Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O futuro do futebol constrói-se aqui

Por Jornal Sporting
07 Abr, 2016

'The Future of Football' com vários temas relevantes para Clube e futebol

Depois do sucesso da primeira edição, outra coisa não se esperava: a segunda edição do Congresso ‘The Future of Football’ vai realizar-se em Alvalade, nos próximos dias 20 e 21 de Abril. Luís Roque, membro da Direcção, fala sobre as expectativas ‘leoninas’ em relação a um evento que se espera ser mais uma lufada de ar fresco no panorama desportivo nacional. 

“Que seja um Congresso com visibilidade internacional, com uma qualidade tão boa ou melhor do que a do anterior e que seja muito participado pelos Sportinguistas, mas também pelas pessoas de outros clubes que gostam e se interessam por futebol. Queremos que os temas que vão a debate neste Congresso possam gerar discussões muito interessantes e que contribuam para um conhecimento maior sobre os vários temas do futebol. A expectativa é que este conjunto de temas que estamos a colocar em discussão possa enriquecer o debate aqui em Portugal e também na Europa e no Mundo sobre questões que são pertinentes para o Sporting. Este Congresso também nos permitirá reunir aqui um conjunto de pessoas muito relevantes nas instâncias que mandam no futebol da Europa e do Mundo e isso para nós também é muito relevante, podermos estar pessoalmente com essas pessoas e trocar um conjunto de ideias que acabam por ser importantes para agora e para o futuro do Sporting”, explica Luís Roque, antes de falar sobre as novidades que os congressistas e todos os inscritos poderão usufruir neste II Congresso ‘The Future of Football’: “O painel de oradores é praticamente todo distinto. Mais de 90% dos oradores estarão pela primeira vez no Congresso e, portanto, iremos ter intervenções distintas. Há uma convergência, o ‘Inovação no Futebol’, que é o tema de painel de abertura do Congresso onde se irão discutir as novas tecnologias. Todo este tema, que tem que ver com a inovação e as tecnologias aplicadas à arbitragem, é um tema que está muito quente em todo o mundo do futebol e que já foi mencionado no ano passado. Foi abordado este tema, nessa altura ninguém falava sobre isto, o Sporting era o único clube em Portugal que defendia as tecnologias como auxílio da arbitragem. É um exemplo de como trazemos novas discussões interessantes sobre futebol”.

Para além disso, a zona onde irá decorrer o Congresso, o Auditório Artur Agostinho, será palco de actividades nos dois dias que antecedem o início do evento, com o dia de segunda-feira a ser dedicado às crianças, sobretudo aos jovens das Escolas Academia Sporting, onde existirá, por exemplo, um jogador de futebol a discursar sobre a sua experiência. Já na terça-feira, o dia será para os estudantes de desporto e para as universidades, havendo lugar a um conjunto de debates. 

O ‘The Future of Football’ é feito para quem nele participa, mas, principalmente, para o mundo do futebol no seu todo. Os assuntos discutidos são pertinentes e as mudanças acabam sempre por chegar. “Estes Congressos são seguramente formas de melhorar o futebol nacional. No I Congresso, para além deste tema das novas tecnologias, falámos também sobre os fundos e sobre a pertinência de deixarem de existir nos moldes em que existiam. O Congresso foi mais uma palavra contra isso e acabou por surtir efeito. Os objectivos ao nível da política desportiva têm sido cumpridos”, explica Luís Roque, concluindo com um desejo: “Queremos ter sucesso e causar impacto no futebol e para isso é muito importante que os media possam acompanhar o melhor possível. Este é o Congresso sobre futebol mais completo e interessante em Portugal e o que tem o carácter mais internacional”.

Para mais informações e inscrições, visite o site www.thefutureoffootball.org