Motores a aquecer!
24 Jul, 2025
INFINDÁVEL JULHO E SUPERTAÇA – Continua em marcha o vagaroso e – para quem gosta de futebol – penoso mês de Julho… apesar disso, a chamada pré-época já começou incluindo alguns jogos de preparação. Bem sabemos, tudo isso é necessário, tudo isso é importante e fundamental, tudo tendo em vista o início da época oficial, que começa – finalmente! – já no próximo dia 31 com a disputa da Supertaça, no Estádio Algarve, partida na qual o Sporting CP tem assento por direito próprio, pois conquistou, brilhantemente como todos sabemos, os dois títulos que dão esse direito, ou seja o Campeonato e a Taça de Portugal! Já o nosso adversário nesse jogo, o SL Benfica, apenas pode estar presente – depois da triste e vulgar “pantomina” que ainda tentou lançar sobre a data desse jogo, que antes tinha merecido o seu total acordo! – por benesse dos regulamentos, a modos de um “suplente convidado”, para suprir a falha de quem não pode estar por direito próprio e apenas para impedir que o troféu em causa seja atribuído sem ter sido disputado, por inexistência de contendor!
JOGOS DE PREPARAÇÃO – Assistimos, naturalmente, aos jogos televisionados com o Celtic FC e, nesta semana, com o Sunderland (clube que me faz sempre lembrar o inesquecível Manuel Fernandes e um inolvidável jogo do Sporting CP para as competições europeias, nos anos 80, no qual ganhámos pela primeira vez em Terras de Sua Majestade, graças a dois golos do nosso “Eterno Capitão”!). Lemos também o que se passou nos “mini-jogos” com o Portimonense SC e o SC Farense (ambos com partes de apenas 35 minutos). Vemos que o trabalho começa a dar frutos, estando a equipa a ficar mais “solta”, bem preparada em todos os itens que importam, desde logo no fundamental aspecto físico. Corolário disso mesmo é a vitória no nosso último jogo, exactamente o que fizemos contra o Sunderland, partida na qual – aliás e apesar do nosso golo ter sido obtido no primeiro quarto de hora de jogo – fomos subindo em todos os aspectos com o passar do tempo.
TROFÉU CINCO VIOLINOS – É já na próxima 6.ª feira, no Estádio do Jamor, ao fim do dia. O adversário é um dos difíceis clubes espanhóis, há muitos anos a competir na La Liga, o “repetente” Villarreal. Não esperemos, pois, uma partida fácil, de Verão. Vai ser mais um jogo dos tais de “preparação”, mas – neste caso – com mais dois aliciantes aspectos. Por um lado, é um Troféu que muito diz aos Sportinguistas e que – como de costume – ambicionamos vencer (será, creio, a nossa décima vitória nesta prova; mas atenção porque – dos três Troféus que perdemos ao longo dos anos – dois foram para equipas espanholas, o Sevilha e o Valência). Por outro lado, é também o jogo de apresentação da equipa aos Sócios, que terão pela primeira vez, na época que agora se inicia, a oportunidade de a ver em Lisboa (só não dizemos no nosso Estádio, pois o Templo de José Alvalade ainda está, como todos sabemos, em fase de conclusão de obras de melhoramento e crescimento). Será esse o nosso último jogo de preparação, já que – tanto quanto sabemos – o jogo seguinte será já o tal da Supertaça, no último dia deste Julho.
CONSELHO DE DISCIPLINA – Depois do “circo montado” pelo SL Benfica a propósito da derrota que sofreu às nossas mãos na final da Taça de Portugal, apareceram agora as sanções disciplinares. Matheus Reis foi mimoseado com um conjunto de cinco jogos (um deles por aparentemente lhe imputarem uma “voz”), sendo que não nos recordamos de uma sanção deste tamanho nos últimos anos a um qualquer jogador da primeira divisão portuguesa. Geovany Quenda foi, por seu turno, presenteado com dois jogos de suspensão. O Sporting CP já recorreu. Fez bem! E fez bem porque as sanções em causa são claramente abusivas, muito para além do que poderia tentar ser justificado. Naturalmente que contamos com a procedência dos recursos apresentados. Cá estaremos para os festejar! No entretanto, depois dos comunicados e das queixas, todas e de todo o tipo e para todas as entidades com que o nosso adversário, o SL Benfica, inundou a praça pública, a Taça de Portugal repousa, como não poderia deixar de ser, no nosso Museu! E que bem que ela lá está! Na sua casa, no nosso Museu! A caravana passou! Segue, Sporting CP!
COMUNICADO DO SPORTING CP – Pouco depois da divulgação das sanções aplicadas pelo Conselho de Disciplina, o Sporting CP divulgou um excelente comunicado, no qual – entre outros aspectos – demonstrou como a palavra “chupa” serve para punir jogadores do Sporting CP com jogos de suspensão e na boca de jogadores encarnados não serviu para mais do que uma mera e ridícula multa, sem punição nenhuma quanto a suspensão de jogos! Esse comunicado recordou – também e de modo muito oportuno – que aos jogadores do Sporting CP nem um simples “yeah” é permitido! Coitado do Harder! E ainda nesse Comunicado se sublinhou o facto de o presidente Frederico Varandas ter sido punido com 51 dias (de pasmar!) de suspensão… sendo que o presidente do SL Benfica disse o que disse na Tribuna do Jamor, no auge da sua azia pela derrota na final da Taça, e nada… nenhum processo, nenhuma sanção! E igual condescendência mereceu o presidente do FC Porto que – sem se perceber porque quis intervir e sem ser chamado ao caso – resolveu vir em auxílio do seu homónimo benfiquista (ressuscitando essa histórica e nefasta aliança desses dois clubes) e para tanto pôs-se em bicos de pés para dizer que o presidente do Sporting CP “coagia árbitros”. Também nenhum processo foi instaurado ao líder portista, pelo que nenhuma sanção lhe será aplicada. Lamentável! Saliento ainda, e por último, que o Conselho de Disciplina juntou incompreensivelmente contratos de vários jogadores do Sporting CP ao processo disciplinar instaurado a Matheus Reis, sem qualquer explicação, sem qualquer razão! Relembrar que os instigadores desse processo são o nosso rival e concorrente SL Benfica e – ainda não percebi nem como, nem porquê – o cidadão César Boaventura. Tudo isto – e mais, muito mais – foi relatado nesse Comunicado do Sporting CP! Um oportuno e excelente Comunicado! Foi mesmo! Parabéns, Sporting CP!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
P.S – O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu o presidente Frederico Varandas da expressão “posso trocar bandido por corruptor activo”. Uma excelente decisão judicial, que honra a nossa magistratura e a justiça portuguesa. Uma derrota profunda para Pinto da Costa e seus familiares que quiseram prosseguir este lamentável ataque contra o nosso presidente! Afinal não é só no Tribunal do Bolhão que se trata destes assuntos! Ainda bem!