Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Apresentada biografia de Albano Narciso Pereira

Por Sporting CP
03 Dez, 2022

​Lançamento decorreu no auditório da Câmara Municipal do Seixal

Foi este sábado apresentada, no auditório dos Serviço Centrais da Câmara Municipal do Seixal, a biografia de Albano Narciso Pereira, antigo jogador do Sporting Clube de Portugal que vestiu de Leão ao peito nas décadas de 40 e 50 e fez parte da famosa linha avançada dos Cinco Violinos.

O lançamento da obra, assinada por Alexandre Belo Ribeiro, contou com a presença de Rodrigo Pais de Almeida e Alexandre Ribeiro, vogais do Conselho Directivo do emblema verde e branco, Carlos Sevilha, presidente do Núcleo SCP do Seixal, Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, e ainda Eduardo Travassos e Teresa Travassos, filho e neta de Albano Narciso Pereira.

No final da cerimónia, que teve também a participação através de vídeo de José Roquette, ex-presidente do Sporting Clube de Portugal, Rodrigo Pais de Almeida fez questão de destacar a importância da publicação deste livro e também do legado deixado por Albano Narciso Pereira.

“É com muito gosto que o Conselho Directivo do Sporting CP se faz representar na homenagem a um dos maiores de sempre da nossa história e do futebol nacional, o ponta-esquerda da grande equipa dos Cinco Violinos. Este livro eterniza a história de um jogador fantástico que marcou 252 golos em mais de 400 jogos, o que diz tudo sobre a importância que teve na nossa história. Conseguiu alcançar oito títulos de Campeão Nacional, ou seja, cerca de um terço dos conquistados pelo Sporting CP. É muito bom estar aqui e ser recebido desta forma pela Câmara Municipal do Seixal e pelo Núcleo SCP do Seixal”, afirmou aos meios de comunicação do Clube.

“Visitámos o espaço museológico do eterno Albano Narciso Pereira no Núcleo SCP do Seixal, um trabalho magnífico e feito com o apoio do Museu Sporting. Foi um dia de grande Sportinguismo e é com muito ânimo que cá estamos. Quero saudar também a família que esteve presente, quer o filho quer a neta. Um Cube sem história é um clube sem gratidão e sem valores, mas nós prezamos muito os valores e a história do Sporting CP. Temos de continuar a engrandecê-la”.

Já Carlos Sevilha explicou o papel do Núcleo SCP do Seixal, que fez com que, pela primeira vez, um Núcleo alavancasse um livro relativo ao Sporting CP e a uma figura maior da sua história.

“Desde o início que não queríamos criar o Núcleo só porque sim. Queríamos fazê-lo segundo um conceito diferenciador em que homenageássemos uma figura da nossa terra que atingiu a notoriedade no desporto e no futebol português, neste caso o Albano Narciso Pereira. Os passos seguintes foram no sentido de eternizá-lo de uma forma mais física, sendo que este livro era um objectivo que tínhamos e conseguimos concretizá-lo. Esta é uma obra que irá certamente marcar todas as gerações que queiram tomar conhecimento do que foi a vida deste homem”.

Por sua vez, o autor Alexandre Belo Ribeiro revelou que esta obra, cuja publicação surge no mês em que se cumprem 100 anos do nascimento de Albano Narciso Pereira, “era um desejo antigo”.  

“Sou coleccionador desde que nasci e reuni um espólio muito grande a propósito da história do futebol português. Tinha muito material sobre o Albano, além de ter recorrido ainda ao arquivo do Espaço Memória e do Museu Sporting, e achei que era uma boa oportunidade para escrever uma biografia deste grande futebolista. Foi um desafio aliciante, mas bastante complexo porque envolveu uma pesquisa muito grande”, considerou, revelando alguns episódios da publicação.

“Há alguns momentos caricatos que foram mencionados, como um em que o Albano disse ter encolhido dois centímetros durante um jogo entre Portugal e Suíça, na sua estreia pela selecção nacional em 1947. Houve um dilúvio no Jamor em que o terreno ficou ensopado e ele, que já era pequeno, disse que ainda encolheu mais um pouco. Depois há também o episódio em que ele passou por baixo das pernas de um defesa adversário, por exemplo, entre muitos outros”.