Sub-19 somam um ponto diante do Académico de Viseu FC (0-0)
A fechar a primeira volta, a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou 0-0 em casa do Académico de Viseu FC, este sábado, no duelo referente à nona jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.
Depois de um primeiro tempo em que a equipa da casa foi mais rematadora, os jovens Leões melhoraram depois do intervalo. Não só inverteram a tendência na posse de bola como subiram de produção ofensiva e acabaram o jogo como a equipa mais ameaçadora. No entanto, comum às duas formações foi a falta de pontaria e o nulo ficou por desfazer.
Desta forma, os juniores do Sporting CP caem para o quarto lugar (14 pontos) antes da visita, na próxima jornada, à UD Leiria.
‘Onze’ do Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Jakub Stasiak, Rodrigo Quintiães, João Rijo, Leonardo Tavares, Argyris Christodoulou, Simão Soares, Estefânio Domingos, Martim Peixoto, Miguel Almeida [C]
Declarações no final do empate em Nápoles para a UEFA Youth League
No final do empate (1-1) do Sporting Clube de Portugal em casa do SSC Napoli para a UEFA Youth League, João Gião analisou o encontro realizado em Itália.
“Por um lado, fico feliz com a resposta. Isto sim, somos nós. Há o sentimento de que estamos a construir algo. Fomos uma equipa dominadora, muito intensa e agressiva, sobretudo na primeira parte. Dominámos o jogo todo, na minha opinião. Mais de 20 remates contra dois ou três do adversário. Pecámos apenas na finalização e fico algo frustrado porque devíamos ter ganho os três pontos”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos em Nápoles, continuando.
“Nos primeiros dez minutos, estávamos algo desconfiados do sintético ao qual não estamos habituados. Depois, a equipa respondeu muito bem. Instalámo-nos sempre no meio-campo ofensivo, criámos muitas oportunidades, fizemos o 0-1 e tivemos outra chance antes do intervalo. Na única ocasião do adversário, fizera o 1-1. Reagimos bem, encostámos o SSC Napoli às cordas. Nos últimos minutos faltou-nos sermos mais ‘adultos’ para fecharmos melhor as acções dentro da área. Quisemos ajeitar sempre para o remate perfeito e, aí, temos de crescer”, referiu.
O treinador verde e branco comentou ainda as estreias de Frederico Gomes e Sergio Siza, ambos de 17 anos, na UEFA Youth League: “Rodámos e havemos de rodar mais. Estreámos dois jogadores nesta competição, o Frederico Gomes e o Sergio Siza. Esse é o nosso caminho e teremos oportunidades para outros no próximo jogo. Essa é a nossa função”.
Rayhan Momade também esteve na zona de entrevistas rápidas e deu o seu ponto de vista sobre o encontro.
“Foi um jogo bem conseguido da nossa parte. Entrámos como queríamos, a mandar no jogo, e continuámos assim até ao final da primeira parte. Conseguimos chegar ao golo, mantivemo-nos por cima. Na segunda parte, voltámos a entrar forte e a mandar no jogo, mas eles depois marcaram na única oportunidade que tiveram. Não baixámos os braços, continuámos a tentar o segundo golo. Fizemos muitos remates e tanto a defesa como o guarda-redes deles têm mérito, mas temos de ser mais eficazes”, atirou.
Sobre as estreias de Frederico Gomes e Sergio Siza e futuras chamadas à UEFA Youth League, o jogador de 19 anos explicou que “há que continuar a trabalhar e fazer o melhor nas suas equipas”. “Há oportunidade para todos [na UEFA Youth League], não é um espaço fechado. Equipa B, sub-23, juniores e até juvenis vêm cá, por isso há que dar o máximo para tentar ocupar uma vaga nesta competição”, concluiu.
Sporting CP divide pontos em casa do SSC Napoli (1-1)
O Sporting Clube de Portugal empatou, esta quarta-feira, a um golo na visita ao terreno do SSC Napoli para a segunda jornada da fase de liga da UEFA Youth League.
Os Leões foram melhores e chegaram ao intervalo a vencer com um golo de Flávio Gonçalves, mas os italianos conseguiram o empate no segundo tempo e seguraram a divisão de pontos até ao final.
Com uma vista privilegiada para o Vesúvio, o duelo começou com muito equilíbrio. Preso no meio-campo, o jogo não se desmontava e os dois conjuntos precisaram de algum tempo para entender a melhor forma de superar as muralhas contrárias. Aos poucos, o Sporting CP foi conseguindo descobrir isso mesmo e realizou o primeiro remate aos 16’, quando Chris Grombahi, de longe, atirou para fora. Pouco depois, Rafael Camacho fez o mesmo e o SSC Napoli respondeu aos 23’, minuto em que Alessandro Olivieri, após excelente cruzamento, protagonizou uma finalização não muito bem conseguida. A bola acabou nas mãos de Miguel Gouveia, guarda-redes Sportinguista.
Ainda assim, era claramente o emblema de Alvalade quem estava melhor e as ocasiões de perigo foram surgindo com naturalidade. Aos 28’, e após livre muito bem batido por Rayhan Momade, Eduardo Felicíssimo cabeceou ligeiramente ao lado. Logo a seguir, Gabriel Silva obrigou Claudio Pugliese a fazer uma boa defesa para canto.
Depois de mais um cabeceamento de Eduardo Felicíssimo para fora (30’) e de um remate forte de Rafael Camacho por cima no seguimento de um livre estudado (36’), o Sporting CP chegou mesmo ao merecido golo: aos 39’, a pressão de Gabriel Silva forçou o erro do guarda-redes Claudio Pugliese e conseguiu roubar a bola, assistindo Flávio Gonçalves, que não desperdiçou com a baliza bem aberta. Foi o segundo golo do jogador nesta edição da UEFA Youth League e estava inaugurado o marcador em Nápoles.
Até ao intervalo, destaque para uma grande oportunidade para Chris Grombahi marcar, mas Claudio Pugliese, desta vez, defendeu com qualidade. No final do primeiro tempo, 0-1 para o Sporting CP.
Os jovens Leões voltaram do balneário na mesma toada e podiam ter dobrado a vantagem aos 50’, quando Gabriel Silva falhou o alvo com um desvio de um defesa para canto. No lance se que seguiu, Lucas Taibo cabeceou, mas sem a pontaria necessária.
Sem ter feito muito para o merecer, o SSC Napoli conseguiu empatar aos 54’ e através de Andrea Caucci num remate cruzado. A mudança no resultado provocou, também, as primeiras mudanças Leoninas, com Chris Grombahi a dar lugar a Diogo Martins (63’).
Mesmo com o golo sofrido, continuou melhor o Sporting CP, que deu trabalho a David Spinelli, que substituiu Claudio Pugliese ao intervalo. O guarda-redes agarrou o remate de longe de Gabriel Silva, aos 68’, e negou, com uma bela intervenção, o tento a Zaïd Bafdili pouco depois. Aos 70’, foi a vez de Rayhan Momade sair para a entrada de Micael Sanhá.
O herói – da perspectiva napolitana - David Spinelli voltou a aparecer em dois momentos perante Flávio Gonçalves, que procurou bastante o bis, e o Sporting CP esteve claramente por cima até ao final, com o 1-2 a ser muito mais esperado do que o 2-1.
Já com Frederico Gomes e Sergio Siza, jogadores de 17 anos que somaram os primeiros minutos na UEFA Youth League, em campo, tendo substituído Zaïd Bafdili e Flávio Gonçalves, foi a vez de Diogo Martins falhar o alvo por pouco aos 90’. Gabriel Silva também tentou a sua sorte, mas o guardião agarrou e o 1-1 não sofreu mais alterações.
Na próxima jornada, marcada para 22 de Outubro, o Sporting CP recebe os franceses do Olympique de Marseille.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rayhan Momade (Micael Sanhá, 70’), Eduardo Felicíssimo [C], Lucas Taibo, Afonso Lee, Zaïd Bafdili (Frederico Gomes, 87’), Rafael Camacho, Flávio Gonçalves (Sergio Siza, 87’), Salvador Blopa, Chris Grombahi (Diogo Martins, 63’) e Gabriel Silva
Técnico dos sub-19 no rescaldo do dérbi na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete
No final do dérbi de sub-19 em que o Sporting CP perdeu frente ao SL Benfica por 0-1, José João Gomes, técnico da equipa Leonina, fez a análise do jogo para os meios de comunicação do Clube e explicou o que entendeu ter faltado à equipa para registar um resultado diferente.
“Essencialmente, tomadas de decisão e execução. Não tivemos capacidade de criar desequilíbrios na estrutura defensiva adversária, dinâmicas colectivas a não fluírem, o talento individual a não aparecer, o que fez com que tivéssemos ascendente, mas não tivéssemos aquela oportunidade flagrante de efectivamente marcar golo. Temos de trabalhar sobre isso, já na semana passada isso se verificou nos Açores. Sempre que a equipa adversária baixa o bloco, nós sentimos dificuldades em criar essas mesmas situações de perigo, faltou um pouco mais de acutilância no preenchimento das zonas de finalização, no acreditar que o adversário também vai falhar e depois, nos momentos em que efectivamente eles falham, haver comunicação, haver essa assertividade da nossa parte para conseguir fazer golo. É um aspecto em que nós temos de trabalhar e vamos trabalhar nas próximas semanas para dotar esses jovens de mais capacidade para estarem preparados para o profissionalismo”.
Miguel Almeida, capitão dos sub-19 Leoninos, fez também a análise do jogo para os meios de comunicação do Clube.
“Tivemos oportunidades claras na segunda parte, entrámos bem na segunda parte, quisemos mudar o rumo do jogo, queríamos ter feito o empate, no final da segunda parte caíamos um bocado. Não conseguimos jogar em equipa, não conseguimos aplicar o nosso jogo e foi um pouco por aí o que aconteceu na segunda parte. Temos de melhorar enquanto equipa, temos de procurar o golo enquanto equipa, temos de jogar melhor. Temos de trabalhar melhor durante a semana, para atingirmos os três pontos para a semana”.
Desaire dos sub-19 do Sporting CP frente ao SL Benfica, por 0-1
A equipa de sub-19 do Sporting Clube de Portugal perdeu esta sexta-feira, frente ao SL Benfica, por 0-1, na 8.ª da 1.ª fase do Campeonato Nacional do escalão.
Um desaire em que fica a conclusão de que o esforço Leonino não teve recompensa no resultado, pois o Sporting CP esteve muito tempo instalado no meio-campo do SL Benfica no segundo tempo – muito mais iniciativa, também em superioridade numérica devido à expulsão do lateral esquerdo das águias na última jogada do primeiro tempo - mas os lances desenhados pela equipa de José João Gomes não tiveram a finalização procurada.
O Sporting CP teve primeiros 20 minutos mais contidos no jogo. Aos 7’, Alexandre Tverdholebov com uma boa ‘mancha’, evitou o golo do SL Benfica, em remate já no interior da área.Aos 12’, o SL Benfica fez mais uma tentativa, com o guardião Leonino a encaixar remate de Tomás Soares.
No espaço de menos de dois minutos, Anísio Cabral teve dois remates perigosos à baliza Leonina, numa fase de maior expectativa da formação verde e branca.
O jogo ficou cada vez mais repartido com o tempo e aos 27’, a melhor oportunidade de golo até então e para o Sporting CP, com Frederico Gomes e rematar cruzado para boa defesa de Leonardo Lopes, num lance iniciado em muito boa iniciativa de Argyris Christodoulou. A recarga de Paulo Simão saiu por cima.
Aos 43’, na sequência de um pontapé de canto, uma bola que ficou solta na área, sobrou para Anísio Cabral, que rematou de pé esquerdo, colocado e fez o 0-1 para o SL Benfica, num lance em que ficou dúvida sobre a posição do avançado das águias.
Sobre o intervalo, Estefânio Rúben foi derrubado por Nilson Semedo à entrada da área, em lance que valeu a expulsão do lateral do SL Benfica, mas do livre nada resultou. Ao intervalo, o SL Benfica estava na frente por 0-1.
Na segunda parte, uma boa iniciativa de Sérgio Siza pela direita logo aos 2’, quase resultava no empate, em cruzamento ao qual faltou finalização. Aos 49’, Miguel Almeida recebeu na área um cruzamento, rodopiou, mas o remate saiu ao lado.
Sempre com maior iniciativa de jogo, o Sporting CP quase empatava aos 75’, quando um corte providencial de um defesa do SL Benfica impediu que Duarte Rosa encostasse para golo um bom cruzamento de Miguel Almeida.
O mesmo Miguel Almeida, aos 83’, ganhou bem espaço na área, mas o remate de pé esquerdo saiu por cima.
Na segunda parte, houve muitas paragens de tempo, com jogadores do SL Benfica a pedirem assistência médica e essas quebras de jogo também se reflectiram depois, na vontade do Sporting CP em fase depressa demais as ações de ataque.
Nos nove minutos de compensação dados pelo árbitro, o Sporting CP tentou o empate, mas sem sucesso, num resultado injusto para os jovens sub-19 Leoninos.
Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Jakub Stasiak, Diego Coxi, João Rijo (Duarte Rosa, 70’), Paulo Simão (Leonardo Tavares, 77’), Sérgio Siza (Brandão Baptista, 60’), Daniel Lopes (70’), Argyris Christodoulou (Simão Soares, 60’), Miguel Almeida [C], Frederico Gomes, Estefânio Domingos
Leões recebem o SL Benfica esta sexta-feira (15h00)
A equipa de futebol sub-19 do Sporting Clube de Portugal recebe esta sexta-feira o SL Benfica, em jogo a contar para a oitava jornada da série Sul da primeira fase do Campeonato Nacional. Um jogo grande, com transmissão em directo e em exclusivo na Sporting TV e entrada gratuita para os Sócios do Clube Leonino.
José João, treinador verde e branco, fez a antevisão ao dérbi de juniores, lembrando o empate da última jornada frente ao CD Santa Clara e as lições que todo o grupo retirou.
"Foi um jogo extremamente competitivo. Já sabíamos que a equipa do CD Santa Clara era muito forte, com muito jogo directo nas costas da nossa linha e muita verticalidade. Apostaram também nos esquemas tácticos e, nesse momento do jogo, fomos competentes. Pena foi que, na primeira parte, sofremos um golo que já não podemos sofrer neste escalão. Foi uma desatenção que nos penalizou muito, porque estávamos a fazer um bom trabalho", começou por explicar aos meios Leoninos.
"Na segunda parte, a resposta foi positiva e acabámos por realizar um jogo conseguido. Faltou apenas um detalhe na assistência ou na finalização, que nos impediu de conquistar os três pontos. Ainda assim, saímos dos Açores com uma imagem positiva, a imagem de uma equipa que está a crescer, competitiva e que deu uma boa resposta", destacou ainda.
Sobre o duelo com as águias, José João reconhece ser "um jogo diferente", mas relembra que, como qualquer outro, "vale três pontos".
"É um dérbi e, para nós que já estamos cá há tantos anos, é sempre um jogo diferente, por se tratar de um rival directo em termos de ambições. Mas, acima de tudo, são mais três pontos. Encaramos a partida como mais uma oportunidade para crescermos, jogadores e equipa técnica, frente a um adversário que tem as suas armas, tal como nós. Vai ser um jogo extremamente competitivo e óptimo para o nosso crescimento", analisou, sublinhando ainda a motivação neste regresso a casa.
"Em termos de motivação, acredito que este jogo também seja especial pela visibilidade que tem. Vamos, certamente, ter muita gente no nosso Aurélio Pereira, na estreia do novo relvado, a apoiar-nos. Contamos com todos. A motivação tem de ser intrínseca, não só por ser o rival directo, mas porque é o próximo jogo. É essa mentalidade que procuramos incutir desde a base. Não é apenas por ser contra o SL Benfica, mas sim porque o próximo jogo é sempre o mais importante", disse.
O técnico falou ainda sobre a exigência de gerir o fluxo natural de atletas entre vários escalões e competições, como a UEFA Youth League e a Premier League International Cup.
"Estamos habituados a esse contexto. O nosso processo está centrado no jogador e por isso existe um fluxo natural de atletas. Eles próprios estão já habituados a este tipo de situações. O que fazemos é olhar para cada jogador e perceber qual é o enquadramento mais adequado ao seu desenvolvimento. É mais um momento para o qual todas as equipas técnicas estão preparadas, tal como os jogadores. Faz parte do nosso dia-a-dia no processo de formação e desenvolvimento na Academia Sporting", rematou.
Também o médio Argyris Christodoulou lançou o dérbi e mostrou-se confiante na equipa, expressando-se num português cada vez mais fluente.
"É sempre um grande jogo. Nós temos mais três jogos, por isso esta é uma partida muito importante e queremos manter a liderança. Queremos ganhar, conquistar os três pontos e desfrutar do jogo, porque muitos jogadores sonham jogar estes momentos", começou por dizer.
A cumprir a sua terceira temporada de Leão ao peito, Argyris sublinhou o ambiente especial que envolve este jogo. "É sempre um jogo especial, com uma atmosfera diferente. Na última temporada não joguei contra o SL Benfica devido a uma lesão, mas na primeira época joguei quatro vezes e senti bem a atmosfera única do dérbi. Todos os jogadores querem estar em campo nestes jogos. É um momento especial", frisou.
O internacional sub-19 pelo seu país deixou ainda um apelo aos adeptos. "Queremos que venham apoiar-nos, porque fazem a diferença. Sem eles é mais difícil. Contamos com todos na sexta-feira", disse, a fechar.
Os bilhetes para o dérbi de futebol de sub-19 desta sexta-feira entre o Sporting Clube de Portugal e o SL Benfica, a contar para a oitava jornada da série Sul da primeira fase do Campeonato Nacional, serão gratuitos e exclusivos aos Sócios do emblema Leonino.
Cada Associado poderá levar um acompanhante e levantar os bilhetes à entrada da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
O encontro está marcado para as 15h00 desta sexta-feira, 26 de Setembro, no Estádio Aurélio Pereira.
Júniores empataram a uma bola com o CD Santa Clara
Este domingo, a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou a uma bola no terreno do CD Santa Clara, em jogo da sétima jornada da Série Sul do Campeonato Nacional.
A formação da casa adiantou-se no marcador aos 28 minutos, mas os Leões reagiram logo após o intervalo e chegaram ao empate por André Machado, a responder da melhor forma a uma assistência de Argyris Charalampous aos 49 minutos.
Num encontro muito disputado, o Sporting CP assumiu maior iniciativa ofensiva, registando superioridade em vários capítulos do jogo, mas sem conseguir consumar a reviravolta. Apesar disso, a equipa verde e branca voltou a demonstrar personalidade e capacidade de resposta, somando mais um ponto fora de portas.
Os Leões de José João, que à condição ocupam a primeira posição da tabela, recebem o SL Benfica na próxima jornada, agendada para o próximo dia 26 de Setembro, às 15h00.
Onze inicial do Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Jakub Stasiak, Diego Coxi, João Rijo, Paulo Simão, Sérgio Siza, Argyris Christodoulou, Miguel Almeida [C], Frederico Gomes e Martim Peixoto.
Triunfo dos sub-19 frente ao CD Tondela por 2-0 com 'bis' de Miguel Almeida
A equipa sub-19 do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o CD Tondela, por 2-0, na sexta jornada da primeira fase série Sul do Campeonato Nacional do escalão.
Um triunfo consumado com uma boa primeira parte e dois golos do ponta-de-lança Miguel Almeida, aos 18’ e aos 41’, com assistências de Argyris e do reforço Sérgio Siza.
A formação Leonina orientada por José João Gomes teve o domínio da primeira parte, terminando a etapa inicial com 62 por cento de posse de bola contra 38 por cento da equipa beirã.
Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado, com o momento mais decisivo do jogo a ser uma grande penalidade defendida pelo guarda-redes Leonino, Alexandre Tverdohlebov, aos 61 minutos.
Com este triunfo, o Sporting CP passa agora a somar 12 pontos com seis jogos realizados.
Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Santiago Fernandes (Jakub Stasiak, 29'), Afonso Lee, João Rijo (Diego Coxi, 79'), Paulo Simão (Leonardo Tavares, 79'), Sérgio Siza, Argyris Christodoulou, Miguel Almeida [C], Frederico Gomes (Simão Soares, 66'), Martim Peixoto (Estefânio Rúben, 64')
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o SCU Torreense por 0-2 na quinta jornada da série Sul do Campeonato Nacional, regressando assim aos triunfos.
Aos 23', André Machado assistiu Miguel Almeida com um grande passe longo e o avançado, na cara do guarda-redes, não desperdiçou.
Já no segundo tempo, aos 72' e na insistência após um pontapé de canto, Daniel Lopes cruzou para Paulo Simão finalizar com sucesso e fechar as contas em 0-2.
O Sporting CP vai, agora, receber o CD Tondela, mas só a meio de Setembro.
Onze inicial do Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Cristiano Palamarchuk [C], Diego Coxi, João Rijo, Paulo Simão, Sergio Siza, Argyris Christodoulou, Miguel Almeida, Frederico Gomes e Estefânio Rúben.