Cerimónia vai distinguir 41 personalidades do universo verde e branco
Uma noite de celebração do Sportinguismo, dos seus feitos e da essência ecléctica que molda o Clube: assim será a 63.ª edição dos Prémios Stromp, que no próximo dia 15 de Dezembro de 2025, pelas 20h00, no Hotel Sheraton Lisboa, volta a distinguir aqueles que honraram o Sporting Clube de Portugal ao longo do ano. As inscrições devem ser feitas juntas de Daniela Reis (914355142/danielatreis@gmail.com) ou Marina Reis (962876358/mgreis1967@gmail.com).
Os Prémios Stromp, frequentemente apelidados de "os Óscares do Sporting CP", destacam desde 1963 os atletas, treinadores, dirigentes, funcionários e Sócios cujas acções reflectem o mérito, a excelência e o espírito Leonino que atravessa gerações. Alguns prémios resultam da escolha criteriosa dos membros do Grupo Stromp; outros chegam por inerência, como reconhecimento automático aos atletas que conquistaram medalhas em grandes palcos internacionais, como Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa e Jogos Olímpicos.
Entre os homenageados deste ano sobressaem duas figuras que personificam os valores verdes e brancos: Gonzalo 'Nolito' Romero - que em Outubro capitaneou a equipa verde e branca no Campeonato do Mundo de Clubes e ergueu o troféu máximo - é distinguido como Atleta do Ano. Já Patrícia Silva, medalha de bronze nos Mundiais de Atletismo em pista curta, será reconhecida como Atleta do Ano.
O Sportinguismo também se expressa através da liderança e da visão, e aí Morten Hjulmand surge como Futebolista do Ano, enquanto Rui Borges e João Coelho recebem o título de Técnicos do Ano. No plano colectivo, cinco formações Leoninas serão distinguidas como Equipa do Ano: a equipa masculina de futebol, a equipa masculina de andebol, a equipa masculina de ténis de mesa, e as equipas feminina e masculina de atletismo.
A memória e a gratidão também não são esquecidas: Ângelo Girão será distinguido com o Prémio Carreira e Viana Rodrigues, Aurélio Pereira e Júlio Rendeiro serão distinguidos com o Prémio Saudade, num tributo àqueles cujos nomes e feitos permanecerão eternos na identidade do Clube.
Também os atletas medalhados em mundiais e europeus serão celebrados, num gesto que reafirma a fundação multidesportiva e vencedora do Sporting CP.
É esta a natureza dos Prémios Stromp: mais do que distinções, são gestos de reconhecimento, capazes de transformar feitos em memória e memória em legado.
O Grupo Stromp, reconhecido nos Estatutos do Sporting CP, mantém-se como organização funcional e financeiramente autónoma. Ao longo de 63 anos, atribuiu um total de 1078 distinções, incluindo as de 2025, sempre custeadas pelos próprios membros, preservando íntegra a tradição de elevar aqueles que fazem do Sporting Clube de Portugal uma instituição única no desporto mundial.
OS 41 PREMIADOS DOS PRÉMIOS STROMP – 2025
Prémios por Escolha
Atleta do Ano: Gonzalo ‘Nolito’ Romero (Hóquei em Patins)
Atleta do Ano: Patrícia Silva (Atletismo)
Equipas do Ano: Equipa masculina de futebol, Equipa masculina de andebol, Equipa masculina de ténis de mesa, Equipa feminina de atletismo e Equipa masculina de atletismo
Revelação do Ano - Futebol: João Simões
Revelação do Ano - Modalidades: Matilde Pinto (Ténis Mesa)
Futebolista do Ano: Morten Hjulmand
Técnicos do Ano: Rui Borges (Futebol) e João Coelho (Voleibol)
Coordenador do Ano: Paulo Gomes (Academia Cristiano Ronaldo)
Dirigente do Ano: Frederico Varandas (Presidente do Sporting e da Sporting SAD)
Academia: Eduardo Felicíssimo (Futebol)
Sócio do Ano: António Magalhães (Presidente do Solar do Norte)
Saudade: Viana Rodrigues, Aurélio Pereira e Júlio Rendeiro (Grupo Stromp)
Especial Carreira: Ângelo Girão (Hóquei em Patins)
Especial Funcionário: Vítor Costa (Departamento Futebol)
Especial Núcleos: Núcleo do Sporting CP de Minde
Prémios por Inerência
Europeu: Guilherme Henriques e Lara Fernandes (Ginástica Acrobática)
Europeu: Alice Santos, Leonor Carreira e Ema Fernandes (Ginástica Acrobática)
Europeu: Filipe Marques (Paratriatlo)
Europeu: João Costa (Tiro)
Europeu: Rafael Bessa e Xano Edo (Hóquei em Patins)
Europeu: Vicente Pereira (Natação Adaptada)
Europeu: André Almeida (Natação Adaptada)
Europeu: Diogo Matos (Natação Adaptada)
Mundial: Diogo Abreu e Pedro Ferreira (Ginástica Trampolim Individual)
Mundial: João Soldado (Ténis de Mesa Adaptado)
Mundial: Carina Paim (Atletismo Paralímpico)
Mundial: Igor Oliveira (Atletismo Paralímpico)
Mundial: Tiago Santos (Kickboxing)
Mundial: Equipa masculina de Hóquei em Patins