Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

José João: "Senti a equipa a crescer"

Por Sporting CP
08 Fev, 2026

Técnico reagiu ao triunfo dos sub-19

No final da vitória da equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube e Portugal sobre o FC Famalicão por 2-0, José João analisou o encontro.

"Na primeira parte, pecámos um pouco pela definição no último terço. Foi mais um jogo em que tivemos diversas bolas em que conseguimos criar dinâmicas em zonas de criação, mas faltou a execução da finalização ou assistência. Estivemos por cima do jogo, mas a maior oportunidade [da primeira parte] é do FC Famalicão, que acertou no nosso poste", começou por dizer o treinador verde e branco, abordando depois o segundo tempo.

"Veio o nosso golo com uma grande execução e traduzimos em números a nossa superioridade. Feliz por não termos sofrido golos e por sentir que todos eles estão a evoluir. Nota-se nas nossas dinâmicas colectivas. Independentemente do resultado, senti a equipa a crescer em termos de maturidade competitiva", acrescentou.

Para José João, "todos os jogadores contam e têm as suas oportunidades", como se viu na partida deste domingo: "O William [Lodmell] estreou-se em jogo de fase final e esteve muito bem. O Santiago [Fernandes] entrou quando não jogava há quatro meses devido a lesão. O João Rodrigues também vem de um período de lesões. Olhamos para a fase final com a ambição de ganhar sempre o próximo jogo. Somos candidatos a ganhar o próximo jogo e essa é a mentalidade".

João Rijo, autor do segundo golo verde e branco, também esteve na zona de entrevistas rápidas.

"O nosso colectivo tem vindo a aumentar. Isto é ser Sporting CP, é ajudar o outro dentro de campo. Temos sido uma boa equipa e isso tem-se notado nos resultados. Golo? Fico muito feliz, mas o colectivo foi muito importante. Foi uma jogada bem estruturada e fico feliz por poder ajudar a equipa", admitiu.

Foto Isabel Silva

Triunfo construído na segunda parte

Por Sporting CP
08 Fev, 2026

Juniores vencem FC Famalicão por 2-0

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Club de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o FC Famalicão por 2-0 na terceira jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional.

O primeiro tempo contou com oportunidades para os dois conjuntos no Estádio Aurélio Pereira. Aos 18', de longe, Sandro Gambôa rematou bem para excelente defesa de Rafael Magalhães para canto.

Na resposta, o FC Famalicão deu trabalho a William Lodmell num livre directo de Martim Gonçalves e, pouco depois, Miguel Galeano acertou no poste verde e branco.

Em cima do intervalo, o Sporting CP voltou a ficar muito perto do golo, mas Rafael Magalhães, mais uma vez, protagonizou uma excelente intervenção, desta feita no frente-a-frente com Miguel Almeida.

Finalmente, o 1-0 surgiu no segundo tempo, aos 66': Estefânio Rúben cortou da esquerda para dentro e rematou em arco para o fundo das redes. Um grande golo de um jogador que havia saltado pouco antes do banco de suplentes.

Num segundo tempo com menos ocasiões, o 2-0 que confirmou o triunfo chegou já nos dez minutos finais e novamente com a contribuição de Estefânio Rúben. Num contra-ataque muito bem trabalhado, o jogador assistiu João Rijo, que, na cara do guarda-redes, finalizou com sucesso.

2-0 e resultado final. Os Leões vão, agora, receber a UD Leiria.

Sporting CP: William Lodmell [GR], André Machado, Jakub Stasiak, Diego Coxi (Santiago Fernandes, 80'), João Rijo (Duarte Rosa, 86'), Leonardo Tavares (Argyris Christodoulou, 80'), Sergio Siza, Sandro Gambôa (João Rodrigues, 86'), Miguel Almeida [C], Simão Soares (Estefânio Rúben, 58') e Frederico Gomes.

Foto Isabel Silva

José João Gomes: "Temos de estar com esta atitude competitiva"

Por Sporting CP
24 Jan, 2026

Rescaldo ao dérbi de sub-19 [2-2 frente ao SL Benfica] do lado Leonino

Concluído o encontro da 1.ª jornada da fase de apuramento de campeão de sub-19, em que o Sporting CP empatou a dois golos frente ao SL Benfica, o treinador da formação Leonina, José João Gomes, fez a análise da partida para os meios de comunicação do Clube. 

“A nossa entrada em jogo ficou marcada pelo golo do adversário da primeira vez que foi à nossa baliza. Sentimos o golo, claro que sim, nos primeiros dez minutos mais ascendente do SL Benfica, mas a partir do nosso golo equilibrámos o jogo, acabámos com mais posse de bola, com situações em que podíamos ter definido melhor no último, terço. Mas foi um jogo nivelado. Senti que quando chegava ao último terço, o SL Benfica tinha maior qualidade nas execuções e nas definições e ao intervalo estávamos empatados a um golo”.

Na segunda parte, nem o golo sofrido logo de início arrefeceu a convicção do técnico de uma resposta positiva no jogo do Sporting CP, que o tempo veio a confirmar. “Voltámos a entrar na segunda parte a sofrer [golo] no lance do penálti, mas nunca senti a equipa nesse momento a quebrar animicamente. Senti, sim, a ir à procura do golo do empate, tivemos claras oportunidades, claríssimas até, de golo, não o conseguimos, mas depois já na parte final, através de um esquema táctico, bem executado dos nossos jogadores conseguimos chegar ao 2-2”.

Para José João Gomes, o resultado aceita-se, face às incidências da partida. “Creio que o resultado acaba por se justificar, sabendo nós que temos pela frente mais 13 jogos em que temos de estar com esta atitude competitiva, que é isso que queremos, esta mentalidade competitiva de em todos os jogos dar sempre mais, excedermo-nos, ir à superação, porque sendo uma verdadeira equipa nós conseguimos fazer coisas muito interessantes na evolução destes jovens e portanto é olhar para este jogo e levá-lo das muitas coisas boas que fizemos para o próximo jogo em Leiria”. 

O técnico destacou o contributo de todos para o resultado, mesmo de quem entrou com o decorrer do jogo. “Todos contam, todos têm essa mentalidade, vemos isso nos próprios treinos. Sabíamos e falámos ao intervalo que tínhamos aqui jogadores que não jogavam há muito tempo e que fisicamente podíamos quebrar um pouco na segunda parte. Sabíamos que tínhamos de recorrer ao banco e eles estavam completamente alertados para que quem entrasse, entrasse com o ritmo de jogo adequado, porque o jogo estava com uma intensidade elevada. Quem entrou, entrou bem, feliz por isso e agora é preparar bem o próximo jogo, porque temos de ir com esta mentalidade para Leiria”.

Para o futuro, fazer o 'transfer' do bom jogo Leonino este sábado é fundamental. “Estamos preparados, a mentalidade é mesmo essa, mentalidade competitiva, mentalidade de equipa, ‘agarrarmo-nos’ muito uns aos outros. Aqui não há ‘estrelas’, a ‘estrela’ é o colectivo, e é fazer com que eles [jogadores] cresçam dentro de uma dinâmica colectiva. Chegar a Maio e sentir que estes jovens estão mais próximos daquilo que são as exigências necessárias para estar no profissionalismo, numa equipa de sub-23 ou na equipa B”.

 Leonardo Tavares, jogador dos sub-19 do Sporting CP, também deu a visão sobre o dérbi deste sábado, aos meios de comunicação do Clube. “Eles fizeram o primeiro golo logo nos primeiros minutos, mas com o golo reagimos e depois estivemos sempre por cima do jogo. Na segunda parte eles fizeram golo naquele lance de penálti, mas conseguimos logo reagir ao golo deles e merecíamos mais neste jogo”.

Foto Isabel Silva

Leões 'resgatam' um ponto perto do fim

Por Sporting CP
24 Jan, 2026

Empate dos sub-19 do Sporting CP a dois golos frente ao SL Benfica, na 1.ª jornada da fase final

Começou com um empate a dois golos a participação do Sporting CP na fase de apuramento de campeão nacional de sub-19, em dérbi frente ao SL Benfica.

Um empate agridoce, se atendermos a que os Leões recuperaram duas vezes de desvantagens no marcador e na última delas a equipa verde e branca marcou sobre o final da partida, mas um resultado de alguma maneira amargo, pois a equipa Leonina foi globalmente superior ao adversário no nível de jogo.

Os Leões orientados por José João Gomes assinaram uma exibição muito positiva e mostraram qualidade de jogo para assinarem uma boa fase final de apuramento de campeão.

O SL Benfica inaugurou o marcador aos 2’, por Jaden Umeh, numa fase em que nem tinha havido tempo para as duas equipas começarem a assentar o jogo.

Mas com o tempo, o Sporting CP reagiu e instalou-se cada vez mais no meio-campo adversário. Foi por isso, com total justiça, que os Leões empataram, aos 24’, num momento de grande inspiração do lateral direito André Machado, que depois de dominar a bola com o peito, rematou sem preparação para um golo de grande espectáculo.

O jogo ficou, depois, de maior despique físico e de tentativa de domínio territorial, com as equipas a recolherem aos balneários para o intervalo empatadas a um golo.

No segundo tempo, o arranque foi quase a 'papel químico' dos primeiros 45’, com uma grande penalidade a favor do SL Benfica que voltou a dar vantagem às águias’. Mauro Furtado transformou para o 1-2 nos primeiros cinco minutos da etapa complementar do jogo. 

O Sporting CP teve de voltar a reagir e fê-lo com fibra e raça. Miguel Almeida obrigou o guarda-redes da equipa encarnada a boa defesa, Simão Soares, aos 74’, de livre, obrigou o guarda-redes da equipa do SL Benfica a nova boa intervenção, Miguel Almeida teve nova boa oportunidade pouco depois. O esforço e o labor Leonino seriam recompensados com o empate, aos 88’, por Miguel Almeida, de cabeça, após livre muito bem marcado por João Rodrigues, que havia entrado minutos antes.

Um empate que colocou alguma justiça no marcador e premiou a exibição de bom nível dos sub-19 do Sporting CP, que mostraram genica e capacidade para combater as contrariedades e adversidades do jogo e assumiram a iniciativa, tendo terminado a partida com 54 por cento de posse de bola, contra 46 por cento da formação do SL Benfica.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Cristiano Palamarchuck, Jakub Stasiak, João Rijo (Duarte Rosa, 78’), Leonardo Tavares (Brandão Baptista, 78’), Sérgio Siza (José Mendes, 65’), Sandro Gamboa (Estefânio Domingos, 65’), Miguel Almeida [C], Simão Soares (João Rodrigues, 83’), Frederico Gomes

Foto Isabel Silva

José João: "Vamos encarar cada jogo com um compromisso inatacável"

Por Sporting CP
23 Jan, 2026

Juniores recebem o SL Benfica este sábado, no jogo de arranque da fase de apuramento de campeão (15h00)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal inicia este sábado, às 15h00, a fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional, com a recepção ao SL Benfica. Um dérbi que marca o arranque de um ciclo decisivo de 14 jornadas frente a adversários muito capazes e que representa, para o treinador José João, uma nova etapa de crescimento.

Em antevisão aos meios de comunicação Leoninos, o técnico começou por recordar que o principal objectivo da temporada passava por alcançar esta fase, ainda que admita que o apuramento poderia ter sido assegurado mais cedo.

"Tivemos condições para o fazer, mas ficámos a dever a nós próprios bastantes golos falhados, perdemos pontos por falta de eficácia no último terço. Neste tipo de campeonatos paga-se caro", analisou. Ainda assim, com o apuramento garantido, o foco está já no futuro imediato.

"Temos de ser muito competentes nas duas áreas, a defender a nossa baliza e, sobretudo, a conseguir materializar o ascendente que tivemos em alguns jogos aqui em casa, frente a adversários directos na luta pelo apuramento de campeão. Vamos ter agora 14 jogos pela frente, frente aos melhores adversários do país, e temos de dar o passo em frente", explicou.

Esse passo em frente, acrescenta, "significa ser competitivos em cada jogo, encarar cada jogo como uma oportunidade de crescimento. É esse o principal objectivo nesta fase. É mesmo a evolução destes jovens jogadores", frisou, reforçando ainda o compromisso com a identidade do Clube.

"Vamos encarar cada jogo, a começar já pelo primeiro, com o compromisso inatacável de que vamos dar tudo em campo para que os valores e a identidade do Sporting CP estejam presentes em campo", garantiu.

Sobre o dérbi, José João reconheceu o carácter especial do encontro e analisou os confrontos anteriores da temporada, apontando à necessidade de "ser mais competente sem bola" para que, à terceira, os Leões possam levar de vencida as águias.

"Não podemos sofrer os golos que sofremos nos anteriores jogos. No primeiro jogo, aqui, uma segunda bola a partir de um esquema táctico. Depois, no jogo do Seixal, uma saída de bola errada da nossa equipa que deu uma transição ao adversário", explicou, sublinhando que a eficácia será determinante para o desfecho final.

"No jogo do Seixal tivemos mais oportunidades do que o adversário. Não fomos eficazes e, nestes jogos nivelados, a eficácia dita muito aquilo que depois se traduz no resultado final", afirmou. Por isso, há que, "no sábado, defender muito bem, até porque a equipa adversária tem muito valor e, depois, com bola saber agredir as debilidades que também tem".

Com a receita definida, José João apontou ainda os aspectos em que procura ver a equipa evoluir nesta recta final da temporada.

"A maturidade competitiva, o saber conviver com os diversos momentos do jogo e a inteligência prática", começou por explicar. "Saber ser mais efectivo, saber ser mais eficaz no último terço, ser mais pragmático, não adornar as situações, ser prático e objectivo. E, depois, no momento defensivo, ser cada vez mais solidário, uma verdadeira equipa. É isso que nós queremos potenciar nestes jovens", frisou.

A fechar, e apesar das previsões de mau tempo, o técnico deixou uma mensagem aos Sportinguistas.

"Sei que estará mau tempo, que temos aí uma tempestade, mas é a primeira jornada desta fase de apuramento de campeão e é sempre um jogo carismático em todos os escalões. Venham apoiar os nossos jovens, vamos precisar de muito apoio", rematou.

Também o capitão Miguel Almeida se mostrou satisfeito com a presença verde e branca na fase de todas as decisões. "A equipa sente-se bem. Este era o nosso objectivo na primeira fase, conseguimos e temos agora trabalhado para poder entrar bem já no primeiro jogo", afirmou, antes de sublinhar o espírito com que o grupo encara o desafio frente ao SL Benfica.

"É um dérbi e são esses os jogos que queremos jogar. É o primeiro jogo da fase final, cada dérbi é um dérbi, cada jogo é um jogo e é uma nova oportunidade para demonstrar o que temos trabalhado. Entrar com atitude, com garra, e o resto naturalmente vai aparecer", apontou.

Miguel Almeida assume a vontade de a equipa crescer partida após partida. "O nosso objectivo é jogo a jogo, evoluir, trabalhar bem e depois o que vier é bem-vindo. Que possamos dar um salto, crescer nesta fase. Todas as equipas trabalham muito bem, mas nós vamos lutar até ao fim e vamos, em todos os jogos, tentar trazer os três pontos", frisou.

O melhor marcador da fase regular do campeonato, por larga diferença, preferiu valorizar o colectivo acima do plano individual. "Tem sido uma boa temporada, muito graças ao meu trabalho e ao trabalho da equipa e dos meus colegas, mas o mais importante mesmo é podermos trazer os três pontos já nesta jornada", sublinhou.

Por fim, também Miguel Almeida reforçou a importância do apoio das bancadas. "Venham apoiar-nos. Precisamos do vosso apoio, é sempre uma motivação extra. Mesmo com mau tempo, venham, porque isso é importante para nós".

Foto Isabel Silva

Dérbi na 1.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de sub-19

Por Sporting CP
13 Jan, 2026

Já é conhecido o calendário da fase decisiva da competição

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta terça-feira o alinhamento da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de sub-19, que será, como habitualmente, disputada por oito clubes.

As equipas defrontam-se entre si duas vezes e por pontos, uma na condição de visitado e outra de visitante, conforme sorteio, e a formação que terminar no primeiro lugar da classificação sagra-se campeã nacional do escalão.

Na primeira jornada, agendada para 24 de Janeiro, os pupilos de José João recebem o SL Benfica, num sempre emocionante dérbi com o relvado do Estádio Aurélio Pereira como palco.

CALENDÁRIO COMPLETO DA FASE DE APURAMENTO DE CAMPEÃO:

1.ª jornada: SPORTING CP x SL Benfica (24/01/2026)
2.ª jornada: UD Leiria x SPORTING CP (31/01/2026)
3.ª jornada: SPORTING CP x FC Famalicão (07/02/2026)
4.ª jornada: SPORTING CP x Gil Vicente FC (21/02/2026)
5.ª jornada: GD Santa Clara x SPORTING CP (28/02/2026)
6.ª jornada: SPORTING CP x Rio Ave FC (07/03/2026)
7.ª jornada: FC Porto x SPORTING CP (14/03/2026)
8.ª jornada: SL Benfica x SPORTING CP (04/04/2026)
9.ª jornada: SPORTING CP x UD Leiria (11/04/2026)
10.ª jornada: FC Famalicão x SPORTING CP (18/04/2026)
11.ª jornada: Gil Vicente FC x SPORTING CP (25/04/2026)
12.ª jornada: SPORTING CP x GD Santa Clara (02/05/2026)
13.ª jornada: Rio Ave FC x SPORTING CP (09/05/2026)
14.ª jornada: SPORTING CP x FC Porto (18/05/2026)

Foto Isabel Silva

José João: "Gostei muito da maturidade da equipa"

Por Sporting CP
10 Jan, 2026

Miguel Almeida também reagiu ao apuramento para a fase de apuramento de campeão

Após a vitória por 2-0 frente ao Académico de Viseu FC, que garantiu o apuramento para a fase de apuramento de campeão, José João, treinador da equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal, destacou a maturidade demonstrada pelos jovens Leões ao longo do encontro.

"Gostei muito da maturidade que a equipa demonstrou. Tiveram a inteligência prática necessária para saber adequar as suas acções em função do que o jogo estava a dar. Entrámos bem, fizemos dois golos na primeira parte e podíamos ter feito mais um ou outro", começou por referir o técnico, em declarações à Sporting TV.

"No fundo, fica uma boa imagem desta geração de 2007/2008 do Sporting CP, já com dois jogadores também de 2009. Tivemos três gerações no jogo de hoje e é isso que nós queremos. Queremos estar sempre a competir para ter uma exigência superior. Vamos para a fase final, pensar jogo a jogo e dar uma boa resposta a cada encontro", completou José João, que assumiu o regresso à fase de apuramento de campeão como um dos grandes objectivos do grupo.

"É um objectivo intermédio cumprido, claro que sim. Agora queremos mais. Queremos chegar à fase final e fazer uma boa figura. E uma boa figura significa ganhar todos os jogos. Isto é mesmo o nosso ADN, ganhar e ser competitivo em todos os jogos. Sabemos o valor das equipas adversárias e o nível de exigência que existe numa fase final, mas vamos dar uma boa resposta a cada jogo", afirmou, mostrando ambição.

Num balanço mais alargado da primeira fase do Campeonato Nacional, o treinador destacou a gestão alargada do plantel e o enquadramento de vários jovens da geração - como Geovany Quenda, João Simões, Salvador Blopa ou Flávio Gonçalves - em contextos competitivos superiores.

"Este é o nosso modelo, um modelo centrado no jogador. Felizmente para nós e para o Sporting CP, esses jogadores já estão no contexto da equipa principal. É motivo de satisfação para toda a estrutura da nossa Academia", apontou, reforçando que o foco da formação verde e branca passa precisamente por projectar jovens atletas.

"É isso que fazemos diariamente, de forma muito dedicada, com os jogadores das gerações 2007 e 2008, para que cresçam e se tornem mais maduros. Esta fase final vai ser um processo de crescimento muito grande para eles, porque os jogos vão ser todos muito competitivos", garantiu.

A fechar, o técnico sublinhou ainda a importância da ligação entre os diferentes escalões competitivos do Clube. "Tivemos cerca de 25 jogadores com tempo de utilização na Liga Revelação e isso é excelente para o processo de desenvolvimento. Felizmente, no Sporting CP, todas as equipas estão nas fases finais dos campeonatos nacionais. É isso que queremos num clube como este: estar sempre em contextos de exigência superior", rematou.

Também Miguel Almeida, autor do primeiro golo do encontro, se mostrou satisfeito com o objectivo cumprido. "Trabalhámos muito durante a semana para poder chegar aqui e ganhar os três pontos. Era o que nós queríamos. Fizemos um bom jogo, conseguimos os três pontos e isso é o mais importante", afirmou o avançado, que terminou esta primeira fase como melhor marcador do campeonato.

Ainda assim, o camisola 9 preferiu valorizar o colectivo. "Correu bem, tenho trabalhado para isso e a equipa tem ajudado muito, mas o mais importante é a equipa jogar bem. Estamos na fase final e agora é continuar, porque o nosso trabalho ainda não acabou".

Com o início da fase decisiva já à porta, o capitão verde e branco reforçou a ambição do grupo. "As nossas perspectivas são sempre elevadas. Temos de acreditar em nós e no nosso trabalho diário. Vamos trabalhar muito para podermos ser campeões nacionais", concluiu.

Foto Isabel Silva

Sub-19 garantem presença na fase de apuramento de campeão

Por Sporting CP
10 Jan, 2026

Leões venceram o Académico de Viseu FC por 2-0

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu o Académico de Viseu FC por 2-0, em jogo a contar para a 18.ª e última jornada da Série Sul do Campeonato Nacional do escalão. Com este triunfo, os jovens Leões orientados por José João garantiram a passagem à fase de apuramento de campeão e terminaram a fase regular no terceiro lugar da classificação.

Numa primeira parte de claro domínio verde e branco, o Sporting CP mostrou vontade de resolver cedo o apuramento e inaugurou o marcador logo aos sete minutos.

Numa jogada construída desde trás, Atanásio Cunha descobriu Miguel Almeida na profundidade e lançou o avançado entre linhas com um passe de grande qualidade. Perante a saída do guarda-redes, Miguel Almeida contornou João Aparício e, já dentro da área pela direita, finalizou com classe para o 1-0.

O segundo golo surgiu aos 33 minutos. A pressionar alto, André Machado recuperou a bola numa zona adiantada do terreno e serviu Chris Grombahi. O extremo ganhou na linha, flectiu para dentro e, à entrada da área, rematou colocado para o 2-0.

No segundo tempo, os Leões geriram a vantagem com maturidade e continuaram a criar ocasiões para dilatar o marcador. Num encontro controlado do primeiro ao último minuto, o Sporting CP terminou com 18 remates contra apenas três do adversário, assegurando um apuramento justo frente à equipa com quem disputava directamente a qualificação.

Onze inicial do Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], André Machado, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Daniel Lopes, Paulo Simão, Chris Grombahi, Rafael Machado, Miguel Almeida [C], Diogo Martins e Duarte Tomás. Treinador: José João.

Foto Isabel Silva

Apuramento Leonino para a fase final decide-se na última jornada

Por Sporting CP
06 Jan, 2026

Sub-19 não capitalizaram segunda parte de superioridade numérica no dérbi (1-0)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting CP deslocou-se ao Seixal e perdeu com o SL Benfica por 1-0, esta terça-feira à noite, no jogo que fechou a 17.ª e penúltima jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Assim, os jovens Leões de José João não garantiram desde já a passagem à fase final, mas continuam com 26 pontos no terceiro lugar e só dependem de si, na derradeira partida, para terminar no top-4 de qualificação.

No Seixal, foram as águias – já apuradas - a dar o primeiro golpe no dérbi, o qual seria definitivo, apesar das incidências. Após uma recuperação de bola em zona alta e um primeiro remate de longe defendido, Anísio Cabral foi rápido a recolher a recarga e abriu o marcador.

Os juniores do Sporting CP, ainda assim, reagiram e apesar do equilíbrio no jogo até conseguiram fechar a primeira parte por cima (3-4 em remates enquadrados), embora sem marcar. No entanto, levaram um outro incentivo para o segundo tempo: aos 45+2’, o central Ricardo Neto tentou um ‘carrinho’ para impedir que Miguel Almeida se isolasse e acabou por fazer falta e ver o cartão vermelho directo.

Só que apesar da vantagem numérica e de o domínio verde e branco se ter acentuado na segunda parte, os jovens Leões terminaram o jogo sem superar a resistência encarnada e o 1-0 revelou-se definitivo.

Tudo se vai resumir, no que às contas do apuramento diz respeito, à última jornada, onde a equipa sub-19 do Sporting CP vai receber o Académico de Viseu FC (24 pontos), precisamente a formação que está fora dos quatro primeiros lugares, mas que ainda pode lá chegar.

‘Onze’ do Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], André Machado, Atanásio Cunha, Afonso Lee, Daniel Lopes, Paulo Simão, Rafael Camacho, Diogo Martins, Chris Grombahi, Sérgio Siza, Miguel Almeida [C]

Foto Isabel Silva

José João: "Queremos dar uma boa resposta"

Por Sporting CP
05 Jan, 2026

Olhos postos no dérbi de sub-19 no Seixal (terça-feira, 16h00)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting CP regressa à acção, esta terça-feira (16h00), com a visita a casa do SL Benfica para disputar o jogo que fecha a 17.ª e penúltima jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Por esta altura, as águias lideram a tabela com 30 pontos e os jovens Leões ocupam o terceiro lugar, com 26, sendo que ainda procuram garantir um dos quatro lugares de acesso à fase final. Uma vitória no Seixal pode fechar essas contas desde logo e, por isso, 2026 começa com decisões para a formação orientada por José João, que fez a antevisão da partida aos meios de comunicação Leoninos.

"Temos agora esta missão, estes dois jogos e sabemos da nossa responsabilidade. Queremos muito estar nos momentos competitivos de alto nível e, por isso, queremos passar à fase final. Dependemos só de nós, temos dois jogos para o fazer e vamos encará-los para ganhar, começando já pelo próximo jogo", garantiu.

"Queremos dar uma boa resposta. Vai ser um jogo extremamente competitivo e vamos estar preparados", atentou de imediato, antes de perspectivar a abordagem Leonina ao embate com o SL Benfica, sem dúvidas de que “vai ser um bom dérbi”.

"Olhamos muito para as nossas características e para o que temos de corrigir. Estamos num processo de formação e neste jogo vamos estar, com certeza, num patamar superior relativamente ao anterior [0-0 CD Santa Clara]. Sabemos que vamos encontrar um adversário que nos vai exigir outras coisas, mas assumimos a responsabilidade de ter a bola, assumir o jogo e ser uma equipa positiva e ambiciosa", detalhou o treinador José João, que realçou também o bom nível global da presente edição do Campeonato.

"Não há nenhum jogo fácil neste Campeonato e isso é bom para a evolução dos nossos jogadores. Neste momento, há cinco equipas a lutar para três lugares, está tudo em aberto, mas nós sabemos da nossa responsabilidade. Temos de fazer o nosso trabalho, ou seja, impor o nosso futebol e ganhar", sentenciou.

Também André Machado, lateral do Sporting CP, fez o lançamento deste primeiro encontro dos juniores no novo ano.

"A pausa natalícia foi boa para recarregar energias e agora temos os dois jogos mais importantes da nossa primeira fase, porque são os próximos e os decisivos para o nosso trajecto. São como duas finais e, fruto do nosso trabalho, dependemos apenas de nós", referiu o futebolista de 17 anos, que também espera uma versão melhorada da equipa comparativamente ao dérbi da primeira volta (derrota por 0-1).

"Crescemos como equipa e sabemos que temos qualidade para fazer melhor do que na primeira volta. Mais do que no adversário, temos de pensar mais em nós. Estamos unidos como uma família e essa é uma das 'chaves' para o sucesso", assegurou André Machado, deixando, por fim, uma mensagem de confiança aos adeptos: "Vamos dar tudo em cada duelo, lutar pelo símbolo que temos ao peito e honrar todos os Sportinguistas".

Páginas

Subscreva RSS - Juniores