estivesse não me iria desmentir!), cimentado no nosso amor comum… o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! Eu era ainda um miúdo, um jovem advogado, a chegar aos 30 anos, o Sérgio já era um magistrado de grande “calibre”, daqueles que “mandavam” no seu Tribunal e que geria, tão bem geria a “sala” e os seus processos. Sempre com o seu agudo sentido de justiça e profundo conhecimento do Direito. E dos Homens. E concomitantemente das Instituições! Máxime do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! O Sérgio – além de tudo o mais – foi STROMP, fazia parte desde 2013 do Grupo STROMP! Um indefectível Leão! Um Homem bom! Como tive já oportunidade de dizer à sua Família, nomeadamente à sua mulher e ao seu filho, o Sérgio está connosco e viverá connosco! Sempre! Os STROMP são assim… não se abatem! Até Sempre, Sérgio… até já!

TAÇA DE PORTUGAL – Pois, não vamos à final! O espectáculo foi sendo “montado” e o país assistiu a um dos mais vergonhosos jogos das meias-finais de que há memória! Valeu tudo! Foi o penálti sobre o Coates (gravata evidente!) que foi esquecido por Nuno Almeida… e pelo “seu” VAR Bruno Esteves… caso para perguntar… mas estes dois senhores estavam, afinal, a olhar para onde? Como é possível não ver aquela “gravata”… como é possível não ver o jogador do FCP “pendurado” em cima do Coates? Mas houve mais, muito mais! Desde logo as simulações sucessivas de jogadores do FCP! Tudo merecedor de análise, crítica e repúdio em vários órgãos da nossa comunicação social. Simulações pelo menos de Evanilson (várias… devia ter sido expulso por acumulação de amarelos à meia hora de jogo!), de Pepe (e que tal não ir provocar o banco do SCP… ele, Pepe, que teve indecoroso comportamento no jogo do campeonato no Dragão!) e de Otávio! E com tudo isto… amarelos, quantos foram?… pois, só mesmo um! Irra, é mesmo demais! Por uma vez estou de acordo com Sérgio Conceição… NÃO VALE TUDO PARA GANHAR!!! A frase tem mesmo destinatário… ele próprio e o clube que treina!!! Esta meia-final ficou, assim, indelével e irremediavelmente marcada pela agressão de Evanilson a Porro em Alvalade, na 1.ª mão, transformada em penálti contra o SPORTING e pelo penálti não assinalado de Grujic sobre Coates neste jogo do Dragão! E tudo teria sido diferente… e lá se ia a “festa” que tantos tanto queriam montar! Para mal do futebol português!

CAMPEONATO NACIONAL – Ganhámos bem no Bessa! Clarinho e limpinho! A verdade, a grande verdade é que temos mesmo uma Grande Equipa! Nota-se! Vê-se! Intui-se! Sente-se! Preparar e “recauchutá-la” cirurgicamente e – na próxima época – vamos a isto! Em cima deles! Já outros… depois de exibições em Alvalade “à la Moreirense” (com todo o respeito pelas gentes deste clube!) demonstraram que não sabem assumir-se como “grandes” e pum… estatelaram-se logo! Eles e a generalidade dos comentadores que já cantavam loas à debacle Leonina que iria ser arredado para um inevitável 3.º lugar… coitados, nem uma semana durou esse “sonho primaveril” que tiveram! Os outros, os “celestiais”, esses coitados, imbuídos no clima de festa em que estão envoltos, perderam na minha cidade dos arcebispos… com um golo que é uma imensa metáfora… e no fim, como já se esperava, protagonizaram mais um “número” de autêntico mau perder! É um “adn” que não se recomenda… mesmo!

ANDEBOL – Fui ao Pavilhão João Rocha, no sábado ao fim do dia, ver o jogo do SPORTING contra o rival do outro lado da Segunda Circular. Gostei muito! Grande ambiente! Grande equipa do SCP! Garra e juventude dos manos Costa, muito bem acompanhados por gente mais velha, todos unidos a defenderem a honra da nossa camisola! No dia 7 de Maio lá estarei para a “final”!

DOPING – Pois, o FCP foi apanhado nas malhas do doping! A sua equipa de ciclismo perde Volta atrás de Volta. Ciclistas desclassificados. E agora suspeitas públicas de equipa dopada! Bem podem querer agora dizer – como já vi – que o FCP não tem nada a ver com isso. Mas eu pergunto… de que cor eram as camisolas que festejaram as vitórias nas últimas Voltas a Portugal? E quem estava lá sempre em apoio cirúrgico para celebrar as vitórias? Não, não era o SPORTING! Que – e bem! – em 2015, e era Bruno de Carvalho o presidente, recusou a parceria com a W52… por dúvidas e suspeitas quanto a questões de “doping”! Ele há coisas… agora que a “festa” ia tão boa… pum, o doping!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s…. e, por fim… ainda a propósito de Sérgio Abrantes Mendes… e que dirias tu, Sérgio, do que de ti foi implicitamente dito por gente que nem a morte respeita? Que dirias tu, Sérgio?