Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP é Campeão Nacional feminino de natação

Por Sporting CP
08 Abr, 2023

Leoas revalidam título e Leões são vice-campeões na despedida de Alexis Santos

A equipa feminina de natação do Sporting Clube de Portugal conquistou o título de Campeã Nacional por equipas pelo segundo ano consecutivo. A consagração aconteceu esta sexta-feira, nas Piscinas do Jamor, com a formação verde e branca a somar um total de 683 pontos, mais nove do que o segundo classificado, o SL Benfica, naquele que foi o oitavo título nacional colectivo das Leoas. Rita Frischknecht, nadadora Leonina, falou aos meios de comunicação do Clube sobre mais uma conquista colectiva.

“Somos uma equipa bastante jovem e a influência que temos dos rapazes, que durante nove anos foram vencedores deste campeonato, fez-nos querer muito ter aquilo que eles tiveram. Ver essa alegria de termos os dois títulos juntos deu-nos muita vontade de repetir, mas infelizmente este ano não foi possível. Demos tudo por tudo, foi um campeonato muito difícil e por vezes foi muito complicado manter todas focadas, especialmente as mais jovens. Mas não perderem o ânimo e não se exaltarem demasiado foi muito importante para termos vencido no fim”, referiu.   

“O título que queremos mais é sempre o próximo”, observou a atleta Leonina, que destacou este título como o mais difícil que conquistou na carreira, muito valorizado pela concorrência. “Temos sempre de esperar essa competição nos próximos anos, vamos estar cada vez mais experientes, mas temos sempre de ambicionar isso [continuar a ganhar]”.

Rita Frischknecht considerou o Sporting CP uma excelente escola de natação, de valores e de ambiente de grupo, razões pelas quais optou por ingressar no clube Leonino há duas temporadas.

“Escolhi o Sporting CP porque achava que seria a equipa que me iria receber da melhor maneira, e foi o que aconteceu. Numa equipa toda mais jovem do que eu, aprendo com elas e espero que elas também aprendam comigo. É uma equipa que estimo muito. Pelo nome que o Clube tem, é sempre atraente nadar no Sporting CP”, referiu.

Quanto à equipa masculina, foi vice-campeã nacional com um total de 682 pontos, no dia que marcou a despedida das piscinas de Alexis Santos. O nadador, que pelo Sporting CP somou 136 títulos e participou com sucesso em Campeonatos da Europa, do Mundo e em Jogos Olímpicos, fechou a carreira a ganhar a prova de 50 metros bruços, com o tempo de 28 segundos e 45 centésimos. Alexis Santos, que contribuiu de maneira decisiva para nove títulos nacionais consecutivos conquistados pelo Sporting CP, fechou a carreira com a sensação de dever planamente cumprido.

“Foi uma carreira que me deixou bastante orgulhoso, alcancei quase todos os grandes objectivos. Consegui uma medalha num Europeu, fui a finais em Mundiais, estive em dois Jogos Olímpicos e numa meia-final que não era alcançada há 30 anos pela natação portuguesa. Tenho de agradecer ao Sporting CP, aos meus treinadores e à minha família. Numa modalidade muito exigente, comecei a treinar forte com 15 ou 16 anos e tenho de agradecer a todos eles", atirou, destacando os nove títulos colectivos nacionais do Sporting CP e o futuro que, como confia plenamente, continuará a ser radioso para o clube Leonino.

“São nove, mas se não fosse a COVID-19 podiam ter sido onze. Estou muito orgulhoso do que alcançámos, estavam aqui nas bancadas atletas que nadaram comigo no primeiro título, mas a equipa fica muito bem entregue. Tem bastantes jovens promissores e por isso posso reformar-me em paz", finalizou.