Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Opinião

O carimbo de qualidade do Leão

Por Juvenal Carvalho
21 Ago, 2025

Que melhor tónico poderia existir para os rapazes de verde e branco que não um estádio quase cheio de Sportinguistas, num ambiente único, a empurrar literalmente a equipa para a vitória, naquela que foi a estreia de 2025/2026 em "casa", e logo num Estádio José Alvalade 2.0, que está bonito, funcional e... sem exagero algum, faz honrar os pergaminhos de uma enorme instituição a caminho dos 120 anos, como a nossa.

E nesta imensa Onda Verde, aquela que tem catapultado os Leões jogo após jogo – primeiro rumo ao "Bi" e porque não sonhar agora com o tão ambicionado "Tri" – os jogadores disseram mais uma vez presente e foi com classe e a provar que sabem o caminho, expressão que chamei para o título da minha anterior crónica, que entraram em campo cientes desse mesmo caminho que terão de percorrer, goleando o FC Arouca por expressivos 6-0.

Nesta exibição brilhante, há ainda a destacar, para além do colectivo muito forte e que está a assimilar na plenitude as ideias do míster Rui Borges, a integração plena dos novos reforços, com Ricardo Mangas e Luis Suárez a bisarem no encontro, a par do genial Francisco Trincão, e a demonstrar mais uma vez a qualidade do nosso scouting, que tem tido uma percentagem de acerto incrivelmente boa. Também os novos reforços Giorgios Vagiannidis, Giorgi Kochorashvili e Alisson Santos entraram em campo e deixaram bons indicadores para o futuro.

Foi um Sporting Clube de Portugal que respirou confiança e que patenteou muita qualidade derivada da marca identitária do seu trabalho, aquele que na noite do passado domingo deixou os Sócios e adeptos confiantes para o que aí vem. E o que aí vem é já no próximo sábado, pelas 18h00, a deslocação à Madeira para defrontar o CD Nacional. Sem sobranceria e consciente de que o adversário não irá facilitar nada e que também tem qualidade, isso não invalida que todos nós estejamos confiantes no regresso da Choupana com os três pontos. 

Os indicadores destes dois jogos são, inequivocamente, os melhores, logo o acreditar na continuidade dos resultados vitoriosos é não só, tão lógica, quanto perfeitamente legítima.

Este Leão, quando tiver os processos todos assimilados estará pronto para lutar pelo objectivo a que se propôs e esse, sem rodeios, porque não nos cabe pensar pequeno, é ganhar o "Tri". Umas vezes de fato de macaco, outras de smoking, derivado da imensa qualidade do nosso grupo de trabalho, contem com um Sporting CP a lutar por esse sonho e, com isso, fazer calar certas "cartilhas". A última teoria, se continuarmos a incomodar outras se seguirão é, e sabemos todos que não é inocente, a de que Luís Suárez é um "piscineiro" à escala de um jogador que representou o nosso rival a Norte. Mas isso é apenas mais uma das inúmeras narrativas dos do costume para nos desestabilizar. Só que, até podemos não ganhar – porque só ganha um e todos nós, até porque naturalmente não somos ingénuos, sabemos bem do poderio dos rivais nessas questões colaterais ao terreno de jogo. Mas mesmo assim terão de nos aturar uma vez mais, isso parece-me um dado perfeitamente adquirido. Até porque, é por demais evidente o carimbo de qualidade deste Leão.

P.S − O andebol tem o primeiro jogo oficial no próximo sábado, em Sines, a contar para a Supertaça. O teste será ante o FC Porto e, claro, obviamente bastante difícil. Mas a confiança na capacidade dos Leões em alcançar o primeiro troféu da época de 2025/2026 é ilimitada. Força, rapazes. Continuem a fazer feliz a enorme Família Leonina.  

Oito golos… liderança!

Por Tito Arantes Fontes
21 Ago, 2025

ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE – No último domingo fizemos a “reinauguração” do nosso Estádio, ou seja, do nosso Templo! Só ouvi elogios e só li menções, ambas muito positivas, ao aspecto geral com que o José Alvalade ficou depois das obras e melhoramentos que já foram nele introduzidos (e que continuam, pois, os mesmos não estão ainda concluídos). Ficámos, claramente, com um Estádio mais grandioso e mais perto da equipa, ultrapassando de modo claro a sua capacidade para bem mais de cinquenta mil espectadores. Estou ainda fora do país e, por isso, não pude acompanhar esse nosso grande momento, mas é assim que, com evidente gosto, interpreto todas as indicações que recebi (incluindo as de ajustes e afinações a serem efectuados até à conclusão das obras em causa). Parabéns, Sporting CP!

CAMPEONATO NACIONAL I – Nesse mesmo dia fizemos no José Alvalade o primeiro jogo do Campeonato, contra o FC Arouca. Foi avassalador! No final, o placard elucidava o autêntico festival a que se assistiu… foram seis golos do Sporting CP, sem sofrer na sua baliza. É obra! E é a vitória mais robusta de Rui Borges no comando da equipa. Esperamos assim continuar, com vitórias claras e convincentes. Força, Sporting CP!

CAMPEONATO NACIONAL II – Corolário desta vitória é já a liderança do Campeonato, fundada nas duas vitórias já alcançadas e no melhor registo de golos de todas as equipas em competição: são oito golos marcados e zero sofridos. Elucidativo do poderio que já demonstramos! E elucidativo também do caminho que queremos e que já traçámos… o do Tri, claro! Na próxima jornada, a terceira, vamos à Madeira, defrontar o CD Nacional. Com o nosso futebol em alta, queremos – pois – a vitória e mais três pontos! Vamos, assim, em busca dos nove pontos… e da continuação da liderança do Campeonato! Força, Sporting CP!

CAMPEONATO NACIONAL III – Na vitória frente ao FC Arouca há a destacar, claro e como já é habitual, a exibição do Trincão! Um jogo superior! E também a destacar e de modo muito evidente as estreias em Alvalade de Luis Suárez (já conquistou a plateia Leonina, demonstrando que temos mesmo aqui um “senhor jogador”!) e do inesperado goleador Ricardo Mangas (a exibir todo o seu “coração de Leão”, aliado ao seu sentido de oportunidade e de decisão, especialmente na hora da verdade, a do golo!). Também se estrearam no nosso Templo os reforços Vagiannidis (bela assistência para o quarto golo e outros apontamentos a demonstrar qualidade), Kochorashvili (transborda energia, força e vontade de se dedicar e defender a nossa camisola) e Alisson (poucos minutos ainda para demonstrar todo o seu potencial, que se nota, se percebe). Boa sorte, Leões! Bem-vindos ao nosso José Alvalade!

CAMPEONATO NACIONAL IV – Nos jogos desta jornada dos nossos históricos rivais, pois… apareceu a mediocridade que já se intuía no jogo do SL Benfica, com uma triste e paupérrima exibição na Amadora. Valeu-lhes um penálti salvador caído do céu. Quanto ao FC Porto… os astros alinharam-se para que conseguisse ganhar em Barcelos, desde logo fazendo “soprar o vento” sempre para o mesmo lado! Curioso, neste particular, que – neste quadro – apareça quem opine que o Sporting CP “vai ser seguramente um adversário de topo” para os nossos indicados rivais… fica-nos a dúvida se a questão não é exactamente a inversa… pois não são exactamente eles que são o adversário do Bicampeão? Curioso também o modo como do outro lado da Segunda Circular se polarizam candidaturas centradas no sistemático ataque ao Sporting CP, sempre com o “falar Calimero”, que parece estar enraizado nessas gentes. Para nós, certo é que o Sporting CP terá sempre e em primeiro lugar que fazer o seu trabalho… ou seja, ganhar os seus jogos! Todos os jogos! Força, Leões!

ALVALÁXIA É NOSSO – O Sporting CP anunciou em comunicado a aquisição do Espaço Comercial Alvaláxia! Estava já anunciado, foi agora cumprido! É um marco revelador da nova dinâmica e do poder do nosso Clube! O Hub de Entretenimento do Sporting CP está em marcha! Aguardemos por novas notícias quanto ao modo como tudo será desenvolvido e aproveitado. Parabéns, Sporting CP

Viva o Sporting Clube de Portugal!

P.S – O TAD (Tribunal Arbitral do Desporto) anulou a decisão do Conselho de Disciplina da FPF que tinha suspendido Conrad Harder com um jogo de suspensão, na sequência da expulsão na 29.ª jornada da temporada transacta, no pós-jogo com o CD Santa Clara, nos Açores, por o mesmo ter proferido a provocatória expressão “Yeah!” (como todos sabemos esta palavra, uma mera e inócua interjeição, constituiu – no critério disciplinar das instâncias federativas – um reconhecido palavrão… de nível mundial, acrescento eu!). Decidiu bem o TAD! Tinha decidido mal o Conselho de Disciplina! Entretanto, Harder cumpriu o seu jogo de suspensão e o Sporting CP foi prejudicado com a sua ausência, numa fase decisiva do Campeonato da última época. Podia ter sido complicado e só não foi, porque o Clube ultrapassou todas essas dificuldades e foi Campeão, ganhando igualmente a Taça de Portugal! Fica, contudo, o apelo às instâncias federativas, nomeadamente às que têm competências disciplinares, para evitarem óbvias situações de injustiça como a que ocorreu… é que, depois, o TAD corrige… mas vai tarde e o mal foi feito!

Regresso a casa

Por Mafalda Barbosa
21 Ago, 2025

Editorial da edição n.º 4040 do Jornal Sporting

Regresso

(re·gres·so)
Volta; acto de regressar.

A família Sportinguista regressou a casa.

À espera dos Leões um “José Alvalade vestido de gala”. Renovado, mais inclusivo e inovador, sem esquecer a excelência e a memória que fazem parte da História do Clube.

Nas bancadas, os quase 43 mil Sportinguistas fizeram a festa.

Uma noite inspiradora, acolhedora e de uma comunhão perfeita entre a equipa, os Sócios e os adeptos.

Nas quatro linhas a equipa brilhou, apresentou-se segura, com carácter e brindou-nos com o melhor desta nova era.

No final, aplausos, agradecimentos e sorrisos no rosto e muita vontade de regressar rapidamente “a casa”.

As bancadas ficaram vazias, mas os trabalhos no novo Alvalade 2.0 prosseguem [ver págs. 4-6].

Por agora, a onda verde e branca ruma à Madeira.

To be continued

Objectivo – Tricampeonato!

Por Tito Arantes Fontes
14 Ago, 2025

CAMPEONATO NACIONAL I – Começou a caminhada para concretizar o objectivo maior desta época, o Tricampeonato! Com esse espírito, fomos a Rio Maior defrontar o Casa Pia AC, no jogo inaugural da primeira jornada do Campeonato. Casa cheia, como já aqui tínhamos nesta coluna previsto. Ambiente festivo, típico do início do Campeonato. E o jogo foi o que esperávamos, demonstrando de modo exuberante a subida de forma da nossa equipa, que já vínhamos patenteando nos últimos jogos, de partida para partida. Vimos, aliás, uma exibição segura do Sporting CP, uma das melhores dos últimos anos (décadas mesmo) na jornada inaugural do Campeonato. A crítica especializada também apontou nesse sentido. O Clube jogou bem! E mereceu – de modo indiscutível – a vitória! Esta, aliás, só pecou por escassa, pois produzimos futebol para mais, nomeadamente pelo que fizemos no decurso da soberba primeira parte do desafio. No final, para a história, ficou uma vitoria clara, três pontos, dois golos marcados e zero sofridos. E –salientando por todos um dos nossos jogadores – uma portentosa exibição de Trincão! Pelo que jogou e pelo que fez jogar! Bem como a estreia auspiciosa – e que nos deixa com “água na boca” – do Suárez! Venha, pois, o próximo adversário!

CAMPEONATO NACIONAL II – E o próximo é o FC Arouca, em nossa casa, renovada, um adversário tradicionalmente difícil, como – por exemplo – bem demonstrou no Campeonato do ano transacto (recordar que empatámos esse jogo no José Alvalade, a tal partida em que começámos por sofrer um autogolo num infeliz atraso de bola do St. Juste para o Rui Silva, empatámos através de Harder, voltámos a perder vantagem num penálti assinalado contra nós no findar da primeira parte, entrámos nervosos na segunda parte, assistimos impotentes à expulsão do Hjulmand, testemunhámos a bravura da equipa com o golo do empate concretizado por Trincão e ainda sofremos nos minutos finais da partida, em que Rui Silva foi crucial e nos garantiu um difícil empate num jogo em que tudo nos correu mal e nos foi acontecendo). Temos, pois, de ter presente que o desafio será para ser encarado com total seriedade, como de dificuldade máxima e sabemos bem que é assim mesmo que ele é visto pela equipa, desde logo por cada um dos jogadores do nosso plantel, passando pela equipa técnica e pela denominada “estrutura”. É, pois, um jogo para – lutando – ganhar, para conquistarmos a nossa segunda vitória no Campeonato, para fazermos três pontos e – com eles – alcançarmos o somatório dos seis pontos, na segunda jornada do Campeonato! O objectivo é mesmo esse, conquistar pontos, rumo ao Tri! Força, equipa! Força, Leões!

ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE – A partida com o FC Arouca será já no renovado José Alvalade! Sucedem-se imagens do estado das obras e dos diversos melhoramentos que foram e estão sendo introduzidos no mesmo. A expectativa é grande, enorme mesmo, para comprovarmos essas obras, ainda que saibamos que nem tudo está já concluído. Seguramente que teremos um José Alvalade cheio, a rebentar pelas costuras, no apoio de sempre ao Clube!  Força equipa! Força, Leões!

COMUNICADO RIDÍCULO – Na última semana apareceu mais um comunicado… de quem? Pois, já adivinharam! Isso mesmo, do tal de SL Benfica! Ou seja, o costume! Desta feita, mais uma vez, atacando pela “enésima vez” o seu adversário preferido, o Sporting CP! Nada que nos surpreenda. Os nossos vizinhos têm essa “fixação”, corolário da inveja, pois sabem bem que nos últimos anos ganhámos – no campo, dentro das quatro linhas, por muito que isso lhes doa! – a generalidade das grandes provas nacionais, nomeadamente o Campeonato e de modo épico e portentoso a última edição da Taça de Portugal, enquanto eles se têm – e a espaços – de (des)contentar (sabe Deus como) com as taçazinhas menores do nosso futebol. Daí a frustração que patenteiam! A azia com que se contorcem! O ridículo – só deles, sim – do que escrevem! Sigamos o nosso caminho! A nossa caravana passa! O ladrar, pobre e triste, fica mesmo destinado a outros!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

Este Leão sabe o caminho

Por Juvenal Carvalho
14 Ago, 2025

Foi um Leão competente, feroz e senhorial, aquele que esteve em Rio Maior na passada sexta-feira para abrir o Campeonato, prova esta que, não é nunca repetitivo dizer, nos poderá dar aquele que é por nós tão desejado e ambicionado, o "Tri".

E as três palavras que usei para descrever o Sporting CP que apareceu ante o Casa Pia AC, aplicam-se na plenitude. Competente porque esteve do princípio ao fim por cima do jogo sem dar quaisquer veleidades ao adversário; feroz porque foi carregado de garra que abordou o jogo, com uma vontade inabalável de o ganhar; senhorial pela razão de ter sido uma equipa que vestiu o seu melhor fato de gala e que jogou muito bem, sabendo bem os terrenos que pisa com um misto de classe com trabalho, que nos faz acreditar que coisas boas poderão estar para chegar.

Foi, pois, um Sporting CP que fez uma demonstração cabal de que a pré-época foi bem trabalhada, aquele que abriu as hostilidades da prova máxima do futebol português.

Se na Supertaça, em que mesmo perdendo fomos claramente melhores que o adversário, já lá estavam os indicadores do crescimento sustentado, frente aos "gansos" o que se viu foi uma demonstração cabal de que estamos a assimilar bem os processos do míster Rui Borges. Se tiver de ser no colectivo que as coisas se irão decidir, sabendo que não poderemos estar a lamentar eternamente a saída de um jogador superlativo que por vezes resolvia quase sozinho, irá ser. Aliás, o futebol é um jogo colectivo, logo só assim pode ser resolvido.

Francisco Trincão, depois de tanto já termos criado para abrir o activo, fez um golo magistral – como só ele o sabe fazer, para na segunda parte o "capitão" Morten Hjulmand aparecer a desviar de forma exímia na marcação de uma bola parada e dar ao jogo um resultado justíssimo, que só pecou por escasso, e que nos faz acreditar muito numa época sob o signo do Leão. 

E agora será, porque o "Nosso Futuro Chegou", no "novo" Estádio José Alvalade 2.0, cada vez mais bonito e funcional, que no próximo domingo, pelas 20h30, o Sporting Clube de Portugal receberá o FC Arouca. Sabemos todos que terá de ser com muito trabalho, na base da tão assertiva e motivadora frase do nosso treinador: "quando faltar a inspiração que não falte a atitude" que estaremos mais perto do êxito, não só contra a abnegada e bem liderada equipa arouquense, como também nos demais jogos. 

Será seguramente com o "Nobre Vulcão" ao rubro, repleto de Sportinguistas das mais diversas proveniências, ou não estivéssemos em Agosto e muitos Leões que estão a residir no estrangeiro irão seguramente juntar-se à arrebatadora Onda Verde que está presente a cada jogo, seja em que estádio for.

Até ao próximo dia 2 de Setembro muito se irá "jogar". Chegam-nos ecos, sabendo todos nós que a nossa SAD actua sempre em defesa dos interesses do Clube, e tão bem o tem feito, de que não temos o plantel fechado. Mas isso acontece com todos. Uma coisa tenho a certeza. Estamos muito fortes e competitivos e, humildemente, deixo aqui um conselho aos Sportinguistas. Não dêem ouvidos às vozes dos "comentadeiros" – obviamente que não generalizo – que pintam grandes obras de arte aos do costume, fazendo de jogadores normais grandes craques do firmamento mundial, com "orgasmos" que acontecem todos os defesos, só que são apenas uma forma, ardilosa até, de enganar as pessoas, parecendo até que nos últimos cinco anos quem foi Campeão três vezes não fomos nós, foram os outros, e que nem candidatos somos. Pode ser que o tiro lhes volte a sair pela culatra.

Não é porque ganhámos ao Casa Pia AC. Sabemos todos que a época será muito longa e cheia de vicissitudes. Mas sabemos também que a mesma não é ganha nas palavras dos "experts", é mesmo dentro de campo. E, acreditem. Embora ainda agora tenha começado, e sem qualquer fanfarronice, sente-se no ar que este Leão sabe o caminho! 

 

P.S – O Troféu Francisco Stromp tem um enorme simbolismo, por tudo aquilo que o eterno associado n.º 3 representa para o Sporting CP, e o futsal e o andebol honraram esse desígnio, conquistando-o. A ambição destas duas modalidades, bem como das outras, para mais uma época de conquistas, é enorme. 

Bem-vindos ao nosso futuro

Por Mafalda Barbosa
14 Ago, 2025

Editorial da edição n.º 4039 do Jornal Sporting

O futuro chegou. 

Passo a passo, com firmeza e sustentação.

Com a excelência que caracteriza o Clube e respeitando os valores e o legado de uma instituição centenária.

O Sporting Clube de Portugal reinventou a forma como se vive o futebol.

Os Sócios e adeptos Sportinguistas vão ter a oportunidade de viver de perto, dentro de um recinto desportivo, uma experiência de outra dimensão.

O Clube assumiu, e cumpriu, o compromisso de criar infraestruturas voltadas para o futuro e o Estádio José Alvalade e o Museu Sporting são exemplos disso mesmo.

Proximidade, emoção, comodidade, sustentabilidade e tecnologia, reforçam a ligação entre todos.

Novas formas de viver e sentir o Sporting Clube de Portugal, proporcionando uma experiência única onde a paixão pelo futebol e o entretenimento andam de mãos dadas.

Também o Museu Sporting acompanhou esta evolução e hoje é um espaço de excelência, totalmente renovado, que respira História e inovação. Um Museu aberto à memória, ao legado e ao futuro do Clube.

Bem-vindos a Alvalade 2.0.

Somos da raça que nunca se vergará

Por Juvenal Carvalho
07 Ago, 2025

Perdemos uma "batalha", mas uma certeza tenho. Estamos prontos para ir à luta pela "guerra" e essa, todos sabemos, será a tentativa de conquista do "Tri".

Não quero com isto minimizar a derrota com o eterno rival na Supertaça e, assumo, se existe adversário com o qual me custa muito perder, porque nutro por ele uma especial antipatia, é mesmo este. Como se costuma dizer, com eles nem ao berlinde. Fico mesmo com uma especial azia, ainda para mais num jogo em que o adversário não fez quase nada para o ganhar.

Mas gosto de ser pragmático e, por forma de estar no desporto e na vida, não entro em depressão ao primeiro revés. Afinal, perder um troféu, o mesmo que já na época passada vimos escapar de forma incrível, deixa sempre mossa no grupo de trabalho, mas há muito mais vida para além deste troféu como, aliás, se viu na época passada.

E nessa muito mais vida, já amanhã, começará em Rio Maior, ante o Casa Pia AC, o Campeonato Nacional. E será aí que o foco terá que estar a partir de agora, pese a presença na Champions League – temos que nos habituar a andar onde está a nata do futebol europeu, na Taça de Portugal e ainda na Taça da Liga. São todas elas competições importantes, e num clube como o Sporting CP a responsabilidade é máxima e queremos obviamente ganhar em todas as competições onde entramos.

Mas, é para mim inequívoco – respeito opiniões diferentes – que o objectivo do "Tri" é aquele que mais nos move a todos.

Será árduo o trabalho do míster Rui Borges para levar a bom porto este objetivo. Mas também sabemos que a manutenção da espinha dorsal da equipa, pese a enorme perda do "matador" Viktor Gyökeres – desculpem a opinião que só me vincula a mim, não achei nada digna a forma como saiu do clube que o catapultou para o estrelato, não deixando de lhe agradecer tudo o que representou desportivamente – determinante para a persecução do objetivo a que nos propusemos. E esse, será o de lutar pelo "Tri" olhos nos olhos com os principais rivais. 

Detesto, já o escrevi aqui por diversas vezes o "vamos levantar a cabeça". Até porque nem sequer é caso para isso. Tenho a convicção plena de que o rumo do sucesso será trilhado a cada jogo. Tenho igualmente a mesma convicção que nos momentos menos bons – sim, porque ninguém ganha sempre, os Sportinguistas estarão a empurrar a equipa para cima, naquela Onda Verde que tem feito escola, seja em Alvalade ou onde jogarmos fora de casa. E é já amanhã que tudo começa e vamos seguramente começar por pintar Rio Maior de verde e branco. Em Maio de 2026, sem a soberba tão típica de outras bandas de que vamos alugar o Marquês de Pombal, é perfeitamente possível que se aplique aquele velho ditado português de que não há duas sem três. 

O caminho é árduo e terá até forças estranhas para nos tentar desviar do rumo? Sim, sabemos todos disso. 

Mas também todos sabemos que somos da raça que nunca se vergará. E que disso ninguém tenha dúvidas. 

Época 2025/2026… Venha o "Tri"!

Por Tito Arantes Fontes
07 Ago, 2025

CAMPEONATO NACIONAL – Começa no fim-de-semana o Campeonato Nacional, jogando nós, nesta primeira jornada das 34 que compõem a prova, fora de casa, em Rio Maior, contra o Casa Pia AC. Vai estar, seguramente, casa cheia. A procissão de Sportinguistas nunca falha e este ano assim será novamente, sempre em comunhão com a equipa e em modo de dedicação e apoio total ao Sporting CP! Esse será, assim, o início da caminhada do actual Bicampeão rumo ao grande objectivo da temporada… o Tricampeonato! Isso mesmo, queremos ser Tricampeões e vamos lutar denodadamente por esse glorioso objectivo! Força, Leões!

SUPERTAÇA I – No final da semana passada disputou-se, no Estádio do Algarve, mais uma edição desta prova. Não ganhámos este singular e – por se disputar num só jogo – mini-troféu. Já na época transacta o mesmo fugiu-nos, dessa feita de um modo inexplicável. Agora o resultado foi objectivamente obra do acaso, pois o golo do nosso adversário foi claramente fortuito, através de um remate que beneficiou da sorte de ter sofrido um ressalto no nosso Hjulmand, tudo se conjugando para uma abordagem infeliz do nosso Rui Silva (no melhor pano, como logo a seguir bem demonstrou com portentosa defesa, podem mesmo surgir percalços negativos). O jogo em si foi, claramente, de início de época, sendo que do lado do Sporting CP há notórias melhorias, que se notam a “olho nu”, demonstrando que a equipa vai estar mesmo preparada para o início do que verdadeiramente importa, ou seja, o Campeonato Nacional! Certo é que o modo como decorreu a partida não permite, muito menos justifica, o “endeusamento” que a comunicação social do costume vem fazendo do fortuito vencedor… é deixá-la nesse êxtase, a ela e ao clube vencedor da Supertaça, talvez assim melhorem da azia que se sabe, ainda não estar digerida, da “dobradinha” do Sporting CP na época passada! Quanto a nós, pois… oxalá este ano façamos como na época transacta… os outros que fiquem com as “taças menores” e o Sporting CP que conquiste o que verdadeiramente importa e dá prestígio, isto é, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal!

SUPERTAÇA II – Temos estado à espera do comunicado do SL Benfica sobre o que se passou no Estádio do Algarve… contudo, até agora, nada… porquê? Será só porque ganharam? E porque, quando ganham, já nada têm para anunciar ao mundo? Ui, se tivessem sido eles a ver um golo anulado por “linhas do VAR”… ou a sofrerem faltas como as dos lances de Harder (52’) ou de Trincão (73’)… o “xirivari” que não iria logo por aí… seguramente com mais comunicados e pedidos de audiência a tudo o que fosse entidade! No mundo calimero é assim que se funciona… só “comunicam” quando perdem… quando ganham (ainda que nervosos, intranquilos, a “queimar tempo”, como bem se viu no Algarve) renasce o território do “vale tudo”!

ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE – A obra de remodelação continua e é visível a evolução da mesma, nomeadamente pelas fotos que vão aparecendo na comunicação social. Está quase… e todos nós, Sportinguistas, com genuína vontade de querer ver in loco o resultado da renovação efectuada! Certo é que muito em breve temos um novo José Alvalade, o nosso Templo! Até lá, se necessário, jogaremos – como se sabe – no Estádio Nacional, no Jamor. Não é a mesma coisa, todos sabemos isso, mas a vida coloca por vezes situações como esta. Por isso, também por isso, força Sporting CP!

ANDEBOL/PEDRO PORTELA – Foi anunciada a saída de um grande andebolista do Clube, o Pedro Portela! Foram 13 épocas a defender as nossas cores, a vestir a camisola verde e branca! Foram14 títulos conquistados! Portela ganhou tudo o que havia para ganhar em Portugal… foi Campeão Nacional, ganhou a Taça de Portugal, bem como a Taça da Liga e a Supertaça! Obrigado, Pedro Portela! Eterno Leão!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

P.S – Na cerimónia da entrega da Supertaça, a equipa do Sporting CP esteve – e bem – no relvado. Lamentável foi o “silvo do very-light” que, nessa altura, mais uma vez, foi entoado por gentes apoiantes do nosso adversário… uma vergonha que tem merecido o silêncio cúmplice dos dirigentes do SL Benfica e do Conselho de Disciplina! Fica o registo!

Conquista, despedida e recomeço

Por Mafalda Barbosa
07 Ago, 2025

Editorial da edição n.º 4038 do Jornal Sporting

Conquista
(con∙quis∙ta)
Que se obtém à força de muito trabalho.

19 títulos.

É este o resultado da prestação Leonina nos Campeonatos de Portugal de atletismo. Nenhum outro clube alcançou tantos títulos como o Sporting CP nos dois dias de provas.

Para além disso, alguns dos nossos atletas conseguiram apurar-se para os Mundiais de Tóquio e outros bateram recordes pessoais.

O atletismo Leonino continua a demonstrar a sua força e persistência na luta pelos seus objectivos.

 

Despedida
(des·pe·di·da)
Cumprimentos a (ou de) quem sai de um lugar. Fim, termo.

13 temporadas de Leão ao peito.

14 títulos conquistados. 506 jogos e quase duas centenas de golos marcados.

"Chave do sucesso? É o trabalho diário, a ambição que o grupo tem, a vontade de querer vencer, o bom ambiente do grupo e a ajuda da bancada".

Pedro Portela encerra, assim, o seu percurso ao serviço do Clube e deixa um poderoso legado na História do andebol verde e branco.

Uma entrevista emotiva à Sporting TV para ler nesta edição do Jornal Sporting [págs. 16-18].

 

Recomeço
(re·co·me·ço)
Tornar a começar.

Está a chegar o tão aguardado pontapé de saída no Campeonato Nacional. A onda verde vai fazer-se sentir já esta sexta-feira, na primeira jornada, em Rio Maior, onde os Leões defrontam o Casa Pia AC.

Os Bicampeões Nacionais iniciam, assim, a longa caminhada 2025/2026. Serão 34 finais onde o apoio dos Sportinguistas será fundamental.

Força, Leões!

Nova época… Novas lendas!

Por Tito Arantes Fontes
31 Jul, 2025

TROFÉU CINCO VIOLINOS - Na passada sexta-feira teve lugar, no sempre magnífico cenário do Estádio Nacional, no Jamor, mais uma edição deste nosso tão querido Troféu, em eterna homenagem e recordação dessa fabulosa “linha avançada” que o SPORTING CP possuía nos idos dos anos 50… Vasques, Travassos, Peyroteo, Jesus Correia e Albano! Obtivemos uma difícil vitória, contra o Villarreal CF (equipe que esta época vai jogar na UEFA Champions League, pois foi quinta classificada da Liga espanhola), num jogo que se ia complicando na segunda parte, mas que na primeira parte (altura em que cedo obtivemos o nosso golo, através de um indiscutível penálti convertido cirurgicamente pelo nosso Hjulmand) já nos permitiu observar sensíveis e evidentes melhorias no jogo da nossa equipe. É o décimo Troféu Cinco Violinos que conquistamos! Oxalá seja prenúncio de época vitoriosa… essa mesmo, a que está prestes a iniciar-se!

SUPERTAÇA I - É já amanhã (em relação ao dia que escrevo), quinta-feira, que tem lugar a decisão desta prova e concomitantemente o início da temporada oficial 2025/2026. Vamos defrontar o SL Benfica, que surge como “contendor de recurso”, pois que foi o SPORTING CP que - como todos sabemos - ganhou os “dois bilhetes” que dão assento na Supertaça, ou seja foi o SPORTING que ganhou o Campeonato Nacional e foi também o SPORTING CP quem conquistou a Taça de Portugal. Artifícios regulamentares fazem, contudo, que o nosso contendor seja desta feita quem é. O nosso desejo é só um, ganhar esse jogo e trazer a Supertaça para o seu verdadeiro lugar, aquele que lhe está destinado e que deveria pertencer a quem conquista a famosa e desejada “dobradinha”… isso mesmo, o Museu SPORTING! Força, Leões!

SUPERTAÇA II - Antes da realização deste jogo já o SL Benfica veio, lamentavelmente, condicionar a arbitragem, através de mais um triste comunicado… agora é assim, em vez de jogarem e conquistarem jogos nas quatro linhas, preferem “jogar” desta maneira, queixando-se hipocritamente de tudo e de todos, eles que estão tão envolvidos em tantos processos judiciais em que se pretende apurar actuações que, essas sim, visaram condicionar a verdade desportiva. É uma atitude que prenuncia o que será esta próxima época. Enfim, cá estaremos com a serenidade e tranquilidade de sempre, para - jogando nas quatro linhas, com as vicissitudes que aí ocorrerem - ganharmos todas as provas em que vamos entrar! Desde logo esta Supertaça! Mas lá que o chorrilho constante e contínuo de comunicados correspondem a uma atitude “calimera”, pois… correspondem mesmo!

FRANCO ISRAEL - Depois de três épocas este nosso jogador vai continuar a sua carreira no Torino FC, em Itália. Fazemos votos de boa sorte! O Franco, com a sua atitude e profissionalismo, esteve sempre do lado da solução e foi um dos nossos, que bem soube defender o Leão ao peito que tinha na sua camisola. A mensagem de despedida do Franco para os Sportinguistas, para além de honrar o guarda-redes que ele foi, dá nota da dimensão humana deste nosso atleta! E disso, sim, gostamos! Obrigado, Franco!

VIKTOR GYÖKERES - Terminou a principal novela deste Verão! O nosso avançado foi para o Arsenal FC. Jogou duas épocas connosco. O SPORTING CP potenciou-o e valorizou-o muito, desde logo como nenhum outro clube o tinha feito. Veio como jogador de segunda divisão; saiu como estrela mundial! De caminho desempenhou de modo superlativo a função para a qual foi contratado, ou seja, marcou muitos golos. E o SPORTING CP cumpriu escrupulosamente tudo quanto contratou com ele. Depois, o Viktor resolveu ser actor numa novela de mau gosto. Manchou, assim, a sua saída. Desperdiçou o estatuto de “lenda” que poderia ter. Esse estatuto pertence mesmo a outros, a figuras da estirpe - a título de exemplo e falando só de quem já não joga - dos Cinco Violinos, de Hilário, de Damas, de Yazalde, de Oceano, de Acosta, de Liedson… e, claro, de Manuel Fernandes! Foi pena, mas foi o caminho que o Viktor escolheu. No fim, teve de ser sancionado pelo Clube, por não ter cumprido com o seu contrato e não se ter apresentado - como era sua obrigação - no estágio do SPORTING CP. Última nota para a mensagem que deixou aos Sportinguistas… pífia, uma mensagem verdadeiramente pífia! Foi uma pena, Viktor!

LUIS SUÁREZ - Chegou este nosso reforço! Bem-vindo, Luis! Ganas de te ver na “cancha”! Vamos a isto! Faremos de ti outro herói… e - quem sabe - uma Lenda! Força, Suárez!

ATLETISMO - Nos sub-20 arrebatámos os títulos de Campeões Nacionais em masculinos e femininos. Foi uma época arrasadora no atletismo. Campeões em todos os escalões! Parabéns, atletismo! O Professor Moniz Pereira colocou seguramente o Céu todo em festa!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Páginas

Subscreva RSS - Opinião