VÍDEO DE CAMPEÕES – Na semana passada, no dia 16, exactamente às 19h06m (como não podia deixar de ser), o Sporting CP divulgou um vídeo verdadeiramente fundamental, um vídeo que celebra a majestosa, heroica e memorável época passada, a época do último Bicampeonato e também da última Dobradinha! O vídeo é arrasador, comovente, épico e ilustrativo! Imperdível e de visualização obrigatória para todos os Sportinguistas! Mostra o que foram as vicissitudes dessa época e o modo como as mesmas foram sendo encaradas e resolvidas! Mostra a equipa e o seu interior! Mostra em acção a famosa estrutura e os nossos dirigentes, presidente incluído! Mostra a força e a resiliência do nosso Clube! Mostra a razão de ser, os fundamentos, os pilares onde estão assentes os títulos conquistados nessa temporada! O título de merecidíssimo Campeão Nacional! E o título de justíssimo vencedor da Taça de Portugal! The Winner Takes It All! Parabéns, Sporting CP!
TAÇA DE PORTUGAL – No passado sábado, à noite, fomos a Paços de Ferreira, para a nossa estreia na edição deste ano da Prova Rainha do futebol português. O jogo foi difícil, como se esperava, talvez mais do que se esperava. Andámos sempre, por esta ou aquela razão, atrás do marcador. Tivemos de ir a prolongamento… e só aí conseguimos finalmente passar para a frente no resultado! No final, uma vitória – apesar do domínio total, como comprovam os 70 por cento de posse de bola e os 25 cantos a nosso favor – suada e difícil. Ultrapassado o Paços, venha agora o próximo, o Marinhense, no José Alvalade, daqui a sensivelmente um mês. Força, Sporting CP! A caminho do Jamor!
CHAMPIONS – Nesta 4.ª feira (sendo que escrevemos na véspera dessa partida) temos o nosso jogo da terceira jornada do “Grande Grupo” desta milionária prova, na qual defrontamos o dificílimo Olympique de Marseille, actual líder isolado do campeonato francês, melhor ataque dessa prova, melhor defesa ex-aequo da mesma, melhor diferença de golos na Ligue 1. De há vários anos a esta parte é, pois, sem qualquer dúvida, o melhor clube francês a visitar Portugal. E nós, Sporting CP, vamos entrar em campo para ganhar! Em busca dos três pontos para ficarmos com seis! Força, Sporting CP!
CAMPEONATO NACIONAL – Regressa no fim-de-semana a prova maior do futebol português, com a sua nona jornada. O nosso jogo será no domingo, ao final do dia, na sempre difícil e complicada visita ao CD Tondela. Completam-se, assim, três jogos de três em três dias, com escasso tempo de permeio entre cada partida. Força, Leões! Força, Sporting CP!
FUTEBOL FEMININO – Ultrapassámos as norueguesas do FC Rosengård! Depois da vitória no Aurélio Pereira, fomos empatar à Suécia! Seguimos, pois, em frente na Europe Cup, agora nos oitavos-de-final. Força, Leoas!
ANDEBOL/CHAMPIONS – Na semana passada mais um épico encontro no João Rocha contra a poderosíssima equipa húngara do Veszprém, seguramente uma das melhores do Mundo. Um jogo extraordinário! Uma vitória na raça! No último segundo, no querer, Martim… a derradeira, definitiva e decisiva “batata” lá para dentro! Um pavilhão em êxtase total, cheio! Uma vitória inesquecível! Força, Leões! Parabéns, andebol!
BASQUETEBOL – Lá diz o velho ditado que “depois da tempestade, vem a bonança”! E assim parece suceder com esta nossa equipa, que – depois de uma pesada derrota em casa – sucessivamente venceu dois jogos de elevada e reconhecida dificuldade, o Dinamo Sassari para a FIBA European Cup e o FC Porto, no Dragão Caixa, para o Campeonato Nacional. O professor Luís Magalhães continua a trabalhar e a equipa está já a corresponder aos últimos estímulos. Força, Leões! Garra, basquetebol!
JORNAL SCP/AGENDA – Focalizei no último fim-de-semana na agenda que este nosso Jornal Sporting publica sempre nas suas últimas páginas. Impressionante! Todos os dias (nesta última semana com excepção de terça-feira, o que – como se sabe – nem sempre acontece) temos equipas nossas em acção! Em vários dias jogamos, sem cessar, desde manhã cedo até à noite! Ou seja, em todas as horas, em qualquer hora, há pelo menos uma equipa nossa a competir! E tudo isto quanto às 18 modalidades que constavam desta última agenda! Somos mesmo – como José Alvalade queria – um “Clube tão grande como os maiores da Europa”!
VÍTOR BALTASAR – Morreu um dos nossos Campeões! Morreu um jogador de grande têmpera, de inesgotável raça, de garra infinita! Um lutador inesgotável! Um “operário” do futebol! O nosso “ruço”! O Campeonato de 1973/1974 muito lhe deve! Recordo-o com saudade e – confesso que não sei porquê – em especial o jogo do Baltasar, na minha juventude, no pelado do Montijo, em Março, numa extraordinária vitória do Sporting CP por 4-1, depois de ter começado o jogo a perder. Obrigado, Baltasar! A tua memória perdura no coração dos Sportinguistas! Desde logo na daqueles que são testemunhas desse inolvidável título de Campeão de 1974 para o qual tanto contribuíste! Paz à tua alma, Campeão Baltasar!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
P.S 1 – O Sporting CP continua a ser o tema nº. 1 das eleições que no final desta semana têm lugar do outro lado da Segunda Circular. Todos os candidatos, desde logo os mais mediáticos, não perdem a oportunidade para “calimericamente” se queixarem da nossa grandeza e dos nossos títulos! Mérito, sem dúvida, do Sporting CP! É que… The Winner Takes It All!
P.S 2 – O treinador desse mesmo clube, José Mourinho, resolveu – na semana passada, inopinadamente e, sem dúvida, com vista a condicionar a arbitragem – fazer um dos seus mind games. Vai daí disse que o SL Benfica “tem menos uma Taça de Portugal do que devia”… enfim… o homem, coitado, baralhou-se… é que há uns anos, quando vestia outras cores lá do Norte, dizia exactamente o contrário, ou seja, que o SL Benfica tinha uma taça a mais! Alguém que o esclareça e o tire do torpor de ideias com que anda… é que – com mérito, como bem salientou o míster Rui Borges – The Winner Takes It All!