Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Sporting CP é o sexto Clube no ranking das formações mais produtivas na Europa

Por Jornal Sporting
29 Out, 2018

Leões estão no topo dos emblemas que mais jogadores dão às ligas de topo europeu

Com 58 atletas formados na Academia de Alcochete, entre os 31 principais campeonatos europeus, o Sporting Clube de Portugal tem a sexta formação mais produtiva da Europa, revelou o estudo do CIES – Observatório do Futebol, esta segunda-feira.

Esta análise, que conta com jogadores que actuaram nos clubes durante, pelo menos, três temporadas, entre os 15 e os 21 anos de idade, tem por base duas listas. Uma com as 31 ligas europeias e outra com os cinco principais campeonatos da Europa, sendo que, nas duas, o Sporting CP está no top-10.

No primeiro lugar encontramos o Ajax, com 77 jogadores formados. Seguem-se, ainda, o Dínamo de Kiev e o Partizan Belgrado (69), o Dínamo Zagreb (66) e o Estrela Vermelha (61), encontrando depois o Clube de Alvalade, com 58 formados, mais quatro do que em 2017.

Empatados no 14.º posto, com 45 jogadores, surgem então os outros dois clubes nacionais, FC Porto e Benfica. Enquanto os azuis continuam com o mesmo número da época anterior, as águias perderam sete jogadores.

Na lista mais restrita, que apenas engloba os cincos principais campeonatos, o Sporting CP está em 10.º lugar, com 21 jogadores, mais cinco do que no ano passado. Sendo que, neste ranking, é o Real Madrid quem está em destaque, com 36 atletas formados.