Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

"A utilização de jovens na equipa principal valoriza o nosso trabalho"

Por Sporting CP
07 Jan, 2022

​Filipe Çelikkaya antes do duelo da equipa B com o SCU Torreense este sábado

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe o SCU Torreense este sábado (15h00), no Estádio Aurélio Pereira, em encontro referente à 14.ª jornada da série B da Liga 3.
 
Ainda antes de se debruçar sobre o duelo diante da formação da zona Oeste, o técnico verde e branco Filipe Çelikkaya fez um balanço "muito positivo" do ano de 2021 que agora findou. 
 
"Iniciámos o projecto da equipa B sem contratações e com uma média de idades baixa, mas ascendemos com mérito à Liga 3. Depois diminuímos ainda mais a média de idades, o que nos trouxe dores de crescimento, mas agora estamos num momento mais estável pois os nossos jovens já conhecem esta competição. Além disso, colocámos vários jogadores a actuar na Liga Portugal e tivemos várias estreias na equipa principal", começou por dizer à Sporting TV. 
 
"É bom para os jovens estrearem-se tão novos numa Liga competitiva como esta e com jogadores de outra maturidade. A média de 18,18 anos que apresentámos no último jogo demonstra bem isso. Vai sempre haver dores de crescimento, mas temos de saber viver com elas pois trabalhamos para colocar jogadores no plantel principal e prepará-los para outros patamares", frisou, perspectivando mais estreias na equipa de Rúben Amorim para 2022. 
 
"Esse é o caminho definido pelo Clube e aquele que faz sentido neste momento para os nossos jovens. Alguns já se estrearam e outros treinam diariamente com a equipa principal, sabendo que têm de responder quando tiverem uma oportunidade. A utilização na equipa principal valoriza muito o trabalho que está a ser feito na formação e na equipa B, estamos satisfeitos pois até agora estrearam-se cinco jogadores e mais se seguirão", referiu, passando depois a elogiar a estreia de Geny Catamo, extremo de 20 anos, na partida com o Portimonense SC: "É mérito de muitas pessoas do Clube, mas em especial do jogador, que trabalha bastante".
 
Quanto à partida deste fim-de-semana, Filipe Çelikkaya anteviu um duelo "muito competitivo" frente ao SCU Torreense, que é orientado por Nuno Manta Santos desde o final de Novembro.
 
"O SCU Torreense tem um treinador novo e uma forma de jogar diferente da que apresentou na primeira volta, mas tem praticamente os mesmos jogadores. Estamos preparados para encarar este jogo com dedicação, paixão e focados em trazer o melhor resultado", afirmou, antes de completar: "Este jogo tem todos os ingredientes para ser um bom espectáculo".
 
Diogo Travassos, lateral-direito verde e branco, mostrou-se confiante para esta partida.
 
"Será um jogo muito competitivo, mas se colocarmos em campo toda a nossa capacidade vai correr bem", começou por dizer o jogador de apenas 17 anos, que esta época já representou também os sub-23 e sub-19, tendo-se estreado pelos ‘bês’ em Dezembro, contra o Caldas SC.
 
"É muito bom o facto de o Sporting CP proporcionar-nos a oportunidade de jogar contra jogadores mais experientes e fortes fisicamente. Compete-nos arranjar ferramentas para podermos estar mais habituados a este nível e preparados para jogar na equipa principal", salientou, destacando a idade e experiência superiores de muitas das equipas opositoras.
 
"Alguns dos jogadores que defrontamos têm mais de 100 jogos em ligas profissionais, a maturidade dos adversários tem sido a maior dificuldade. No início estava nervoso pois há sempre pressão por jogar na equipa B e ser mais novo, mas habituei-me e está a correr bem".