Derrota na recepção ao campeão da FIBA Europe Cup
21 Jan, 2026
Basquetebol perdeu com o poderoso Bilbao Basket (72-90)
A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu na noite desta quarta-feira frente ao Bilbao Basket por 72-90, em jogo da quarta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup.
Com Brandon Johns Jr., Maleeck Harden-Hayes, Claude Robinson, Malik Morgan e Stephan Swenson no cinco inicial, o Sporting CP entrou em campo com intensidade e agressividade. Malik Morgan inaugurou o marcador e Stephan Swenson, com um triplo, confirmou um arranque forte que colocou os Leões na frente (5-0). Maleeck Harden-Hayes, da linha de lance livre, somou mais um ponto, Swenson acrescentou dois e os verdes e brancos chegaram rapidamente aos 8-0.
A formação basca respondeu, beneficiando de uma falta antidesportiva (8-5), mas o Sporting CP manteve-se seguro defensivamente, apesar de alguma propensão para o contacto, sustentando o ímpeto visitante através do controlo dos ressaltos (11-6). Com o passar dos minutos, porém, os Leões começaram a revelar maior imprecisão no ataque, sobretudo no jogo interior, permitindo ao Bilbao Basket aproveitar perdas de bola e aproximar-se no marcador (12-11).
Na sequência de novo desacerto ofensivo e de mais uma falta do Sporting CP, a equipa espanhola passou mesmo para a frente (12-14), acumulando já dez pontos desde a linha de lance livre. O primeiro período terminaria com vantagem visitante por 14-18, após um início muito promissor do Sporting CP.
O segundo quarto abriu com um afundanço de Maleeck Harden-Hayes, reduzindo para dois pontos a diferença, mas o Bilbao Basket voltou a impor o seu ritmo e alargou nova e rapidamente a margem (16-22). Francisco Amarante respondeu com uma bandeja invertida, antes de novo triplo espanhol elevar a vantagem para sete pontos (18-25).
Diogo Ventura voltou a pontuar e, no lance seguinte, Brandon Johns Jr. destacou-se no ressalto defensivo. Ainda assim, o Sporting CP continuou a acumular turnovers e dificuldades nos dois garrafões, permitindo aos visitantes construir, com naturalidade, uma vantagem mais expressiva (20-35). Foi o momento de Luís Magalhães intervir e, a pouco menos de quatro minutos para o intervalo, Luís pedir um desconto de tempo.
Apesar do esforço dos Leões, a baixa eficácia nos lançamentos exteriores e interiores travou qualquer tentativa de reacção consistente. O Bilbao Basket chegou aos 17 pontos de vantagem, a maior da partida até então, levando o banco anfitrião a intervir novamente. Já dentro do último minuto do período, Francisco Amarante converteu um triplo, a equipa fechou melhor as linhas defensivas e Stephan Swenson marcou dois lances livres (28-41), antes de um novo tiro exterior dos bascos fixar o resultado em 28-44 ao intervalo.
O arranque do terceiro quarto manteve a toada favorável aos visitantes, que em apenas três minutos ampliaram a vantagem para 32-53. O Sporting CP continuava a sentir dificuldades em elevar os índices de eficácia ofensiva e, nesta fase, só Brandon Johns Jr., da linha de lance livre, e Diogo Ventura, após assistência do camisola 0, contrariaram a regra (36-55). O capitão Leonino, de resto, voltaria a marcar da linha de lance livre, antes de Brandon Johns Jr. lhe seguir o exemplo (39-57).
Mesmo perante o actual detentor do troféu, os Leões ainda esboçaram uma reacção (42-57), mas o Bilbao Basket respondeu prontamente e voltou a repor uma vantagem de vinte pontos (42-62). Com 2:40 por jogar até ao final do período, Luís Magalhães voltou a parar o encontro, mas o terceiro quarto fecharia mesmo com um duro 48-68.
Com dez minutos por disputar, ao Sporting CP restava procurar deixar a melhor imagem possível perante os Sportinguistas que nunca deixaram de se fazer ouvir no Pavilhão João Rocha. E tentaram-no: Maleeck Harden-Hayes abriu o último período com uma bandeja (52-73) e Stephan Swenson, com uma penetração eficaz e um triplo, arrancou aplausos das bancadas, embora a superioridade visitante se mantivesse evidente (59-79).
Ainda assim, os Leões lutaram até ao final. Uwais Razaque, lançado para os minutos derradeiros do encontro, converteu dois lances livres (61-79) e Maleeck Harden-Hayes – o Leão mais concretizador - voltou a pontuar (65-83). Já a dois minutos do fim, o camisola 3 concluiu de forma exemplar um lance de 2+1, fixando o 68-87.
A fechar as contas verdes e brancas, Uwais Razaque somou mais dois pontos, mas novo lançamento exterior do Bilbao Basket estabeleceu o resultado final em 72-90.
Perante um Bilbao Basket muito sólido e com reduzida margem para o erro, o Sporting CP entrou muito bem em quadra, mas com o avançar do cronómetro revelou dificuldades em contrariar a natural superioridade e a eficácia da formação basca. As atenções, essas, viram-se agora para o regresso ao campeonato, este sábado, às 15h00, com a recepção ao Vitória SC.
Sporting CP: Brandon Johns Jr. (6), Uwais Razaque (4), Maleeck Harden-Hayes (19), Miguel Correia (2), Rui Palhares (4), Francisco Amarante (8), Claude Robinson, Diogo Ventura [C] (11), André Cruz, Dinis Cherepenko, Malik Morgan (4) e Stephan Swenson (14). Treinador: Luís Magalhães.