Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O canto do nosso encanto!

Por Tito Arantes Fontes
13 Nov, 2025

CAMPEONATO NACIONAL I – No sábado passado fomos aos Açores, como previsto, para a 11.ª jornada do Campeonato Nacional, para defrontarmos o habitualmente difícil CD Santa Clara, no Estádio de S. Miguel. O nosso opositor é um histórico clube, que sempre muito se empertiga quando joga contra o Sporting CP. No ano passado, quer para o Campeonato, quer para a Taça de Portugal, especialmente no José Alvalade, muito sentimos isso mesmo, tendo inclusive sofrido uma derrota no jogo em casa para o Campeonato. Desta feita foi a continuação dessa história de jogos difíceis. E mais complicado ficou quando, logo aos 5’, sem nada que o justificasse, o nosso adversário marca – em jogada de transição (como agora se diz) – aquele que viria a ser o seu único golo da partida. Ou seja, o golo caiu-lhes verdadeiramente do céu e o CD Santa Clara a ele se agarrou, foi agarrando, com tudo o que tinha, com “unhas e dentes”, como se costuma dizer. Ainda na primeira parte, no meio de muito porfiar, surgiu à meia-hora de jogo o nosso golo do empate, num inteligente e subtil remate de cabeça do Pote, a colocar a bola no “buraco da agulha”, correspondendo a magnífico centro de Geny Catamo. Na segunda parte o Sporting CP continuou na luta, mas por isto ou aquilo não conseguia concretizar… até que, depois de dois perigosos contra-ataques do nosso adversário e de termos ficado reduzidos a dez jogadores (expulsão do Maxi Araújo, um Leão de antes quebrar que torcer, que tudo dá e entrega em prol da sua equipa!), já no período de descontos, temos mais um canto, salvo erro o décimo segundo da partida. E esse sim, foi mesmo o canto do nosso encanto! Centro do Quenda, bem medido, para a entrada da pequena área, o mais bem centrado da dúzia de cantos de que usufruímos em toda a partida… e Hjulmand, imperial, à capitão, sobe ao “segundo andar” e – com um fantástico remate de cabeça – fulmina e faz o nosso segundo golo! Delírio no estádio! Delírio em todo o Portugal!

CAMPEONATO NACIONAL II – A vitória do Sporting CP foi justíssima e não merece qualquer contestação. Acabámos o jogo com mais de 70% de posse de bola, tendo feito mais de 20 remates à baliza adversária, sete dos quais enquadrados. Todos parâmetros em que superámos de modo claro, muito claro, totalmente claro, o nosso adversário. Uma vitória inquestionável e merecidíssima! Uma vitória obtida num terreno impróprio para jogar futebol, com um relvado em péssimo estado, como se foi verificando ao longo da partida, ficando o Sporting CP a lamentar as lesões do seu fundamental Pote e igualmente de Ioannidis, o grego que tão boa conta tem estado a dar de si, cada vez mais entrosado com a equipa.

CAMPEONATO NACIONAL III – Entretanto, noutras geografias, os nossos mais directos adversários tiveram sortes diferentes. Em Famalicão, o FC Porto ganhou de modo sofrido e sôfrego graças a um solitário golo, depois de se ter arrepiado ao ver um remate do seu opositor no poste da sua baliza. É uma equipa que me parece começar a ficar já algo desgastada. Aguardemos. Já o SL Benfica empatou na sua própria casa contra o garboso Casa Pia AC, tendo este o mérito de nunca se ter dado por vencido e de ter conseguido recuperar na última meia-hora de jogo de uma desvantagem de dois golos. De salientar que o primeiro golo do Casa Pia é – para aquelas bandas, em que agora tanto se apregoam feitos que devem constar no Guinness – um momento que, ele próprio, por si só, de modo indiscutível, é – ele sim! – claramente merecedor de Guinness… obviamente, na secção de “Apanhados Hilariantes”! É seguramente a melhor recarga após defesa de um penálti, desde logo na difícil especialidade de “recarga para a própria baliza”! Recomendo a sua visualização… em loop, como agora é moda!

CAMPEONATO NACIONAL IV – Corolário da jornada, atingido que está o primeiro terço do Campeonato, é – desde logo – o facto de o Sporting CP continuar apenas a depender de si próprio para revalidar o título e assim alcançar o almejado “Tri”! Temos o melhor ataque da prova, uma das melhores defesas e ex-aequo a melhor diferença de golos marcados e sofridos. Continuamos na peugada da liderança da prova e agora com mais vantagem sobre o terceiro classificado. E temos equipa! Força, Leões!

MODALIDADES – No passado fim-de-semana acumulámos também prestações vitoriosas nos jogos de várias modalidades. Assim sucedeu no andebol (continua o “esplendor nos pavilhões” por onde passam), no basquetebol (equipa claramente a melhorar e a somar mais uma vitória), no voleibol (depois do percalço inaugural a equipa vem acumulando vitórias), no futsal (única equipa com mais de 50 golos em apenas oito jogos, a milhas de qualquer dos seus adversários) e – para um fim-de-semana quase perfeito – pena foi a derrota para o campeonato no hóquei em patins, perante o OC Barcelos a quem tínhamos ganho para a Champions na semana passada. Certo é que estamos na luta e para disputar todos os títulos! Força, equipas!

Viva o Sporting Clube de Portugal!