Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Ténis de mesa

Foto Eduardo Oliveira/Kapta+

Ténis de mesa conquista 20.ª Supertaça

Por Sporting CP
27 Set, 2025

Leões batem CD São Roque por 3-1

A equipa masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal conquistou, este sábado, a Supertaça ao derrotar o CD São Roque por 3-1.

Foi a 20.ª vez que o emblema de Alvalade levantou o troféu, dando continuidade a uma hegemonia na modalidade.

Começou melhor o adversário, com Diogo Silva a superar o reforço verde e branco Wei Yeh por 0-3, mas a partir daí só deu Sporting CP no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Diogo Carvalho superou André Silva por 3-1, Diogo Chen bateu Jide Ogidiolu por 3-0 e Diogo Carvalho fechou as contas pelo mesmo resultado contra Diogo Silva.

Sporting CP 3-1 CD São Roque
Wei Yeh 0-3 Diogo Silva (8-11, 7-11 e 3-11)
Diogo Carvalho 3-1 André Silva (5-11, 11-6, 12-10 e 11-5)
Diogo Chen 3-0 Jide Ogidiolu (11-7, 12-10 e 11-6)
Diogo Carvalho 3-0 Diogo Silva (11-5, 11-5 e 11-3)

Foto Sérgio Martins

Leões do ténis de mesa à conquista de mais uma Supertaça

Por Sporting CP
26 Set, 2025

Sporting CP defronta CD São Roque às 15h00 de sábado em Matosinhos

A equipa masculina de ténis de mesa do sporting Clube de Portugal defronta este sábado o CD São Roque, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, para a Supertaça, prova que marca o arranque oficial da temporada e na mente dos Leões só está o desejo de conquista de mais um troféu.

O jogador verde e branco Diogo Chen está confiante em mais um sucesso para o emblema de Alvalade. “Estamos muito bem, muito confiantes para a Supertaça. Estamos todos a treinar muito bem, a equipa está a evoluir da melhor maneira, temos um novo jogador que nos vem reforçar este ano. Já o conhecemos, é um bom jogador, canhoto, atacante e temos uma equipa muito forte”.

Diogo Chen está, também, consciente do bom nível do CD São Roque. “Conhecemos bem o adversário, sabemos que armas podemos utilizar contra eles. Têm jogadores muito rápidos, fortes fisicamente, mas conhecemo-los muito bem, treinámos muitas vezes juntos. Estamos muito confiantes para este encontro, que não vai ser igual aos outros, mas espero que comecemos da melhor forma, que é o mais importante”.

Diogo Chen considerou importante o ritmo competitivo conferido pela realização, no último sábado, de mais uma edição do Troféu Stromp. “Começar a época da melhor maneira dá sempre um ‘boost’ de confiança e agora é continuar até à Supertaça e, quem sabe, até ao final do Campeonato”.

O atleta gostaria de ver em Matosinhos uma boa afluência de Sportinguistas, como aconteceu na edição do ano passado da Taça de Portugal: “No ano passado, nessa prova, senti muito a presença dos Sócios e adeptos no pavilhão. Foi muito importante para nós e este ano seria relevante ter o apoio dos Sportinguistas para vencermos”.

Wei Yeh, reforço da equipa de ténis de mesa do Sporting CP para a nova temporada, falou pela primeira vez aos meios de comunicação do Clube e deu conta do entusiasmo por passar a representar o emblema que ganhou consecutivamente os últimos dez campeonatos.

“Estou feliz por me juntar ao Sporting CP. Onde estou instalado, a comida, a cidade de Lisboa, estou a gostar de tudo. Vou tentar ajudar a ganhar no Sporting CP. Sábado, temos a Supertaça e vou dar o meu melhor para que possamos ganhar. Assim espero. Sou um jogador canhoto, de ataque, que serve agressivo. No Sporting CP, temos uma equipa forte, todos os meus companheiros de equipa são bons e penso que venho para uma equipa boa, uma equipa campeã. Vamos ser uma equipa lutadora”, garantiu.

Foto Sérgio Martins

Ténis de mesa ganha Troféu Stromp

Por Sporting CP
20 Set, 2025

Triunfo em masculinos frente ao CTM Oliveirinha e em femininos diante do ADC Os Ugas- Ega, ambos por 3-0

As equipas masculina e feminina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal ganharam este sábado o Troféu Stromp de 2025, depois de triunfos diante de CTM Oliveirinha, equipa de Aveiro e ADC Os Ugas-Ega, de Condeixa, no distrito de Coimbra, ambos por 3-0, nos jogos de apresentação das equipas aos Sportinguistas, realizados no Pavilhão Multidesportvo do Sporting CP.

A equipa masculina fez já ‘rodagem’ a pensar na partida do próximo sábado (27 de Setembro), em Matosinhos, diante do CD São Roque, para a Supertaça, encontro que marca o arranque oficial da temporada 2025/2026.

Bode Abiodun, Diogo Carvalho e o par Diogo Chen e Tiago Almeida, jovem de 13 anos, atleta dos sub-15 Leoninos, venceram os respectivos encontros diante de Pedro Barbosa, José Magalhães, ambos em singulares, com o par Diogo Chen e Tiago Almeida a fechar em quatro sets perante a dupla da equipa de Aveiro formada por Daniel Berbigão e Pedro Barbosa.

No estilo a que sempre habituaram os Sportinguistas, tanto Bode Abiodun, como Diogo Carvalho foram muito ofensivos e conseguiram pontos de boa qualidade para triunfos indiscutíveis: o de Bode Abiodun com os parciais de 11-4, 11-4 e 11-5, seguido de Diogo Carvalho com 13-11, 11-7 e 11-7.    

O técnico Chen Shi Chao chamou depois Tiago Almeida (13 anos, jogador dos sub-15 do Sporting CP) a fazer par com Diogo Chen e, depois da perda do primeiro set, a dupla Leonina rectificou e ganhou os três sets seguintes para assegurar mais um Troféu Stromp para o Clube Leonino.

O par formado por Tiago Almeida e Diogo Chen perdeu o primeiro set por 5-11, mas ganhou os três seguintes, por 14-12, 12-10 e 11-8.

No final, o capitão Diogo Carvalho falou aos meios de comunicação do Clube sobre as boas sensações com vista à Supertaça de 27 de Setembro diante da equipa do CD São Roque, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Estou contente por mais uma vitória no Troféu Stromp, a equipa esteve bem, preparámo-nos bem e agora já estamos a pensar na Supertaça, por isso penso que estamos todos bem preparados, demonstrámos aqui e penso que estamos no bom caminho. Na próxima semana vai ser um jogo bastante complicado, eles reforçaram-se com um jogador do Egipto, mas nós também fomos buscar um jogador da China-Taipé (Wei Yeh), que para a semana já vai jogar connosco, por isso penso que estamos a preparar bem o jogo, estamos no bom caminho e vamos tentar trazer a Supertaça para o Sporting CP”.

Chen Shi Chao, treinador da equipa masculina de ténis de mesa do Sporting CP, falou aos meios de comunicação do Clube. “Vamos tentar manter o nosso nível de campeão nas provas nacionais, o que não é fácil, já a começar pela Supertaça. O treino, a mentalidade dos jogadores, o que fazemos fora do treino é muito importante e são factores para continuar a procurar fazer a diferença na nova temporada".  

Vitória também em femininos

Na equipa feminina, o Sporting CP também venceu o Troféu Stromp de ténis de mesa, ao superar o ADC Os Ugas- Ega por três jogos a zero.   

Margarita Fetiukhina, com um jogo muito variado e seguro, superou Paula Penedo por 3-0 em sets com os parciais de 11-6, 11-3 e 11-5 e a seguir, foi a vez de Matilde Pinto derrotar Janet Effion por 11-7, 8-11, 11-2 e 11-4, reagindo muito bem mental e tecnicamente depois de ceder no segundo set.

Por fim, o par formado por Joana Pinto e Helena Pedroso levou a melhor frente à equipa do ADC os Ugas-Ega formada por Paula Penedo e Leonor Ferreira, com os parciais de 4-11, 11-7, 11-7 e 11-6, também com muito boa reacção após as adversárias Leoninas terem ganho o primeiro set.

Marco Rodrigues, treinador da equipa de ténis de mesa feminino do Sporting CP, já lançou um olhar para a nova temporada que se aproxima.

“O Troféu Stromp é o nosso troféu e nós gostamos sempre de entrar bem. Felizmente conseguimos. A equipa que apresentamos é muito jovem, com atletas de formação e é importante entrar a ganhar. Conseguimos e estamos muito felizes por isso. No ano passado fomos ao play-off novamente, temos sempre uma equipa que se pretende competitiva e vamos tentar outra vez, pelo menos chegar ao play-off e estas atletas dão-nos essa garantia. Esta equipa, com o reforço da Joana Pinto, vai-nos permitir tentar fazer algo idêntico. É isso que se pretende”, disse aos meios de comunicação do Clube. 

Matilde Pinto avaliou como positivo o jogo do Troféu Stromp. “Foi um bom início de época, começar a ganhar é sempre algo de positivo, esta prova permite fazer jogo e isso para mim é muito bom”, descrevendo ainda a alegria por ser companheira de equipa a nível sénior da irmã, Joana Pinto:

“Vai ser uma experiência nova, já tinha jogado no mesmo clube dela, só que na equipa sénior nunca tinha acontecido, mas vai ser bom. Vamos estar uma ao lado da outra para nos apoiarmos e estou ansiosa para a época que vem”, afirmou aos meios de comunicação do Clube. 

No final, as equipas de ténis de mesa do Sporting CP receberam o Troféu Stromp das mãos de José Tomé de Carvalho, representante do Grupo Stromp.

Foto Isabel Silva

A palavra aos Decacampeões Nacionais de ténis de mesa

Por Sporting CP
31 maio, 2025

Reacções após o 10.º título nacional consecutivo.

Diogo Chen (jogador ténis de mesa Sporting CP)

“É uma grande alegria, um grande feito para o Sporting CP. O meu jogo foi muito equilibrado, estive dois sets acima, mas o Diogo Silva reduziu a diferença, sabia que ele ia mudar alguma coisa, não tinha nada a perder e foi muito na luta o quarto set, tive de me agarrar ao parcial, houve muita entrega. Estamos muito felizes, foi uma grande tarde, muito público do Sporting CP nas bancadas, o que me satisfaz bastante, as pessoas tiveram aqui contacto com o nosso desporto, que é espectacular. Estávamos um pouco nervosos para o jogo, mas ultrapassámos e agora podemos festejar mais esta grande vitória”.

Nandor Ecseki (jogador ténis de mesa Sporting CP)

“Estou muito feliz por esta vitória. Entregámo-nos totalmente ao jogo, acreditámos sempre, demos a volta nos momentos de maior dificuldade. O par é sempre importante, tínhamos perdido no jogo da 1.ª mão na Madeira e conseguimos corrigir em nossa casa. Começámos bem e soubemos manter a consistência.  É o meu primeiro Campeonato Nacional pelo Sporting CP, um Clube que me ajudou muito desde o primeiro dia, pois tive de recuperar de um problema físico logo que cheguei e tenho de agradecer todo o apoio de fisioterapeuta e equipa de recuperação. O Sporting CP é um clube muito especial, tem adeptos em todo o lado, fomos sempre muito bem recebidos quando jogámos fora por Núcleos espalhados pelo país e foi uma grande época para todos nós”.

Bode Abiodun (jogador ténis de mesa Sporting CP)

“É sempre especial ganhar um Campeonato pelo Sporting CP, este ser o 10.º consecutivo mostra a nossa entrega, o nosso valor e a nossa vontade. É difícil ganhar tantos anos consecutivos, nós renovamos sempre a ambição, queremos continuar na história e agradecemos aos adeptos pela força que nos dão constantemente. Tentaremos continuar a ganhar troféus. O Sporting CP é um clube habituado a vitórias”.

Chen Shi Chao (treinador ténis de mesa Sporting CP)

“A equipa do Sporting CP soube aguentar muito bem a pressão, apontam-nos sempre como favoritos a ganhar o Campeonato, mas temos de mostrar e os jogadores voltaram a fazê-lo. Foi mais uma vitória difícil, mas fomos mais fortes perante um muito bom adversário. Gostei muito de termos a nossa casa cheia de Sportinguistas que nos apoiaram muito e nos deram bastante força e motivação. Os meus jogadores estão de parabéns”.

Miguel Almeida (coordenador ténis de mesa Sporting CP)

"Foi uma grande tarde, uma tarde à Sporting CP. Estamos realmente muito felizes, porque ganhar dez títulos nacionais consecutivos é obra. O objectivo agora é igualar onze que já conseguimos numa equipa também histórica com Pedro Miguel, João Portela e Nuno Dias. Esta equipa não se cansa de ganhar e vemos as coisas assim: ninguém quer ficar na história como a equipa que perdeu um campeonato. É muito difícil ganhar, mas não nos faltam bons motivos para renovarmos a ambição para a próxima temporada. Obrigado também pelo apoio dos Sportinguistas, foi muito bom fazermos a festa juntos e partilharmos este sentimento de conquista”.    

Foto Isabel Silva

Sporting CP é Decacampeão Nacional de ténis de mesa

Por Sporting CP
31 maio, 2025

Triunfo dos Leões por 3-0 diante do CD São Roque e 10.º título consecutivo.

A equipa masculina de ténis de mesa do Sporting CP conquistou este sábado o 10.º título de campeão nacional consecutivo, ao vencer o CD São Roque por 3-0, no segundo jogo da final do play-off, diante da formação madeirense.

Um triunfo que se somou ao conseguido anteriormente na Madeira, por 2-3 e que carimbou o Decacampeonato no historial do Clube e 42.º na mais importante competição de clubes a nível nacional.

A vitória do Sporting CP começou a desenhar-se com o triunfo Leonino no par. A dupla Diogo Carvalho e Nandor Ecseki venceu os adversários Diogo Silva e André Silva por três sets a um e somou o primeiro ponto para a formação verde e branca.

Um triunfo com excelentes jogadas de parte a parte e com Ecseki em crescendo, para um contributo importante, tal claro, quanto o do capitão Diogo Carvalho: 11-4, 8-11, 11-8 e 11-3 foram os números que consumaram a vitória verde e branca.

No primeiro jogo de individuais, Diogo Chen defrontou Diogo Silva e num jogo emocionante, Diogo Chen venceu o adversário em quatro sets, novamente com pontos espectaculares dos dois lados da mesa e vários sets decididos em vantagens.

A tenacidade de Diogo Chen foi determinante em momentos decisivos e o jogador leonino deu o segundo ponto ao Sporting CP.

A equipa Leonina estava a uma vitória do décimo Campeonato e foi Diogo Carvalho quem ficou com essa responsabilidade, ao defrontar Énio Mendes. Diogo Carvalho levou a melhor sobre o adversário em três sets, sempre nas vantagens, por 13-11 e duplo 12-10, com o último ponto de todo o jogo e da consagração Leonina a ser verdadeiramente espectacular, numa troca de bola até a exaustão e uma enorme entrega defensiva de Diogo Carvalho a aguentar todos os ataques do adversário.

O público Sportinguista que encheu a bancada do Multidesportivo do Sporting CP entrou em grande festa por mais uma conquista da magnífica equipa de ténis de mesa do Sporting CP, que assim consegue mais um título em temporada de novo ‘triplete’, uma vez que a formação Leonina já havia ganho a Supertaça e a Taça de Portugal.   

Foto João Pedro Morais

Diogo Chen: "Estamos todos muito confiantes"

Por Sporting CP
30 maio, 2025

Sporting CP recebe sábado o CD São Roque no jogo dois da final do Campeonato de ténis de mesa.

A equipa de ténis de mesa do Sporting Club de Portugal recebe este sábado o CD São Roque, da Madeira, a partir das 15h00, no Multidesportivo do Sporting CP para o segundo jogo da final do play-off do título de campeão nacional.

Os Leões estão a uma vitória de um histórico 10.º título nacional consecutivo e confiança é palavra de ordem, nas palavras do mesa-tenista Diogo Chen, em declarações aos meios do Clube.

“Já jogámos várias vezes contra esta equipa durante o ano, será o quinto jogo contra eles esta época e esperamos uma partida igual à primeira da final do play-off [vitória do Sporting CP por 2-3 na Madeira], que foi muito equilibrada. Estamos todos muito confiantes, foi muito bom ter ganho lá o primeiro jogo e, desta vez, vamos entrar da melhor maneira, que no primeiro jogo não entrámos. Já tivemos tempo para pensar melhor na formação e estudar o nosso melhor alinhamento. A equipa está muito focada para começar a segunda parte da final”.

O jogador do Sporting CP apontou a experiência Leonina com factor importante em jogos de decisão e que pode ajudar a fazer a diferença em favor dos verdes e brancos.

“A equipa tem uma boa experiência quanto a esse facto e isso é muito importante para começarmos da melhor maneira”, referiu o atleta, que olha para a possibilidade de um 10.º título nacional consecutivo como um estímulo.

“Pensamos em concretizar os nossos objectivos a cada ano, mas é ponto a ponto, jogo a jogo, sem pensarmos no que já ganhámos, mas pensar sim no que virá a seguir”.

Diogo Chen apelou ainda ao forte apoio dos Sportinguistas na bancada. “É muito importante, não só no ténis de mesa, mas em todos os desportos ter apoiantes em casa e isso iria ajudar muito para conquistarmos esta final. Espero que esteja uma casa bem composta e esperemos ganhar o Campeonato”.

 O jogador destacou ainda o peso que pode ter o jogo de pares logo a abrir o embate entre Sporting CP e CD São Roque. “Vai depender das formações dos treinadores, mas claro que entrar com o pé direito numa final é sempre muito importante".

O factor casa e melhor conhecimento das condições de jogo são factores que podem pesar mais na balança a favor dos Leões. “Jogamos em nossa casa muito mais vezes ao ano do que o nosso adversário, estamos muito mais habituados ao pavilhão, à mesa, e parecendo que não, no ténis de mesa é muito importante, sabendo o material que temos em nossa casa, claro que estamos mais confortáveis para fazermos o nosso jogo. Com adeptos e uma casa cheia seria mais importante ainda”.

Chen Shi Chao, treinador da equipa de ténis de mesa do Sporting CP, também abordou o jogo dois da final aos meios do Clube. “Estou muito confiante na minha equipa, temos muito bons jogadores, ganhámos todas as vezes que defrontámos este adversário, mas não se pense que é fácil, porque não é fácil. Espero que a equipa seja campeã outra vez”, reconhecendo que os jogos diante da equipa madeirense têm sido muito equilibrados:

“Têm sido jogos ganhos em vantagens mínimas, muitos deles a cinco sets e isso mostra que o adversário também tem muita qualidade e discute sempre os jogos connosco. Repito, não é fácil”.

Embora no ténis de mesa não se possa fazer ruído de apoio enquanto são jogados os pontos, Chen Shi Chao destaca que o papel dos adeptos ajuda os jogadores. “Sim, transmitem força e motivam muito”, enfatizou.

Foto João Pedro Morais

Sporting CP conquista Taça de Portugal de ténis de mesa

Por Sporting CP
12 Jan, 2025

Leões venceram CD São Roque, da Madeira, por 3-0 em jogos, todos decididos em cinco sets

A equipa masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal conquistou este domingo a 4.ª Taça de Portugal consecutiva, ao vencer o CD São Roque por 3-0 em jogos, no Pavilhão de Cavernães, em Viseu.

Um triunfo resolvido em três jogos, com os nove vezes campeões nacionais a vencerem logo o primeiro singular, através de Diogo Carvalho, que superou Tiago Li em cinco sets, muito renhidos.

O capitão da equipa Leonina venceu por 13-11, 9-11, 13-11, 8-11 e 11-5, num jogo marcado por muitos momentos espectaculares de parte a parte e com a maior frieza e controlo emocional do jogador Leonino a prevalecer num final emocionante.

O segundo singular foi ainda mais palpitante. Bode Abiodun teve de recuperar dos dois primeiros sets perdidos, com algumas desconcentrações no segundo parcial à mistura. Mas com grande coração e entrega, deu a volta e venceu os três sets seguintes, depois de ter perdido os iniciais por 11-13 e 7-11.

A partir daí, mais concentrado e ‘empurrado’ por um excelente apoio do público Leonino que esteve em peso em Cavernães, ‘virou’ com triunfos nos sets seguintes por 11-8, 16-14 e 12-10, anulando pelo meio quatro match points a André Silva.

No par, Diogo Carvalho e Diogo Chen também venceram, mas tiveram igualmente de ‘dar a volta’, depois de terem perdido os dois primeiros sets. Com grande espírito de conquista, venceram os três parciais seguintes para fecharem o jogo em 3-2 e garantirem mais uma Taça de Portugal para o historial Leonino, que juntam à Supertaça ganha a abrir a temporada.

No final, os meios de comunicação do Clube ouviram os protagonistas da vitória, com Bode Abiodun a explicar o triunfo que alcançou pela força que sentiu da parte dos adeptos Leoninos. “Foi da energia da bancada que fui buscar forças para dar a volta. Deram-me muita confiança, fizeram-me acreditar e esse ânimo deles chegou até mim. Tive um momento difícil no jogo, mas acalmei e com as indicações do treinador e a confiança também dos meus colegas, consegui ajudar o Sporting CP. Isto é o Sporting CP”, disse com orgulho o aleta Leonino.

O capitão Diogo Carvalho, que ganhou o primeiro singular e fez dupla com Diogo Chen na vitória de pares, enalteceu a atitude da equipa Leonina. “Não foi fácil como o resultado pode transparecer. Todos os jogos decididos em cinco partidas, muito equilíbrio, já sabíamos da valia do CD São Roque, possivelmente o nosso principal adversário na época. Creio que foi uma vitória muito do querer, do acreditar e gostava de deixar uma palavra aos nossos adeptos que vieram aqui a este pavilhão em muito bom número e nos deram uma grande ajuda para alcançarmos mais esta vitória”, referiu.

Diogo Chen, que jogou o par com Diogo Carvalho, também destacou o valor de mais uma conquista: “Foi uma vitória do querer, foi na raça, quisemos muito e aqui ficou o resultado com mais uma Taça de Portugal. Estivemos atrás no singular do Bode, no par, mas nunca desistimos e fomos capazes de ganhar, com o apoio do nosso público, que nos ajudou muito”, referiu.

No final, o Pavilhão de Cavernães dispensou um grande aplauso à equipa de ténis de mesa do Sporting CP, que lutou até à exaustão, como ficou exemplificado no último ponto de todo o jogo, com Diogo Chen a ir ao chão para Diogo Carvalho pode fazer a pancada que ditou o último ponto.

Grande jogo de ténis de mesa, com uma excelente vitória do Sporting CP, muito valorizada pelo também elevado nível da equipa madeirense do CD São Roque.

Foto Sporting CP

Leões do ténis de mesa perseguem mais uma Taça de Portugal

Por Sporting CP
10 Jan, 2025

Prova decorre no fim de semana em Viseu, pavilhão de Cavernães. GD Pirescoxe é o primeiro adversário, sábado, ao meio-dia

A equipa masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal vai procurar conquistar este fim de semana a quarta Taça de Portugal consecutiva, troféu que é conquistado pelos Leões desde a temporada 2021/2022.

A formação verde e branca vai jogar a prova em Viseu, mais concretamente no Pavilhão de Cavernães o primeiro troféu do ano civil de 2025, com o GD Pirescoxe a ser o adversário, nos oitavos-de-final.

Em antevisão para os meios do Clube, o jogador Leonino Diogo Chen projectou a prova. “Todas as competições em que participamos são importantes para todos nós, principalmente por estarmos neste Clube. Trazermos os troféus para casa são máxima prioridade e como em todos os anos, temos uma equipa muito forte para conseguimos conquistar a Taça de Portugal. Estamos preparados para o fim-de-semana”.

O mesa-tenista Leonino sabe que para ganhar o troféu será preciso vencer quatro adversários, o primeiro deles no sábado ao meio-dia, que será o GD Pirescoxe, e toda a atenção está virada para este adversário. “O GD Pirescoxe é o nosso adversário este sábado, logo de manhã e estamos sempre preparados para qualquer adversário. Depois se ganharmos, teremos pela frente CTM Mirandela ou o CF Estrela da Amadora. Este ano todas as equipas têm jogadores muito fortes, mas nós estamos preparados para tudo”.  

 Reforçado com o jogador húngaro Nandor Ecseki, o Sporting CP terá mais um trunfo importante. O novo jogador está totalmente adaptado ao Sporting CP e tem deixado excelentes impressões, relatou Diogo Chen. “Já coincidimos na Alemanha e agora no Sporting CP, ele sentiu-se logo muito bem na equipa, já jogou por nós no Campeonato, teve uma boa entrada. Ele sente-se em casa e está preparado para começar bem a Taça de Portugal”, garantindo a equipa Leonina fisicamente preparada e sem deixar de destacar que a parte mental será também importante, bem como a abordagem de pensar num adversário de cada vez para atingir a desejada final e depois poder levantar o troféu.

Foto Fernando Veludo/NFactos

Sporting CP conquista Supertaça de ténis de mesa

Por Sporting CP
29 Set, 2024

Triunfo frente ao CD São Roque por 3-0

A equipa masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal conquistou este domingo a Supertaça após triunfo frente ao CD São Roque por 3-0.

Foi a 19.ª Supertaça do historial em 27 edições e a décima consecutiva na prova que abre a temporada 2024/2025. O trio constituído por Diogo Carvalho, Diogo Chen e Bode Abiodun venceu os jogos singulares disputados.

Diogo Carvalho foi o primeiro a entrar em cena e derrotou André Silva em quatro sets. Depois de ceder no primeiro parcial por 5-11, o jogador Leonino entrou no seu melhor ritmo e venceu os três sets seguintes com os parciais de 11-4, 11-6 e 11-2 para dar o primeiro ponto ao Sporting CP no jogo que decorreu no Centro de Alto Rendimento de Gaia.

Seguiu-se em mesa Diogo Chen, que defrontou Énio Mendes. O atleta verde e branco venceu o adversário por 3-0 com os parciais de 11-7, 11-5 e 11-4, com momentos ofensivos de muita qualidade e um ponto no início do segundo set em que mostrou enorme atitude defensiva a aguentar os ataques do oponente.

Faltava um jogo para a conquista da Supertaça e coube a Bode Abiodun a responsabilidade de procurar fechar ali a partida para os Leões. Assim aconteceu, com a réplica de André Silva a notar-se no marcador. O jogador Leonino venceu os dois primeiros sets por 11-8 e 11-6, através de ataques fortes, mas o atleta da equipa do CD São Roque ganhou o terceiro set por 8-11, para, no set a seguir, Bode Abiodun fechar o marcador com 11-8, resultado que permitiu os festejos de mais uma Supertaça de ténis de mesa para o Sporting CP.

No final, e aos meios de comunicação do Clube, Diogo Carvalho, capitão de equipa do Sporting CP, fez o balanço da final: “Foi a décima Supertaça seguida e um jogo que ficou 3-0, mas que foi muito complicado contra a equipa que, teoricamente, vai lutar connosco pelos títulos. Fomos mais fortes e esperamos conquistar mais troféus. É a recompensa ao trabalho. Trabalhamos o ano inteiro a pensar em ganhar o máximo de trofeus para o Sporting CP, sempre com o objectivo de fazer mais e tentar bater recordes”.

Diogo Carvalho acentuou o valor de mais uma conquista, sempre especial, para o Sporting CP. “Eu, como capitão, falei com a equipa antes do jogo e disse que era muito importante começar da melhor maneira e mostrarmos que, teoricamente e na práctica, somos melhores. Este troféu é também para os nossos adeptos. É sempre um orgulho levantar um troféu e levá-lo para o Museu Sporting, O objectivo é sempre o ‘triplete’, felizmente começámos bem com a Supertaça”, referiu o jogador que esteve sem treinar e actuou com limitação física por ainda estar a recuperar de uma lesão.

Foto Isabel Silva

Marco Rodrigues: "É sempre bom entrar a ganhar"

Por Sporting CP
15 Set, 2024

Treinador das Leoas destacou “bons indicadores” retirados

Terminada a disputa pelo Troféu Stromp de ténis de mesa, com vitória das Leoas sobre a CP Alvito (3-0), o treinador Marco Rodrigues mostrou-se muito satisfeito pelo nível apresentado pelas suas jogadoras.

"Levo bons indicadores da equipa, bateu-se muito bem contra uma equipa também da I Divisão. Acho que as nossas atletas jogaram muito bem, sempre num nível muito bom e é importante que assim seja, porque a época vai ser longa e difícil", perspectivou em declarações ao Jornal Sporting, acrescentando: "É sempre bom entrar a ganhar".

A equipa do Sporting CP apresentou-se com duas caras novas para 2024/2025, a jovem Matilde Pinto e a experiente Margarita Fetiukhina, e o técnico não tem dúvidas da qualidade e do impacto que ambas podem ter de Leão ao peito.

"A Matilde já joga na selecção nacional sénior e é uma mais-valia, porque é muito nova, com grande margem de progressão e vai ajudar-nos a chegar mais à frente", traçou Marco Rodrigues, que salientou, por seu turno, "a consistência e experiência" trazidas pela nova mesa-tenista russa do Sporting CP: "Esperamos que seja a 'almofada' de conforto que é necessária para atletas tão jovens como a Patrícia [Santos], com 20 anos, a Matilde, quase com 19 e a Helena Pedroso, também ainda em idade de sub-19".

Por fim, quanto a objectivos, o treinador das Leoas do ténis de mesa quer “fazer melhor” do que em 2023/2024 e, depois, “chegar o mais longe possível” nas provas nacionais. "No ano passado não conseguimos ir aos play-offs [do Campeonato Nacional], mas esta temporada queremos fazer melhor. Pelo menos, queremos chegar a essa fase e, depois, ver o que podemos fazer", apontou.

Páginas

Subscreva RSS - Ténis de Mesa