Homenagem a figura marcante do eclectismo, que esta terça-feira completaria 100 anos
Os ginásios para a ginástica do Sporting Clube de Portugal no pavilhão Multidesportivo passam a chamar-se Reis Pinto, em homenagem ao grande impulsionador da modalidade no Clube e que esta terça-feira, dia 23 de Dezembro, completaria 100 anos.
O presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas, descerrou a placa que passa a ter o nome de Reis Pinto à entrada do ginásio, numa homenagem sentida e muito justa a uma figura que deixou muitas saudades no Clube.
José Carlos Reis, director técnico e operacional das modalidades do Sporting CP, recordou aos meios de comunicação do Clube uma grande figura do Sporting CP e do desporto nacional.
“O professor Reis Pinto era uma figura, até, internacional. Ele era reconhecido na FIG [Federação Internacional de Ginástica], foi presidente da Federação de Ginástica de Portugal, foi presidente do Instituto Português do Desporto, foi uma pessoa muito marcante a nível da ginástica, quer a nível nacional, quer a nível internacional. O papel dele no Sporting CP foi determinante para a formação da ginástica no Sporting CP. O Sporting CP no tempo dele foi de longe o melhor clube. Chegou a ter cerca de oito mil ginastas. Era um autêntico dinamizador, uma pessoa muito organizada, muito rígido no trabalho com as pessoas, muito exigente, mas muito humano no trato com toda a gente e sempre uma pessoa com visão, com capacidade de pensar sempre mais além".
O dirigente realçou o espírito empreendedor de Reis Pinto. “Estamos aqui no Multidesportivo, que nasceu muito devido ao seu empenho, do seu trabalho com a Direcção na altura, quando foi construído o novo estádio José Alvalade, que existiu o Multidesportivo para as modalidades, porque se não fosse a luta dele, eventualmente não estaríamos aqui. Ele foi sempre um defensor das modalidades do Sporting CP, a par de Moniz Pereira. Eles os dois foram os decanos das modalidades do Sporting CP no tempo deles”.