Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Desporto e finanças

Por Pedro Almeida Cabral
04 Jan, 2024

Cruzamos o ano com esperanças desportivas e certezas financeiras. Seguimos em primeiro nos campeonatos de futebol, futsal, andebol, hóquei em patins e basquetebol. E, nos últimos dias do ano, com a notícia de que o Sporting Clube de Portugal adquiriu ao Novo Banco as VMOC que faltavam. Há quem diga que juntar desporto e finanças é como juntar água e azeite: são coisas que não se misturam. Mas é exactamente o contrário. Um clube arruinado pode ganhar por uma vez, mas estará condenado a ver sempre os outros a comemorarem vitórias. Tal como um clube rico, caso abandone a paixão desportiva, rapidamente se transforma em algo sem alma, mais próximo da extinção, e também falho de vitórias.

Por isso, apreciei deveras o fim do garrote financeiro que nos sufocou durante mais de uma década. Como disse o Clube em comunicado, é o ponto final no acordo quadro de restruturação financeira assinado em 2014. Com a compra das VMOC ao BCP em 2022, o Sporting Clube de Portugal já tinha passado a controlar a maioria do capital da SAD. Agora, com a aquisição desta segunda tranche das VMOC, passamos a deter 88% do capital da SAD. Inicia-se um outro ciclo, bem mais consistente e sustentado, que irá permitir honrar a História ganhadora do Sporting CP.

Não terá sido certamente coincidência que a conclusão da operação financeira de aquisição das VMOC surja num momento em que lideramos em tantas frentes. De nada serve competência financeira sem competência desportiva. E vice-versa. As competições ainda vão no adro e as contas fazem-se no final. Porém, não deixa de ser revelador que, pelos mesmos dias, a equipa de futebol dê luta em qualquer campo, com Gyökeres a justificar cada cêntimo do seu investimento. E que Zicky Té, os irmãos Costa, João Souto ou LoVett Jr. encantem, cada um no seu ofício, Sócios e adeptos do Sporting CP.

Faltam muitos jogos que serão vividos com muita emoção. Cada ponto em cada campeonato será um desafio que teremos de superar com esforço, dedicação e devoção. É esse o único caminho para a glória. Saber que o podemos fazer com a segurança de que as finanças do Clube estão finalmente em ordem e projectadas para o futuro é poder sonhar mais longe.