Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto José Lorvão

Copos reutilizáveis chegam a Alvalade

Por Sporting CP
24 Nov, 2025

Vamos juntos tornar os nossos jogos mais verdes!

Na continuidade da aplicação de práticas sustentáveis em Alvalade, a tua bebida será servida em copos reutilizáveis nos bares do Estádio.

O teste piloto vai arrancar, numa primeira fase, em 11 bares fixos nos próximos dois jogos em casa: Sporting CP vs. Club Brugge KV, para a UEFA Champions League, e Sporting CP vs. CF Estrela da Amadora, para a Liga Portugal, para na fase seguinte se estender aos restantes bares.

A ideia é simples: menos resíduos, maior cuidado e respeito com o teu Estádio e o planeta.

“Queremos que os adeptos se sintam parte desta mudança”, explicou Susana Costa, directora de marca do Sporting CP. “O futebol move paixões e também move boas práticas. Cada copo conta – literalmente”, salientou.

Como vai funcionar?
- Pedes a tua bebida num copo reutilizável.
- Garantes uma caução simbólica que será restituída quando devolveres o copo.
- No fim, devolves o copo num dos bares aderentes juntamente com o talão de compra.
- Nós tratamos da lavagem e o copo volta a entrar em jogo no próximo evento.

Simples, rápido e com alto impacto – no Estádio e no meio ambiente.

Every_Day Be Better

Foto José Lorvão

Sporting CP despediu-se de Júlio Rendeiro

Por Sporting CP
23 Nov, 2025

Velório decorreu este domingo

Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, esteve, este domingo, na Basílica da Estrela para o velório de Júlio Rendeiro, figura histórica do emblema de Alvalade que faleceu na última quarta-feira aos 83 anos.

Para além do líder verde e branco, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Directivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting CP.

Em declarações à Sporting TV, Frederico Varandas prestou uma homenagem a Júlio Rendeiro, que ficou conhecido principalmente - mas não só - pelo que fez enquanto jogador de hóquei em patins.

"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting CP. É um desportista de eleição que representou o Sporting CP e a Selecção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting CP, vários títulos nacionais. Dentro do Clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", começou por dizer o presidente verde e branco, continuando.

"Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting CP intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projecto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting CP deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting CP como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting CP acima de qualquer outra coisa", lembrou.

Nota de condolências

Por Sporting CP
19 Nov, 2025

Júlio Rendeiro

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Júlio Rendeiro, que partiu esta quarta-feira, aos 83 anos.

No Sporting CP desde a temporada 1971/1972, Júlio Rendeiro rapidamente se tornou uma peça decisiva na espinha dorsal da equipa de hóquei em patins verde e branca, integrando a lendária “Equipa Maravilha” - o quinteto formado com António Ramalhete, João Sobrinho, Chana e António Livramento e amplamente reconhecido como um dos melhores conjuntos de sempre da modalidade.

Ao serviço do Clube, conquistou três Campeonatos Nacionais e duas Taças de Portugal, contribuindo ainda para a histórica conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1977, à época inédita no hóquei português. Pela Seleção Nacional, que representou por 152 vezes e onde marcou 112 golos, foi duas vezes Campeão do Mundo e cinco vezes Campeão da Europa.

Após terminar a carreira enquanto jogador, assumiu o cargo de Seleccionador Nacional, conduzindo Portugal ao título mundial em 1982. Na época 1978/1979, acumulou essa função com a de treinador do Sporting CP.

Júlio Rendeiro manteve uma ligação profunda ao Clube também fora das pistas. Integrou a Comissão de Honra do Centenário do Sporting CP, foi Vice-presidente da Direcção presidida por Amado de Freitas (1986-1988) e desempenhou funções como Vogal do Conselho Fiscal entre 2002 e 2009, ano em que voltou a assumir a vice-presidência, então sob a liderança de José Eduardo Bettencourt.

Foi ainda distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta Amador, em 1976, e posteriormente considerado Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.

O legado de Júlio Rendeiro ultrapassa as vitórias e os títulos. A sua postura exemplar, dedicação e compromisso com os valores Leoninos contribuíram de forma decisiva para a afirmação do Sporting CP enquanto potência do desporto nacional.

Aos amigos e, em especial, à família de Júlio Rendeiro, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao Clube.

Nota de condolências

Por Sporting CP
19 Nov, 2025

António Feu

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de António Feu, que faleceu esta quarta-feira aos 89 anos.

Natural de Portimão, António Magalhães Barros Feu entrou para o basquetebol do Sporting Clube de Portugal ainda nas camadas jovens, subindo depois para a equipa sénior, onde contribuiu para diversas conquistas, incluindo os Campeonatos Nacionais de 1955/1956 e de 1959/1960.

Mais tarde, viria a praticar e ser Campeão Nacional noutras modalidades, como o ténis - pelo Sporting CP - ou a motonáutica.

Fez parte do Conselho Leonino e foi uma figura importante no regresso do basquetebol ao Sporting CP, tendo inclusivamente sido coordenador da secção. Foi, também, comentador na Sporting TV.

Era o Sócio 298 do Sporting CP, filiado desde 13 de Novembro de 1952.

Fora do desporto, foi empresário e político, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República em 1985 (IV Legislatura).

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Nota de condolências

Por Sporting CP
17 Nov, 2025

Maria Emília Henriques Jorge

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Maria Emília Henriques Jorge, que faleceu esta segunda-feira aos 94 anos.

Maria Emília Henriques Jorge era a Sócia n.º 2 do Sporting CP, tendo sido admitida a 5 de Dezembro de 1930, menos de duas semanas depois de nascer.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Jornal Sporting já disponível em formato digital

Por Sporting CP
13 Nov, 2025

Edição n.º 4052 nas bancas a partir de sexta-feira

Já está disponível a edição digital do Jornal Sporting desta semana, cujo principal destaque é o difícil triunfo da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa do CD Santa Clara por 1-2.

"Garra e união", lê-se na primeira página da publicação verde e branca, com as páginas 4 e 5 a contarem tudo sobre o duelo nos Açores. "Só o capitão encontrou a chave da vitória no meio do Atlântico", explica o Jornal Sporting, destacando o golo de Morten Hjulmand já depois dos 90'.

Após terminar a carreira, Adrien Silva visitou a Academia Cristiano Ronaldo com a família e o Jornal Sporting acompanhou esse dia. "Grande parte do meu carácter formou-se aqui", disse o antigo internacional português, agora com 36 anos. Tudo para ler nas páginas 8 e 9 do Jornal Sporting.

Para além das habituais crónicas de jogo no futebol e modalidades, pode ficar a saber tudo sobre as entregas dos troféus do Campeonato do Mundo de clubes de hóquei em patins e das Supertaças de andebol, futsal, hóquei em patins e voleibol ao Museu Sporting, numa cerimónia que contou com a presença de Frederico Varandas (páginas 22 e 23).

Na 24, destaque para João Soldado, que conquistou medalhas de ouro, prata e bronze nos Campeonatos do Mundo de ténis de mesa VIRTUS que se realizaram no Egipto. "Sinto-me bem, foi muito bom. (...) No futuro, quero mais medalhas", disse o atleta verde e branco à chegada ao aeroporto.

We Are Our Legacy

Por Sporting CP
12 Nov, 2025

Sporting CP lança duas camisolas vintage inspiradas em Joaquim Agostinho

Duas camisolas, uma memória eterna - relembramos assim Joaquim Agostinho, uma das figuras mais respeitadas do desporto português e símbolo do Sporting Clube de Portugal.

Homenageando este legado, o Sporting CP lança duas réplicas de camisolas que acompanharam o atleta e que fizeram história com ele. Vamos ainda mais longe, mergulhando no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, palco para este lançamento, onde o passado e o presente respiram juntos.

Disponíveis em edição limitada, estas camisolas evocam memórias inesquecíveis com a certeza de que o nosso legado pedala sempre connosco.

Já disponível em lojaverde.sporting.pt, nas Lojas Verde do Estádio, Colombo e Almada Forum e nos quiosques do Vasco da Gama e CascaiShopping.

Every_Day Be Better

Nota de condolências

Por Sporting CP
11 Nov, 2025

António Encarnação

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de António Encarnação, que faleceu esta terça-feira aos 81 anos, nos Estados Unidos da América, onde residia.  

António Encarnação foi jogador de basquetebol do Sporting CP e uma referência do clube Leonino.

Praticante de excelência, António Encarnação começou a jogar basquetebol aos 20 anos, na temporada 1964/1965 e depois de épocas consecutivas de Leão ao peito, tornou-se capitão de equipa em 1973/1974. Ainda teve uma segunda passagem pelo Sporting CP entre 1976/1977 e 1977/1978.

O antigo poste Leonino ajudou o Sporting CP a conquistar o Campeonato Nacional de 1968/1969, dois Campeonatos Metropolitanos (épocas 1968/1969 e 1970/1971), a Taça de Portugal da temporada 1974/1975 e cinco Campeonatos Regionais de Lisboa, nas épocas 1965/1966, 1966/1967, 1968/1969, 1969/1970 e 1971/1972.

António Encarnação foi também internacional por Portugal.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Jornal Sporting já disponível em formato digital

Por Sporting CP
06 Nov, 2025

Edição n.º 4051 nas bancas a partir de sexta-feira

Já está disponível a edição digital do Jornal Sporting desta semana, cujo principal destaque foi a entrega de emblemas de 75 anos a Sócios que têm dedicado uma vida de associativismo ao clube Leonino, numa cerimónia que contou com a presença dos Órgãos Sociais. Para ler nas páginas 14 e 15.

Uma cerimónia que homenageou um vínculo afectivo, com testemunhos daqueles para quem o Sporting CP é uma forma de vida.

O empate da equipa principal de futebol na UEFA Champions League em casa da Juventus FC a um golo e a vitória na Liga Portugal diante do FC Alverca por 2-0 são detalhados entre as páginas 4 e 7. Ainda no futebol, destaque para a equipa B, que conserva a liderança isolada na Liga Portugal 2 após triunfo por 3-2 frente ao CD Feirense.

Nas modalidades, destaque para a vitória dos Leões do voleibol no dérbi frente ao SL Benfica na Luz por 0-3 e com grande exibição (página 26) e para o registo perfeito do futsal na ronda principal da UEFA Futsal Champions League, com três triunfos obtidos na Croácia, para ler na página 24.

Os 50 anos da classe Mista da ginástica (a mais antiga do país) também têm direito a reportagem especial em mais uma edição do Jornal Sporting com muitos motivos para acompanhar, tanto no papel ou em formato digital.

Foto João Pedro Morais

Sócios com 75 anos de Sportinguismo homenageados em Alvalade

Por Sporting CP
01 Nov, 2025

Cerimónia antecedeu o jogo frente ao FC Alverca e contou com a presença de Frederico Varandas

O Sporting Clube de Portugal prestou, na passada sexta-feira, uma sentida homenagem a um grupo de Sócios que recentemente completou 75 anos de ligação ininterrupta ao Clube. A cerimónia decorreu no Estádio José Alvalade, horas antes do pontapé de saída da partida frente ao FC Alverca, e marcou mais um capítulo emotivo na história de Sportinguismo destes nobres Leões.

À entrada da Tribuna Presidencial, os homenageados foram recebidos pelas Taças da histórica dobradinha conquistada na última temporada, simbolizando a continuidade de um legado feito de vitórias, resiliência e devoção. Os Associados foram ainda convidados a trazer consigo um objecto físico que represente a sua entrada no universo verde e branco, um gesto que reforçou a ligação entre o passado e o presente do Clube.

A cerimónia teve início com a exibição de um vídeo alusivo ao recente Bicampeonato, seguido de um breve momento de reconhecimento conduzido pelo Presidente do Conselho Directivo, Frederico Varandas, que fez questão de deixar algumas palavras emocionadas aos Sócios presentes.

"Estamos aqui a receber-vos neste dia especial e merecido, apesar de chuvoso. Não deixa de ser extremamente gratificante - e, enquanto Presidente do Conselho Directivo, gostaria de agradecer-vos por estes 75 anos de dedicação e, sobretudo, de amor. Quem ama nunca abandona, como vocês nunca fizeram, mesmo em momentos muito difíceis que o Sporting CP atravessou. É curioso realçar que há 75 anos o Sporting CP vivia a melhor fase da sua existência em termos desportivos. E agora, que aqui estamos a celebrar, vive aquela que é indiscutivelmente a sua segunda melhor fase", lembrou, acompanhado de João Teives, Presidente do Conselho Fiscal, e Miguel Vinagre, membro da Mesa da Assembleia Geral.

Um a um, e por ordem de antiguidade - começando pelo Sócio número 150 e terminando com o 218 -, os homenageados receberam das mãos de Frederico Varandas o Emblema dos 75 anos e uma camisola personalizada, num gesto de gratidão e reconhecimento por uma vida inteira ao serviço do Sporting Clube de Portugal.

Páginas

Subscreva RSS - Notícias