Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

117 Anos… Assembleias Gerais, Sócios e… Silvos!!!

Por Tito Arantes Fontes
01 Jul, 2023

O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL está de PARABÉNS!!! Completa 117 anos de gloriosa vida neste dia 1 de Julho!!! É uma grande data! A data de aniversário do nosso querido Clube, do Clube do nosso coração… do Clube que amamos!!! Sempre e para sempre!!! Há festejos públicos vários (como a fantástica e original festa com o Geirinhas /ADN de Leão no Coliseu!)!!! E há também a festa individual que cada um de nós, Sportinguistas, faz interiormente, em sintonia com o nosso Clube!!! As duas são fundamentais, as duas são “nossas”, as duas têm a dimensão e o valor do que é genuíno e autêntico!!! VIVA O LENDÁRIO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

No passado sábado, por outro lado, noutro fundamental aspecto da vida do nosso Clube, houve lugar à importante Assembleia Geral visando a apreciação do orçamento para a próxima temporada e a discussão dos relatórios consolidados dos exercícios de 2018 a 2022.

Compareceram mais de 1100 sócios, tendo todos os pontos sido aprovados por uma larga e impressiva maioria, sempre superior a 70%! Uma afluência significativa, desde logo considerando o que se passa noutros clubes, bem como o facto de a Assembleia ocorrer já num sábado estival, em pleno “defeso futebolístico”.

Esta Assembleia − dirigida mais uma vez e de modo verdadeiramente exemplar pela “batuta” do presidente da respectiva MAG, o procurador Sr. Dr. João Palma − foi, ela própria, mais um momento da nossa vida associativa que de modo indiscutível comprovou a maturidade do Clube, a sensatez dos seus Sócios, a sua lucidez e a solidez dos propósitos e “linhas mestras” do rumo definido para o Clube. O presidente Frederico Varandas salientou bem, no seu discurso, esta questão do rumo, do foco e dos objectivos do Clube. O SPORTING sabe o que quer e os caminhos que deve trilhar para manter a “bússola” sempre direccionada para os objectivos definidos. Assim continuaremos. Aprendendo também com os erros do passado, todos eles. O objectivo é mesmo só um: o crescimento e sustentado desenvolvimento do Clube, com vista a melhorar ainda mais o seu desempenho desportivo, para − em conjunto − o Sporting fazer jus ao seu lema e − depois do sempre imprescindível Esforço, Dedicação e Devoção − alcançar a Glória!

No mesmo dia teve lugar a cerimónia de entrega dos emblemas de 25 e 50 anos de Sócio do Sporting! Um momento fundamental da nossa vida associativa! Este ano foram “condecorados” (e − para nós, Leões − de uma verdadeira condecoração se trata… pois, por exemplo, eu, no meu emblema de 50 anos, além de assim o ter intimamente entendido e vivido, comovi-me e chorei… de alegria, genuína alegria!) mais de 1000 Sócios com o “emblema de prata” e para lá de 200 com o “emblema de ouro”. Números impressionantes e que de modo claro e insofismável bem atestam a lealdade e o amor ao Clube por parte de tantas e tantas centenas de associados! Bem hajam!

VIVA (especial VIVA neste seu 117.º Aniversário!) ao Lendário SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s. − Mereceu pouco destaque na nossa comunicação social uma notícia desta semana que dava nota de um tribunal de Londres ter proibido um adepto do Manchester United de frequentar estádios de futebol durante quatro anos, por ofensas a outro grande clube inglês, no caso o Liverpool. Na circunstância esse adepto usava uma camisola − ironizando com os 97 adeptos mortos no desastre do Estádio de Hillsborough − na qual se podia ler “Not enough”! O profundo mau gosto e a desfaçatez desse adepto são manifestos! E que dizer cá no nosso burgo daqueles que imitam o silvo do very-light? Não conheço nenhuma punição − exemplar ou não − para os autores desse sinistro “silvo” de morte! Não há um arguido, não há uma pessoa julgada e condenada! É lamentável! E esclarecedora sobre o modo como quem de direito, incluindo os órgãos sociais da FPF e da Liga, olham para estes abomináveis comportamentos… mais preocupados e sensíveis a “assobios”, mas já fazendo “ouvidos moucos” a “silvos”… opções, lamentáveis opções!