Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Sporting CP conquista Taças de Portugal de Triatlo

Por Sporting CP
26 Out, 2025

Triunfos colectivos assegurados na última etapa, que decorreu em Sesimbra

As equipas masculina e feminina de Triatlo do Sporting Clube de Portugal conquistaram este domingo as Taças de Portugal nos dois géneros na última etapa que decorreu em Sesimbra. Leões e Leoas conquistaram colectivamente o troféu, que premeia a regularidade e qualidade numa competição que esteve dividida em oito etapas.

André Campos, coordenador e treinador de Triatlo do Sporting CP, falou aos meios de comunicação do Clube e expressou o orgulho pelo feito da secção Leonina.

“Esta é uma competição de oito etapas, em que a primeira foi no final de Fevereiro, portanto já temos quase nove meses de competição, - começámos logo bem, com boas classificações nas primeiras etapas e nas últimas etapas conseguimos ganhar alguma vantagem que nos consolidou a vitória na Taça de Portugal. Nas raparigas ganhámos com uma vantagem bastante grande. Temos uma equipa feminina com muita profundidade, e qualidade, também. O mesmo acontece com os rapazes, apesar de serem equipas bastante jovens, em que são essencialmente atletas juniores tanto elas como os rapazes. A margem para a vitória foi-se construindo desde a primeira etapa, e conseguimos chegar à etapa final em Sesimbra já com uma vantagem confortável e muito dificilmente não sairíamos daqui com a vitória final”.

O técnico explicou as regras e como o Sporting CP chegou ao título na Taça de Portugal. “A classificação da equipa na etapa é o conjunto dos melhores tempos da equipa. No feminino, é o conjunto dos três melhores tempos, nos rapazes é o conjunto dos quatro melhores tempos e isso dá-nos a classificação na etapa. Cada etapa dá-nos um certo número de pontos: 210 à primeira equipa, 190 pontos à segunda e por aí fora. Em cada etapa são os melhores tempos dos melhores atletas e isso dá os pontos que vão sendo somados ao longo da temporada”.

Uma equipa construída a partir da formação e que no presente já soma conquistas, mas cujo futuro é igualmente muito auspicioso, até pela muita juventude que existe no Triatlo do Sporting CP.  

“O Triatlo do Sporting CP não foge muito ao que são as modalidades do Sporting CP. O Triatlo tem muito o ADN da formação e o que nós vivemos no Triatlo do Sporting CP é mesmo isso, equipas bastante jovens, formados a grande maioria deles na nossa escola de Triatlo, uma equipa essencialmente saída dos juniores e esta vitória na Taça de Portugal dá-nos esperança que seja algo para continuar a construir nas próximas épocas também”, vincando o trabalho a partir da escola de Triatlo do Clube:  

“A secção tem 15 anos e logo no final do primeiro ano de existência criámos a nossa escola de Triatlo com miúdos a partir dos seis anos. É a consolidação da nossa formação, da nossa escola, do trabalho feito pelos treinadores da iniciação e da formação, que depois nos permite almejar estes resultados e estas conquistas”.

A conquista da Taça de Portugal por parte do Sporting CP na equipa masculina foi inédita. Pela primeira vez, os rapazes ganharam este troféu, que no feminino já havia sido conquistado duas vezes antes (foi a 3.ª Taça de Portugal na equipa feminina) e por isso, somar títulos nos dois géneros na mesma edição foi, também, inédito.

Para a equipa masculina, que terminou colectivamente em Sesimbra no 2.º lugar, pontuaram João Vaz, David Abreu, Dinis Ferreira e Afonso Ferreira, que totalizaram o tempo de 03, 53’, 19’’, mais 4’, 05’’ do que o primeiro classificado, o Outsystems Olímpico de Oeiras, num trajecto com 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida.  

Na equipa feminina, Margarida Barão, Marta Ribeiro e Letícia Magalhães obtiveram para o Sporting CP o melhor tempo no percurso, com 03, 20’, 17’’, tendo a segunda equipa mais rápida (Outsystems Olímpico de Oeiras) completado a prova com mais cinco minutos e 18 segundos do que as vencedoras.     

Foto João Pedro Morais

Grande presença Leonina na Taça da Europa

Por Sporting CP
28 Mar, 2025

Prova de triatlo em Quarteira dá início à época internacional

O Sporting Clube de Portugal vai ter dez representantes na Taça da Europa de triatlo que se realiza este fim-de-semana em Quarteira, no Algarve.

João Mansos, no escalão de elite, e Marta Ribeiro, na prova júnior, são dois desses Leões. Em declarações no programa Multidesportivo, da Sporting TV, ambos se mostraram expectantes com o arranque da temporada.

"A Taça da Europa de Quarteira é, para todos os atletas portugueses, o início da época internacional. É uma prova muito importante para o desenrolar da época desportiva dos atletas portugueses com ambições internacionais", começou por explicar João Mansos, que participa no evento pela quinta vez.

"Estamos em casa e temos um apoio e uma vontade diferentes. A competir no nosso país, queremos fazer a nossa melhor prestação possível e que ela reflicta o nosso trabalho nestes meses de Inverno", atirou ainda. 

Já Marta Ribeiro, que participa na prova pela segunda vez, quer "fazer um melhor resultado" do que aquele alcançado o ano passado. "Ficava muito feliz com um top-20. Acho que fiz uma boa pré-época e tenho boas sensações para esta prova", garantiu a triatleta. 

Um bom resultado em Quarteira é, de resto, decisivo para a definição do calendário de toda a época, como o demonstram as palavras de João Mansos.

"O futuro dependerá muito do que fizer nesta Taça da Europa de Quarteira. No meu caso, nas elites, é uma oportunidade de ouro para entrar no projecto olímpico. Caso tenhamos um resultado qualificatório, abre-nos a porta para um leque de provas internacionais que permitem chegar aos Jogos Olímpicos", disse, sublinhando que esta é, por isso mesmo, "uma prova muito competitiva, e um bom teste com atletas contra atletas que ficaram no top-10 olímpico". 

Já a jovem Leoa ressalva que, na prova júnior, "um bom resultado define o apuramento para outra Taça da Europa". Para tal, vai apostar forte no ciclismo, o segmento onde se sente mais confortável. "É onde consigo tirar maior proveito das minhas capacidades. Nesta prova, vou tentar destacar-me no ciclismo e ganhar posições", finalizou. 

Atletas do Sporting CP presentes na Taça da Europa de Quarteira:

- João Mansos (elite masculina);

- João Dias (elite masculina);

- João Vaz (elite masculina);

- Dinis Ferreira (júnior masculino);

- Zé Ferreira (júnior masculino);

- Afonso Ferreira (júnior masculino);

- Rodrigo Neves (júnior masculino);

- David Abreu (júnior masculino);

- Marta Ribeiro (júnior feminino);

- Letícia Magalhães (júnior feminino);

Foto José Lorvão

Quatro Leões na Taça da Europa

Por Sporting CP
22 Mar, 2023

Prova de triatlo em Quarteira

O Sporting Clube de Portugal vai ter quatro representantes na Taça da Europa de triatlo que se vai realizar este fim-de-semana em Quarteira, no Algarve.

No sábado, João Mansos e Hugo Figueiredo vão competir na elite, o principal escalão da modalidade. Já no domingo é a vez de João Vaz e David Abreu participarem na prova júnior.

Em declarações à Sporting TV, João Mansos lembrou que se trata da "primeira Taça da Europa do ano" e garantiu ter feito "uma boa preparação, tanto em estágio como no Sporting CP".

"Vão estar atletas de muito bom nível e tenho objectivos traçados a nível de classificação, mas o maior é sentir-me bem e conseguir o melhor resultado possível", adicionou o atleta Leonino, que pretende atingir os lugares cimeiros e ser o melhor português.

João Mansos explicou ainda que a época começou em Novembro e que a "a preparação mais específica para esta prova começou entre Dezembro e o início do ano".

Hugo Figueiredo, que se sagrou recentemente Campeão da Europa sub-23 de duatlo, não tem dúvidas de que a competição algarvia "vai ser diferente porque o triatlo tem natação", o segmento em que é menos forte.

"mas estou confiante de que se fizer a natação ao meu melhor nível posso estar na luta por um bom lugar. Esse é o objectivo: nadar bem para estar na discussão da prova", contou o Leão que tem como objectivo ficar nos 30 primeiros da elite.

David Abreu, júnior nascido em 2006, não escondeu estar "um pouco nervoso" e revelou ir "um pouco à descoberta sendo um dos mais jovens em competição": "Penso estar preparado para fazer uma boa prova. Quero um bom resultado sabendo que vai ser complicado. (...) Conseguir ficar nos 20 ou 25 primeiros seria bastante bom."

Por fim, o também júnior João Vaz espera uma Taça da Europa com "um nível bastante elevado".

"Ainda assim, considero ter feito uma boa preparação e estou com as perspectivas elevadas. Um top 10 ou top 15 seria bastante bom", referiu.

Foto Federação de Triatlo de Portugal

João Mansos Campeão Nacional de triatlo

Por Sporting CP
24 Out, 2022

Foi a segunda vez que o atleta conquistou o título

João Mansos sagrou-se, no último domingo, Campeão Nacional absoluto de triatlo na prova que aconteceu na Trafaria, em Almada. 

Ao longo de 1h52'29'', João Mansos percorreu as três disciplinas do triatlo e foi o primeiro a cortar a meta. O Jornal Sporting conversou com o atleta Leonino, que revelou estar muito satisfeito com o que alcançou.

"Foi muito bom, estou muito orgulhoso. Era um grande objectivo que já tinha há algum tempo e pretendia repetir o feito. Queria fazê-lo pela época que desenvolvi, foi como a cereja no topo do bolo. Esta foi talvez a minha melhor época. Com a melhor série de vitórias, quer a nível de provas nacionais, quer internacionais. Acabar a temporada com o título de campeão é muito saboroso", começou por contar. 

João Mansos prosseguiu revelando que acaba de encerrar a temporada da melhor maneira possível ao voltar a ficar com o nome inscrito na história do Sporting CP, visto que conquistou a prova pela segunda vez de verde e branco. A primeira foi em 2018: "É um marco na minha carreira. Na altura, no meu primeiro ano de Leão ao peito, foi uma surpresa para todos. Fiquei logo no radar e sinto que mudou a minha carreira. Cada vez que envergamos a camisola do Sporting CP é importante. Agora, saber que se fica na história do Clube por se vencer algo é um orgulho enorme. É saber que ficamos lado a lado com grandes nomes da história do Sporting CP".

O triatleta abordou ainda como geriu a prova: "No triatlo, o que mais importa é a classificação geral e não o tempo. Sabia que tinha três adversários directos, o que acaba por ser uma pressão boa. A primeira volta de natação não correu muito bem, mas na segunda as coisas mudaram e decorreram de forma excelente, tive uma boa transição. A partir daí tudo mudou, quando mudei para a bicicleta. Lutei num grupo de quatro pelo pódio. Na última volta de corrida estava confiante, apesar de ter de gerir o cansaço. Foi uma questão de tempo, geri a prova e os meus adversários e consegui cortar a meta em primeiro".

João Mansos falou ainda sobre as dificuldades sentidas ao longo do percurso: "Foi a natação. Logo no início foi mesmo muito difícil. Tenho tido muita dificuldade em imprimir os meus níveis na água. Na bicicleta... Bem, a época já vai longa e só quem está no pico da sua forma física é que consegue fazer também uma óptima prova de ciclismo. Mas diria que a natação foi onde senti mais dificuldades, sim".

Ao todo, o triatleta do Sporting CP percorreu 51,5 km divididos em 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Foto TRIATL3TA

Sporting CP dá as boas-vindas à TALENTER ™

Por Sporting CP
10 Mar, 2022

Marca é a nova patrocinadora do triatlo Leonino

A Talenter™ é a mais recente patrocinadora da modalidade de triatlo do Sporting Clube de Portugal para as próximas três épocas. 

Uma modalidade que soma vários títulos nacionais, colectivos e individuais, e que ao longo dos anos tem contribuído para que o Sporting CP se assuma como a Maior Potência Desportiva Nacional e se afirme de forma categórica no panorama nacional e internacional, contando já com várias presenças no Campeonato da Europa de Clubes. 

"O apoio que prestamos ao triatlo do Sporting Clube de Portugal, para além de muito nos honrar, enquadra-se na política do nosso projecto a longo prazo, onde pretendemos dar notoriedade e visão a modalidades que se encontrem em franco desenvolvimento. Esperamos e desejamos que sejam três anos de Esforço inesgotável, Dedicação sem limites, Devoção inigualável e Glória mútua", salienta Ricardo Pires, CEO da Talenter™.

De acordo com Miguel Botelho de Sousa, director de Segmentos de Negócio do Sporting CP, "esta parceria com a Talenter™ é o reflexo da aposta do Clube e da marca numa modalidade tão importante como o triatlo": "Acredito que seja uma ligação de sucesso e que contribua para a conquista de muitos mais títulos desta modalidade". 

Foto Sérgio Martins

Bons resultados no Triatlo de Lisboa 2020

Por Sporting CP
06 Set, 2020

Leões arrecadaram dois pódios em clubes e vários individuais

A equipa de triatlo do Sporting Clube de Portugal esteve em bom plano este fim de semana no Triatlo de Lisboa 2020, evento que teve lugar na capital portuguesa e que atribuiu os títulos nacionais individuais e de clubes da modalidade.

No sábado, o maior destaque pertenceu a Mikael Eriksson, atleta Leonino que venceu na categoria 30-34 anos – alcançando a segunda posição da classificação absoluta -, mas não se sagrou campeão por não ter nacionalidade portuguesa.

Inês Oliveira, atleta elite, e Filipe Marques, que participou no escalão 20-24 anos, ficaram ambos no segundo lugar do pódio das respectivas provas, sagrando-se vice-campeões.

Na prova elite de masculinos, mais um pódio para os Leões, desta vez da autoria de João Mansos, que alcançou o terceiro lugar, logo seguido por André Dias, atleta verde e branco que ficou na nona posição.

Por fim, nota para o quarto lugar da Sportinguista Ana Pereira na categoria 45-49 anos, assim como para a quinta posição de Savio Silva nos 20-24 anos e para o sexto lugar de Nuno Veríssimo nos 35-39.

Durante o dia de domingo, os atletas Leoninos voltaram a entrar em prova, desta vez de forma colectiva, permitindo ao Sporting CP arrecadar o terceiro lugar na classificação absoluta de masculinos e femininos.

Em masculinos, o conjunto de Alvalade, constituído por André Dias, João Dias, Hugo Figueiredo e João Mansos, foi batido pelo CN Torres Novas e pelo Outsystems OO.

Em femininos, Lúcia Cruz, Helena Carvalho e Inês Oliveira foram derrotadas pelo CNATRIL Triatlo e pelo Outsystems OO, ficando a 25 segundos do primeiro lugar.

Foto D.R.

Equipa feminina é vice-campeã nacional

Por Jornal Sporting
07 Out, 2018

Formação masculina alcançou a quinta posição da geral após a última prova hoje, em Lisboa

Em formato estafetas, as equipas feminina e masculina de triatlo do Sporting Clube de Portugal competiram, este domingo, na quarta e última etapa do Campeonato Nacional da especialidade. Katarina Larsson, Mónica Vera Cruz e Inês Oliveira sagraram-se vice-campeãs nacionais depois de terem ficado em quarto lugar na etapa de Lisboa.

Pela equipa masculina, André Dias, João Mansos e João Dias alcançaram o quinto posto no final das quatro provas, tendo atingido o sexto lugar na derradeira etapa. Além destes três atletas, o Sporting CP fez-se ainda representar por uma formação B com Pedro Matos, Francisco Henriques e Luís Gomes.

 

Foto D.R.

João Mansos sagrou-se campeão nacional de triatlo

Por Jornal Sporting
23 Set, 2018

Atleta do Sporting CP subiu ao primeiro lugar do pódio em Sines em distância standard

João Mansos, atleta do Sporting CP, sagrou-se este sábado campeão nacional de triatlo em distância standard. A prova decorreu em Sines e ficou marcada pela inteligência e capacidade física do leão na competição, que à partida não levava o estatuto de favorito. 

Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, e Gil Maia, do BH Porto Triatlo, perfizeram o pódio masculino. 

Quanto ao feminino, Helena Carvalha, do emblema leonino, terminou na terceira posição, atrás de Melanie Santos (Benfica), primeira classificada, e Madalena Almeida (Alhandra Sporting), vice-campeã. 

Foto César Santos

Helena Carvalho e André Dias fecham participação no World Triathlon Series

Por Jornal Sporting
14 Set, 2018

Triatletas leoninos concluíram a última prova

Na última prova do World Triathlon Series (prova máxima a nível mundial), que se realizou na Gold Coast, na Austrália, André Dias e Helena Carvalho foram os representantes de Portugal nos sub-23. A triatleta leonina conseguiu melhor resultado, tendo terminado no 20.º lugar, com o tempo de 02:00:32, a quase sete minutos da norte-americana Taylor Knibb. André Dias ficou longe dos homens mais rápidos, concluindo no 36.º lugar, em 01:52:43, quase nove minutos depois do campeão Tayler Reid (01:44:07).

Foto César Santos

Helena Carvalho com um 14.º lugar na República Checa

Por Jornal Sporting
02 Set, 2018

Triatleta leonina esteve muito tempo no grupo das primeiras

Helena Carvalho competiu em mais uma etapa da Taça do Mundo de triatlo – Karlovy Vary, na República Checa - e terminou a prova no 14.º lugar, com o tempo de 2:11:43. A triatleta leonina foi uma das mais rápidas no percurso de natação, mantendo-se no grupo das primeiras, onde permaneceu até concluir o percurso de bicicleta. A distância para a vencedora Vendula Frintova construiu-se na corrida, com Helena Carvalho a perder mais de três minutos para a checa. 

Páginas

Subscreva RSS - Triatlo