Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Clube

Foto João Pedro Morais

Sporting CP no último adeus a Fernando Mamede

Por Sporting CP
29 Jan, 2026

Presidente Leonino presente no velório

Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, marcou presença no Edifício da Saudade, em Carnide, esta quinta-feira à tarde, para o velório de Fernando Mamede, figura maior do atletismo Leonino e nacional que faleceu na última terça-feira aos 74 anos.

O líder dos Leões lembrou o antigo atleta e recordista mundial como “uma das histórias mais bonitas do Sporting CP, uma grande lenda do Clube, um dos maiores da História do atletismo e um Sportinguista apaixonado”, disse em declarações aos meios de comunicação presentes.

“Tive o privilégio, desde que sou presidente, de ser próximo do Fernando, uma pessoa que para lá do atletismo nunca deixou de seguir o Sporting CP. Parte e deixa uma grande saudade”, atentou Frederico Varandas, acrescentando: “O Sporting CP obteve, ontem, a sua primeira vitória em Espanha, num estádio mítico: San Mamés, São Mamede [em português]. Muitos dirão que é uma coincidência, eu acredito que não”.

Nota de condolências

Por Sporting CP
22 Jan, 2026

Nassur Namone Udjon Pereira Silva Bacém

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte repentina do futebolista Nassur Bacém, na passada quarta-feira, aos 27 anos. 

O jogador estava actualmente ao serviço do LGC Moncarapachense e cumpriu uma parte da sua formação, entre 2009/2010 e 2011/2012, de Leão ao peito.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Foto João Pedro Morais

Zeno Debast em missão solidária

Por Sporting CP
14 Jan, 2026

Futebolista visitou o Santuário Animais sem Fronteiras e a Casa de Protecção e Amparo de Santo António

As acções de responsabilidade social do Sporting Clube de Portugal continuam no novo ano para manter a proximidade e o apoio às diferentes instituições da comunidade. O futebolista Zeno Debast, desta vez, fez questão de abraçar os diferentes mas nobres propósitos do Santuário Animais sem Fronteiras, em Alcochete, e também da Casa de Protecção e Amparo de Santo António, em Lisboa.

O primeiro espaço, localizado na margem Sul do Tejo, é uma associação para a defesa dos direitos animais que acolhe cães e diversos animais de quinta, fornecendo-lhes os devidos cuidados de saúde, alimentação e bem-estar. Já na Calçada das Necessidades, na capital, a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) visitada tem como missão apoiar a maternidade desprotegida. Entre as suas valências, a Casa de Protecção e Amparo de Santo António serve de residência e apoio a mães adolescentes.

Num dia especialmente dedicado em prol destas causas, Debast visitou os espaços de ambas as instituições, conheceu o trabalho que levam a cabo no dia-a-dia e, para lá do dia diferente proporcionado, deu o seu contributo com doações e também presentes: entregou vestuário verde e branco às crianças e bens alimentares para os animais.

“Sinto-me orgulhoso e feliz, mas mesmo assim sinto que não é suficiente. Não só eu, mas todos podemos fazer mais. O mais importante é mostrar que é fundamental ajudarmo-nos uns aos outros”, frisou o defesa dos Leões em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP, acrescentando: “Não é apenas sobre bens materiais, às vezes é só aparecer e poder ver as crianças felizes e, neste caso, os animais também”.

Para Amélia Figueiredo, voluntária no Santuário Animais sem Fronteiras, esta visita foi de “máxima importância”. “Damos visibilidade a estes animais e à ajuda que podemos dar-lhes para que vivam livres e felizes, como actualmente. É importante que nos venham conhecer e queiram estar connosco. Gostamos muito de receber toda a gente”, referiu, sensibilizada pela acção do Clube.

“Agradecemos imenso a ajuda do Sporting CP, porque toda a ajuda é importante. É de coração que agradecemos a toda a gente que possa contribuir para o bem-estar destes animais”, acrescentou.

No mesmo sentido, Mafalda Simões Coelho, directora da Casa de Protecção e Amparo de Santo António, enalteceu que a visita proporcionou “um momento feliz e diferente” a todos os envolvidos, em particular às jovens mães e crianças.

“Foi um prazer enorme. Gestos destes fazem toda a diferença e são muito. Sabemos que o Zeno tirou horas do seu lazer para poder estar aqui com as crianças, com as mães e toda a instituição. Divertiram-se, gostaram, riram-se e estamos muito gratas por isso”, elogiou, realçando também que todo o apoio é bem-vindo. “Se toda a gente tiver um pequeno gesto, todas estas pessoas e as suas instituições viveriam muito melhor”, apelou.

Sem dúvidas de que se tratou de “um grande dia” também para si, Zeno Debast revelou ainda a proximidade que tem, desde muito novo, com instituições de acção social. “A minha mãe trabalhou neste tipo de contextos, por isso desde pequeno que estive envolvido neles. É um gosto enorme estar aqui e poder ajudar. O mais importante é dar apoio, estar aqui e poder mostrar que podemos ajudar de várias maneiras”, finalizou o internacional belga de 22 anos.

Ao longo de 2026, o Sporting CP vai continuar a sua missão solidária, promovendo iniciativas de responsabilidade social todos os meses.

Nota de condolências

Por Sporting CP
13 Jan, 2026

Ali Mahomed Hassan

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do seu ex-futebolista Ali Hassan, que partiu esta terça-feira aos 61 anos.

O antigo internacional moçambicano chegou a Alvalade no decorrer da temporada 1988/1989 e acabou por totalizar três épocas ao serviço do Sporting CP.

Aos familiares, amigos e a todos os que com ele partilharam a vida, o Clube endereça as mais sentidas condolências, prestando homenagem à sua memória e ao seu contributo enquanto atleta de Leão ao peito.

Nota de condolências

Por Sporting CP
08 Jan, 2026

António Sabino Fernandes

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pelo falecimento de António Sabino Fernandes, ontem, quarta-feira.

O antigo atleta fez parte do atletismo do emblema verde e branco, destacando-se como especialista em provas de velocidade.

Aos familiares, amigos e a todos os que com ele partilharam a vida, o Clube endereça as mais sentidas condolências, prestando homenagem à sua memória e ao seu contributo enquanto atleta de Leão ao peito.

Nota de condolências

Por Sporting CP
06 Jan, 2026

Alex Aparecido Felipe Santos

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Alex, ex-futsalista dos Leões, que faleceu de forma repentina aos 32 anos.

O ala internacional brasileiro, que actualmente jogava no futsal russo, representou as cores do Sporting CP durante duas temporadas, em 2018/2019 e 2019/2020. Sob a liderança de Nuno Dias, Alex fez parte da equipa Leonina que conquistou a primeira UEFA Futsal Champions League do palmarés e ajudou, também, a vencer duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Foto José Lorvão

Natal em família

Por Sporting CP
24 Dez, 2025

Treinadores reuniram-se para celebrar a quadra

Na mesa, o bacalhau. Tradicional, com broa e grão, e servido sem pressa, como manda o Natal. À volta, dez treinadores e dez contextos competitivos distintos. No Emerald Lounge, localizado no segundo piso do Estádio José Alvalade, a noite fez-se de longas trocas, gargalhadas e, sobretudo, de uma certeza simples e antiga: o Sporting Clube de Portugal é um Clube único e um Clube uno.

Rui Borges, João Gião, Micael Sequeira, Ricardo Costa, Nuno Dias, Edo Bosch, João Coelho, Rui Pedro Silva, Luís Magalhães e João Pedro Vieira. Dez vozes unidas pelo peso diário da liderança e pela responsabilidade de representar o Sporting CP. Entre agendas cheias, semanas intensas e épocas exigentes, o jantar de Natal do Sporting CP juntou os treinadores das três principais equipas de futebol e das cinco modalidades de pavilhão. Um encontro raro no calendário, mas natural na identidade de um Clube ecléctico, que se reconhece na diversidade e se fortalece na união.

Em declarações aos meios do Clube, Ricardo Costa foi um dos primeiros a sublinhar o significado do momento. "É sempre óptimo estar junto de treinadores, partilhar uma noite de Natal com gente que vive mesmo os problemas do dia-a-dia, os insucessos, os momentos difíceis ao longo do ano. Sabemos todos que a vida de treinador não é fácil, por isso quanto mais unidos estivermos e mais partilharmos o nosso conhecimento, melhor", começou por dizer o técnico bicampeão nacional de andebol.

Ao seu lado, Edo Bosch prolongou a ideia, olhando já para o futuro... mas também para o passado recente. "Podemos falar daquilo que já vivemos esta época e prepararmo-nos para a próxima fase, que é onde se vão decidir todos os títulos. Quanto mais unidos e mais juntos, mais forte seremos", afirmou o espanhol, líder da equipa campeã mundial de hóquei em patins.

As inquietações, essas, não desaparecem. Mas, garantem ambos, podem e devem ser partilhadas. "As preocupações nunca se esquecem, continuam lá, mas dá para partilhá-las e às vezes encontrar soluções, porque outros treinadores já passaram por esses problemas", explicou Edo, sem deixar de lembrar que também existe espaço para brindar e celebrar.

Já Ricardo Costa reforçou a dimensão humana do encontro. "Antes de sermos treinadores somos pessoas. Há que pôr de parte os problemas, esquecer aquilo que é o nosso dia-a-dia e aproveitar", atirou. Num período particular da época, o técnico falou ainda da importância de recarregar energias para os meses decisivos que se seguem.

Rui Borges, por sua vez, reforçou "o prazer e o orgulho enorme" em privar "com os grandes treinadores das modalidades". "É muito gratificante, no sentido de poder conhecer um pouco mais do seu trabalho, o que nem sempre é possível, devido à agenda de todos", começou por dizer. O treinador da equipa principal de futebol defendeu que estes encontros deviam, até, repetir-se ao longo do ano. "É importante criarmos alguma conexão, conhecermos aquilo que é o trabalho de cada um. Mesmo sendo [uma modalidade] diferente, pode ajudar de alguma forma ao nosso trabalho, e só assim é que crescemos todos".

Com a frontalidade e o humor que lhe são característicos, Nuno Dias sublinhou as palavras do colega de profissão. "Este tipo de iniciativas devia mesmo acontecer mais vezes. Não só no Natal, aproveitem a onda e façam no Carnaval, na Páscoa... no Ano Novo não, mas que façam mais vezes", atirou entre risos. Para o timoneiro do futsal verde e branco, a troca é inevitável e necessária. "Nós tiramos sempre coisas uns dos outros, independentemente da modalidade. Conhecermo-nos como pessoas, falar de experiências, de métodos, de lideranças dentro dos balneários... todos nós lideramos grupos e há sempre coisas boas que ouvimos e captamos", frisou. 

A identificação imediata com os valores do Clube foi algo que marcou particularmente Rui Borges. "A tal história de dizer que na Academia me sinto feliz, porque o dia-a-dia é feliz, não tenho dúvida nenhuma de que na casa das modalidades é exactamente da mesma forma. Cheguei há dez minutos e já identifiquei esses valores em toda a gente: a humildade, a alegria, a paixão pelo trabalho e pelo Clube que representamos. Deixa-me muito feliz, porque não é um sentimento meu, é um sentimento de toda a gente. Mostra aquilo que é a casa Sporting CP e os valores do Sporting CP", atirou.

Desde a quadra, o discurso foi semelhante. Luís Magalhães, por exemplo, falou da importância de desligar do ritmo competitivo do dia-a-dia. "É sempre importante o convívio, fora do stress da competição e dos treinos. É sempre bom conviver um pouco", sublinhou o treinador da equipa masculina de basquetebol.

 
João Coelho, por outro lado, destacou o contexto diferente desta noite de consoada. "Cruzamo-nos muitas vezes no dia-a-dia num ambiente mais profissional. Aqui podemos conversar de forma mais descontraída. É uma oportunidade excelente de trazer a partilha e a troca de experiências ao menu", atirou o técnico, actual campeão nacional de voleibol. 

Os representantes da Academia Cristiano Ronaldo, João Gião e Micael Sequeira, sublinharam o valor do encontro para além das rotinas habituais. "É uma iniciativa espectacular. O Micael e eu já nos vamos cruzando aqui e ali, mas com semanas e fins de semana preenchidos nem sempre temos oportunidade de conviver. Com outros colegas das modalidades ainda menos, e esta é uma óptima iniciativa para nos aproximarmos e partilharmos vivências e experiências", explicou o técnico dos jovens Leões da equipa B. "São modalidades diferentes, mas os problemas e as questões do dia-a-dia acabam por ser sempre as mesmas. Esta partilha é de facto muito enriquecedora", sublinhou Micael Sequeira. 

Por outro lado, Rui Pedro Silva, técnico da equipa feminina de voleibol, trouxe à conversa o peso acumulado de uma época que, estando a meio, já vai longa. "Muitas vezes, fruto das nossas competições, agendas e decisões, não temos tempo para este convívio que é de salutar. Permite-nos falar sobre tudo aquilo que não conseguimos durante estes meses e fortalecer laços, sobretudo de amizade". 

João Pedro Vieira acrescentou a importância de desligar. "Andamos num corre-corre constante. Estes momentos são bons para partilhar experiências, contar histórias e desligar um pouco do stress da competição", frisou o técnico da equipa feminina de basquetebol, numa conversa onde o eclectismo do Sporting CP surgiu naturalmente. 

"O Clube é muito ecléctico e nós fazemos parte disso ao trabalharmos nas nossas diferentes modalidades", sublinhou João Pedro Vieira. Já o líder das Leoas do voleibol destacou também o crescimento conjunto e a importância de terminar o ano a recuperar o equilíbrio. "É um privilégio enorme estar aqui com os meus pares, acabar um ano desgastante e preparar 2026 ainda com mais energia, para dar alegrias aos nossos adeptos", frisou.

No momento das mensagens finais, o tom foi unânime. Ricardo Costa desejou paz num mundo que dela precisa e pediu apoio contínuo a todas as equipas. Edo Bosch falou em saúde, amor e vitórias. Rui Borges lembrou que a felicidade se constrói no dia-a-dia e nas pequenas coisas. Nuno Dias colocou a saúde acima de qualquer sucesso desportivo. João Gião desejou um óptimo Natal a todos os Sportinguistas e a quem trabalha no Clube. Micael Sequeira resumiu na perfeição as palavras já ditas: com saúde, o Sporting CP continuará a ganhar. Rui Pedro Silva deixou votos de boas festas e João Pedro Vieira lançou o convite final: que os adeptos continuem a encher o Pavilhão João Rocha, porque as equipas assim o merecem.

Entre o bacalhau partilhado e as histórias cruzadas, falou-se de muito mais do que resultados ou decisões difíceis. Falou-se de identidade, de pertença e de um Clube que se reconhece inteiro à mesma mesa. Numa noite de Natal vivida em família, ficou ainda mais claro que o Sporting CP respira união.

Nota de condolências

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Estevão Correia

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Estevão Correia, que faleceu na passada sexta-feira aos 82 anos.

Como técnico e também dirigente, Estevão Correia deixou a sua marca com um percurso longevo e de total devoção ao ténis de mesa verde e branco, iniciado na década de 1970.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Nota de condolências

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Ernesto Figueiredo

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Ernesto Figueiredo, que partiu este sábado, aos 88 anos.

Fica na História verde e branca como um dos seus avançados mais goleadores, tendo marcado 150 golos em 233 jogos ao longo de oito temporadas de Leão ao peito, entre 1960/1961 e 1967/1968. Além de ter conquistado vários títulos ao serviço do Sporting CP, Figueiredo foi figura determinante desse sucesso na década de 1960, tanto a nível nacional como internacional.

O avançado e os seus golos contribuíram decisivamente para a conquista dos Campeonatos Nacionais em 1961/1962 e 1965/1966, sendo neste último o melhor marcador, e uma Taça de Portugal (1962/1963), afirmando-se, depois, também como um dos heróis da Taça das Taças de 1963/1964. Apontou seis golos na caminhada para o título europeu, um dos quais de extrema importância: foi o autor do 3-3 na final frente ao MTK que levou a decisão para a finalíssima.

Reconhecido como um dos mais letais avançados da sua geração, Ernesto Figueiredo fez parte dos ‘Magriços’ que, em 1966, representaram Portugal pela primeira vez num Mundial.

Aos amigos e, em especial, à família de Ernesto Figueiredo, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao Clube.

Foto João Pedro Morais

Sporting CP lança edição exclusiva da camisola principal 2025/2026

Por Sporting CP
04 Dez, 2025

O Sporting CP apresenta uma edição exclusiva da camisola principal 2025/2026, limitada a 1906 unidades. Uma peça que nasce como portal entre a História que nos moldou e a identidade que continuamos a honrar.

Nesta edição única, o emblema histórico regressa ao peito, como símbolo vivo de um legado que nos inspira e desafia a ir mais longe. Cada detalhe, quase secreto, convida-nos a percorrer a memória e a transportá-la para o presente.

Este Natal, veste Sporting.

A edição especial já está disponível em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, no Colombo, Almada, e também nos quiosques do Vasco da Gama, UBBO e Cascais.

 

Páginas

Subscreva RSS - Clube