Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Nunca é demais

Por Pedro Almeida Cabral
01 Jul, 2022

Nunca é demais ser do Sporting Clube de Portugal. Não foi demais frequentar a velhinha nave de Alvalade e assistir aos primeiros passos de uma jovem secção de futsal que então começou a ganhar campeonatos. Tal como não foi demais calcorrear alguns pavilhões para ver o futsal a continuar a triunfar. E, sobretudo, não foi demais ver o nosso futsal nestes últimos três anos, em que vencemos como nunca, e que são a fase mais brilhante da já longa história do futsal Leonino.

Estamos a falar de duas UEFA Futsal Champions League, 2019 e 2021, do bicampeonato nacional de 2021-2022, das três Taças de Portugal seguidas, de 2019 a 2022 (a edição de 2021 foi cancelada) e das duas Taças da Liga seguidas, de 2021 e 2022. São conquistas avassaladoras que demonstram a extraordinária fase que atravessamos na modalidade de pavilhão mais popular no país. Para termos uma ideia, tanto a nível europeu como a nível nacional damos cartas. E que cartas! Na Europa, somos o terceiro clube com mais Champions, atrás do Inter FS e do FC Barcelona.

Dentro de portas, temos 17 campeonatos, mais do dobro dos oito do SL Benfica. E destes 17, nove foram ganhos desde 2010. Já na Taça de Portugal, com a conquista deste ano, dominamos também com nove títulos, mais dois que o perseguidor SL Benfica. Por fim, na terceira competição, a Taça da Liga, que existe desde 2016, recuperámos nos últimos dois anos a dianteira: quatro títulos contra três do SL Benfica. Em síntese, dos últimos nove troféus disputados, só não ganhámos um (a final da Champions deste ano). São duas temporadas seguidas a ganhar todos os troféus nacionais.

E o campeonato ganho no fim-de-semana pelo Sporting CP foi o primeiro ganho em Portugal sem perder qualquer jogo da fase a eliminar, conhecida como play-off. Além desta vitória perante o SL Benfica por 3-0 em jogos ser apenas a segunda vez na história que o campeão só disputa três partidas. 

Mas não se pense que foi fácil chegar aqui. Os troféus europeus são resultado de muita experiência acumulada e de forte mentalidade competitiva. E, em Portugal, o SL Benfica é, invariavelmente, um adversário de respeito, com forte investimento e sempre com intensidade na disputa de títulos, própria de um dos maiores dérbis do mundo. Tanta glória só foi possível com esforço, dedicação e devoção. Bons resultados estão ao alcance de algum trabalho. Mas resultados extraordinários, como os dos últimos três anos, só são possíveis com intensa cultura desportiva, ambiente ganhador em toda a estrutura, da base ao topo, e sintonia absoluta entre dirigentes, técnicos e jogadores. Tendo que destacar aquele que é um dos melhores treinadores de futsal de sempre, o nosso Nuno Dias, que há dez anos que nos comanda com sobriedade e extrema competência. Termino como comecei. Nunca é demais ser do Sporting Clube de Portugal. E nunca será demais continuar a ver o que nosso futsal ganha na quadra.