Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Vitória garantida na primeira parte

Por Sporting CP
13 Set, 2025

Triunfo dos sub-19 frente ao CD Tondela por 2-0 com 'bis' de Miguel Almeida

A equipa sub-19 do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o CD Tondela, por 2-0, na sexta jornada da primeira fase série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Um triunfo consumado com uma boa primeira parte e dois golos do ponta-de-lança Miguel Almeida, aos 18’ e aos 41’, com assistências de Argyris e do reforço Sérgio Siza.

A formação Leonina orientada por José João Gomes teve o domínio da primeira parte, terminando a etapa inicial com 62 por cento de posse de bola contra 38 por cento da equipa beirã.

Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado, com o momento mais decisivo do jogo a ser uma grande penalidade defendida pelo guarda-redes Leonino, Alexandre Tverdohlebov, aos 61 minutos.

Com este triunfo, o Sporting CP passa agora a somar 12 pontos com seis jogos realizados.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Santiago Fernandes (Jakub Stasiak, 29'), Afonso Lee, João Rijo (Diego Coxi, 79'), Paulo Simão (Leonardo Tavares, 79'), Sérgio Siza, Argyris Christodoulou, Miguel Almeida [C], Frederico Gomes (Simão Soares, 66'), Martim Peixoto (Estefânio Rúben, 64')

Foto Isabel Silva

Regresso às vitórias

Por Sporting CP
30 Ago, 2025

Juniores conquistam três pontos em Torres Vedras

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o SCU Torreense por 0-2 na quinta jornada da série Sul do Campeonato Nacional, regressando assim aos triunfos.

Aos 23', André Machado assistiu Miguel Almeida com um grande passe longo e o avançado, na cara do guarda-redes, não desperdiçou.

Já no segundo tempo, aos 72' e na insistência após um pontapé de canto, Daniel Lopes cruzou para Paulo Simão finalizar com sucesso e fechar as contas em 0-2.

O Sporting CP vai, agora, receber o CD Tondela, mas só a meio de Setembro.

Onze inicial do Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Cristiano Palamarchuk [C], Diego Coxi, João Rijo, Paulo Simão, Sergio Siza, Argyris Christodoulou, Miguel Almeida, Frederico Gomes e Estefânio Rúben.

Foto Isabel Silva

Jogo dramático de ‘cambalhotas’ caiu para o FC Alverca

Por Sporting CP
24 Ago, 2025

Dois golos sofridos perto do fim deram a volta aos Leões (3-2)

De forma muito dura, a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu por 3-2 na visita ao FC Alverca, este domingo, no jogo que fechou a quarta jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Dois golos em dois minutos (70’ e 72’) dos jovens Leões deram a volta aos ribatejanos e deixaram os três pontos muito perto, mas um abnegado FC Alverca foi a tempo de fazer o mesmo e com golos aos 88' e 90' transformou o 1-2 a favor do Sporting CP num inesperado 3-2.  De repente, a formação verde e branca viu esfumar-se a terceira vitória seguida e a equipa da casa somou os seus primeiros pontos na prova.

Num jogo que seria de emoções fortes e incerteza total apenas na segunda parte, os 15 minutos iniciais foram muito divididos a meio-campo, mas foi o FC Alverca que começou a pôr em sentido os jovens Leões. Uma arrancada de Kevin só acabou com a bola a embater no poste e, minutos depois, o guardião Luka Petric foi obrigado a duas defesas apertadas para manter a baliza Leonina a zeros.

A seguir, os juniores do Sporting CP ainda melhoraram ligeiramente em posse, mas continuaram sem conseguir criar perigo junto da área adversária, o que só aconteceu já em cima do intervalo. Mas ao mesmo tempo que Estefânio Domingos dispôs de um cara-a-cara em que não conseguiu finalizar por baixo do guarda-redes, o conjunto da casa voltou a visar a baliza de Petric num par de ocasiões, acertando até outra vez no poste, desta vez num cruzamento-remate.

O nulo seguiu para a segunda parte, onde durou pouco, porque aos 51 minutos Ayase surgiu na cara do golo, não desperdiçou e adiantou o FC Alverca no marcador.

Os jovens Leões de José João quase responderam rapidamente, mas o potente remate rasteiro de Frederico Gomes foi travado pelo guardião Bernardo Correia, que também levou a melhor na recarga. Algo que, na outra baliza, Luka Petric também foi obrigado a fazer num ameaçador contra-ataque dos ribatejanos, sempre prontos a aproveitar o espaço deixado pelo Sporting CP.

Mas o risco assumido, com a equipa verde e branca cada vez mais balanceada para o ataque, teve os seus frutos – em dose dupla – para fazer a reviravolta a partir dos 70 minutos. Primeiro, um cruzamento encontrou um fantástico cabeceamento de Miguel Almeida para o empate e, nem dois minutos depois, o capitão e central Cristiano Palamarchuck ‘caçou’ uma bola perdida na área e finalizou de forma certeira para o 1-2 que virou o resultado a favor dos jovens Leões.

O mais difícil estava feito num ‘abrir e fechar de olhos’, no entanto a partida estava longe de estar decidida, precipitando-se para um final dramático. O FC Alverca acreditou que ainda poderia arrancar os primeiros pontos no Campeonato e assim foi, e não se ficou apenas pelo empate.

Aos 88’, Ferreirinha castigou o Sporting CP pelo espaço deixado e atirou cruzado para o 2-2 e de repente, apenas dois minutos volvidos, Dinis foi oportuno na área e cabeceou para o 3-2 da reviravolta e da surpreendente vitória local.

Assim, é com os mesmos seis pontos somados que a equipa sub-19 do Sporting CP parte para a próxima jornada, novamente fora de casa, tendo pela frente o SCU Torreense.

‘Onze’ do Sporting CP: Luka Petric [GR], André Machado, Cristiano Palamarchuck [C], Jakub Stasiak, Duarte Rosa, Paulo Simão, Sandro Gamboa, Simão Soares, Frederico Gomes, Estefânio Domingos, Miguel Almeida

Foto Isabel Silva

Leões somam o segundo triunfo consecutivo

Por Sporting CP
19 Ago, 2025

Juniores venceram o CD Mafra por 2-1

A equipa de sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, na tarde desta terça-feira, o CD Mafra por 2-1, em encontro a contar para a 3.ª jornada do Campeonato Nacional do escalão. Foi o segundo triunfo consecutivo dos jovens Leões, que assim somam já seis pontos nas três primeiras rondas da prova.

Depois do triunfo frente ao CF “Os Belenenses”, também em Alcochete, José João promoveu três alterações no onze inicial com que os verdes e brancos – equipados de negro – subiram ao relvado do Estádio Aurélio Pereira, lançando o guardião Luka Petric, o central Santiago Fernandes e o médio Sérgio Siza a jogo.

O Sporting CP entrou mais dominante e assumiu o controlo da posse de bola, aproximando-se com frequência da baliza defendida por André Coelho, ainda que sem transformar essa superioridade em ocasiões claras de golo. Já o CD Mafra, fiel a uma estratégia assente nas transições rápidas, tentou surpreender a defensiva Leonina, mas bateu-se sempre contra uma linha recuada bem organizada e atenta.

Aos 15 minutos, surgiu o primeiro contratempo para os jovens Leões: Brandão Baptista, internacional sub-17 português que cumpre a oitava época ao serviço do Clube, saiu lesionado, cedendo lugar a Frederico Gomes.

A saída do médio não afectou a dinâmica da equipa, que manteve a iniciativa em busca do golo inaugural. Aos 22 minutos, Duarte Rosa cobrou com precisão um livre directo conquistado precisamente por Frederico Gomes, mas o remate saiu ligeiramente por cima da trave da baliza mafrense.

O que se seguiu foram três minutos de pura emoção. Aos 23’, Santiago Malaquias, já advertido momentos antes, teve uma abordagem imprudente na grande área e empurrou Miguel Almeida. O árbitro não hesitou: segundo cartão amarelo e expulsão, deixando o CD Mafra reduzido a dez jogadores.

Na cobrança da grande penalidade, o próprio Miguel Almeida assumiu a responsabilidade. Com frieza, atirou certeiro da marca dos 11 metros e inaugurou o marcador no Estádio Aurélio Pereira, assinando o seu segundo golo da temporada.

Mas a resposta não tardou. Apesar da inferioridade numérica e do golo sofrido, o CD Mafra não se deixou abalar e, aos 26’, após uma boa jogada de insistência, conquistou também uma grande penalidade. Alassana Baldê não vacilou e converteu sem hipótese para Luka Petric, restabelecendo a igualdade no marcador.

O ritmo de jogo abrandou, mas não a intensidade dos Leões, que continuaram a controlar as incidências e a procurar o golo. E porque, como diz o ditado, o azar de uns é a sorte de outros, Frederico Gomes tratou de o confirmar com um momento de inspiração.

Aos 36 minutos, o guineense – que, recorde-se, foi lançado cedo no encontro devido à lesão de Brandão Baptista – assumiu o protagonismo, entrou na área com determinação, deixou três adversários pelo caminho e, com um remate preciso, colocou a bola no fundo das redes. Um gesto técnico notável que devolveu a vantagem ao Sporting CP e fez levantar os muitos adeptos presentes no Estádio Aurélio Pereira.

Num jogo bem disputado, apesar das incidências, o CD Mafra foi mostrando grande bravura e, aos 42 minutos, voltou a criar perigo. Na sequência de um livre directo, Santiago Serra atirou com qualidade, mas esbarrou num Luka Petric em grande plano, a voar para negar o 2-2 à formação visitante.

Até ao intervalo, os Leões mantiveram a toada ofensiva, mas o marcador permaneceu inalterado até ao apito do árbitro. Já no regresso das cabines, José João promoveu mais uma alteração, lançando Diego Coxi para o lugar de Duarte Rosa, uma troca directa no corredor esquerdo.

O primeiro lance de grande perigo da segunda parte aconteceria no flanco oposto e teve como protagonistas dois jogadores já em destaque: Frederico Gomes, uma flecha pela direita, cruzou rasteiro para Miguel Almeida, que esteve muito perto de bisar na partida, mas atirou ao lado da baliza adversária.

Aos 56 minutos, Simão Soares recebeu de forma exímia, de costas para a baliza e já à entrada da área, e serviu na perfeição o colombiano Sérgio Siza, que rematou com potência, mas a centímetros do poste direito defendido por André Coelho. Mais um aviso dos Leões, que entraram na segunda parte determinados a desferir a ‘machadada’ definitiva nas aspirações do CD Mafra.

Logo a seguir, contudo, foi Luka Petric quem respondeu a uma ofensiva da equipa adversária com uma defesa a dois tempos, e o conjunto mafrense foi ganhando algum fulgor. Sentindo a necessidade de refrescar a equipa, José João voltou a mexer no tabuleiro e lançou Ansumane Júnior aos 68 minutos, para o lugar de Argyris Christodoulou.

Ainda assim, o CD Mafra continuou a causar dificuldades ao Sporting CP. Aos 70 minutos, e apesar da inferioridade numérica, os homens da frente construíram um lance colectivo que obrigou o guardião sérvio Leonino a uma intervenção decisiva com o pé, já em cima da linha de golo, negando novamente o empate.

Aos 78 minutos, nova contrariedade para os verdes e brancos, forçados a mais uma substituição: Santiago Fernandes saiu lesionado, dando lugar a Rodrigo Quintiães, numa dupla alteração que incluiu também a entrada de Paulo Simão para o lugar de Sérgio Siza.

Nos últimos dez minutos da partida, e com o relógio a avançar impiedoso, o CD Mafra voltou a rondar a baliza de Luka Petric, mas o livre batido por Adamo Júnior esbarrou na barreira verde e branca. Já do outro lado, e aproveitando o embalo ofensivo dos visitantes, que procuravam desesperadamente a igualdade, Ansumane Júnior ganhou espaço para rematar, mas a bola saiu ligeiramente desenquadrada.

O resultado, construído ainda na primeira parte, já não se alteraria, e o Sporting CP acabaria por somar uma vitória suada antes da primeira deslocação da época. Segue-se agora a visita ao Ribatejo, onde, no próximo domingo, os juniores defrontam o FC Alverca a partir das 18h30.

Sporting CP: Luka Petric [GR], André Machado, Santiago Fernandes (Rodrigo Quintiães, 78’), Jakub Stasiak, Duarte Rosa, Sandro Gambôa, Brandão Baptista (Frederico Gomes, 15’), Simão Soares [C], Miguel Almeida, Argyris Christodoulou (Ansumane Júnior, 68’) e Sérgio Siza (Paulo Simão, 78’). Treinador: José João. Disciplina: Duarte Rosa (42’), Miguel Almeida (76’), Sandro Gambôa (82’), Luka Petric (85’) e Frederico Gomes (87’).

Foto Isabel Silva

José João: "Fica a imagem de uma equipa que está a crescer"

Por Sporting CP
15 Ago, 2025

Reacção do técnico e de Duarte Rosa à vitória em sub-19

Após a primeira vitória na nova época (1-0 frente ao CF 'Os Belenenses'), José João, treinador da equipa sub-19 de futebol do Sporting CP, fez o rescaldo da partida em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

"Há situações que são inegociáveis, como a atitude competitiva, a vontade e a determinação, e o que se pôde ver hoje da nossa equipa foi muito isso. Não tivemos o brilhantismo com bola que gosto, e vamos à procura disso, mas a base esteve lá", começou por destacar, considerando que este foi um jogo "oscilante".

"Começamos muito bem, depois o CF 'Os Belenenses' equilibra o jogo, mas já no fim da primeira parte voltamos a estar por cima, com dinâmicas nos corredores e o golo nasce a partir daí. Creio que já se justificava. Na segunda parte pedimos para manter o nível de intensidade, mas houve pouco 'jogo jogado', muitas quebras, o que também faz parte do início do Campeonato", resumiu o técnico, fazendo questão de realçar que "fica a imagem de uma equipa que está a crescer".

E uma prova disso, considerou José João, foi também a forma como os jovens Leões lidaram com a expulsão do capitão Cristiano Palamarchuk na recta final do jogo. "Treinamos isto e vai sempre à parte da superação, entrega e entreajuda da equipa. Estivemos fantásticos nesse aspecto, portanto muito feliz pelo crescimento em termos de atitude competitiva".

Já quanto à margem de melhoria naturalmente ainda existente, o treinador dos juniores apontou que falta "trabalhar mais para ter mais qualidade com bola".

De seguida, Duarte Rosa também abordou o triunfo caseiro, no qual apontou o golo da vitória e, ao mesmo tempo, o seu primeiro de Leão ao peito. "É um sentimento inexplicável e espero que seja o primeiro de muitos", referiu antes de fazer a leitura do encontro.

"Sabíamos que ia ser um jogo difícil e queríamos dar uma resposta ao jogo anterior. Entramos bem, depois o adversário conseguiu reequilibrar, mas no fim da primeira parte consegui fazer o golo. Estou feliz por ajudar a equipa, mas o mais importante foram os três pontos e o compromisso que tivemos do primeiro ao último minuto", destacou o jovem lateral esquerdo, acrescentando: "É esta mentalidade que queremos até ao fim do Campeonato".

Foto Isabel Silva

Sub-19 arrancam primeira vitória em 2025/2026

Por Sporting CP
15 Ago, 2025

Leões souberam marcar e resistir diante do CF “Os Belenenses” (1-0)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o CF “Os” Belenenses por 1-0, esta sexta-feira de manhã, no jogo relativo à 11.ª ronda – houve inversão da jornada – da série Sul do Campeonato Nacional do escalão. Um golo solitário de Duarte Rosa - a fechar a primeira parte - acabou por valer os primeiros três pontos na prova a uma formação verde e branca que ainda teve de lidar com uma expulsão na recta final.

E desde bem cedo que os jovens Leões de José João se mostraram apostados em dar uma resposta após o desaire inaugural (2-3 UD Leiria) em 2025/2026 e só não entraram a ganhar porque apareceu um corte decisivo de David Sá que negou um golo muito madrugador – nos primeiros 30 segundos – a Duarte Rosa. O dinâmico lateral esquerdo verde e branco, pouco depois, ainda voltou a tentar a sua sorte, mas nem um desvio na trajectória da bola traiu com sucesso o guarda-redes Bruno Dias.

O ascendente protagonizado pelos juniores do Sporting CP continuou, mas apesar do total controlo – sem permitir grandes chances aos azuis – na primeira parte, também sentiram mais dificuldades para visar a baliza adversária. Mas quando o voltaram a fazer foi com pontaria máxima e já em cima do minuto 45, de novo com Duarte Rosa - o elemento mais perigoso até então - como figura principal.

Novamente a somar-se ao ataque pelo corredor esquerdo, o lateral canhoto foi servido na perfeição por Estefânio Domingos e, só com o guardião pela frente, atirou em força para o fundo das redes. Golo ao cair do pano do primeiro tempo e os jovens Leões foram em vantagem para a segunda parte deste dérbi lisboeta.

A seguir foi a vez de o CF “Os Belenenses” crescer no jogo para reentrar na discussão e Alexandre Tverdohlebov e a sua linha defensiva começaram a ser chamados ao serviço logo nos primeiros instantes do reatamento e responderam com sucesso.

Do outro lado, já refrescado com as entradas de João Rodrigues e Sérgio Siza (reforço em estreia), o conjunto verde e branco reagiu e teve em Simão Soares e Miguel Almeida, ambos na área, promissoras ocasiões de golo, embora sem efeitos práticos – a primeira bloqueada no momento certo e a segunda, de cabeça, saiu ligeiramente ao lado.

E para lá da incerteza da margem mínima no marcador, os juniores Leoninos ainda tiveram de encarar os últimos dez minutos reduzidos a dez unidades, por expulsão de Cristiano Palamarchuk (81’) devido a acumulação de amarelos. Uma adversidade com a qual souberam lidar sem sobressaltos de maior e, ainda assim, até criaram a melhor situação para marcar, mas acabou por prevalecer o 1-0.

Alcançada a primeira vitória da época – ao segundo jogo – a equipa sub-19 do Sporting CP parte para mais uma jornada em casa, marcada já para terça-feira (17h00), frente ao CD Mafra.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Cristiano Palamarchuk [C], Jakub Stasiak, Duarte Rosa (João Rodrigues, 66’), Sandro Gamboa (Paulo Simão, 73’), Simão Soares, Argyris Christodoulou (Ansumane Júnior, 84’), Brandão Baptista (Sérgio Siza ,66’), Estefânio Domingos (Santiago Fernandes, 84’), Miguel Almeida

Foto Isabel Silva

Sub-19 visitaram Leões do futsal no Multidesportivo

Por Sporting CP
14 Ago, 2025

Partilha de conhecimento entre a quadra e o relvado

Com a preparação da época 2025/2026 em mente, a fase de trabalho do futsal já está em marcha com treinos diários às ordens de Nuno Dias. A sessão desta quarta-feira, no entanto, teve uma visita especial: a equipa sub-19 de futebol do Sporting CP, liderada pelo treinador José João, deslocou-se ao Multidesportivo do Estádio José Alvalade para assistir ao treino e, no final, trocar ideias e reflexões sobre os pontos de contacto que unem as duas modalidades em termos técnicos mas também mentais.

Um momento de partilha que deixou Nuno Dias "orgulhoso e satisfeito", mas em que todos ganham, salientou em declarações à Sporting TV, detalhando algumas das vertentes transversais abordadas. "É sinal de que algo de bem estamos a fazer e que dentro do Clube se reconhece, mas acima de tudo entendemos que todos temos a aprender uns com os outros. Não só a nível técnico-táctico, mas a também na gestão do treino, na liderança, comunicação", sublinhou, acrescentando: "São iniciativas que só trazem coisas boas e que sejam para repetir, porque aprendemos todos".

À frente de uma das modalidades mais vencedoras do Clube, Nuno Dias realçou que a mentalidade vencedora que caracteriza a sua equipa "conquista-se, em primeiro lugar, no treino", e foi isso que os juniores Leoninos puderam observar em primeira mão. "É o que nos vai dar frutos no jogo e nas finais. A maneira como competimos no treino é uma boa maneira de lhes mostrar que só treinando nestes limites é que se consegue atingir as prestações que já atingimos", destacou o titulado treinador, sem esquecer a importância transversal da formação na filosofia do Sporting CP.

"São uns privilegiados porque estão num clube que, em todas as modalidades, aposta na formação, e foi por aí que comecei a falar com eles. Têm de agarrar as oportunidades, porque vão surgir. Felizmente temos conseguido isso no futsal e eles só têm a lucrar com esses exemplos", lembrou.

Por seu turno, José João, treinador principal da equipa juniores, enalteceu a “exigência” que caracteriza os Leões do futsal, e a oportunidade única de poder ver isso na primeira pessoa. 

"É uma equipa profissional a trabalhar ao mais alto nível e com os níveis de exigência que forçosamente têm de estar no seu dia-a-dia", considerou, além de atentar nas "muitas coisas similares" que unem as duas modalidades e que, neste caso, podem ser aproveitadas do futsal para o futebol de 11, sobretudo em termos de "centros do jogo, em atitude competitiva para não desligar quando a bola sai para esquemas tácticos, a intensidade e situações comportamentais de profissionalismo", elencou. 

"Muita intensidade, superação e espírito colectivo" foram, também, os aspectos que mais 'saltaram' à vista de Simão Soares, capitão dos sub-19. "Foi uma experiência muito interessante, porque trata-se de uma equipa muito vencedora e que nos inspira", referiu o médio de 17 anos.

Além disso, não escondeu também que ver jogadores da 'casa' como Zicky Té, os irmãos Paçó, Diogo Santos ou o experiente João Matos a brilharem entre a elite torna-se uma mensagem de confiança também para si e para os seus colegas, que ambicionam o mesmo, mas nos relvados. "O Sporting CP dá-nos tudo e, tal como eles, nós também queremos chegar à nossa equipa principal. É para realizar esse sonho que trabalhamos diariamente", apontou.

Para lá do mesmo símbolo ao peito e das duas balizas e da bola que uns e outros usam – salvaguardadas as diferenças de tamanho – os Leões do futsal e do futebol de formação mostraram que também a aprendizagem pode ser partilhada.

 

Foto Isabel Silva

Mauro Miguel: "Se não retiramos pontos, temos de retirar aprendizagens"

Por Sporting CP
09 Ago, 2025

Juniores derrotados contra a UD Leiria

No final da derrota (2-3) da equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal na recepção à UD Leiria, Mauro Miguel reagiu em declarações aos meios de comunicação Leoninos na zona de entrevistas rápidas.

"Saímos do jogo insatisfeitos com o resultado e com o nosso desempenho na primeira parte. Tanto a nossa equipa como a da UD Leiria entraram com um ritmo alto e estávamos com mais bola e mais remates, mas o adversário foi mais eficaz e fez dois golos em duas oportunidades. Ao intervalo, procurámos mudar a atitude competitiva. Queríamos entrar na segunda parte com mais vida e foi o que aconteceu. Foi uma boa segunda parte, fizemos dois golos, mas não foi suficiente. (...) Se não retiramos pontos deste jogo, temos de retirar aprendizagens que temos de levar para a frente", disse no Estádio Aurélio Pereira.

Para o treinador verde e branco, a resposta física dos seus jogadores foi um dos pontos mais positivos da tarde de sábado: "A nossa pré-época teve cinco semanas e foi visível que conseguimos manter o nível alto de intensidade nas duas partes. Ficamos satisfeitos nessa perspectiva, mas há coisas em que temos de continuar a trabalhar. Temos um caminho longo pela frente".

Miguel Almeida, autor de um dos golos do Sporting CP, também esteve na zona de entrevistas rápidas: "Entrámos com tudo. Queríamos a vitória e os três pontos, tivemos algumas oportunidades na primeira parte, incluindo uma bola à trave. A UD Leiria fez dois remates e dois golos. Ao intervalo, pediram-nos para sermos mais agressivos e mudarmos a nossa mentalidade. Entrámos com tudo, tentámos mexer o jogo, tivemos oportunidades. Fizemos um golo, a UD Leiria foi lá mais uma vez e voltou a aumentar o resultado. Ainda conseguimos reduzir de penálti, mas não chegámos ao resultado que queríamos. Resposta a nível físico? Foi um jogo muito intenso, mas a equipa estava pronta. Fizemos uma boa pré-época e vamos dar uma boa resposta no próximo jogo porque esta não é a imagem que queremos dar aos Sócios e adeptos do Clube".

Foto Isabel Silva

Início com o pé esquerdo

Por Sporting CP
09 Ago, 2025

Sub-19 perdem primeiro jogo do Campeonato

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 2-3 com a UD Leiria na primeira jornada da série Sul do Campeonato Nacional.

Na abertura oficial da temporada, e depois de um minuto de silêncio em homenagem a Jorge Costa, os Leões entraram bem em campo e começaram a ameaçar por intermédio de Frederico Gomes e Miguel Almeida. As 14', Estefânio Rúben podia ter feito melhor, mas atirou por cima.

Quando nada o fazia prever, a UD Leiria fez o 0-1 aos 19' com golo de Emanuel António, o que arrefeceu os ânimos do emblema de Alvalade. Muito dominador até esse momento, o Sporting CP abrandou claramente com o tento sofrido.

O jogo ficou mais desinteressante e sem grandes oportunidades, com essa toada a ser quebrada já durante o tempo adicional, quando André Machado, do meio da rua, disparou uma 'bomba' que acertou em cheio na trave.

No entanto, e logo a seguir, a UD Leiria conseguiu voltar a surpreender e Emanuel António bisou, deixando o marcador ao intervalo em 0-2.

A equipa técnica operou três alterações para o segundo tempo (Diego Coxi, Leonardo Tavares e Frederico Gomes deram lugar a Duarte Rosa, Paulo Simão e Brandão Baptista) e o regresso dos balneários foi muito forte.

Logo aos 52', Miguel Almeida apareceu na cara do guarda-redes e atirou ligeiramente ao lado. Motivado, o Sporting CP reduziu de seguida, com Simão Soares a finalizar com qualidade para o 1-2.

Miguel Almeida, por duas vezes, ficou muito perto do golo, com o primeiro cabeceamento a sair ao lado num canto e, no minuto seguinte, o forte remate a encontrar a boa defesa de Guilherme Simões.

Contudo, e mais uma vez de forma completamente inesperada, a UD Leiria voltou a marcar, desta feita por Elijah Maitland, para fazer o 1-3.

Argyris Christodoulou e José Mendes, um de cada vez, substituíram João Rodrigues e Simão Soares, respectivamente, e Miguel Almeida ficou ainda mais perto de facturar aos 76': na resposta a um excelente cruzamento de Brandão Baptista, atirou de cabeça para um adversário cortar com a perna em cima da linha.

Aos 83', uma mão na bola da UD Leiria deu um pontapé de penálti ao Sporting CP, com Miguel Almeida a não desperdiçar e a reduzir para 2-3.

A esperança e impedir a derrota aumentou, naturalmente, e o Sporting CP foi à procura do empate, mas não foi capaz e o 2-3 prevaleceu.

Os jovens Leões vão, agora, receber o CF "Os Belenenses".

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Santiago Fernandes, Cristiano Palamarchuk, Diego Coxi (Duarte Rosa, 45'), Leonardo Tavares (Paulo Simão, 45'), Frederico Gomes (Brandão Baptista, 45'), João Rodrigues [C] (Argyris Christodoulou, 66'), Miguel Almeida, Simão Soares (José Mendes, 75') e Estefânio Domingos.

Foto João Pedro Morais

Mauro Miguel: "Lutar pelos três pontos para entrar com o pé direito"

Por Sporting CP
08 Ago, 2025

Sub-19 recebem UD Leiria na jornada inaugural

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal prepara-se para arrancar oficialmente a nova temporada, este sábado, enfrentando a UD Leiria na primeira jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão. A partida tem início marcado para as 17h00, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

A pré-época está feita e o balanço é positivo, garantiu Mauro Miguel, treinador dos juniores Leoninos. 

"Foi importante para ter tempo para trabalhar com os jogadores fora do ambiente competitivo. Tivemos quatro jogos-treino contra equipas de escalões superiores que nos permitiram desafios diferentes e também demos ênfase ao entrosamento da equipa", resumiu, acrescentando: "Sentimos crescimento da equipa durante este período e agora queremos mostrar isso no jogo de sábado".

Frisando que "a primeira jornada é sempre um momento de expectativa", Mauro Miguel prometeu uma "equipa 'à Sporting CP'" preparada para "lutar pelos três pontos para entrar com o pé direito".

"Temos de pensar que vai ser o primeiro jogo de um Campeonato bastante exigente e longo. Será, também, um desafio superior relativamente aos jogadores que no ano passado estavam nos sub-17", lembrou, antes de perspectivar o encontro: "[A UD Leiria] Conseguiu no ano passado a subida a esta I Divisão, tem um conjunto de jogadores que transita e esperamos, sobretudo, uma equipa a procurar mais o nosso erro, embora o nosso foco está na nossa ideia de jogo".

Depois, lançando um primeiro olhar mais geral sobre a nova temporada, o técnico dos sub-19 traçou os objectivos a cumprir, tanto a nível competitivo como evolutivo. "Qualquer equipa do Sporting CP entra para ser vencedora em todos os jogos. Vamos fazer tudo para isso, mas também queremos ver a equipa a crescer semanalmente, com um jogo cada vez mais organizado e de maior qualidade", detalhou, acrescentando: "Queremos potenciar os jogadores, desafiando-os em diferentes competições. Todas essas etapas que possam percorrer serão desafios que os vão ajudar a crescer".

O defesa-central ⁠Cristiano Palamarchuk, de 18 anos, também fez a antevisão do encontro, realçando a preparação feita ao longo das últimas semanas de pré-época. 

"A equipa está focada, tivemos vários desafios, fomos consistentes e rigorosos e acho que conseguimos preparar-nos para o que vamos ter pela frente. Queremos melhorar com o passar do tempo e ganhar o Campeonato", traçou, embora ciente "da dificuldade do escalão". "É uma prova longa e com muitos desafios, por isso teremos de estar focados e com disciplina também no chamado 'trabalho invisível', como a alimentação e o sono", lembrou.

Já com a mira pontada à UD Leiria, Cristiano Palamarchuk destacou a "muita vontade" dos jovens Leões em "voltar a jogar". "Estamos mais focados em nós e no que podemos fazer e acho que vai correr bem. Queremos mostrar aos adeptos tudo o que preparamos na pré-época", finalizou o defesa.

Páginas

Subscreva RSS - Juniores