Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto FPA

Atletas do Sporting CP em destaque no dia 1 em Pombal

Por Sporting CP
26 Fev, 2022

Quatro Leoas e três Leões Campeões de Portugal em Pista Coberta

Encerrado o primeiro de dois dias do Campeonato de Portugal em Pista Coberta, em Pombal, a equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal somou sete títulos individuais de Campeão de Portugal - quatro no feminino e três no masculino.

Entre as Leoas, o grande destaque foi Auriol Dongmo, que fixou em 19,90 metros o novo recorde nacional no lançamento do peso em pista coberta – um registo que significa ainda a melhor marca mundial do ano.

Na prova de velocidade dos 60 metros, Lorène Bazolo revalidou o seu título, sendo acompanhada por Rosalina Santos e Beatriz Andrade num pódio totalmente verde e branco. Depois, as Leoas Cátia Azevedo (400 metros) e Evelise Veiga (salto em comprimento) também se sagraram Campeãs de Portugal.

Já no masculino, Carlos Pitra (salto com vara), Carlos Nascimento (60 metros) e João Coelho (400 metros) foram os Leões que subiram ao lugar mais alto do pódio em Pombal.

Os Campeonatos de Portugal em Pista Coberta continuam este domingo.

 

RESULTADOS DO SPORTING CP – CP EM PISTA COBERTA (DIA 1)

FEMININOS

 

60 metros
1.ª Lorène Bazolo - 7.31

2.ª Rosalina Santos – 7.42

3.ª Beatriz Andrade - 7.61

 

1500 metros

DNF – Salomé Afonso

 

Peso 4kg

1.º Auriol Dongmo – 19,90 metros (recorde nacional e melhor marca mundial do ano)

2.º Jessica Inchude – 18,03

4.º Débora Quaresma – 14,47

 

400 metros

2.ª Cátia Azevedo – 53.73

4.ª Vera Barbosa – 54.82

5.ª Juliana Guerreiro – 55.95

 

Salto em comprimento

1.º Evelise Veiga – 6,48 metros

 


MASCULINOS

 

Salto com vara

1.º Carlos Pitra – 5,15 metros

 

60 metros

1.º Carlos Nascimento – 6.75

6.º Gonçalo Gonçalves – 6.98

6.ª Rui Corvelo – 6.98

8.º Pedro Bernardo – 7.04

 

1500 metros

6.º Jacinto Gaspar – 3:55.71

 

400 metros

1.º João Coelho – 47.37

3.º Duarte Fernandes – 48.87

Foto José Lorvão

Filipe Celikkaya: "Focados no desenvolvimento dos jogadores"

Por Sporting CP
29 maio, 2021

Treinador satisfeito com a sua equipa

No final do empate a um golo em casa do Oriental Dragon FC, este sábado, já com a qualificação da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal para a Liga 3 garantida, Filipe Celikkaya analisou a partida e fez um balanço da temporada que agora terminou.

"Foi um jogo bastante positivo. Já sabíamos que ia ser competitivo e este campo não permite que se faça grande coisa porque as condições não são boas. Estou satisfeito com o que fizeram. Demonstraram que queriam colocar em prática o que trabalhámos e isso é o mais importante. Estamos focados no desenvolvimento dos jogadores e os jogadores também porque querem aprender mais e continuar o processo que iniciaram há um ano", começou por dizer o treinador aos meios de comunicação do Sporting CP.

Sobre o número de jogadores utilizados na equipa B, com vários deles a terem representado ainda as equipas sub-23 e principal, Filipe Celikkaya explicou que "a subida e descida" dos atletas "é um processo natural dentro do Clube".

"O facto de termos utilizado 37 jogadores é um trabalho de muita gente, seja do treinador da equipa B como do treinador dos sub-23, dos sub-19 e por aí fora. Estamos felizes por ter dado a oportunidade a estes jovens de se mostrarem num campeonato altamente competitivo. Com competência e felicidade vamos estar na Liga 3 no próximo ano e é um contexto bastante interessante. A média de idades vai descer. Este ano rondava os 20 anos, o que é de louvar tendo em conta os 37 jogadores utilizados. Sabemos que vamos ter grandes dores de crescimento, mas este é o caminho. Se queremos colocar jogadores na equipa principal temos de puxar pela capacidade deles neste momento. Tenho a certeza de que vão crescer muito no próximo ano", frisou.

"Gosto de valorizar o processo. O processo tem tanto conteúdo que não é visível e trabalho da parte dos jogadores que as pessoas não têm noção que temos de o valorizar. A Liga 3 vai ser bastante competitiva. As equipas vão ser muito boas porque para estarem nesta fase final é porque têm competência. Temos de continuar o trabalho que iniciámos no ano passado e dar oportunidade a outros jovens jogadores. Sabemos que foi a melhor classificação de sempre da equipa B no Campeonato de Portugal, antiga II Divisão B, mas não estamos focados nisso. Queremos é que os jogadores cresçam e tenham oportunidades em contextos mais exigentes. É a única maneira de promovermos o futebol e o jovem dentro do Sporting CP e a nível nacional no futuro", acrescentou o técnico.

Por fim, Filipe Celikkaya comentou o facto de terem sido alcançados objectivos sem contratar nenhum jogador, ou seja, utilizando apenas futebolistas 'da casa'.

"É o ADN Sporting. São jogadores formados nesta casa, muitos com mais de dez anos de Sporting Clube de Portugal. É uma grande felicidade. Muitos deles vão partir. Já lhes disse pessoalmente que vou ter saudades dos que não vão ficar connosco, mas todos participaram de uma forma concentrada e profissional no processo deste ano. Têm uma vivência muito grande dentro de um Clube grande que os vai ajudar na sua carreira", concluiu.

Edu Pinheiro, que capitaneou o Sporting CP na Moita, também opiniou sobre o desafio que terminou empatado com o Oriental Dragon FC.

"Foi mais um jogo difícil. Entrámos bem, sabíamos o que tínhamos de fazer. Tentámos marcar golo, mas não foi possível na primeira parte. Na segunda parte, devido ao calor e ao relvado, estávamos um pouco mais cansados. De resto, foi uma exibição positiva entre duas equipas que já passaram", disse, analisando depois a temporada.

"Estreámos quase 40 jogadores, o que demonstra a qualidade desta equipa. A equipa B voltou este ano com zero contratações. É de louvar e há que dar os parabéns à equipa e principalmente aos miúdos, que têm muito pela frente", finalizou.

Foto José Lorvão

Empate no fecho da época

Por Sporting CP
29 maio, 2021

Equipa B divide pontos com Oriental Dragon FC

Na sexta e última jornada da fase de apuramento para a Liga 3, competição para a qual os Leões já tinham uma vaga garantida, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se ao terreno do Oriental Dragon FC e empatou a uma bola.

Com este resultado na Moita, conseguido este sábado, a formação de Filipe Celikkaya terminou a temporada no segundo lugar do grupo, sendo a melhor classificação de sempre da equipa B verde e branca no terceiro escalão do futebol português. No total, foram utilizados 37 jogadores em 2020/2021, sendo que 17 também representaram os sub-23 e cinco jogaram na equipa principal às ordens de Rúben Amorim.

A primeira parte foi inteiramente dominada pelo Sporting CP, que deu o primeiro sinal de perigo através de Nuno Moreira aos seis minutos. Seguiu-se um forte remate de Edu Pinheiro a não passar nada longe da baliza visitada e uma tentativa de longe de Tiago Ferreira para defesa do guardião.

Aos 24 minutos, Geny Catamo acertou no poste e, depois de algumas oportunidades, o Sporting CP voltou a estar muito perto do golo a poucos minutos do intervalo. Na recarga a um primeiro remate de Joelson Fernandes, Tiago Ferreira atirou com selo de golo, mas um defesa cortou em cima da linha e segurou o 0-0 no descanso.

O Oriental Dragon FC voltou mais forte dos balneários e começou, logo no início do segundo tempo, a fazer o que ainda não tinha feito: criar perigo junto da baliza Sportinguista. Exemplo disso foi o lance aos 57 minutos, quando só um grande corte de Flávio Nazinho impediu o golo.

Contudo, foi o Sporting CP a inaugurar o marcador logo a seguir. Tiago Ferreira bateu um livre, João Ricciulli conseguiu o desvio de cabeça para o segundo poste e aí apareceu Nuno Moreira para o desvio final. 0-1 para os Leões.

A reacção do Oriental Dragon FC chegou mais perto dos instantes finais. Gonçalo Pinto realizou uma bela defesa aos 80 minutos e, a cerca de cinco dos 90, Nico fez o empate para a formação da casa. Até ao final, destaque para uma grande intervenção de Hugo Cunha (que entrou para a baliza, onde estava Gonçalo Pinto).

Sporting CP: Gonçalo Pinto (GR) (Hugo Cunha, 82'), Hevertton Santos, Chico Lamba, João Ricciulli, Flávio Nazinho (Gonçalo Costa, 62'), Edu Pinheiro (C), Rodrigo Fernandes, Geny Catamo, Tiago Ferreira (João Daniel, 62'), Joelson Fernandes (Paulo Agostinho, 62') e Nuno Moreira (Lucas Dias, 82').

Foto José Lorvão

"Esperamos mais estreias num futuro próximo"

Por Sporting CP
21 maio, 2021

Filipe Celikkaya na antevisão ao LGC Moncarapachense

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, este sábado (17h00), o LGC Moncarapachense na quinta jornada da série 7 da fase de acesso à Liga 3.

Na antevisão ao encontro, Filipe Celikkaya, treinador Leonino, admitiu esperar um bom desafio para os jovens Leões.

"Vamos ter um jogo competitivo, tal como tem sido desde a primeira jornada. Somos uma equipa jovem, mas são essas mesmas dificuldades que obrigam os jogadores a crescer", começou por dizer em declarações à Sporting TV.

"Esta equipa procura implementar o conteúdo que é trabalhado durante a semana e ao logo deste processo. É conteúdo essencial também para o desenvolvimento dos jogadores, que é o grande objectivo do Clube, colocando-os num patamar acima num futuro próximo", referiu. Ora, exemplos recentes dessa ascensão foram os casos de André Paulo e Tomás Silva, jogadores habitualmente utilizados na equipa B, mas que na passada quarta-feira se estrearam na formação principal dos Leões, sagrando-se assim ambos campeões nacionais, o que Filipe Celikkaya viu com "grande satisfação".

"Conseguirmos promover jogadores à equipa A, que é o objectivo do Clube. Vemos isso com felicidade e os jogadores também, desde os mais velhos que já se estrearam até aos mais novos que ainda o ambicionam", disse o técnico, apontando de seguida ao futuro: "Há que dar continuidade ao trabalho e esperemos que num futuro próximo mais [estreias] possam surgir".

Edu Pinheiro, jogador da equipa secundária verde e branca também se mostrou "muito feliz" pelas estreias dos seus colegas, acrescentando: "É sinal de que as pessoas estão atentas, de que temos vindo a fazer um excelente trabalho e mais estreias virão".

Sobre a partida deste sábado, o jovem médio admitiu esperar "mais um jogo difícil", mas acredita também que "será um bom desafio para voltar a colocar as nossas ideias em prática e para continuar o nosso crescimento, que tem sido muito positivo", concluiu.

Foto José Lorvão

Filipe Celikkaya: "Tivemos inúmeras oportunidades"

Por Sporting CP
09 maio, 2021

Técnico lamentou falta de eficácia

Após o desaire (0-1) da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal perante o Oriental Dragon FC, Filipe Celikkaya, treinador dos Leões, realçou a superioridade Leonina e lamentou a infelicidade que acabou por resolver o encontro.

"Sabíamos que ia ser um jogo difícil frente a uma equipa experiente, mas acho que só nos quisemos ganhar e a estatística diz isso. Mais posse de bola [66%-34%], mais remates enquadrados com a baliza [8-5], mais cruzamentos [6-1]... Tivemos inúmeras oportunidades para fazer [golo], mas é aquela velha máxima: 'quem não marca, sofre'. Nós acabámos por sofrer, outra vez, num lance muito infeliz e mesmo assim conseguimos estar em cima do adversário e a querer mais", disse aos meios de comunicação do Clube, antes de deixar reparos ao pouco tempo útil de jogo, sobretudo, na segunda parte, depois do golo sofrido. 

"O jogo de hoje teve 57 minutos de tempo útil de jogo e se nós queremos desenvolver jogadores não podemos estar numa competição em que só se jogam 57 minutos de jogo. Agora, temos de continuar o nosso trabalho e dedicar-nos àquilo que podemos controlar", referiu.

Ainda assim, Filipe Celikkaya sublinhou o trabalho "de enorme qualidade" que a sua equipa tem vindo a fazer durante esta temporada.

"Em 25 jogos esta é a nossa segunda derrota, portanto há que valorizar o trabalho de enorme qualidade que os jogadores têm feito, o processo é bom. Hoje foi um dia infeliz, mas amanhã será outro dia", concluiu.

Bruno Paz, capitão Leonino, também lamentou o desfecho da partida e já olha para o próximo jogo.

"Acho que tentámos tudo, fomos a única equipa que quis jogar. Viemos para jogar e tentar ganhar, mas por uma infelicidade não conseguimos. Agora é continuar a trabalhar e pensar já no próximo", disse, antes de acrescentar: "Temos muita qualidade e acreditamos no trabalho diário".

Foto José Lorvão

Falta de eficácia penaliza Leões

Por Sporting CP
09 maio, 2021

Equipa B derrotada (0-1) pelo Oriental Dragon FC

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, neste domingo, o Oriental Dragon FC e saiu derrotada por 0-1 na terceira jornada da série 7 de acesso à Liga 3.

Depois das deslocações aos terrenos do Louletano DC (2-3) e do LGC Moncarapachense (2-2), os jovens Leões de Filipe Celikkaya fecharam a primeira volta, jogando em casa pela primeira vez nesta fase.

Com uma entrada em campo positiva, a formação verde e branca ameaçou por duas vezes nos primeiros dez minutos. Nuno Moreira – hoje a jogar no centro do ataque – e depois o jovem Tiago Ferreira atiraram à figura de Júnior, guardião adversário.

O conjunto de Filipe Celikkaya apoderava-se da posse de bola e exibia a paciência habitual na circulação para desmontar a organizada estrutura visitante. Com Nuno Moreira a baixar com sucesso nos apoios frontais, os melhores lances Leoninos brotavam sobretudo do corredor esquerdo, onde Elves Baldé se exibia como principal desequilibrador. Aos vinte minutos, o extremo voltou a servir Nuno Moreira, mas o guarda-redes do Oriental Dragon FC respondeu à altura com uma boa defesa.

Defensivamente, Chico Lamba travava com eficácia as tímidas, mas velozes, investidas do adversário, que durante a primeira parte apenas ameaçaria André Paulo num livre directo que saiu ao lado. Na outra baliza, Júnior voltaria a brilhar, evitando por duas vezes o golo do irrequieto Elves Baldé pouco antes do intervalo.

O que faltou em eficácia ao Sporting CP no primeiro tempo teve em felicidade o Oriental Dragon FC logo no reatamento: depois de um cruzamento tenso um desvio em Chico Lamba traiu André Paulo e fez o 0-1. Em alta rotação no início da segunda parte, Tomás Silva respondeu pouco depois, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do poste.

Com a vantagem no marcador, a formação da Moita foi baixando o ritmo da partida com várias paragens para contrariar a reacção Leonina. Antes de sair para dar lugar a Tiago Rodrigues, Elves Baldé teria uma nova oportunidade para marcar, porém o cabeceamento morreu nas mãos de Júnior, que aos 75 minutos também evitou um grande golo de livre directo a Nuno Moreira.

Daí em diante, a equipa B verde e branca empurrou o Oriental Dragon FC para o seu último terço e Filipe Celikkaya retirou Hevertton Santos para lançar Joelson Fernandes. Sucediam-se os cruzamentos para a área visitante e as oportunidades Leoninas, mas nem Tiago Rodrigues, Bruno Paz ou Joelson conseguiram alterar o 0-1.

Sporting CP: André Paulo [GR]; Hevertton Santos (Joelson Fernandes 80'), João Goulart, Chico Lamba, Mees de Wit, Rodrigo Fernandes, Bruno Paz [C], Tomás Silva (Edu Pinheiro 80'), Elves Baldé (Tiago Rodrigues 71'), Tiago Ferreira (Geny Catamo 51') e Nuno Moreira.

Foto José Lorvão

Filipe Celikkaya: "Continuar a trabalhar"

Por Sporting CP
02 maio, 2021

Reacções ao empate no Algarve

A equipa B do Sporting Clube de Portugal empatou (2-2), este domingo, no terreno do LGC Moncarapachense paraa segunda jornada da série 7 da segunda fase do Campeonato de Portugal, que decide o acesso à Liga 3, e Filipe Celikkaya, técnico verde e branco, analisou a partida.

"Sabíamos que ia ser um jogo extremamente complicado. O sintético ia prender um pouco a bola e tivemos de jogar de forma mais prática. Consentimos um golo, infelizmente, mas conseguimos dar a volta. Quando tudo indicava que iríamos vencer o jogo, sofremos um autogolo numa bola parada. É seguir em frente e continuar a trabalhar porque ainda há muitos jogos pela frente", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, continuando.

"Eles são jovens. Em determinados momentos do jogo, temos de decidir melhor. Podíamos ter marcado um golo em contra-ataque e acabámos por não o fazer. Consentimos no final. Faz parte do jogo, há que continuar. Eles têm-se dedicado de uma forma muito positiva e temos o próximo jogo já no domingo", adicionou.

Bruno Paz, capitão e autor de um dos golos, também reagiu à divisão de pontos. "É um campo e um adversário muito difíceis. Criaram-nos várias dificuldades, mas conseguimo-nos unir, dar a volta ao resultado e estar sempre em cima deles. Por várias vezes, podíamos ter matado o jogo. Não conseguimos concretizar e eles, num capricho, foram lá e conseguiram fazer o golo. Há que continuar a trabalhar", frisou o médio.

Foto José Lorvão

Equipa B empata no Algarve

Por Sporting CP
02 maio, 2021

Divisão de pontos em casa do LGC Moncarapachense

Em jogo para a segunda jornada da série 7 da segunda fase do Campeonato de Portugal, que decide o acesso à Liga 3, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal foi, este domingo, a casa do LGC Moncarapachense empatar 2-2. Os golos Leoninos no Algarve foram apontados na primeira parte, com Bruno Paz e Nuno Moreira a facturarem.

Os visitantes entraram em campo com André Paulo [GR], Hevertton Santos, Chico Lamba, João Goulart, Mees de Wit, Rodrigo Fernandes, Bruno Paz [C], Tomás Silva, Elves Baldé, Nuno Moreira e Luiz Phellype, mas o marcador foi inaugurado pelo LGC Moncarapachense aos 25 minutos, quando Youssouf cruzou da esquerda e Jahfort, na área, não falhou. Contudo, o golo sofrido não afectou o Sporting CP; sob uma tarde solarenga no sul do país, o conjunto de Filipe Celikkaya - que não esteve presente por estar a cumprir castigo, tendo o adjunto Nuno Cardoso assumido o comando - chegou ao empate aos 39 minutos. Elves Baldé cruzou a partir da direita e o capitão Bruno Paz, ao segundo poste, cabeceou para o fundo das redes.

Tudo de volta ao empate, mas não por muito tempo. Ainda antes do apito para o final da primeira parte, o Sporting CP teve direito a um livre directo em zona perigosa. Chamado a converter, Nuno Moreira brilhou. Bola forte e colocada para um verdadeiro golaço sem hipóteses de defesa para Mury Edoa, guarda-redes do LGC Moncarapachense. Ao intervalo, 1-2 para o emblema de Alvalade.

O jogo continuou activo no segundo tempo e o Sporting CP teve hipóteses para aumentar a contagem. Aos 52 minutos, Tomás Silva atirou (pouco) ao lado e, alguns instantes depois, um contra-ataque conduzido por Nuno Moreira terminou com um remate de Elves Baldé para defesa de Mury Edoa. A chegar ao quarto de hora final, João Goulart cabeceou para fora, tendo a bola ainda desviado num adversário, e, já nos dez minutos finais, foi Tiago Ferreira a não acertar no alvo depois de uma assistência primorosa de Nuno Moreira.

O LGC Moncarapachense, ainda assim, pressionou até ao fim à procura do empate e conseguiu-o aos 90+5 minutos. Foi batido um livre para a área do Sporting CP, Pedro Caeiro tocou de cabeça e Chico Lamba desviou para a própria baliza. 2-2 e, logo a seguir, o árbitro Hélder Nunes apitou para o final do desafio.

Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o Oriental Dragon FC.

Páginas

Subscreva RSS - Campeonato de Portugal