Em 2026… na luta, sempre!
08 Jan, 2026

CAMPEONATO NACIONAL I – Na sexta-feira passada, fomos a Barcelos jogar com o Gil Vicente FC, um clube tradicionalmente difícil para o Sporting CP (vidé última época, desde logo no “jogo do título”, no mítico José Alvalade, com o extraordinário e imorredoiro golo de Quaresma no período de desconto!), especialmente no seu terreno. Obtivemos vantagem no jogo, mesmo no final da primeira parte, com uma excelente abertura longa de Quaresma (outra vez ele!) para uma finalização clean do Luis Suárez! Na segunda parte podíamos ter “morto” a partida, mas – por isto ou aquilo – não o fizemos. Depois, depois o Gil foi crescendo… Gonçalo Inácio foi expulso, a equipa vacilou, apareceu o golo do empate do Gil quase em cima dos 90’… e ainda reagimos, mas já não fomos a tempo, ou seja, viagem a Barcelos… e apenas um ponto no bolso! Foi curto!
CAMPEONATO NACIONAL II – Por sua vez o actual líder do campeonato trouxe três pontos da sua deslocação aos Açores nesta última jornada da primeira volta, graças a um brinde – mais um nesta época! – com que o CD Santa Clara resolveu mimosear o FC Porto! Não sabemos porquê, mas constatamos que, nesta época, o FC Porto colecciona brindes deste tipo… Tondela, Arouca, agora nos Açores! Corolário também desse autêntico “festival de brindes” é estarmos – agora, concluída que está a primeira volta do Campeonato – a sete pontos da liderança. Temos, pois, muita luta pela frente! Sabemos que somos o melhor ataque da prova e a equipa com melhor diferença de golos entre marcados e sofridos. Somos também a equipa que melhor futebol tem jogado. E temos pela frente 51 pontos, toda uma segunda volta, para disputar e conquistar. Vamos a eles! Tanto mais que os 42 pontos actuais (um ponto mais do que tínhamos no final da primeira volta do último campeonato) permitem, apesar da actual diferença para o líder, acalentar todas as esperanças para conquistar o Tri! É que esses 42 pontos mais os 51 que faltam disputar permitem atingir os 93 pontos… e esse somatório é, claramente, “cifra” de campeão! É nessa luta que estamos! E é nessa luta que vamos continuar! Força, Leões! Força, equipa!
CAMPEONATO NACIONAL III – Na próxima jornada, a primeira da segunda volta, temos o Casa Pia AC no José Alvalade. Sempre difícil. Este ano ainda mais difícil porque temos uma dúzia de jogadores ou lesionados ou ao serviço das suas selecções no CAN ou “tapados” por força de cartões encarnados ou amarelos. Sabemos, isso sim, que apresentaremos 11 jogadores em campo e um “banco” recheado de mais Leões! E também sabemos que o nosso timoneiro Rui Borges já deu sobejas provas da sua resiliência, do seu saber, do modo estoico como enfrenta todas as adversidades! Vamos a isso! Força, Leões! Força, equipa!
TAÇA DA LIGA – Entretanto começou a disputar-se a final-four desta prova. O nosso jogo das meias-finais teve lugar na terça-feira, em Leiria, contra o Vitória SC. Foi um jogo difícil, no qual – mais uma vez no fim do jogo e depois de termos desperdiçado várias vezes o nosso segundo golo – acabámos por sofrer dois golos. Corolário do resultado é estarmos afastados da final. E, claro, preocupados com as lesões de Ioannidis e de Eduardo Quaresma. São mais dois no estaleiro! Uma equipa inteira! Temos mesmo de ultrapassar esta fase negra de vários jogadores lesionados e castigados (para além dos que se encontram ao serviço das respectivas selecções). Força, Leões! Força, equipa!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
P.S 1 – Ainda cheguei a pensar comentar as últimas intervenções públicas do actual treinador encarnado. Mas… nem vale a pena! O homem vive mesmo num “Mundo alternativo”… diz que ganha quando empata, fala de Fórmula 1 quando estamos no “Mundo do futebol”, refere que sofreu “autogolos” a propósito de golos marcados pelo Sporting CP… enfim, um chorrilho de confusões… coitado!
P.S 2 – Daniel Bragança e Debast recuperados, Luís Guilherme a chegar, Geny a voltar… ou seja, plantel a recompor-se! Oxalá!
P.S 3 – A UEFA inviabilizou a venda de bilhetes a Sportinguistas para o jogo da Champions em Bilbau. É o corolário de “pirotecnias e similares” usados por quem diz que defende e apoia o Clube! E assim o Sporting CP ficará a jogar sozinho… e nós impossibilitados de, em massa, ir apoiar o nosso Clube nesse difícil jogo na fantástica cidade de Bilbau, que – ainda por cima – tão bem acolhe os forasteiros (um “ambientazo”!), como pude comprovar quando lá jogámos, nas meias-finais da Liga Europa, em 2012!
P.S 4 – Ainda a tempo na presente Quadra Natalícia (quando escrevo é Dia de Reis!), votos de Boas Festas e de um excelente ano de 2026! Vamos ao Tri!