Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Representação máxima

Por Miguel Braga
11 Ago, 2022

Editorial da edição n.º 3884 do Jornal Sporting

Munique, na Alemanha, vai ser o palco dos próximos Campeonatos da Europa de Atletismo, de 15 a 22 de Agosto. Naquela que é a maior delegação de sempre de Portugal nesta competição – a comitiva nacional terá 43 atletas –, o Sporting CP também se vai apresentar na máxima força, com a maior representação de sempre do Clube nuns Europeus de atletismo, com um total de 24 atletas: a 20 portugueses, juntam-se três ucranianos e uma do Reino Unido.As nossas maiores esperanças para um lugar no pódio são Patrícia Mamona – este será o seu sexto Europeu -, Auriol Dongmo – que se estreará na competição – e o veterano João Vieira, o português no activo com mais participações na competição. Aos três e aos demais, toda a sorte do Mundo e, se possível, algumas medalhas.

Arrancou no passado fim-de-semana o campeonato nacional de futebol, com a difícil deslocação ao Estádio Municipal de Braga. Apesar da (boa) exibição e de vários sinais positivos, a equipa de Rúben Amorim acabou por consentir o empate a dois minutos do fim do tempo regulamentar. Resultado final: 3-3, com golos de Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Marcus Edwards. Uma palavra para o segundo golo: além da arrancada ainda perto da nossa grande área de Matheus Nunes, passando por vários jogadores adversários e acabando com um centro com conta, peso e medida, destaque para a finalização de Nuno Santos, fazendo lembrar os remates de Rui Jordão no Campeonato Europeu de 1984 contra a França de Michel Platini. Dentro de dois dias, a equipa terá oportunidade de conseguir voltar às vitórias, frente ao Rio Ave FC.

A semana ficou também marcada pelo adeus de Bruno Tabata ao Sporting CP e a Portugal. É obrigatório, para todos os sportinguistas, ver a sua última entrevista de Leão ao peito na Sporting TV: a emoção com que fala e se despede do Clube é contagiante e motivo de orgulho. Pelos títulos, pelo profissionalismo e boa disposição, um enorme obrigado a Bruno Ramos, conhecido no mundo do futebol como Tabata.

Se uns partem, outros chegam cheios de ilusão. É o caso de Anton Sokolov, no futsal, que foi apresentado no início da semana: “Conheço bem os outros jogadores. Defrontámo-nos ao serviço dos clubes e das selecções nacionais”, afirmou o ala/pivô russo, para concluir: “Deram-me as boas vindas e já me adicionaram ao chat do grupo. Estão contentes por fazer parte da equipa. Quanto ao Nuno Dias, é um dos melhores treinadores do Mundo, um especialista de alto nível. Espero evoluir sob a gestão técnica dele”. Os sócios e adeptos Leoninos esperam pelo arranque das competições para verem ao vivo e a cores essa evolução. Já o regresso aos treinos está marcado para o início da próxima semana.