Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

De êxitos se escreve a História

Por Juvenal Carvalho
16 Mar, 2023

Como costumo dizer aos amigos mais chegados, ter o privilégio de escrever para o Jornal Sporting semanalmente, não só me faz exacerbar em escrita o Sportinguismo como, sabendo que ninguém ganha sempre, e que tantas vezes o sucesso é efémero, na vida como no desporto, tenho a felicidade de falar sobre êxitos, que são recorrentes no nosso universo, além de poder falar de pessoas que tanto deram ao Clube, sejam elas mais ou menos mediatizadas. 

E esta semana não me faltam motivos para exacerbar a alegria das conquistas, desta vez no feminino, com a sensualidade e beleza da mulher, para mais na semana em que se celebrou o seu Dia Internacional. Foi assim em jeito de homenagem a todos nós, mas principalmente às mulheres Sportinguistas, e tantas elas são, que o rugby feminino conseguiu, pela sétima vez consecutiva, sagrar-se Campeão Nacional da modalidade após derrotar na empolgante final o eterno rival (15-12), bem como o voleibol feminino, que 37 anos depois conseguiu a obtenção da sua terceira Taça de Portugal, com os ares do Minho, mais propriamente de Viana do Castelo a inspirar as nossas Leoas, que derrotaram o Porto Volei e a AJM/FC Porto na meia-final e na final, respectivamente.

Sabemos que o desporto feminino começa a ter cada vez mais impacto no universo desportivo português, e que estas vitórias não só trazem prestígio ao Clube, como acrescentam História ao nosso Museu. E foi literalmente até ao fim que as comandadas por Francisco Sande e Castro e Rui Pedro Costa, quais Leoas de têmpera e de antes quebrar por torcer, que no caso do rugby depois da obtenção de três ensaios, aguentaram estoicamente a pressão final do adversário, e que no voleibol, em jogo de nervos e de "ponto cá ponto lá", a "negra" foi decidida nos detalhes, e apenas quando a bola bateu no chão no derradeiro ponto, as Leoas festejaram como se não houvesse amanhã, uma vitória conseguida com toneladas de suor ante um adversário muito forte.

E se este fim-de semana foi de sucesso, não só nas conquistas de troféus como na generalidade das competições em que entrou em compita o símbolo do Leão, também na passada terça-feira o Sporting CP viveu mais um momento histórico, com o apuramento para as meias-finais da UEFA Youth League ao vencermos o Liverpool FC, um histórico do futebol mundial, com um golo 'à ponta de lança' de Rodrigo Ribeiro. Foi assim alcançada pela primeira vez a final four da prova, numa demonstração cabal que aquela escola que deu Luís Figo e Cristiano Ronaldo, entre tantos outros, está viva, recomenda-se, e pronta a ombrear com os melhores clubes formadores da Europa. 

Foi, pois, uma semana fantástica para o universo Leonino. De êxitos no feminino e de regresso aos grandes momentos do nosso futebol de formação.

De êxitos se escreve assim a História de mais de um século de vida do Sporting Clube de Portugal!