Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Natação

Foto Cesar Santos

“É um momento histórico” – Alexis Santos

Por Jornal Sporting
20 maio, 2016

Felicidade, orgulho e uma enorme esperança são a descrição perfeita de um leão que acabou de conquistar o bronze e vê nos Jogos Olímpicos a montra ideal para fazer um grande resultado

Alexis Santos conquistou em Londres uma medalha de bronze nos Europeus de natação, um feito que para o atleta do Sporting representa uma “viragem na natação nacional”.

“Espero que este marco alcançado permita aos nadadores portugueses acreditar que é possível”, acrescentou o jovem leão de 24 anos.

Após ser terceiro na final dos 200 metros estilos, numa prova em que Diogo Carvalho foi quinto, Alexis Santos reforçou a ideia de que Portugal “é capaz de chegar às medalhas em grandes competições nacionais”.

Para Alexis Santos, já apurado para os Jogos Olímpicos, o “bronze é o resultado final de muito trabalho" e o objectivo passa por chegar ao Rio de Janeiro e “fazer um grande resultado”.

O sportinguista esteve quase sempre fora dos lugares do pódio, mas nos metros finais acabou por chegar à terceira posição, melhorando o seu máximo pessoal (1m59,76s) e aproximando-se do recorde nacional, que se mantém desde 2013 na posse de Diogo Carvalho (1m59,39s).

Foto Mário Vasa

Francisco Santos bate recorde nacional dos 200 m costas

Por Sporting CP
28 Mar, 2021

Sporting CP conquistou 13 medalhas em Coimbra

O Sporting Clube de Portugal conquistou 13 medalhas na prova “Coimbra – Rumo a Tóquio 2021”, que se realizou este fim-de-semana, na qual Francisco Santos bateu ainda o recorde nacional sénior/absoluto nos 200 m costas.

O nadador Leonino terminou a prova em 1:58.22, tirando 61 centésimos à marca que vigorava desde 2012, e assegurou ainda o acesso ao Campeonato da Europa de Piscina Longa, que se realizará em Maio, na Hungria.

Quanto às medalhas conquistadas, quatro foram de ouro, sete de prata e uma de bronze, resultados que levaram o Sporting CP a ser o melhor clube em masculinos.

Ouro
Alexis Santos, 50 m costas e 200 m estilos
Igor Mogne, 400 m livres
Francisco Santos, 200 m costas

Prata
Francisco Santos, 50 m costas e 100 m costas
Tiago Costa, 200 m livres
Francisco Quintas, 50 m bruços e 100 m bruços
António Mendes, 200 m bruços
Inês Henriques, 200 m mariposa

Bronze
Igor Mogne, 200 m livres
Tiago Costa, 400 m livres

Foto Mário Vasa

"Estou na melhor forma de sempre"

Por Sporting CP
25 Mar, 2021

Nadador Francisco Santos confiante antes do torneio "Coimbra – Rumo a Tóquio 2021"

A equipa de natação do Sporting CP vai participar, nos dias 27 e 28 de Março, no torneio “Coimbra – Rumo a Tóquio 2021”, que faz parte da preparação de alguns atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio e que poderá permitir que outros alcancem marcas de qualificação para esta e outras grandes competições como o Europeu, agendado para Maio, em Budapeste.

Na antevisão à prova, o nadador Leonino Francisco Santos, atleta que vai tentar garantir presença na Hungria, nas provas de 100 e 200 metros costas, revelou que “já tinha feito o tempo mínimo necessário há dois anos, mas o período de qualificação estava fechado”.

“Apesar de termos ficado parados algum tempo devido à pandemia, conseguimos manter-nos em forma. Voltámos a treinar por volta de Abril de 2020 e desde então não parámos. Como fazemos parte da primeira divisão, pudemos continuar a treinar nesta quarentena. Tenho feito uma preparação física muito séria. Estou muito focado, pois isso é essencial”, começou por dizer em declarações ao programa ‘Sporting Grande Jornal’, da Sporting TV, esta quinta-feira.

“Com a equipa com que estamos a treinar, temos conseguido puxar cada vez mais uns pelos outros. Acho que é por aí que vamos todos conseguir atingir os nossos objectivos. Treinar ao lado do Alexis Santos e do Igor Mogne, por exemplo, é uma mais valia para mim pois eles já estiveram em grandes competições como Jogos Olímpicos, Europeus e Mundiais. Eu nunca passei por isso e eles conseguem transmitir-nos essa experiência”, sublinhou.

Além do Europeu, Francisco Santos tem outro objectivo debaixo de olho nesta competição: bater o recorde nacional dos 100 metros costas. “Estou a dez centésimos de consegui-lo. Sei que parece muito pouco, mas somos três atletas na linha da frente e estamos separados por apenas três centésimos”, revelou, apontando a receita para o sucesso. “Em costas, como não consigo ver os meus adversários, tenho mesmo de fazer a minha prova e focar-me ao máximo nos pormenores”, considerou, antes de afirmar que chegar aos Jogos Olímpicos “é um sonho”.

“Os Jogos Olímpicos não são para todos mas, ainda assim, vou acreditar sempre que é possível chegar aos mínimos, até deixar de ser. Sei que não vai ser fácil, mas treino com atletas que estão apurados e acredito que se eles conseguem eu também”, disse, garantindo estar “em pulgas para o fim-de-semana” no Complexo Olímpico de Piscinas, em Coimbra. “Tem de ser de arrasar, é a oportunidade perfeita. Estou na minha melhor forma de sempre e penso que tanto eu como os meus colegas vamos dar o máximo”, concluiu.

Foto Pedro Zenkl

22 medalhas no Open de Natação

Por Sporting CP
20 Dez, 2020

Francisco Quintas garantiu Europeu de Piscina Longa

O Sporting Clube de Portugal conquistou 22 medalhas no Open de Natação realizado este fim-de-semana no Jamor. Sete dessas medalhas foram de ouro, outras sete de bronze e oito de prata.

O emblema de Alvalade alcançou cinco ouros, cinco pratas e quatro bronzes em masculinos, enquanto em femininos venceu dois ouros, três pratas e três bronzes.

De referir que o Sportinguista Francisco Quintas, que terminou os 100 metros bruços no lugar mais alto do pódio, com o tempo de 1:02.18, assegurou a presença no Campeonato da Europa de Piscina Longa.

Foto José Lorvão

Natação de regresso aos treinos

Por Sporting CP
30 Jun, 2020

Após as limitações causadas pela pandemia de COVID-19

Após uma paragem bem mais longa do que o habitual devido à pandemia de COVID-19, a equipa de natação de absolutos do Sporting Clube de Portugal regressou esta terça-feira aos treinos na piscina do Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

Apesar de haver doze atletas que estão a preparar a presença nos Jogos Olímpicos e que já começaram a treinar há quase dois meses, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, os restantes, que retomam agora as actividades diárias, estão ainda numa “fase de avaliação”.   

“Não há literatura ou estudos em que nos possamos basear depois de os atletas terem estado tanto tempo parados. (…) Um nadador tem de estar dentro de água, é o seu habitat natural. Por mais planos de preparação física que tivéssemos enviados aos atletas, nada se assemelha a nadar. Houve alguns que conseguiram ter acesso a piscinas durante a pandemia, mas não é a mesma coisa. É tudo uma novidade”, referiu Carlos Cruchinho, treinador da formação Leonina.

Por agora, o foco é “melhorar as fragilidades que alguns dos atletas já revelavam anteriormente”, mas este regresso já permite começar a olhar para o futuro da modalidade e, mais concretamente, para a calendarização das competições.

“Contamos que haja provas a partir de Setembro. A Federação Portuguesa de Natação (FPN) está a trabalhar no sentido de encontrar novos modelos competitivos que respondam às necessidades da modalidade. Ainda assim, é tudo muito incerto neste momento. Há a possibilidade de se realizar um campeonato nacional em Novembro ou Dezembro, mas sempre com condições diferentes das habituais”, assegurou.

Natação adaptada também voltou aos treinos

Além da equipa de absolutos, também a equipa de natação adaptada do Sporting CP regressou ao trabalho esta terça-feira depois de ter realizado o último treino no dia 13 de Março.

“A natação assume uma forma de estar bastante importante nas vidas destes atletas. Todos eles têm actividades adicionais que executam, em centros ocupacionais, mas a natação é muito importante na vida diária deles, até para que haja reconhecimento pessoal e perante a sociedade. O facto de terem estado fechados em casa durante tanto tempo estava a causar-lhes alguma ansiedade. Voltar a casa é fantástico para eles e para nós“, disse Ricardo Pebre, treinador-adjunto da equipa.

Campanha natação 2020

Por Sporting CP
06 Mar, 2020

Aproveite para aprender e nadar com os melhores

Tendo sido novamente reconhecido e certificado como um Clube de excelência pelo programa 'Portugal a Nadar', da Federação Portuguesa de Natação, no que à formação diz respeito, o Sporting Clube de Portugal orgulha-se de poder partilhar esta chancela de qualidade com quem quiser viver a experiência de nadar e aprender com os melhores.

Com o objectivo de dar a conhecer esta marca de inegável qualidade, o Sporting CP oferece as duas primeiras mensalidades aos praticantes que se inscreverem em qualquer classe de natação durante o mês de Março. Uma oportunidade única para conhecer as piscinas, professores e técnicos que diariamente trabalham no Multidesportivo do Estádio José Alvalade. 

As inscrições são feitas no centro de atendimento na Loja Verde do Pavilhao João Rocha.

.

.

 

Foto ANEA

Leões em destaque no II Torneio de Natação ANEA

Por Sporting CP
21 Jan, 2020

Alexis Santos venceu na prova individual e Inês Fernandes em equipas

As Piscinas de Santa Clara receberam, no passado domingo, o II Torneio de Natação da Associação Nacional de Espondilite Anquilosante (ANEA), com Alexis Santos, nadador do Sporting Clube de Portugal, a vencer a prova individual de federados ao derrotar Miguel Marques e João Francisco Lopes, atletas do SL Benfica e do SC Braga, respectivamente.

Inês Fernandes, nadadora verde e branca que também marcou presença, participou apenas na prova colectiva de estafetas, tendo, juntamente com um profissional de saúde e um atleta representativo da ANEA, integrado a equipa ‘Swim4Change’, que terminou a competição no primeiro lugar. Já Alexis Santos, que formou parte da equipa ‘Bombordo’, não foi além do terceiro lugar.  

O evento, que contou com o apoio da Novartis em associação com a Federação Portuguesa de Natação e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, teve como objectivo incentivar os que sofrem de espondilite anquilosante a serem parte activa na gestão da sua doença, motivando-os para a prática do exercício físico, nomeadamente da natação, modalidade que atenua os sintomas de dor.

Foto António Vale

Sporting CP na 2.ª edição do Torneio de Natação

Por Sporting CP
15 Jan, 2020

Prova organizada pela ANEA contará com a presença de Alexis Santos e Inês Fernandes

O Sporting Clube de Portugal vai estar presente na 2.ª edição do Torneio de Natação, competição que vai ter lugar no dia 19 de Janeiro, nas Piscinas de Santa Clara, em Lisboa, e que conta com a organização da Associação Nacional de Espondilite Anquilosante (ANEA) e da Novartis em associação com a Federação Portuguesa de Natação e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

Esta iniciativa pretende que as equipas participantes nadem em prol de um objectivo comum: incentivar os que sofrem de espondilite anquilosante a serem parte activa na gestão da sua doença, motivando-os para a prática do exercício físico, nomeadamente da natação, modalidade que atenua os sintomas de dor.

Além dos participantes da ANEA, a competição vai contar ainda com a presença de atletas federados e médicos, sendo que cada uma das seis equipas será constituída por três atletas, um de cada uma destas categorias.

O Torneio vai também contar com a presença de Alexis Santos e Inês Fernandes, atletas do Clube verde e branco, bem como do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e um responsável da Câmara Municipal de Lisboa.  

Foto António Vale

Natação: os melhores resultados de sempre

Por Sporting CP
23 Dez, 2019

Diversos recordes batidos e 57 medalhas no Campeonato Nacional de piscina curta

Realizou-se entre os dias 20 e 22 de Dezembro, em Felgueiras, o Campeonato Nacional de juniores e seniores de natação de piscina curta, com o Sporting CP a confirmar a melhor participação de sempre na prova.

O emblema de Alvalade esteve representado por 28 atletas (15 masculinos e 13 femininos), naquela que foi a competição mais importante da época de piscina de 25 metros.

Depois de na temporada passada terem conquistado 50 medalhas, na edição deste ano os verdes e brancos conseguiram 57 medalhas, 35 em seniores e 22 em juniores. Nos seniores, 13 delas foram de ouro, 11 de prata e 11 de bronze. Já em juniores, os Leões conquistaram 13 de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.

Destaque para Alexis Santos que venceu todas as finais em que participou, foi o mais medalhado em toda a competição (dez títulos) e bateu dois recordes nacionais – 50 metros bruços com o tempo de 27’’12 e 50 metros costas com a marca de 23’’69.

Também Salvador Gordo superou o recorde nacional de juniores nos 50 metros mariposa com o tempo de 24’’96.

A equipa de juniores que participou na prova de 4x100 metros estilos, composta por Ruy Domingos, Francisco Nunes, Salvador Gordo e Eduardo Fernandes, alcançou um novo recorde nacional, tendo também batido a melhor marca nacional em 4x50 metros estilos.

Importa ainda realçar que o Clube verde e branco venceu todas as provas de estafetas em seniores masculinos. Já em juniores femininas, o Sporting CP alcançou o primeiro lugar em todas as provas em que estava inserido.

Foto António Vale

Mais um recorde nacional para Alexis Santos

Por Sporting CP
08 Dez, 2019

Nadador Leonino com nova excelente marca

Alexis Santos, nadador do Sporting Clube de Portugal, bateu o recorde nacional dos 100 metros estilos em piscina curta nos Campeonatos Europeus que estão a decorrer em Glasgow, na Escócia.

O atleta da natação verde e branca terminou a meia-final em 52,73 segundos, conseguindo um novo recorde português. Ainda assim, o Leão terminou a sua meia-final na sétima posição, não se qualificando para a final.

Páginas

Subscreva RSS - Natação