Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Assim não!

Por Tito Arantes Fontes
29 Fev, 2024

Campeonato Nacional 1 − No domingo à noite o Sporting CP foi jogar a Vila do Conde. Noite fria, gélida, com chuva e com vento, muito vento. Ou seja, o cenário próprio de um “jogo de Inverno”! Já jogámos assim muitas vezes, sabemos bem o que há a fazer nesses dias e qual a melhor forma de defrontar essas partidas. Apesar disso, como e bem assumiu Rúben Amorim, não jogámos bem, não assumimos o jogo como vínhamos a fazer de modo categórico, não fomos a equipa que sabemos que somos. Temos, pois, consciência do que nos faltou. E isso, como todos bem percebemos, é assunto para ser tratado e gerido na “esfera interna” e não na praça pública! E que seguramente está a ser cuidado! Confiança total, pois, na nossa equipa, nos nossos jogadores (em todos, pois contamos com todos!), no nosso treinador e na sua equipa técnica, numa expressão em toda a “estrutura”!

Campeonato Nacional 2 − Apesar de a nossa exibição não ter tido o “glamour” de outras vezes, nomeadamente da enorme maioria dos últimos jogos, marcámos três golos, o que − por si só − deveria ter sido suficiente para garantir a nossa vitória. Consentimos, contudo, três impensáveis golos do Rio Ave, dois deles através de grandes penalidades. E o outro, o primeiro, gerado num lance ferido de “originária aberração arbitral”. Foi pena… e no próximo jogo do campeonato, com o Farense, já neste domingo, no Estádio José Alvalade, é mesmo para retomar a nossa vitoriosa caminhada!

Arbitragem 1 − Actuou em Vila do Conde a “dupla NN”, ou seja, Narciso no campo e Nobre no VAR. A sua triste “exibição” dificilmente poderia ter sido pior. Os equívocos de análise e decisão começaram bem cedo… logo no início do jogo, no lance do primeiro golo do Rio Ave, há uma indiscutível falta sobre o Pote, a meio-campo, no momento da recuperação de bola do nosso adversário. E o Narciso até estava bem posicionado, de frente para os jogadores, a uns cinco metros de distância. A falta é de tal modo evidente que me atrevo a dizer que até um míope (como eu) mesmo sem óculos (que tenho) a conseguia ver… Narciso, que não é míope, contudo, não a viu… e o Nobre, no VAR, também não! Fica a pergunta, o que é que lá estão então a fazer? É que a apitar de acordo com as leis do jogo não é de certeza absoluta! Infelizmente a “dupla NN” não se ficou por aqui… ao chegar à meia hora de jogo Trincão, na entrada da pequena área, sofre evidente e clara entrada em falta de um jogador vilacondense, um penálti indiscutível! O salto do jogador adversário para cima do Trincão foi por demais evidente, foi um voo, com os pés bem levantados, pitons em riste, em modo agressivo, nenhuma dúvida que um gesto em total desrespeito e violação das regras do futebol! Que fez, então, Narciso? Deixou seguir o lance, com Trincão no chão a contorcer-se com dores… até que um jogador do Rio Ave colocou a bola fora (palmas para esse nobre gesto!). E nessa altura que fez o tal de Nobre no VAR? Também nada! Não é, assim, preciso mais nada para ilustrar a mediocridade da arbitragem a que estávamos a assistir… o jogo teria mesmo, mais uma vez, que ser “contra tudo e contra todos”! Como foi!

Arbitragem 2 − Narciso não tem a qualidade mínima para ser árbitro de futebol. É só recordar o modo como decidiu o lance aparentemente parecido (mas não igual, por aí não existir mesmo falta!) ao sofrido por Trincão no jogo do Estoril contra o Benfica, no qual assinalou penálti contra os canarinhos, que teve de reverter por acção do VAR! E lembrar também a sua actuação no jogo do Sporting CP em Vizela… dois penáltis por assinalar a nosso favor, cartão amarelo mal mostrado a Hjulmand e vários perdoados a jogadores adversários! Ou seja, Narciso vê a favor de outros penáltis que não são e não vê a favor do Sporting CP os penáltis (nos dois últimos jogos que nos apitou já nos deve três indiscutíveis penáltis a nosso favor!) que são mesmo! Não, não queremos mesmo mais “narcisos” nem similares no nosso futebol! É que nós, Sporting CP, pugnamos mesmo por uma arbitragem séria, independente e imparcial!

Taça de Portugal − Temos hoje a primeira mão das meias-finais contra o Benfica no nosso Estádio. Vamos a isso! Queremos voltar ao Jamor, em Maio! Força, Leões! Nós acreditamos em vocês! Até morrer!

Andebol − Monumental exibição da nossa equipa de andebol na passada terça-feira no Pavilhão João Rocha! Segunda vitória sobre os alemães do Füchse Berlin! Força, Leões! Muitos parabéns!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!