Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Andebol

Foto José Cruz

Liderança depois de decorado o alfabeto

Por Jornal Sporting
13 Dez, 2017

Sporting CP venceu o ABC por 33-25 na 16.ª jornada do campeonato e alcançou o primeiro lugar da classificação

O ABC entrou mais assertivo na partida da 16.ª jornada do Campeonato Nacional, chegando à vantagem por 4-2 nos minutos iniciais. Seria um golo de Pedro Portela (13’) a embalar o Sporting CP para um triunfo importante frente aos orientados de Jorge Rito – já que além de permitir aos campeões nacionais ascenderem à liderança da tabela classificativa, quebrou-se um ‘enguiço’ de três encontros sem vencer a formação nortenha.

Na frente do marcador, os verdes e brancos não mais se deixaram ultrapassar, tendo no ‘poder de fogo’ de Frankis Carol e de Edmilson Araújo a sua principal arma para visar as redes de Humberto Gomes. Tiago Rocha voltou a estar bem no jogo de pivô, apontando cinco golos só na primeira parte. Ao intervalo, o Sporting CP vencia por 15-12, sem que o resultado merecesse qualquer tipo de contestação – destaque para as saídas rápidas e para a organização defensiva apresentadas no Pavilhão Flávio Sá Leite, um campo sempre difícil para os visitantes.

A resposta do adversário surgiu à entrada da etapa complementar, conseguindo igualar os leões em poucos minutos, numa altura em que o ataque do Sporting somou vários erros. O ‘fosso’ começou a ser construído a partir do 23-22 (Pedro Valdés), momento que parece ter ‘acordado’ a organização leonina. Para tal, muito contribuiu a classe de Carlos Ruesga, o ‘cérebro da equipa’. Apesar dos time-outs pedidos pelo técnico do ABC, o conjunto da casa viu os verdes e brancos escaparem no placard até ao final do desafio, que terminou com a 11.ª vitória consecutiva dos pupilos de Hugo Canela por 33-25. 

Foto José Cruz

"Estamos altamente motivados"

Por Jornal Sporting
12 Dez, 2017

Hugo Canela lança a deslocação a Braga para defrontar o ABC e aponta as qualidades do adversário

O treinador da equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal, Hugo Canela, fez a antevisão do encontro de desta quarta-feira, frente ao ABC, relativo à 16.ª jornada do Campeonato Nacional.

"É uma viagem bastante difícil. O ABC é um adversário que muita gente acaba por menosprezar um pouco devido ao momento financeiro que atravessa. É um clube que está a reetruturar-se e que por isso talvez não esteja tão forte, mas a verdade é que isso não se tem verificado. Tem-se visto que têm jogadores com qualidade, que já jogaram em grandes clubes e que estão habituados a estes encontros. Querem muito fazer as coisas bem, para além de terem um público que percebe de andebol e que em termos de pressão sabem bem quando o devem fazer e isso cria um ambiente espectacular. Estamos altamente motivados e queremos muito mostrar que somos capazes de fazer bem as coisas". 

Foto José Cruz

"Vamos à luta com tudo o que temos"

Por Jornal Sporting
11 Dez, 2017

Carlos Carneiro lança a deslocação a Braga, na qual os leões vão defrontar, esta quarta-feira, o ABC

O capitão de equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal, Carlos Carneiro, admitiu que jogar com o ABC no pavilhão Flávio Sá Leite não é tarefa fácil. Ainda assim, os leões têm tudo para poder sair vencedores do encontro referente à 16.ª jornada da principal competição nacional.

"Estamos a contar com um jogo de grande dificuldade, aliás o ABC teve bons resultados nos confrontos que teve com as equipas teoricamente mais fortes. É um pavilhão tradicionalmente difícil, sempre cheio de gente. Vêm de uma derrota no último jogo em casa e deverá querer rectificar com a motivação que jogar frente ao Sporting CP significa. Apesar de tudo, estamos cientes que se fizermos o que treinamos e colocarmos em prática a nossa qualidade, saímos com uma vitória", começou por contar.

A liderança é uma posição da qual a formação leonina não quer abdicar. "Estamos no lugar que queremos, em primeiro, e assim vamos querer manter-nos. Esta época ainda não vencemos o ABC, pelo que poderemos usar isso como motivação extra. Vamos para a luta com tudo o que temos, com cabeça. Surpresas? São equipas que se conhecem muito bem, jogadores que já jogaram muitas vezes uns contra os outros e até na mesma equipa. Estes jogos são definidos por pequenos detalhes e esperemos que não necessitemos desses pormenores. Em determinados momentos, algumas estratégias ou tácticas ensaiadas podem fazer diferença. Normalmente, a equipa que cometer menos erros, sairá vencedora", rematou.

Foto José Cruz

"Vitória clara num jogo muito mastigado"

Por Jornal Sporting
09 Dez, 2017

Hugo Canela não deixou de referir a diferença entre as duas equipas, algo que Cláudio Pedroso sublinhou pela dignidade do resultado

O treinador da equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal, Hugo Canela, comentou as incidências da vitória (39-24) frente ao Xico Andebol, no Pavilhão Rocha.

"Vitória clara num jogo chato, muito lento. Acabou por ser normal uma vez que o Xico não tem as mesmas armas que o Sporting CP. No andebol não gostamos muito deste tipo de jogos, mas o resultado foi bem conseguido, fizemos o nosso trabalho e só é pena a qualidade de jogo não ter correspondido por ter sido muito mastigado. Fomos muito sérios e respeitámos muito o adversário. Menos jogos? Mesmo sem Liga dos Campeões continuamos a jogar quarta e sábado [domingo, para a Taça de Potugal] durante mais algum tempo. Próxima jornada defrontamos o ABC, candidato ao título, sempre muito difícil, pelo que continuamos num ritmo frenético, mas estamos numa boa fase, com muita gente a recuperar, como é o caso do Cláudio".

Precisamente de regresso à competição, o lateral português acrescentou: "O desejo já era enorme, depois deste tempo todo. Sempre que vinha cá, tinha imensa vontade de ajudar os meus companheiros e agora foi possível. Encarámos o jogo de forma séria, do princípio ao fim e o objectivo era ganhar pelo máximo número de golos possível. Felizmente que isso foi conseguido e isso foi digno do nosso trabalho", rematou Cláudio Pedroso.

Foto José Cruz

Xico não criou problemas

Por Jornal Sporting
09 Dez, 2017

15 golos de diferença na vitória frente ao emblema vimaranense, num jogo sem história

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, ao final desta tarde de sábado, o Xico Andebol, no Pavilhão João Rocha, por 39-24.

15 golos de diferença que espelham bem o domínio absoluto dos leões na partida, marcada pelo regresso de Cáudio Pedroso à competição, depois de dois meses de ausência devido a lesão. Aliás, o lateral português entrou mesmo no sete inicial escolhido por Hugo Canela, que ainda chegou a estar a perder 2-3 nos momentos iniciais do encontro, mas rapidamente equilibraram as forças e passaram para a frente do marcador (6-3; 8-5; 12-7), construindo depois uma vantagem que já se cifrava nos 18-10 na pausa para o intervalo.

Jogado num ritmo mais baixo do que aquilo a que a equipa leonina poderia estar habituada, o encontro acabou por não apresentar quaisquer tipos de problemas para a equipa da casa, que só teve de ir gerindo a vantagem. Os oito golos com que tinham começado o segundo tempo mantiveram-se durante quase metade da etapa complementar, que chegou a ser de 10 (26-16) precisamente a meio do último período. Voltou a cair para os oito, mas com a entrada de Francisco Tavares, o encontro tornou-se mais dinâmico, com o extremo a imprimir mais velocidade no jogo.

Aproveitando várias ocasiões em que o Xico Andebol jogou com o seu guarda-redes fora de posição, a diferença foi-se ampliando com toda a naturalidade (30-20; 35-20; 37-21) até ao resultado final: 39-24.

Na próxima ronda, a 16.ª, que realiza-se na quarta-feira (13/12), o Sporting CP visita o terreno do ABC, em Braga.

"Em teoria somos favoritos"

Por Jornal Sporting
08 Dez, 2017

Hugo Canela não rejeitou o rótulo de favorito para o encontro com o Xico Andebol, mas explicou que só se respeita o adversário quando se dá tudo

Depois de derrotar o Fafe de forma tranquila, a equipa de andebol do Sporting CP vai disputar, no sábado às 18h, a 15.ª jornada do Campeonato Nacional contra o Xico Andebol, no que será o regresso ao Pavilhão João Rocha a contar para a competição nacional. Hugo Canela, treinador dos leões, falou do bom momento que a sua equipa atravessa e não negou o favoritismo para este encontro.

"As coisas estão a correr-nos bem, estamos numa boa fase. Terminámos uma competição muito importante para nós, estamos com bom ritmo e finalmente com toda a gente disponível para jogar, pelo que estamos numa boa fase. Neste jogo em teoria somos favoritos. Vamos jogar em casa e fazer o nosso trabalho o melhor possível, de forma muito séria, sempre respeitando o Xico Andebol, e se possível dando minutos a alguns jogadores que estão a regressar", revelou o técnico português.

Tanto o Sporting CP como o Xico Andebol já se viram envolvidos em várias partidas com resultados bastante desiquilibrados e, para Hugo Canela, esse facto está relacionado com a postura das equipas grandes na partida. A sua, garante, respeita sempre o adversário... e só por isso goleia. "Nós respeitamos muito os nossos adversários. Às vezes os números expressivos acontecem por isso mesmo, porque nós damos o nosso máximo, não estivemos a brincar nem a gozar com ninguém. Somos sérios a esse ponto", terminou o líder da equipa verde e branca.

Foto José Cruz

"Eles não têm nada a perder"

Por Jornal Sporting
08 Dez, 2017

Francisco Tavares abordou o encontro deste sábado contra o Xico Andebol e disse que os verdes e brancos não podem facilitar

A equipa de andebol do Sporting CP vai disputar, no sábado às 18h, a 15.ª jornada do Campeonato Nacional contra o Xico Andebol, no Pavilhão João Rocha. Francisco Tavares, ponta direito dos leões, perspectivou o encontro dizendo que a pressão está do lado do Clube verde e branco.

"Podemos esperar uma equipa com vontade de ganhar. Eles não têm nada a perder, vêm aqui relaxados, e nós temos de contrariar isso e dar o nosso melhor para continuar em primeiro lugar", disse, desvalorizando a má temporada que o adversário se encontra a realizar e esclarecendo que, do lado dos leões, ninguém vai facilitar.

"O Xico é uma equipa que subiu este ano, com bons jogadores, ainda que as coisas não lhes estejam a correr bem, mas não é por isso que vamos encarar a partida de outra forma. Vamos dar o nosso melhor", avisou, apelando também à presença do 12.º Jogador: "Gostaríamos de ter o Pavilhão João Rocha cheio de Sportinguistas para nos apoiarem em mais uma vitória para cimentarmos o nosso lugar no topo da tabela".

Campeões nacionais somam e seguem em Fafe

Por Jornal Sporting
07 Dez, 2017

Equipa verde e branca de andebol visitou e derrotou o Fafe por 29-22 numa partida decidida desde cedo

O Sporting CP deslocou-se nesta quarta-feira à noite até Fafe para defrontar a equipa local para o Campeonato Nacional e conseguiu a vitória (29-22), num encontro em que os leões alcançaram uma vantagem confortável desde cedo, o que possibilitou gerir o resultado até ao fim sem sobressaltos.

Depois de terminada a campanha na Liga dos Campeões, a equipa orientada por Hugo Canela entrou com tudo, chegando mesmo ao 5-0 nos primeiros minutos, fruto de muita eficácia defensiva. Com uma superioridade inequívoca, os verdes e brancos aos 14' já venciam por 10-1, resultado que dizia tudo sobre a diferença entre as duas equipas. O conjunto da casa conseguiu reagir, mas não conseguindo melhor do que chegar ao intervalo por 16-7.

Na segunda parte a diferença no marcador diminuiu, fruto de alguma descompressão da equipa verde e branca, mas o triunfo leonino nunca esteve em questão. No final de contas, 29-22 para o Sporting CP e mais uma vitória que faz com que os campeões nacionais continuem no topo da tabela.

"Há que redireccionar a nossa mente"

Por Jornal Sporting
05 Dez, 2017

Luís Cruz, treinador-adjunto da equipa de andebol, disse que, terminada a Liga dos Campeões, o objectivo é mudar o foco para o Campeonato Nacional

O conjunto verde e branco de andebol volta a competir na próxima quarta-feira às 21h30 para o Campeonato Nacional, diante do Fafe, em partida a contar para a 14.ª jornada da prova. Luís Cruz, treinador-adjunto dos leões, disse que a equipa do Sporting CP pretende encerrar o ciclo da Liga dos Campeões e mudar o chip para as competições internas. 

"Sabe bem acabar com uma vitória [frente ao Metalurg, por 31-27] e uma exibição consistente. Foi uma competição em que ficou um sabor a pouco, mas de qualquer forma há que redireccionar a nossa mente porque temos objectivos muito claros que passam por conquistar os dois títulos em disputa", começou por afirmar o técnico português, analisando de seguida o Fafe, próximo adversário.

"Eles não têm sido em termos exibicionais muito consistentes. Este fim-de-semana ganharam com uma diferença substancial, por exemplo. Já os vencemos, na estreia do Pavilhão, mas cada jogo é um jogo. Temos de encarar o jogo com muita seriedade e se o fizermos vamos regressar com os três pontos", avisou Luís Cruz, realçando que os actuais campeões nacionais não podem facilitar de forma a alcançarem o objectivo proposto. "Essa inconsistência leva-nos a não saber o que vamos encontrar. Em termos tácticos, adoptam um sistema defensivo (5x1) que não apanhamos com regularidade, ainda que o tenhamos sempre feito com qualidade", terminou.

Foto José Cruz

"Jogar fora é sempre difícil"

Por Jornal Sporting
04 Dez, 2017

Frankis Carol não menosprezou as capacidades do Fafe, destacando o factor casa, apesar de afirmar que os leões estão num bom momento

Depois de terminar a sua campanha na Liga dos Campeões da EHF, a equipa de andebol do Sporting CP regressa, nesta quarta-feira às 21h30, a competir no Campeonato Nacional, visitando o Fafe em jogo da 14.ª jornada. Frankis Carol, jogador leonino, avisou para os perigos que o adversário pode colocar.

"Jogar fora é sempre difícil, ainda para mais contra o Sporting CP, a quem todos querem ganhar. Estamos confiantes no trabalho que temos feito e queremos continuar concentrados, mantendo o foco. Com estes jogos da Champions, de uma forma ou de outra adquirimos um certo nível de jogo que queremos manter", disse, abordando a saída da competição europeia, da qual ainda assim retira pontos positivos.

"Ainda ficámos com vontade de continuar a jogar, mas foi uma experiência nova para muitos de nós e agora vamos lutar para estar de volta outra vez. Aprende-se sempre com os melhores, ganhes ou percas, e temos de ficar com as coisas boas que temos aprendido até agora", finalizou o andebolista verde e branco.

Páginas

Subscreva RSS - Andebol