Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Dia fora do tempo

Por Mafalda Barbosa
29 Fev, 2024

Editorial da edição n.º 3965 do Jornal Sporting

Qual a probabilidade de nascer a 29 de Fevereiro?  Uma em 1.461.

Estima-se que 4,1 milhões de pessoas em todo o mundo tenham nascido neste dia que surge apenas a cada quatro anos, tornando-se um “visitante” especial do calendário gregoriano.

É, por isso, imprescindível acertar o relógio e atribuir mais um dia ao mês de Fevereiro. Se assim não fosse, ao fim de cerca de 700 anos, viveríamos o Inverno no mês de Julho.

Isto porque, o movimento completo de translação da Terra tem a duração de 365,242189 dias. Mais precisamente 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 45 segundos.

O imperador Júlio César estabeleceu a regra de que todos os anos divisíveis por quatro seriam anos bissextos.

E o imperador Augusto teve influência no número de dias de Fevereiro. Tirou um dia ao mês para atribuir mais tempo a si próprio: Agosto (o mês de Augusto) tinha obrigatoriamente de ser um mês igual, ou maior, ao de Julho (o mês de Júlio).

Se recordarmos alguns acontecimentos marcantes do dia 29 de Fevereiro, recuamos a 1940 quando Hattie McDaniel se tornou a primeira actriz negra a vencer um Óscar pelo papel secundário no filme “E Tudo o Vento Levou”. Ou a 1996, quando se deu o levantamento do cerco de Sarajevo. No mesmo dia, em 1928, Harry Craddock, prestigiado barman do Hotel Savoy (Londres), criou o famoso Leap Year Cocktail.

Se recuarmos 60 anos, até 1964, encontramos a primeira edição do Jornal Sporting publicada a 29 de Fevereiro. Na capa, podia ler-se “Welcome Manchester United!” uma espécie de antevisão ao que estaria para vir alguns dias depois. O resto é, mais uma vez, História – vitória da equipa de futebol do Sporting CP por 5-0, a mais pesada derrota sofrida pelo Manchester United nas competições europeias.

60 anos depois, voltamos a ter uma edição do Jornal Sporting datada do mesmo dia e do mesmo mês. Desta feita, marcada pela garra, união e resiliência da equipa de andebol do Clube. Foi derrubado o colosso mundial – Füchse Berlin − actual vencedor da EHF e primeiro classificado na liga alemã. O andebol Leonino garantiu o acesso aos quartos-de-final da Liga Europeia e no Campeonato Nacional continua a estar invicto.

Os anos passam, mas a História continua a escrever-se a verde e branco.

*ao contrário do calendário gregoriano, a civilização Maia tinha um calendário composto por 13 luas de 28 dias e um dia extra ao qual chamavam “dia fora do tempo”.