Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Alexandre Ferreira: “O Sporting CP não os esquece”

Por Sporting CP
07 maio, 2021

Alexandre Ferreira, membro do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, com o pelouro dos Sócios e Museus, esteve à conversa com o Jornal Sporting para falar sobre a importância do ‘Dia do Leão’ e sobre a violência no desporto

Qual o significado do dia 7 de Maio, ‘Dia do Leão’, nos tempos que correm?

É sempre um dia importante para os Sócios do Sporting CP, tem significado. É uma data que tem sempre uma forte carga emocional. O Sporting CP quis assinalar e preservar a memória dos que, infelizmente, perderam as suas vidas enquanto acompanhavam o nosso Clube. É a forma que temos, como instituição, de recordar aqueles que um dia saíram de casa para apoiar o Sporting CP, como tantos de nós o fazemos há anos e décadas, e que, infelizmente, não regressaram mais às suas casas. Mas também é uma maneira que temos de lhes dizer que esta é e será sempre a casa deles, e que o Sporting CP não os esquece.
 

Nesse sentido, acaba por ser uma data com um forte simbolismo também para o universo Leonino, não é?

Creio que sim. É preciso não esquecer, principalmente num país em que tantas coisas se branqueiam, que houve mortes, como por exemplo a de Rui Mendes. Houve vítimas de violência no desporto que pagaram com a própria vida a sua paixão ao Clube e isso, para nós, é inaceitável. Mas isso foi marcante. Há quem não esqueça. Nós não esquecemos. E não esquecemos porque não queremos qualquer tipo de violência no desporto. Essa tem sido, desde o primeiro dia, uma bandeira deste Conselho Directivo. Aliás, recentemente tivemos mais episódios de violência extrema no desporto e ainda há poucos dias tivemos adeptos, Sócios, membros da Torcida Verde, a serem violentamente agredidos nas imediações do nosso estádio.
 

E como é que se poderá combater a violência no desporto?

Não há uma resposta fácil para essa pergunta. Muitos têm tentado, mas poucos têm conseguido erradicar totalmente a violência no desporto e o discurso de ódio que tantas vezes se vê e se ouve. Mas creio que com coragem e com vontade de fazer que é possível, pelo menos, melhorar.
 

Nos últimos 14 meses, por força da pandemia, os Sócios têm estado mais afastados da vida do Clube. Como tem assistido a isso?

É verdade que as nossas equipas não têm tido o apoio nos recintos desportivos que gostávamos de ter, porque simplesmente foi decidido que não devíamos ter adeptos nos estádios e nos pavilhões, mas sabemos que os Sócios do Sporting CP são muito ligados à instituição. Para muitos o dia começa logo a ver notícias sobre o Clube. No entanto, distanciamento e das restrições, estou certo de que, em momento algum, os nossos Sócios, os nossos Leões, os que vivem intensamente o Clube, deixaram de estar connosco ou com os nossos atletas ou com as nossas equipas. Nós vemos isso, sentimos isso. As nossas equipas sentem isso e nós fazemos questão de lhes dizer isso mesmo. Há muita gente, por esse mundo fora, a torcer por eles.