Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"A memória ajuda-nos a lidar com o agora, mas também é necessária para prever o futuro"

Por André Bernardo
24 Nov, 2022

Editorial da edição n.º 3899 do Jornal Sporting

A frase acima, título deste editorial, não é da minha autoria. É uma citação de António Damásio. Tomo-a de empréstimo em homenagem ao importante passo que o Museu Sporting deu esta 2.ª feira, ao passar a integrar a Rede Portuguesa de Museus (RPM).

Somos o primeiro e único Clube credenciado para tal, sendo um motivo de enorme orgulho o certificado recebido. Ele certifica, acima de tudo, o fantástico trabalho do nosso Museu na preservação da memória colectiva do Sporting Clube de Portugal e da sua História. Cabe ao(s) Museu(s) a tarefa de representação de uma identidade colectiva, “cobrindo” o esquecimento da memória individual, construindo-a através dos registos factuais que usa como instrumentos para que as histórias que conta sejam História.

É a partir da memória que se constrói a identidade, da verosimilhança dos factos a idoneidade e, recuperando a frase de Damásio, é também ela que nos orienta o presente, mas também o futuro, através da predição, imaginação e criatividade.

O excelente trabalho do neurocirurgião português, e os avanços recentes da neurociência, permitem-nos saber hoje que a memória, e o processo de consciência e decisão humano, é construído com base na memória, em conjugação com o juízo de valor dado pelas emoções.

O Museu Sporting é, sem dúvida, um Museu de Emoções e um inestimável património cultural, agora em rede e colaboração com os seus pares.

Saibamos saborear este importante passo que hoje celebramos, conscientes de que temos muitos por dar no futuro para fazer crescer a experiência do Museu Sporting para o nível da História do clube que ele representa. O rumo de dar lugar nuclear ao nosso Museu está assumido. Teremos de ter capacidade de investir para, passo a passo, percorrer este caminho ao longo dos próximos anos.

Parabéns Museu Sporting! Parabéns Sporting CP!