Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Continuar a acreditar

Por Miguel Braga
25 Ago, 2022

Editorial da edição n.º 3886 do Jornal Sporting

O Sporting CP joga amanhã, em Leiria, a Supertaça feminina de futebol e quer manter o estatuto de única equipa a vencer a prova por mais que uma vez – a primeira vez foi em 2017, um ano após o regresso do Clube ao futebol feminino, e no ano passado, frente ao SL Benfica, com golos de Brenda Pérez e Joana Marchão. Este ano, repetem-se os finalistas que ganharam a FC Famalicão e SC Braga nas respectivas meias-finais, neste novo formato de final four para uma Supertaça. A treinadora Mariana Cabral tem, assim, oportunidade de escrever mais uma página de ouro na história da modalidade. Acreditamos que a equipa tem condições para lutar e garantir a vitória. E que o público responda em força ao repto lançado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), batendo de novo o recorde de assistência de um jogo de futebol feminino em Portugal.

Chegaram ao fim os Campeonatos da Europa de atletismo, e depois da medalha de prata de Auriol Dogmo, o Sporting CP, através de Andriy Protsenko, conseguiu mais uma medalha de bronze – repetindo inclusivamente a proeza dos Mundiais em Julho. Esta conquista reveste-se a ouro se tivermos em conta a situação do atleta ucraniano que mesmo na maior adversidade, continuou a acreditar nas suas capacidades: “Mesmo antes do início da prova, recebi uma mensagem a informar que a mãe da minha colega Kateryna Tabashnyk foi morta por um míssil em Kharkiv [cidade na Ucrânia]. Tínhamos uma excelente relação. Sinto-me muito triste e tive de lutar comigo próprio na final de hoje para, pelo menos, saltar”, afirmou no final da competição. Um verdadeiro campeão.

Juntamente com o presidente Frederico Varandas, Carlos Carneiro e Ricardo Costa, coordenador e treinador da equipa de andebol do Sporting CP, entregaram no nosso museu a 16.ª Taça de Portugal conquistada pela modalidade, ainda antes do arranque da temporada oficial. Para 2022/2023, tanto o andebol como o futsal e o basquetebol, começam a época com a possibilidade de conquistas das respectivas Supertaças. Além de muito treino, é preciso continuar a acreditar que as equipas vão atingir novamente o patamar de excelência a que nos habituaram – nós acreditamos.

A equipa de Rúben Amorim joga contra o GD Chaves no fim-de-semana, assinalando o regresso dos transmontanos a Alvalade – a última visita data de Novembro de 2018 e, na altura, o Sporting CP venceu por 2-1 com dois golos de Bas Dost. Com máximo respeito pelo adversário, este é também o momento de jogadores e equipa técnica sentirem que os Sócios e adeptos continuam a acreditar na equipa: juntos, seremos sempre mais fortes. “O nosso foco tem de ser ganhar ao GD Chaves”, afirmou Rúben Amorim depois da injusta derrota no Dragão. “Ganhando, garanto, ficamos bem”. Acreditamos na conquista dos três pontos.