Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Reviravolta feita de classe

Por Juvenal Carvalho
21 Mar, 2024

Existem momentos que quando a adversidade aparece, ela pode acabar por se tornar na antecâmara do sucesso.   

E um desses momentos ocorreu ao terceiro minuto do jogo que nos colocou frente-a-frente com o Boavista FC. 

Em contraponto ao desânimo pelo golo sofrido, que pôs o adversário na frente em fase tão precoce do jogo, eis que os Leões que estavam no Estádio José Alvalade, tal como o míster Rúben Amorim fez questão de o afirmar no pós-jogo como forma de reconhecimento, irromperam num incessante apoio aos nossos rapazes, fazendo-os acreditar... acreditar muito.

E foi com base nessa premissa que estaria dado o mote para uma reviravolta que acabaria por ser épica. Logo de seguida surgiu a reacção, que trouxe poucos minutos depois um golo anulado por escassos centímetros. Mas continuámos a porfiar, e como naquele velho provérbio português que quem porfia sempre alcança, estava guardado para o último minuto do primeiro tempo, depois de um claro domínio do Leão, que o "criminoso" do costume, Viktor Gyökeres, fez anichar a bola na baliza dos "axadrezados".

Guardado estaria para a segunda parte um verdadeiro recital do Sporting CP. Como um rolo compressor, Paulinho aos 54 minutos decidiu "mostrar os dentes" e à ponta de lança faria a ansiada reviravolta. Depois desse momento, que seria fulcral, veio de vez ao de cima a intrínseca capacidade/qualidade da nossa equipa. A "dupla" Viktor Gyökeres, que conseguiu um hat-trick e Paulinho com dois, espalhou o terror no último reduto do adversário, complementada com o golo de Nuno Santos, que tem aquela trivela cada vez mais afinada, e que ditaria a "chapa seis". 

Ainda faltam nove "finais". A próxima, depois de uma paragem para os jogos da selecção nacional, será na Reboleira, ante o Estrela da Amadora. E terá que ser na base da crença, que a escusamos de pedir aos nossos rapazes, tal ela é demonstrada a cada jogo, mas também alicerçada na capacidade de uma equipa que já nos deu múltiplas razões para acreditar nela.

Mas fulcral será igualmente dar continuidade à Onda Verde que vem transbordando jogo a jogo das bancadas para os relvados. 

Nunca é demais apelar à continuidade do #ondevaiumvãotodos e com ele à manutenção do espírito que temos tido, sabendo todos, com humildade, que ainda falta muito. Sabendo também que as contrariedades com lesões, castigos e até baixas de forma deste ou daquele jogador terão que ser supridas com denodo e tenacidade. Rúben Amorim sabe melhor que ninguém os terrenos que pisa. Sabemos também que da boca dele não existe lugar para lamechas. Porque acredita no trabalho. E será na base desse trabalho valioso, de quem já nos deu razões para acreditar, que jogo a jogo se farão as contas. 

Para o fim, concluo esta coluna de opinião com uma nota triste. Morreu o meu amigo António Frade. Um Leão que muito me ensinou nos corredores de Alvalade. Um Leão que serviu sem qualquer outro interesse, que não o amor ao Sporting CP, e durante mais de três décadas, o "seu" clube como dirigente do atletismo e do andebol. Descansa em paz, Frade. E obrigado por teres sido meu amigo. Foste enorme!