Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Andebol

Foto José Cruz

"Estou satisfeito com o que fizeram na competição"

Por Jornal Sporting
02 Dez, 2017

Hugo Canela congratula os jogadores pelo percurso na Liga dos Campeões, finalizado com uma vitória em casa por 31-27

Hugo Canela elogiou o desempenho dos jogadores do Sporting CP na competição, salientando que a equipa aprendeu que se pode digladiar com os grandes da Europa: "Há um sabor agridoce na boca, de que poderia ter sido diferente a nossa prova. Queremos voltar a estar aqui no próximo ano. Estou satisfeito pelo que fizeram na competição. Todos querem estar na melhor competição de andebol. Era importante esta experiência. Perguntavam ao Nikcevic e ao Ruesga como era disputar uma Liga dos Campeões. Agora todos sabem. Apercebemo-nos de que conseguimos lutar de igual para igual com os melhores da Europa".

O técnico verde e branco explicou as mudanças para o segundo parcial, realçando a paciência no ataque. "Fizemos muitas faltas técnicas no primeiro tempo. Na segunda parte, conseguimos um bom trabalho, sendo que no ataque fomos mais pacientes e pudemos finalizar", disse, antes de focar a concentração no Campeonato Nacional, expressando vontade de regressar aos recintos europeus: "Temos de pensar no que temos, o Campeonato e Taça, ambas provas que queremos ganhar. Se conseguirmos, podemos pensar em relação à Liga dos campeões.. Temos um campeonato exigente, com equipas muito difíceis, no qual seis/sete equipas podem roubar pontos. Estamos num crescendo e o grupo está mais unido. Como se costuma dizer 'Se queres ser como os melhores, junta-te a eles'. Jogar com os melhores dá-nos um ritmo grande, reconhecemos que crescemos e não queremos perder esse ritmo".

Para Ivan Nikcevic, a experiência só pode fazer com que os jogadores cresçam, destacando a vontade em terminar com sucesso a fase de grupos: "Vimos alguns jogadores jovens que têm margem para serem importantes na Europa. Queríamos dizer adeus à Liga dos Campeões com uma vitória e com um bom jogo. Sabemos que podemos fazer melhor no futuro. Sentimos dificuldades no início devido aos nervos para fazer um bom jogo diante dos nossos adeptos. Nunca é tudo perfeito. Quando sentimos que estávamos a fazer bem, melhorámos o nosso jogo".

 

Foto José Cruz

Despedida com vitória

Por Jornal Sporting
02 Dez, 2017

Sporting bate o HC Metalurg por 31-27 no fecho da fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol

Mesmo sabendo que o apuramento para a próxima fase havia ficado por terra à oitava jornada, o Sporting triunfou no seu último jogo da prova, superando o HC Metalurg por 31-27.

Num jogo muito quezilento, com muitas exclusões de parte a parte, os leões adiantaram-se no marcador por Nikcevic, mas cumpriram um jejum de oito minutos sem golos. A formação verde e branca começou a aproveitar a estratégia dos macedónios de colocar sete jogadores de campo. Com o guardião rival no banco, o Sporting CP conseguiu sete golos em todo o jogo, aproveitando as recuperações subidas. Aos 19 minutos, os verdes e brancos igualaram o desafio, mas o adversário alternou o seu jogo, explorando tanto a zona central como os pontas. Cudic fez o que pôde, apesar da apatia na defesa e lentidão no ataque. Apesar de igualar a 11 a dois minutos do intervalo, o HC Metalurg aproveitou alguma precipitação ofensiva para seguir na frente para os balneários: 15-12.

Hugo Canela colocou Solha na ponta, Ruesga como central e a dinâmica ofensiva de Pedro Portela, a deambular dos corredores para zona interior, melhorou e muito o jogo leonino, mais rápido e imprevisível. Aos 37’, o Sporting CP empatava a 17; nova igualdade aos 39’, a 19, e Carol e Ruesga aliaram-se para uma parceria letal, alcançando maiores vantagem à medida que os minutos iam passando.

Quando, aos 51’, Cudic lançou o contra-ataque para o 25-22, restavam poucas dúvidas de que o Sporting CP controlava as incidências da partida. Os leões aproveitaram mais duas vezes a saída do guardião macedónio da baliza para carimbarem a vitória no jogo, finalizado com 31-27. O Sporting CP garantiu assim o quarto posto no grupo D, com oito pontos.

Foto César Santos

“Queremos vencer como forma de agradecimento aos adeptos”

Por Jornal Sporting
30 Nov, 2017


Pedro Portela reforça a vontade de acabar a Liga dos Campeões com uma vitória

Fechar a fase de grupos em beleza. É este o pensamento da equipa de andebol do Sporting CP, que defronta o Metalurg Skopje no próximo sábado. “Tivemos algumas derrotas que não queríamos, mas pretendemos fechar da melhor maneira, com uma vitória perante os nossos adeptos”, assume Pedro Portela. “Seria uma forma de agradecimento pelo apoio que nos deram na Liga dos Campeões”, continua.

O jogador leonino não tem dúvidas de que “a equipa provou que podemos jogar a Liga dos Campeões mais vezes e fazer coisas boas para o histórico do andebol português”, mas realçou a importância de desfrutar desta última jornada.

Foto César Santos

"Sabia que ia ser um jogo difícil"

Por Jornal Sporting
29 Nov, 2017

Hugo Canela já estava à espera de dificuldades frente ao Avanca, num jogo em que Pedro Solha se estreou na nova casa das modalidades

Apesar do triunfo do Sporting CP frente ao Avanca por 39-28, à passagem pela 12.ª jornada, disputada no Pavilhão João Rocha, o míster Hugo Canela não se esqueceu das dificuldades sentidas pelos leões no arranque da partida, considerando que os ajustes defensivos foram a receita para o sucesso.

"Ao longo da primeira parte tentámos melhorar defensivamente os erros que estávamos a cometer. Penso que para o fim, já estávamos a conseguir criar mais oposição. Isso prolongou-se no segundo tempo. Começámos muito bem e acertámos as nossas acções defensivas. Isso fez com que conseguíssemos este resultado", começou por dizer o técnico leonino, que já estava à espera desta resposta forte por parte do adversário.

"É uma equipa que tenho seguido e que sabe jogar andebol. São jovens e trabalham muito bem. O Avanca cria sempre muita oposição ao Sporting CP. Sabia que isto ia ser um jogo difícil. O resultado não expressa bem aquilo que eles poderiam ter feito. No segundo tempo desligaram um pouco e nós disparámos no marcador", acrescentou, passando a bola a Pedro Solha, que regressou recentemente de lesão e fez a sua estreia na nova casa das modalidades leonina.

"Tem um sabor muito especial, já que estava ansioso para estrear esta casa. O treinador deu-me uma hipótese e eu agarrei-a, de forma a integrar-me casa vez mais no grupo. Quero ajudar nas nossas conquistas", afirmou o jogador verde e branco, garantindo ainda: "Jogar, marcar três golos e ganhar foram a cereja no topo do bolo".

Foto César Santos

Sporting CP avança para mais uma vitória

Por Jornal Sporting
29 Nov, 2017

Leões bateram o Avanca no Pavilhão João Rocha por 39-28

Não existe melhor tónico motivacional do que um triunfo. Que o diga a equipa de andebol do Sporting CP, que regressou esta quarta-feira às vitórias frente ao Avanca (39-28), no Pavilhão João Rocha, à passagem pela 12.ª jornada do Campeonato Nacional da modalidade.

Dispostos a esquecer o recente deslize frente aos russos do Chekhovskiye Medvedi, para a Liga dos Campeões, a formação verde e branca entrou a todo o gás na partida, tendo pela frente um adversário que não se revelou uma presa nada fácil para este leão. Pelo menos no primeiro tempo, fase em que a defesa leonina teve algumas dificuldades em contrariar as investidas adversárias.

O resultado ao intervalo acaba por espelhar o equilíbrio: 17-15 para os campeões nacionais, que se fizeram valer da pontaria finada de Frankis Carol, o melhor marcador do Sporting CP, com seis golos, os mesmos do que Pedro Portela, que entrou no segundo tempo para agitar a partida. E conseguiu, diga-se.

Já depois da palestra do mister Hugo Canela no balneário, os leões surgiram mais seguros no processo defensivo e eficazes no ataque. Os resultados práticos não tardaram em aparecer e o resultado final, de 29-28, até poderia ter sido mais dilatado. Pelo meio, destaque ainda para a estreia de Pedro Solha, de regresso após lesão, na nova casa das modalidades do Clube.

Com a 11.ª vitória da temporada, os leões ocupam a liderança da tabela classificativa com 36 pontos, mais três do que o Benfica, embora com menos uma partida disputada.

Boletim clínico

Por Jornal Sporting
29 Nov, 2017

Matej Asanin foi submetido a uma ligamentoplastia do cruzado anterior e a uma meniscectomia parcial do joelho direito

Matej Asanin, atleta do Sporting CP, foi submetido no passado sábado a ligamentoplastia do cruzado anterior e a meniscectomia parcial do joelho direito.

A cirurgia esteve a cargo do Dr. Pedro Pessoa e decorreu sem intercorrências.

É previsível um retorno à competição na próxima época desportiva.

"Dizem que o Avanca não é do nosso campeonato, mas é"

Por Jornal Sporting
28 Nov, 2017

Hugo Canela analisou o Avanca, próximo adversário verde e branco, avisando para os pontos fortes que os leões vão encontrar

A equipa verde e branca de andebol vai enfrentar nesta quarta-feira, às 21h no Pavilhão João Rocha, a 12.ª jornada do Campeonato Nacional frente ao Avanca. Hugo Canela, treinador da equipa leonina, disse tratar-se de uma boa equipa aquela que os leões vão encontrar.

"Vai ser um jogo com dificuldade. Eles são uma equipa bem estruturada, com a qual temos algumas dificuldades. Estão sempre em jogo e vêm desfrutar do ambiente do Pavilhão João Rocha, sem muita pressão porque dizem que o Avanca não é do nosso campeonato, mas a verdade é que é. Todos nos querem ganhar porque somos o Sporting CP e campeões nacionais. Teremos de estar muito ligados, muito focados. Só assim teremos um dia tranquilo" atirou o técnico, que desvalorizou o facto de o Clube de Alvalade contar com um ex-atleta do próximo adversário.

"É uma equipa que tem um treinador que conheço há muito tempo. Hoje em dia já não há segredos, há alguns pormenores a acertar, mas para isso visualizamos alguns vídeos. Vemos cinco ou seis jogos e percebemos algumas coisas, e eles fazem igual. Quando há o estudo do adversário sabemos o que eles vão fazer, temos é de conseguir contrariar", esclareceu Hugo Canela, não valorizando igualmente o empate entre ABC e Benfica.

"Neste momento é indiferente. Ainda falta imenso tempo, os pontos vão-se dividir. Temos é de estar concentrados no nosso trabalho, focar-mo-nos em ganhar os nossos jogos. O resto não interessa", terminou o treinador português. 

Foto César Santos

"Avanca dá luta às equipas grandes"

Por Jornal Sporting
28 Nov, 2017

Pedro Valdés, antigo atleta do Avanca, perspectivou o embate contra a ex-equipa com confiança, mas respeito

A equipa de andebol do Sporting CP vai disputar nesta quarta-feira, às 20h no Pavilhão João Rocha, a 12.ª jornada do Campeonato Nacional frente ao Avanca. Pedro Valdés, que chegou esta temporada aos leões precisamente proveniente da equipa que agora vai enfrentar, analisou o próximo da equipa verde e branca.

"Vai ser um jogo importante, contra uma equipa que desde o ano passado dá luta às equipas grandes. É uma equipa muito unida, muito combativa e que deixa tudo em campo. Estive lá e sei que dão uma entrega máxima", disse, frisando ainda assim que os Sportinguistas podem ser importantes em mais um jogo na nova casa das modalidades: "Vai ser muito difícil, mas também contamos com o apoio de todos os adeptos", afirmou.

O jogador cubano não escondeu que o empate entre ABC e Benfica foi uma boa notícia, mas sublinhou a necessidade de a equipa fazer o que lhe compete. "É um resultado positivo para nós porque nos mantém no topo da tabela, mas temos de fazer o nosso trabalho e ganhar todos os jogos para conseguir o título outra vez", considerou, realizando depois um bom balanço do período de leão ao peito: "Comecei bem e julgo que estou a melhorar a cada dia com a confiança da equipa, dos colegas e treinadores, e tenho-me esforçado para estar bem", terminou.

Foto José Cruz

Falha na eficácia em Chekhov

Por Jornal Sporting
25 Nov, 2017

Derrota (30-27) na visita à casa do Medvedi não beliscou 4.º lugar dos leões na classificação do Grupo D

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu ao final esta manhã frente ao Chekhovskie Medvedi (30-27), na Rússia, em jogo a contar para a 9.ª jornada da Liga dos Campeões da EHF. Os leões estiveram sempre a tentar anular a desvantagem, que ao intervalo já era de três golos (16-13) e no segundo tempo os russos conseguiram mesmo dilatar a diferença (21-15 e 25-19), embora por duas vezes o Sporting tenha tido a oportunidade de entrar na discussão do resultado – sobretudo nos últimos dois minutos –, com possibilidade de colocar o marcador a apenas um golo (26-24; 28-26), mas as falhas na finalização (27/49) acabaram por ditar o desfecho do encontro.

Hugo Canela solicitou o seu time out no segundo tempo precisamente no momento em que os russos começaram a dilatar a vantagem que já traziam do intervalo. A reacção sentiu-se de imediato, com Carlos Ruegas e Tiago Rocha a protagonizarem o que poderia indicar uma mudança no rumo, forçando até a expulsão de Alexander Kotov – por falta feia sobre o internacional espanhol. No entanto, insuficiente para dar a volta desejada.

A penúltima ronda da competição dita a visita dos macedónios do Metalurg ao Pavilhão João Rocha, no dia 2 de Dezembro, próximo sábado.

 

Foto José Cruz

"Queremos concluir fase de grupos com vitórias"

Por Jornal Sporting
24 Nov, 2017

Hugo Canela realça que o Sporting CP tem o propósito de triunfar nas duas últimas partidas da prova europeia

Mesmo sem possibilidade de apuramento para a próxima fase da EHF Champions League, Hugo Canela aponta ao terceiro lugar no grupo como fora de provar o valor do Sporting CP: "Temos o objectivo de alcançar o terceiro lugar. Queremos concluir a fase de grupos com vitórias e temos sempre o propósito de triunfar. O terceiro lugar seria uma forma de demonstrar que fizemos o melhor que conseguimos, atrás dos que eram os favoritos ao apuramento".

O próximo jogo, no sábado, na Rússia, diante do Chekhovskiye Medvedi, não será fácil segundo o técnico, mesmo que a equipa da casa ainda não tenha somado qualquer ponto. 

"Não venceram ainda, mas tentarão ganhar. Têm um ataque pausado, que leva a que a defesa cometa muitos erros. Estiveram muito perto de conseguir fazer melhor, principalmente em casa onde criam bastantes dificuldades a quem lá joga", destaca antes de informar que o Sporting CP viajou esta quinta-feira. Da convocatória continua arredado Matej Asanin, por lesão.

Hugo Canela concorda que o foco passou a ser o Campeonato Nacional, reconhecendo que, voltando à prova na próxima época, há hipóteses de fazer ainda melhor: "Penso que o terceiro lugar seria digno do nome do Sporting CP. A equipa permite uma rotatividade dentro da partida e entre partidas, os lesionados estão a regressar, isso é bom. Agora, o plantel reagiu com grande tristeza quando percebeu que estávamos fora da prova porque sentimos que estávamos perto de alcançar melhor. Apesar disso, estamos satisfeitos pela evolução e tenho a certeza de que se conseguirmos voltar à Champions vamos fazer melhor. Respeitámos os adversários em demasia. Com mais experiência faríamos melhor".

 

 

 

Páginas

Subscreva RSS - Andebol