Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Lomba

Sporting CP assina parceria com o IPST

Por Sporting CP
26 maio, 2021

“Eu Dou” é o slogan desta campanha que promove a dádiva de sangue

O Sporting Clube de Portugal assinou, nesta quarta-feira, uma parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) que prevê que o emblema Leonino ajude na divulgação da causa – como aconteceu no jogo diante do CS Marítimo em que os jogadores da equipa principal de futebol utilizaram a expressão “Eu Dou” nas camisolas –, realize acções de colheita de sangue e dê ainda formação junto de jovens atletas.

A assinatura do protocolo aconteceu na sede do IPST, no Parque de Saúde de Lisboa, e contou com a presença do presidente do Sporting CP, Frederico Varandas, e ainda do membro do conselho directivo do Clube, André Cymbron, com ambos a aproveitarem a ocasião para dar sangue. Curiosamente, na presença do assistente operacional Basilua Nazinho, pai de Flávio Nazinho, jogador da formação verde e branca.

“Faz todo o sentido o Sporting CP unir-se a esta causa e poder ajudar porque é muito mais do que um clube desportivo, é uma instituição com muita responsabilidade social. Por isso, penso que é nosso dever poder ajudar a sociedade na qual estamos inseridos. Temos muitos Sócios, adeptos e simpatizantes e espero que muitos deles adiram a esta iniciativa e possam dar sangue”, disse o presidente verde e branco, ouvindo uma gargalha geral quando referiu: “Neste caso, um sangue campeão”.

Já Maria Antónia Escoval, presidente do IPST, mostrou-se bastante agradecida pelo contributo e a ajuda do Sporting CP nesta iniciativa.

“Esta parceria é excelente para o IPST porque nos permite realizar não só sessões de colheita de sangue, mas também, ao nível da comunicação, nos dá uma enorme visibilidade. Esperamos ainda que com esta ligação possamos, talvez, atingir um público mais jovem que normalmente está cheio de entusiasmo e iniciativa”, disse a dirigente do IPST, recordando que “os homens podem dar sangue de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro”, bastando para isso “serem saudáveis, terem mais de 50 kg e terem hábitos de vida saudáveis”.

“É muito importante dar sangue porque os hospitais precisam diariamente de cerca de mil unidades de sangue”, reforçou Maria Antónia Escoval.

André Cymbron também falou após a assinatura do protocolo e da dádiva de sangue, dando conta do porquê de o Sporting CP se associar e contribuir para esta causa.

“Este protocolo nasceu de uma forma muito natural e resulta daquilo que é a natureza das duas instituições, ambas pretendem contribuir para uma sociedade melhor”, começou por dizer, referindo. “O Sporting CP tem uma fortíssima componente de responsabilidade social e quer estar presente na sociedade, não só ao nível do desporto como de uma forma mais geral”.