Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Desaire no último jogo da fase regular

Por Sporting CP
13 maio, 2022

Futsal deixa fugir vitória nos minutos finais diante do CRC Quinta dos Lombos

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal encerrou a fase regular do Campeonato Nacional com uma derrota por 6-5 em casa do CRC Quinta dos Lombos, nesta sexta-feira, em encontro da 26.ª e última jornada que ficou decidido nos minutos finais.

Já com o primeiro lugar assegurado, os Leões tiveram pela frente o quinto classificado da tabela, que também já tinha garantido a passagem aos play-offs, num duelo em que o técnico Nuno Dias não contou com Alex Merlim, Bernardo Paçó e Zicky por opção e Waltinho devido a castigo.

A turma de Alvalade entrou dominadora e inaugurou o marcador logo aos três minutos. Na sequência de um primeiro remate de Pauleta, travado pelo guarda-redes adversário, Pany Varela aproveitou e na recarga fez as redes da baliza contrária balançarem pela primeira vez.

Apesar da resposta não se ter feito esperar, com os homens da casa a obrigarem Gonçalo Portugal a uma boa defesa, pouco depois surgiu o 0-2. Cardinal foi servido por Miguel Ângelo e não perdoou, assinando um grande golo à meia-volta quando estavam decorridos seis minutos.

A meio da primeira parte, Guitta foi lançado e o Sporting CP passou a jogar em 5x4, empurrando o adversário para o seu meio-campo defensivo. Aos 16 minutos, Cavinato dilatou para 0-3 depois de receber de peito e chegou aos 22 golos que fazem dele o melhor marcador do campeonato.

Apesar da margem confortável, os dois minutos finais foram de alta intensidade e trouxeram mais quatro tiros certeiros. Pauleta, com um auto-golo, e Kaká encurtaram para a diferença mínima (2-3), mas Tomás Paçó repôs a vantagem de dois (2-4). Quando faltavam 37 segundos para jogar, Willian Carioca colocou o nome na lista de artilheiros e fechou o resultado ao intervalo: 3-4.

Com tudo tudo por decidir, a segunda metade acabou por ficar marcada pela falta de eficácia da formação verde e branca. Os Leões deram sinal mais desde o arranque, ao exercerem uma pressão asfixiante que dificultou muito a vida ao adversário, e registaram inúmeras ocasiões de perigo - com destaque para uma bola no ferro de Pany Varela -, mas não conseguiram concretizar.

Já nos quatro minutos finais, a emoção regressou à quadra com quatro golos. Cardinal fez o 3-5, mas o CRC Quinta dos Lombos passou a jogar em 5x4 e fez o empate no espaço de poucos segundos, com Willian Carioca a marcar em dose dupla e a chegar ao hat-trick, empatando 5-5. No seguimento, Erick ainda atirou à trave, só que a 55 segundos do fim Tiaguinho fixou o 6-5.

Terminada a fase regular, o Sporting CP vai defrontar o FC Azeméis ou o CR Leões de Porto Salvo nos quartos-de-final dos play-offs, que arrancam a 28 de Maio. Antes disso, o foco estará na final-eight da Taça de Portugal, que vai ser disputada entre 18 e 21 de Maio no Pavilhão Multiusos de Sines. O adversário nos ‘quartos’, agendados para quarta-feira, será o CR Candoso.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Pauleta, João Matos [C], Esteban Guerrero e Pany Varela; Guitta [GR], Diego Cavinato, Erick Mendonça, Cardinal, Miguel Ângelo, Caio Ruiz e Tomás Paçó.