Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Desaire injusto

Por Sporting CP
28 Set, 2021

Sporting CP perde em Dortmund por 1-0

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi, esta terça-feira, derrotada no recinto do Borussia Dortmund, na Alemanha, por 1-0 na segunda jornada da fase de grupos da UEFA Champions League. Os Leões batalharam e lutaram para conseguir um (justo) resultado mais satisfatório, mas saíram do Signal Iduna Park sem qualquer ponto.

Os Campeões Nacionais entraram em campo com duas alterações em relação ao jogo contra o CS Marítimo, tendo Matheus Reis e Tiago Tomás feito parte do onze inicial nos lugares antes ocupados por Rúben Vinagre e Nuno Santos (ambos no banco, assim como os jovens João Goulart, José Marsà e Gonçalo Esteves).

O ambiente, esse, estava em alta. Apesar de não se ter visto um Signal Iduna Park, estádio famoso pela atmosfera que consegue criar, cheio devido às restrições causadas pela pandemia de COVID-19, as várias dezenas de milhar de adeptos presentes - tanto do Borussia Dortmund como do Sporting CP - protagonizaram um belo espectáculo nas bancadas.

Começou, então, a partida, mas sem grandes oportunidades de golo nos primeiros minutos. O Borussia Dortmund ia tendo mais bola, mas o Sporting CP apresentou-se bem, principalmente a nível defensivo, e assustou o adversário através de um cruzamento venenoso de Pedro Porro.

Os visitados responderam com uma ocasião aos 19 minutos, quando Sebastián Coates fez um corte em falso e a bola sobrou para Hazard, que serviu Reus para este rematar, mas Adán defendeu com facilidade. Do outro lado, Zouhair Feddal descobriu Paulinho e este tentou dar o golo a Tiago Tomás, mas a bola saiu com força a mais. Logo a seguir, Paulinho recuperou a posse e tentou finalizar com sucesso, mas falhou o alvo.

À passagem da meia-hora de jogo, o Sporting CP ficou muito perto do golo quando, após um pontapé de canto, Sebastián Coates rematou de forma acrobática, mas pouco por cima. Em destaque ia estando, também, a defesa Leonina, que apanhou várias vezes o ataque do Borussia Dortmund em fora-de-jogo, que viu alguns golos serem invalidados.

Contudo, o emblema de Alvalade não conseguiu superar o ataque amarelo e negro aos 37 minutos e Donyell Malen, com um remate cruzado e colocado, enviou a bola para o fundo das redes, inaugurando o marcador. Assim, o Sporting CP foi para intervalo a perder por 1-0.

A segunda parte teve menos acção, mas foi igualmente disputada durante a maioria dos 45 minutos. O primeiro aviso Leonino deu-se quando Tiago Tomás cruzou e Paulinho, de cabeça, atirou para defesa simples de Kobel. O Borussia Dortmund não quis ficar atrás e, pouco depois, Reus rematou e Adán defendeu com facilidade.

Rúben Amorim mexeu pela primeira vez aos 58 minutos, colocando Nuno Santos no lugar de Tiago Tomás, mas as chances de golo não abundaram de parte a parte - tirando mais alguns foras-de-jogo tirados aos alemães em jogadas perigosas. Uma das excepções foi o fundamental corte de Sebastián Coates, aos 65 minutos, a impedir o 2-0.

Jovane Cabral entrou aos 74 minutos (saiu Pablo Sarabia) e, aos 83, foi a vez de Ricardo Esgaio, Bruno Tabata e Daniel Bragança substituírem, respectivamente, Pedro Porro, Matheus Reis e João Palhinha.

Até ao final, destaque para um cabeceamento de Sebastián Coates, após um pontapé de canto, ao lado já em tempo adicional. O 1-0 seguiu, portanto, intacto até à última apitadela do juiz sérvio Srdjan Jovanović.

O Sporting CP volta agora a entrar em acção no próximo sábado, deslocando-se a casa do FC Arouca para a oitava jornada da Liga.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Pedro Porro (Ricardo Esgaio, 83'), João Palhinha (Daniel Bragança, 83'), Matheus Nunes, Matheus Reis (Bruno Tabata, 83'), Pablo Sarabia (Jovane Cabral, 74'), Tiago Tomás (Nuno Santos, 58') e Paulinho.