Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Os actos valem mais que as palavras"

Por Jornal Sporting
12 Out, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3645

Hoje a nossa equipa principal de futebol defronta a Associação Recreativa e Cultural de Oleiros, nesta localidade, em eliminatória a contar para a Taça de Portugal. Presente o verdadeiro espírito da Taça e a demonstração que somos verdadeiramente de Portugal e para o Mundo, não representando apenas um bairro ou lugar. Estamos em Oleiros entendendo muito bem o significado, a importância e o sentimento das gentes locais em receberem uma Instituição da grandeza da nossa, o que provavelmente outros não alcançam ou então não respeitam.

Todo o esforço que as pessoas de Oleiros empregaram para que em tempo recorde conseguissem criar as condições mínimas necessárias para receber esta competição não é só de louvar mas sobretudo de reconhecer. A grandeza do nosso Clube é multidimensional e assenta numa base identitária, em que sobressaem os princípios, os valores, a ética, o fair-play e a solidariedade.

Sobre este jogo, correu muita tinta, som e imagem, com especulações e intoxicação da opinião pública sobre uma eventual recusa do nosso Clube jogar em Oleiros, sem que para isso tenha sido algum vez referida qualquer fonte oficial do Sporting Clube de Portugal. 

A resposta, esta sim oficial e por parte de quem possui a maior legitimidade para o fazer. Esta foi inequívoca, numa enorme demonstração de humildade e respeito perante o nosso adversário. Foi o próprio Presidente Bruno de Carvalho que tornou público e pela primeira vez, a posição do Sporting. Como seria de esperar em nada coincidia com aquilo que negativamente se queria fazer passar nos media. 

Sobre esta questão, o Presidente Bruno de Carvalho afirmou que “podermos jogar com o Oleiros é uma honra e uma responsabilidade que ultrapassa o simples jogo de futebol”. Se dúvidas houvesse, mesmo sem razão para tal, dissiparam-se. Bruno de Carvalho não é e não sabe ser hipócrita, reconheceu que jogar num sintético não é a situação que mais agrade mas também que não poderia ficar imune ao enorme esforço efectuado, nomeadamente pela Câmara Municipal.

O jogo de hoje em Oleiros é mais do que uma simples partida de futebol. Trata-se da possibilidade de uma Instituição como a nossa demonstrar a sua solidariedade e a sua responsabilidade social para uma população tão martirizada pelos incêndios florestais. 

Na comunicação anteriormente referida, o Presidente do Sporting deu conta ainda da deliberação de doar a receita do jogo aos Bombeiros Voluntários locais, bem como duas camisolas oficiais autografadas pelo plantel, uma para instituição e outra para leiloar, revertendo a verba para a sua acção humanitária.

Felizmente, e sem números de malabarismo, o nosso Clube tem exemplos diários daquilo que faz dela uma enorme Instituição, solidária e socialmente responsável. Contrariamente à campanha negra que fazem sobre o nosso Presidente e Clube, os factos e a prática destes demonstram precisamente o contrário do que querem maliciosamente fazer passar na opinião pública. 

O jogo do passado domingo que marcou o regresso do voleibol ao nosso Clube após 22 anos e logo com um derby, no qual vencemos o nosso eterno rival (3-1), é mais um exemplo. Ary Neto, jogador adversário lesionou-se com gravidade tendo a equipa médica do Sporting assistido de imediato o infortunado atleta. Este teve que ir para o hospital e enquanto saía foi ovacionado por todos os Sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha. Mais uma demonstração daquilo que somos e do nosso fair-play. As nossas redes sociais acompanharam este gesto com votos de melhoras a Ary Neto que nós também aqui reiteramos.

Quando o tema da pacificação do desporto português está na agenda do dia, seria bom que além das palavras e processos de intenção se olhasse para os factos e para quem os pratica. Um exercício simples é verificar o fair-play, quem tem claques legais, quem promove a normalização de relações entre clubes e presidentes... 

Somos de facto o melhor Clube do Mundo e sem dúvida o maior tal a grandeza da nossa Instituição que vai muito além do jogo jogado. Isso ficou uma vez mais provado pela recepção apoteótica ao Presidente Bruno de Carvalho nos Estados Unidos da América por ocasião do 25.º aniversário do Núcleo de Nova Iorque que aqui aproveito para felicitar e saudar. 

Boa leitura!