Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Opinião

119 anos de uma História fantástica

Por Juvenal Carvalho
03 Jul, 2025

Esta semana celebramos os 119 anos de vida do Sporting Clube de Portugal. Aquele que é o nosso Grande Amor. Aquele com quem caminhamos lado a lado até que a morte nos separe.

Têm sido intensos estes anos de vida do nosso Clube. Feito de conquistas sem fim e com um papel determinante enquanto instituição, não só pelo seu papel desportivo, mas também social, feito de tantas e tantas causas nobres.

Desde que os fundadores de forma premonitória quiseram um Clube grande, tão grande como os maiores da Europa, esta História de vida não só lhes deu razão, como até pode parecer pequeno aos dias de hoje. Além de, colectivamente, sermos ímpares, individualmente temos inúmeras referências do desporto a nível mundial. Com Esforço, Dedicação e Devoção, temos não só tido Glória, como também um incomensurável orgulho neste trajecto de vida ímpar.

Mas no processo de vida – grande parte dela feita de conquistas, quis o destino que o futsal, uma modalidade que tanta alegria nos tem dado, não tenha conseguido o Penta – leram bem, só luta pelo Penta quem obtém quatro títulos nacionais consecutivos, e isto não é, obviamente, para os Sportinguistas, mas sim para outras bandas, muito chorosas e Calimeras ultimamente.

Depois de uma época em que já contávamos com vitórias na Taça de Portugal e na Taça da Liga, só na "negra" do Campeonato haveríamos de cair... de pé e com a consciência de que tudo fizemos para ganhar. Quem sabe da têmpera de que é feito o míster Nuno Dias, bem como Paulo Luís, o seu companheiro de uma vida na equipa técnica, e também da capacidade dos atletas, alguns deles com mais êxitos sozinhos que o rival na existência desta modalidade, mal soou o apito final do último jogo da época, já começaram a preparar o regresso do sucesso em 2025/2026.

Quem está tão habituado a ganhar como este grupo de trabalho, está menos preparado para perder. É factual. Mas usando uma expressão de uma figura política nacional: "Só é vencido quem desiste de lutar" e o nosso futsal jamais desistirá de lutar, até porque o êxito faz parte integrante do seu/nosso ADN. E irão lutar incessantemente, para conquistar já a próxima Supertaça e voltar a fazer feliz a Família Leonina. 

Agora o tempo, não só para o futsal como para as outras modalidades, é de férias, mas também, e sobretudo de trabalhar na preparação para termos equipas ainda mais competitivas para a próxima época. Esse papel cabe aos dirigentes das modalidades que já provaram ter para isso plena capacidade, mesmo competindo em outras paragens com orçamentos "excêntricos". Não ganharemos em tudo – ninguém consegue. Mas acredito plenamente que na edição em que aqui estaremos a comemorar os 120 anos de vida do nosso Grande Amor, estarei a falar em repetidas conquistas. Do "Tri" no futebol e em outras. O apetite do Leão, creiam, é devorador. E a esperança é verde. É da nossa cor!

Parabéns, meu/nosso querido Sporting Clube de Portugal!

P.S – Depois da conquista do Bicampeonato e da dobradinha, foi no dia do aniversário que o nosso futebol regressou ao trabalho para a época 2025/2026. Força, rapazes. Nós acreditamos em vocês. Juntos seremos mais fortes... rumo ao tão ambicionado "Tri". 

119 anos e balanço das modalidades!

Por Tito Arantes Fontes
03 Jul, 2025

119 ANOS – É uma data importante, neste 1 de Julho celebrámos mais um aniversário! Nascemos há 119 anos, pela mão de José Alvalade e de mais uns quantos fundadores. É a nossa História… queríamos ser “tão grandes como os maiores da Europa”! E somos! E estamos pujantes! Vivos! Campeões e Bicampeões em várias modalidades! Ganhando títulos atrás de títulos! Afirmando cada vez mais que somos a Maior Potência Desportiva Nacional! E uma das maiores da Europa! Cumprindo, pois, o nosso desígnio! Cumprindo a vontade do nosso fundador! Muitos Parabéns, Sporting CP!

ASSEMBLEIA GERAL – Apesar do calor imenso que assolou o país, compareceram 800 Sócios na Assembleia, que aprovaram por larguíssima maioria (mais de 90%) o Orçamento e Plano de Actividades para o exercício de 2025/2026, bem como as Contas Consolidadas do Clube referentes ao exercício de 2023/2024. Destacamos – a este propósito – a completa notícia e análise que este mesmo Jornal Sporting fez desses documentos na sua edição passada, para a qual remetemos os nossos leitores. Também aqui, desde logo pela indubitável recuperação do Clube, há que dizer bem alto: Parabéns, Sporting CP!

ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE – Vamos acompanhando com inaudita curiosidade a transformação do nosso Templo. Cada foto publicada na comunicação social é escrutinada ao detalhe. Notam-se já algumas das modificações introduzidas… a vontade de o vermos por dentro aumenta! Estamos ainda com algumas semanas de trabalhos pela frente, mas vê-se que o ritmo é alucinante. Há, desde já, uma certeza, vamos ficar mais perto da equipa! O nosso apoio será mais vivido, mais sentido pelos nossos jogadores. Vamos, Sporting CP!

FUTSAL/FINAL – No passado domingo jogo grande no Pavilhão João Rocha… a “negra” do Campeonato! O jogo foi disputadíssimo e podia ter-nos sido favorável. Mas não foi. Perdemos por um golo de diferença a dois minutos do fim. Não conseguimos, assim, o almejado “penta”. Não importa encontrar e escalpelizar aqui e agora razões. Importa, isso sim, salientar o garbo e o espírito de luta e de conquista da nossa equipa. Tudo se fez para ganhar o jogo e o Campeonato. Mas desta feita tal não foi possível. Gostei da atitude do Nuno Dias e dos jogadores nas declarações no final do jogo, ou seja, na próxima época contem connosco, cá estaremos para reconquistar o título! Vamos a isso! Força, Leões!

FUTSAL/COMUNICADOS – No final do jogo esperei por comunicados. Mas não houve! Do lado do Sporting CP porque não é essa a nossa postura, a nossa maneira de ser e de estar. Sabemos das vicissitudes por que passámos, sabemos das expulsões com que fomos causticados, nomeadamente com efeitos nesta final, desde logo com a exclusão de Merlin no início da segunda parte deste último jogo, sabemos também de lesionados e sabemos de muitas outras coisas. Sabemos, também, perder. Somos, pois, diferentes. Fazemos, assim, diferente! Nada dissemos. Já do outro lado, o silêncio a que desta feita se remeteram é lamentável e incompreensível. Os cânticos de um seu jogador (!) de “ou ganha o Benfica ou matamos alguém” são inadmissíveis, intoleráveis e vergonhosos. O SL Benfica – até agora e como é seu costume está calado, muito caladinho – perante o que um seu jogador fez, sendo que o mesmo, depois, até teve a desfaçatez de vir tentar justificar e defender a sua vil atitude. Esperemos que a Federação não fique agora parada e que puna esse comportamento a todos os títulos inenarrável com a sua mão disciplinar e de modo adequado. Quem canta assim não pode jogar! É tão só isso!

BALANÇO ÉPOCA MODALIDADES – Foi uma grande temporada! Em relação às modalidades de pavilhão (futsal, andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol) tínhamos este ano 21 títulos em disputa (Campeonatos, Taças de Portugal, Taças da Liga e provas internacionais). Pois bem, ganhámos a maioria, ou seja, nove (dos quais um internacional no voleibol); contra apenas dez de todos os nossos adversários portugueses, sendo que SL Benfica e FC Porto só conseguiram três vitórias cada um! Ganhámos, pois, o triplo de títulos de cada um desses clubes. É um desempenho do Sporting CP na época 2024/2025 notável e que queremos aqui sublinhar!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

Honrar o Futuro

Por Mafalda Barbosa
03 Jul, 2025

Editorial da edição n.º 4033 do Jornal Sporting

Recuando 119 anos encontramos um jovem ambicioso, com uma visão pioneira e futurista. José Alvalade estabeleceu os princípios, os valores e o código genético que definem o que é ser Sporting Clube de Portugal.

É precisamente no regresso às nossas origens, e em homenagem aos que iniciaram o nosso legado, que projectamos o nosso futuro a partir do Esforço, da Dedicação e da Devoção que foram, e serão, sempre fundamentais para que a Glória seja dominante na nossa História.

Caminhemos rumo ao futuro conscientes de que a nossa força está em honrar estes 119 anos de uma História única, cumprindo os valores do Clube e preservando o seu ADN.

Sem esquecer os que se mantiveram firmes aos princípios do Sporting Clube de Portugal e aos que, desde 1906, partilham da mesma visão e princípios e contribuíram para um legado que perdura.

Parabéns aos Sportinguistas de ontem, aos de hoje e aos de amanhã.

O orgulho que temos da nossa História faz-nos ser, sempre, Sporting Clube de Portugal!

Definições de Verão!

Por Tito Arantes Fontes
27 Jun, 2025

FUTSAL / FINAL – Na última quarta-feira, no Pavilhão da Luz, teve lugar o quarto jogo da final do Campeonato de futsal. O quarto débi em poucos dias, o tal de “melhor do Mundo”! Desta feita o jogo pendeu para os encarnados. No tempo regulamentar um empate a quatro golos, sendo que no decurso do jogo nenhuma das equipas se conseguiu distanciar do seu adversário por mais que um golo de vantagem. O jogo “eléctrico” continuou no prolongamento. Primeiro com o empate a cinco golos e só depois os encarnados, já na segunda parte do prolongamento, conseguiram os dois golos de diferença com que alcançaram o final do jogo. Em partidas, os dois clubes estão agora empatados em número de vitórias: duas para cada lado. No domingo, no nosso Pavilhão João Rocha, vamos ter a denominada “negra”! E aí sim, nessa altura saberemos finalmente quem vai ganhar o Campeonato deste ano. Nós queremos o Penta! Força, Leões! Nós acreditamos em vocês! Força, equipa!

NUNO DIAS / 600 JOGOS – O nosso histórico treinador Nuno Dias alcançou os 600 jogos à frente do futsal Leonino! É um número redondo que, desde logo, impressiona pela sua grandeza, pela sua estratosférica dimensão. São já 13 épocas seguidas na liderança do futsal verde e branco, com indiscutível sucesso, fazendo e consolidando o Sporting CP como o clube mais titulado de sempre do futsal nacional. De longe! Parabéns, pois, Nuno Dias! E seguimos, seguimos para mais, muito mais! Força, Leão!

BASQUETEBOL – Está em curso uma grande remodelação no plantel da equipa do Sporting CP. Todos queremos e desejamos uma equipa mais competitiva. Sentiu-se isso no decorrer desta época e oxalá já se consigam ver resultados das decisões que agora se vão tomando sobre o plantel no futuro próximo. Força, basquetebol!

FUTEBOL FEMININO – Também o futebol feminino está em visível reconstrução. Agora foi anunciada a saída da Fátima Pinto, a quem agradecemos a defesa das nossas cores durante oito temporadas, com votos de felicidades na sua nova vida.

FUTEBOL SÉNIOR / TRANSFERÊNCIAS – Segue – neste Junho de defeso em quase todo o mundo – o rodopiar constante de notícias respeitantes a jogadores que saem, ficam ou são contratados como “reforços”. Certo é que o plantel do Clube manterá a sua actual “espinha dorsal”. Entretanto, muita notícia surgirá… sabendo nós que o Clube está bem entregue, dirigido por quem sabe e tem a acrescida confiança dos Sócios, sempre com a matriz de defesa dos superiores interesses do Sporting CP! Aguardemos, pois, confiantes e serenos!

SÓCIOS / RENUMERAÇÃO – Decorreu até há bem pouco o estatutário processo de remuneração dos Sócios do Sporting CP. É sempre um frenesim e um momento de fervor clubístico. Afinal todos querem saber qual o novo número que dá corpo ao seu amor clubístico! No meu caso, dentro dos 2.000 baixei cerca de trezentos números. Sinal de que na minha frente estão Leões resilientes e vivos! Ainda bem! Força, Leões!

ASSEMBLEIA GERAL – É já no domingo, dia 29, que a partir das 13h se reúne a Assembleia Geral do Sporting CP, para apreciação e votação (i) do Orçamento e Plano de Actividades para o exercício de 2025/2026; e (ii) das Contas Consolidadas referentes ao exercício de 2023/2024. Dia importante da nossa vida Associativa! Dia de celebrar – mais uma vez! – a recuperação do nosso Clube nas suas vertentes económico-financeiras e de planificação do futuro próximo. Dia de prestar contas e de lançar novos objectivos. Saibamos corresponder ao labor dos nossos dirigentes, eleitos por todos nós, a grandiosa e monumental massa Associativa do Sporting CP, comparecendo para apreciar, debater, discutir, comentar, louvar e – se for o caso – criticar, bem como para votar os importantes e fundamentais documentos objecto e razão de ser desta Assembleia Geral. Estamos a falar de um orçamento acima dos 30 milhões de euros, tanto em receitas como em despesas, o que sucede pela primeira vez na História do Clube. E de uma quotização recorde de cerca de 14 milhões de euros, correspondente a quase 120 mil Sócios com as quotas em dia! Tudo isto acompanhado por um crescimento igualmente notável de atletas inscritos nas várias modalidades, atingindo o número de 8.500 praticantes! Estamos vivos, estamos sólidos, estamos pujantes!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

179.208

Por Juvenal Carvalho
27 Jun, 2025

Agora, que vão começar a chegar por via digital ou através de correio os novos cartões, e feita que está a renumeração dos Associados em 2025, facto que acontece sempre de cinco em cinco anos, ao contrário do que é prática noutros lados que apregoam números fictícios, ficou provado, se é que pudesse haver alguém, mesmo entre os adversários, que o ousasse questionar, que o Sporting Clube de Portugal, aquele que é o clube mais ecléctico do desporto português e um dos  maiores à escala global, é um clube ENORME.

179.208 é o número de Leões que ostentam ao dia de hoje garbosamente o seu cartão de Associado na carteira, a que se juntam milhares e milhares, que espalhados pelo mundo, e mesmo não sendo Associados pelas mais variadas ordens de razão, também vibram e sentem o símbolo do Leão como qualquer um de nós, que é Sócio com as quotas em dia. 

E, como costumo dizer, até porque repetir as verdades vezes sem conta não é nunca um excesso, mas sim um motivo de inquestionável orgulho, o Sporting Clube de Portugal é um clube de uma pluralidade única.

Que abrange diversas ideologias políticas e crenças religiosas, tendências sexuais, e raças e onde, acima de tudo e de todos, existe um denominador comum: Um amor sem paralelo de todos pelo nosso Clube. Porque só aí deverá existir unanimismo. Quando envolve o símbolo somos todos, porque não dizê-lo, irracionais na paixão com que o sentimos. Podemos gostar mais desta ou daquela modalidade, deste ou daquele atleta, deste ou daquele treinador, até deste ou daquele dirigente. Isso é normal e até saudável, desde que com respeito pela opinião de cada um. E foi sempre, ou quase, sei que não existe a perfeição e que momentos houve menos bons na nossa magnífica história, com base na premissa de uma união em torno do nosso amor comum que nos pautámos ao longo destes quase cumpridos 119 anos de vida.

No meu caso pessoal, que me lembro de já ter tido vários números e diversos cartões de Sócio, passei do número 4.375-0 para o 4.083-0, o que representa quase cinco décadas de filiação ininterrupta. Lembro-me tão bem, quase como se fosse hoje, e digo-o sem exagero algum, da tarde quente de um dia do mês de Julho da década de 70 do século passado, quando entrei na secretaria situada no velhinho estádio, acompanhado pelo meu pai e pelo Sr. Olímpio, o Sócio proponente, e me fiz Associado do Sporting Clube de Portugal ainda em tenra idade. 

Foi um momento épico. Só superado quando fiz as minhas netas Leonor e Matilde, com três e um ano respectivamente, também elas Associadas, com a particularidade de eu não ter tido essa felicidade, desde o dia em que nasceram. 

Já passaram no tempo muitos anos quando a minha filha Ana Rita foi comigo a Alvalade receber o emblema de prata e lhe ofereci um Leão de peluche – o famoso "Leo". Anseio pelo dia – anseio mesmo – que entrarei em Alvalade com as minhas netas para receber o emblema de ouro. 

Falta pouco... muito pouco. O legado do Sportinguismo será algo que, nem a distância geográfica que hoje tenho delas me fará demover de lhes passar. É uma obrigação e uma obra a que me dediquei desde o seu nascimento. 

Explicar-lhes mais tarde a minha – e sei que também vossa – loucura, que tento que seja saudável, embora admita que por vezes não o consiga, pelo nosso Sporting Clube de Portugal.

P.S – O nosso futsal, ao perder o quarto jogo do play-off, viu adiada para domingo, pelas 19h00, no Pavilhão João Rocha, a decisão do título que pode trazer com ele o Penta. Os nossos rapazes, orientados pelo "mestre" Nuno Dias, já mostraram mais do que uma vez daquilo de que são capazes. Será connosco a fazer da nossa "casa" uma muralha inexpugnável que teremos de conseguir catapultá-los para a conquista de mais um Campeonato. Nós acreditamos em vocês!

Em nossa casa

Por Mafalda Barbosa
27 Jun, 2025

Editorial da edição n.º 4032 do Jornal Sporting

Domingo é dia de reunir a família Sportinguista, em Alvalade.

Data em que se assinalam dois momentos importantes para a vida do Clube.

A partir das 12h30 decorre, no edifício Multidesportivo, a Assembleia Geral para votação do orçamento dos rendimentos, gastos e investimentos do Sporting Clube de Portugal para o exercício económico de 1 de Julho de 2025 a 30 de Junho de 2026 e para votação das contas consolidadas do Clube referentes ao exercício económico de 1 de Julho de 2023 a 30 de Junho de 2024.

É importante ter uma participação activa nas decisões do Clube. E, por isso, a importância do voto de todos os Sócios naquele que será mais um momento importante para o futuro do Sporting CP.

Depois às 19h00, o Pavilhão João Rocha recebe o derradeiro dérbi de futsal no qual Sporting CP pode sagrar-se Pentacampeão Nacional.

A mobilização, a união e o apoio dos Sportinguistas será fundamental naquela que é “a nossa fortaleza” e onde só existe uma palavra de ordem: VENCER!

Os nossos Leões do futsal contam com a presença de todos.

Porque no domingo, todos os Sportinguistas contam!

Defeso… Gyökeres e futsal!

Por Tito Arantes Fontes
19 Jun, 2025

DEFESO / TRANSFERÊNCIAS / GYÖKERES – Estamos em pleno defeso futebolístico, com a enorme maioria de clubes e jogadores a gozarem as suas habituais férias. Compreendemos que no deserto de jogos destas semanas os meios de comunicação social, nomeadamente os desportivos, se agarrem a temas mais sensacionalistas (ou a jogos de torneios de Verão, de fim ou de início de época). Um dos temas preferidos é o das transferências de jogadores, sendo que o respectivo mercado se estende – no geral – do próximo dia 1 de julho (ou seja, ainda nem abriu) até 1 de setembro. Avulta e de que modo, nesse particular domínio, a propalada novela da transferência do nosso Viktor Gyökeres! Certo é que o jogador tem contrato com o Sporting CP até ao final da época 2027/2028! São mais três temporadas! Tenham calma, portanto. Sabemos o papel que Gyökeres tem tido no futebol do Clube! Sabemos da sua enorme valia! Sabemos que os nossos adversários o temem! Sabemos quanto tantos gostariam de ver o Sporting CP fraquejar ou ser enfraquecido. Mas, contudo, o Viktor tem contrato, continua a ter contrato, é jogador do Sporting CP e assim continuará a ser… até que o presidente Frederico Varandas se convença e decida fazer o negócio da transferência desse extraordinário jogador para uma qualquer outra latitude, sempre com adequada e valiosa compensação ao Clube. Tenhamos, pois, calma!

CONFIANÇA E CORAGEM – No meio dessa interminável novela, como em tantos outros momentos, soube muito bem ver e ouvir a intervenção pública do presidente Frederico Varandas, por ocasião da sua visita – na semana passada – ao Museu Sporting em Leiria (salvé, Bernardes Dinis!). Foi exemplar! E taxativo! Colocou os "pontos nos i", transmitiu calma aos Sportinguistas, calou muito comentário, definiu caminho e fixou barreiras e limites! Todos percebemos que o presidente está em cima do assunto, conhecedor da situação, detentor de uma privilegiada posição negocial, atento ao mercado e aos seus sinais. O corolário da sua intervenção foi confirmarmos, no seio do que nos importa, isto é, da Família Sportinguista, o reforço da confiança no presidente, na certeza de que o mesmo tratará do assunto guiado por um único fundamental vector, qual seja a defesa dos superiores interesses do Sporting CP! Força, presidente! Coragem, presidente!

LADAINHAS E QUEIXINHAS – O SL Benfica continua a queixar-se… já perdemos até a conta às vezes que o faz. A verdade é que já ninguém, nem eles próprios, sabe do que eles se queixam e muito menos qual a razão! Certo é que o clube que mais foi beneficiado na história do futebol português está agora – depois das derrotas que consecutivamente o Sporting CP lhes foi infligindo no Campeonato e na Taça de Portugal – em estado catatónico, viciado em birrentas lamechas e fixado em infantis queixinhas. Coitados… não fosse a hipocrisia e até poderiam meter dó… não é, contudo, o caso! Não merecem isso. Sublinhamos, isso sim, que – agora – também no futsal se queixam… tendo feito um lamentável comunicado a propósito da arbitragem do primeiro jogo da final do Campeonato, que foi magistralmente contestado no feliz comunicado de resposta do Sporting CP! Tanta lamechice, tanta lágrima de crocodilo, tanta hipocrisia!

FUTSAL / A FINAL – No passado domingo teve lugar esse tal primeiro jogo da final do Campeonato, em nossa casa, no Pavilhão João Rocha. Lutámos muito, podíamos ter ganho o jogo. Fomos sempre recuperando, com muita garra e pundonor, das desvantagens que fomos sucessivamente tendo no marcador. Quatro vezes nos vimos a perder e quatro vezes conseguimos recuperar, empatando sempre a partida. No final, nos penáltis, a sorte nada quis connosco e foi-nos madrasta. Estamos em desvantagem. Mas sabemos que o nosso futsal é feito de Campeões! De gente de rija têmpera! Uma equipa de antes quebrar que torcer! E foi isso que se viu nas declarações no final do jogo, desde o Nuno Dias, passando pelo capitão João Matos e indo até aos demais jogadores que prestaram declarações. Nós acreditamos em vocês! Força, Leões! Vamos ao Penta!

ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE – Aos poucos e poucos vai-se desvendando tudo quanto se está a passar com as obras que decorrem dentro do nosso templo. Vamos ficar com um Estádio ainda mais espectacular! As fotos que aqui e ali vão aparecendo dão nota disso mesmo. Cresce, pois, a excitação nos Associados Leoninos! O frenesim aumenta! Toda a gente quer ver e experimentar os seus novos Lion Seats! Também aqui, força, Sporting CP!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

P.S – Acabo de ver a autêntica "patada" (esta sim!) que um tal de Belotti deu num jogador do Boca Juniors. Não se faz! Mas ainda não vi nenhuma "comoção nacional"... nem nenhum pedido de "exemplar punição"... porque será? Já esqueceram o que andaram a dizer há menos de um mês? Fraca memória... ou hipocrisia?

Ouçam o rugido do Leão

Por Juvenal Carvalho
19 Jun, 2025

Confesso que, não sendo o melhor dos optimistas serei, como aqueles que me conhecem pessoalmente o sabem, longe de ser o pior dos pessimistas.

Perguntam vocês: e o que é que isso tem a ver com o Sporting Clube de Portugal? 

Pois bem, passo a explicar. Todos sabemos que passámos por períodos pouco ganhadores no futebol – que não no universo das modalidades – não há como o esconder. Em quatro décadas ganhámos somente quatro Campeonatos, a que somámos aqui ou ali alguns troféus na Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga.

Mas uma coisa existe que inequivocamente tanto nos orgulha e que nos diferencia claramente dos demais, provocando-lhes até espanto e, porque não, um fundado receio, ao assistirem a este imenso rugido do Leão renascido e a criar hábitos ganhadores. Que é interclassista. Que abrange todas as gerações. Sobretudo as mais jovens, numa clara demonstração de grandeza sem paralelo e que sobretudo são o garante do futuro. Arrepiante!

Não nos deixámos abater quando parecia que havia um manifesto conluio do poder instituído para que só houvesse um grande a Sul e outro a Norte. Comentadores havia que falavam na perda das novas gerações de adeptos. Confesso que também o temi. Dizer o contrário era fugir ao que sentia e não o consigo. Comentei até esse assunto em privado com amigos. Uns corroboraram. Outros, felizmente mais optimistas, refutavam a plenos pulmões essa teoria. Sabia que a família Leonina era imensa. Disso nunca duvidei. Mas em 2021,19 anos depois, chegou um campeonato que, mesmo com as limitações então provocadas pelo COVID-19, fez encher o país e as comunidades onde existissem Sportinguistas, numa loucura indescritível. Estava mais do que provado que o Leão continuava vivo... e bem vivo. Esse foi o primeiro grande indicador.

E depois desse, chegaram mais dois e com eles o Bicampeonato e a dobradinha. 

E aquilo a que se assistiu nos últimos dois anos foi simplesmente indescritível e revelador de que somos únicos... inigualáveis até na forma como sabemos estar nos festejos. Apareceram, numa demonstração clara de amor, milhares e milhares de Sportinguistas a festejar como se não houvesse amanhã, com claro epicentro no Marquês de Pombal, em Lisboa, mas também desde as maiores cidades do país, e não só, até aos locais mais recônditos.

A forma como a imensidão de crianças e jovens festejaram efusivamente, com cânticos de amor ao Clube, a imitar a máscara de Viktor Gyökeres, a dar vivas ao Sporting CP, a extravasar uma alegria incontida, foi emocionante. 

Somos decididamente um clube dos netos até aos avós. Um clube de uma dimensão única.

Os que achavam que o Sporting Clube de Portugal era aquele clube fofinho e que ganharia sempre pouco, estavam profundamente equivocados. Sem arrogância, com a marca indelével da capacidade do trabalho e quanto e bom trabalho tem sido feito, ambicionamos continuar no topo. Tendo a consciência de que ninguém ganha sempre, é legítimo sonhar na manutenção deste momento épico. Ambicionamos agora chegar ao Tri, o que é um objectivo possível.

E é na força motriz desta verdadeira Onda Verde que tem crescido e transbordado de paixão à causa, que temos que nos agarrar e levar os nossos rapazes às cavalitas rumo ao sonho. E que sonho este que nos invade o coração Leonino.

Teremos de ser unos e indivisíveis e não vacilar. Nem quando as virgens ofendidas, que deveriam corar de vergonha por terem um passado recente cheio de casos judiciais, procuram maquilhar os seus fracassos pessoais, numa espécie de papas e bolos para enganar os tolos, querem relativizar as nossas conquistas.

A esses recomendo-lhes Kompensan ou em alternativa que continuem a ouvir o imenso rugido do Leão, aquele que ecoa um pouco por todos os lugares onde existem Sportinguistas. E tantos eles são. 

O sonho na palma da mão

Por Mafalda Barbosa
19 Jun, 2025

Editorial da edição n.º 4031 do Jornal Sporting

 

Os sonhos existem para se tornarem realidade.

E foi com esse despertar para o mundo da imaginação e dos desejos que vários jovens aderiram ao Open Day de andebol do Sporting CP.

Em alguns casos, a iniciativa permitiu um primeiro contacto com a modalidade e noutros foi uma forma de alguns atletas manifestarem o interesse de integrarem os escalões de formação do andebol Leonino, tanto no masculino, como no feminino.

Os constantes êxitos no andebol sénior, e não só, contribuíram para aguçar a curiosidade dos mais novos pela modalidade.

Assim, largas dezenas de crianças viveram um dia diferente e tiveram a oportunidade de conhecer de perto a excelência, a grandeza e o eclectismo do Clube.

Há quem diga que o sucesso começa com um sonho, do sonho para a meta, da meta para a disciplina, da disciplina para a persistência e da persistência para a conquista.

Na verdade, tudo o que um sonho precisa para ser concretizado é de alguém que acredite que ele possa realizar-se.

"Se podemos sonhar, também podemos tornar os nossos sonhos realidade"*, não fosse o Sporting CP fruto do sonho de um Leão que se tornou real.

*Walt Disney

Alma de Leão!

Por Tito Arantes Fontes
12 Jun, 2025

ALMA DE LEÃO – Hoje agarro-me ao que dizem os nossos Consócios. Tenho um velho, bom e grande amigo, médico, excelente por sinal, ou seja, um homem dedicado aos outros, à saúde e ao bem-estar. É um Leão de "Juba Alta", de sempre, de toda a vida, meu companheiro de bancada décadas a fio e que assim vai continuar. No meio das centenas e centenas de mensagens que fui recebendo no nosso "Maio de Ouro" elegi o SMS que este meu querido amigo enviou – no dia seguinte à conquista do nosso Bicampeonato (antes da Taça de Portugal, portanto) – para um dos inúmeros grupos de Leões de que faço parte. É comovente! É o que lhe brota e brotou genuinamente da alma, do seu "coração de Leão"! É, na verdade, o sentir de gente da sua, minha geração! Gente que se vai aproximando dos 70 anos de vida. E – Por tudo – resolvi partilhar a mesma, ou melhor alguns excertos, nesta coluna. Faço votos que a sintam como eu e tantos outros leões a sentiram. Reza assim este nosso Consócio:

"Estou com uma monumental ressaca. Com todos os sintomas: a acordar a meio da noite (sim, ontem dormi o "sono dos justos" ou melhor dos injustiçados), com uma grande dor de cabeça, ter a mesma a andar à volta, nem acreditar no que aconteceu. Mas é uma ressaca diferente, é uma ressaca não etílica, tirando uma lágrima de tinto ao almoço, ontem nem entrou uma gota de álcool (nem champanhe com amigos) no meu "sistema". É uma ressaca emocional. É uma ressaca de anos e anos em que se foi acumulando a sensação de quase, o quase nunca, o quase quase, umas por culpas próprias, outras – na maioria – empurrados por forças exteriores, também pelos media que agora nos louvam, mas que foram cúmplices tanto e tanto tempo de "Calabotes e Calheiros", dos apitos dourados e encarnados que dizimaram plantéis de excelência, que impediram que jogadores e equipas de elite fossem campeões. É uma ressaca de tantos e tantos anos a ser o underdog, uma dita elite que aguentava estoicamente o gozo da maioria ruidosa que não sabia ganhar, nem perder. Esta época saliento duas idas ao nosso templo: o jogo com o Lille e ontem, dia de Campeões! Curiosamente o mesmo resultado, dois a zero para o Sporting CP! Por motivos vários tive de sair ao intervalo... faltou-me o pé ou o coração, tive uma sensação de ansiedade ou até de angústia no meio de tanta gente. Já percebi que actualmente sabe-me bem partilhar as grandes tristezas, mas as grandes alegrias são interiores, solitárias e silenciosas. E ontem, apesar da náusea da incerteza, sabia que a maré ia subir e nos inundar de felicidade. O encontro estava marcado, faltava só acertar a hora. Mas agora é tempo também de reconhecimento e para memória futura quero deixar aqui uns apontamentos de profunda gratidão. Em primeiro lugar ao plantel do Sporting CP, foram uma equipa de Leões fortes e amigos, resolutos e que não tremeram perante as adversidades, as mudanças inesperadas de rumo, as lesões, as pressões de todo o tipo; foram mesmo uma pride of lions por quem temos o maior orgulho deste mundo. Em seguida, a Ruben Amorim que tanto contribuiu para o que se contruiu e que, apesar da sua saída, nos deixou com uma almofada pontual que nos permitiu não ter consequências irreversíveis. Logo após, a Rui Borges que colou os cacos e com resiliência transmontana trouxe tranquilidade e blindagem ao grupo. Depois – natural e obviamente – a Frederico Varandas que soube ler e reconhecer momentos e ter e arranjar soluções, sempre a tempo, sempre bem, sempre adequadas. E – por fim – aos meus amigos, muitos amigos de verdes anos, todos amigos de "anos verdes", que fazem o favor de aturar os meus desabafos, o meu comportamento bipolar entre a maior euforia e a depressão; é aqui que venho buscar alento nas derrotas e cumplicidade nas vitórias. É aqui o meu "Marquês de Pombal"! Porque partilhamos um saber muito autêntico: mesmo após muito esforço, uma enorme dedicação, uma irracional devoção, nem sempre chega a Glória. Mas quando chega, como agora chegou, mesmo que seja fugidia, leva-nos ao céu, ao convívio dos "beatos" Manuel Fernandes ou Aurélio Pereira, para só falar dos mais recentes. Em comunhão com muitos daqueles familiares e amigos que já partiram e que nos esperam em verdes prados para retomar conversas interrompidas cedo demais. Eis o Sporting CP!".

ANDEBOL – Conquistámos a Taça de Portugal, o sétimo título seguido! É fantástico! Obra superior de uma equipa de luxo! E que vai continuar... os manos Costa e o capitão Salvador Salvador já renovaram e são a garantia disso mesmo! Muitos Parabéns, andebol!

FUTSAL – Apurados para a final, à melhor de cinco! Pela 15.ª vez consecutiva, feito único no futsal nacional. Vamos disputar o título mais uma vez contra o SL Benfica.  Queremos o penta, que será record também no futsal nacional! Sabemos de todas as dificuldades que temos tido esta época, mas também sabemos de que ADN esta equipa é feita! Vamos a isso! Vamos a eles! Força, Leões! Coragem, equipa!

HÓQUEI – Lutámos muito! Lutámos bem! Ficámos pelas meias-finais no João Rocha frente ao FC Porto. Mas cumprimos a nossa História, tivemos raça, tivemos querer! Força, equipa! Parabéns, hóquei! E obrigado, Angêlo Girão! Obrigado, João Souto! Obrigado, Matias Platero! Obrigado, Toni Pérez!

VÂNDALOS – Inenarrável e intolerável o ataque perpetrado ao carro em que alguns adeptos portistas seguiam para o Porto, após o jogo de hóquei. Não há nada que justifique a barbaridade cometida! Não é isto que queremos no nosso desporto. E o Sporting CP não é isso! Bem, pois, esteve a comunicado do Clube a verberar o sucedido!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

P.S – Acabo de saber das declarações há minutos de Frederico Varandas sobre a "novela" da eventual saída de Gyökeres. Como disse o presidente: "O Clube tem bom senso e tem palavra!". É isso mesmo! Confiança total, pois, em quem defende os nossos interesses e não se deixa influenciar por forças exteriores, sejam elas quais forem! E ao serviço de quem estiverem! Força, Frederico!

Páginas

Subscreva RSS - Opinião