Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Equipa B de regresso às vitórias

Por Sporting CP
03 Dez, 2022

Golos de Rodrigo Ribeiro deram triunfo frente ao Caldas SC (0-2)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o Caldas SC por 0-2 na partida que inaugurou a 11.ª jornada da série B da Liga 3.

No Campo da Mata, os jovens Leões, com um onze cuja média de idades se fixou nos 18,45 anos, fizeram frente a um conjunto bem mais experiente e saíram por cima de um jogo repleto de acção e ocasiões de golo, graças aos golos de Rodrigo Ribeiro, mas também à exibição brilhante de Diego Calai na baliza.

Com este regresso às vitórias, a equipa B atingiu os 16 pontos e subiu ao quarto lugar, partilhado com FC Alverca e o próprio Caldas SC.

Para este embate nas Caldas da Rainha, Filipe Çelikkaya, treinador Leonino, fez três alterações relativamente ao último onze apresentado, lançando Flávio Nazinho, Joelson Fernandes – titular pela primeira vez esta época - e Rodrigo Ribeiro de início, nos lugares que na última partida foram de David Monteiro, Afonso Moreira e Francisco Canário. Depois, o médio Marco Cruz, de 18 anos, fez a sua estreia na equipa B.

Depois de um início de jogo com mais posse de bola do Caldas SC, os jovens Leões, primeiro, com uma transição perigosa e, depois, com uma pressão alta de Rodrigo Ribeiro ao guardião adversário - muito perto de roubar em zona proibida -, colocaram o adversário em sentido e começaram desde logo a discutir a posse de bola e o encontro, que se manteve dividido e aberto.

As primeiras situações de golo surgiram perto dos 20 minutos, mas Diego Calai fechou a porta às duas tentativas consecutivas do conjunto local. A resposta verde e branca não tardou e chegou à boleia dos irrequietos extremos Cabral e Joelson, mas a finalização de Rodrigo Ribeiro saiu desenquadrada.

No entanto, pouco depois, o jovem avançado mostrou melhor pontaria e não desperdiçou uma bola perdida na área, disparando colocado e junto ao poste mais curto para o 0-1. A reacção do Caldas SC foi imediata e com muito perigo, mas a vantagem foi bem defendida pelo Sporting CP, que saiu a vencer para o descanso.

Foi com paciência na posse de bola que os jovens Leões partiram para o segundo tempo, mantendo-se no controlo da partida e do resultado, apesar do esforço adversário para inverter o rumo dos acontecimentos. Na sequência de uma bola parada, Renato Veiga ainda ameaçou, mas sem sucesso, com um remate potente já dentro da área.

Já com Miguel Menino e Afonso Moreira em campo - com impacto na partida -, o Caldas SC ficou muito perto, por duas vezes, de reestabelecer o empate, contudo Gilberto Batista, primeiro, e Calai - exibição de mão cheia -, logo a seguir, tiveram de se aplicar para segurar o 0-1. Foi nesta fase, à entrada para os últimos 20 minutos, que aumentaram as dificuldades Leoninas para manter a bola, porém o Sporting CP não deixou de se mostrar no ataque.

Com as entradas de Vando Félix e de Marco Cruz, este em estreia, os jovens Leões sacudiram definitivamente a pressão sentida até então e, numa saída rápida, Menino - assistido na perfeição por Nazinho - só não festejou o 0-2 porque o guarda-redes Luís Lopes fez uma enorme defesa.

Seguiu-se mais luta nos minutos finais e quando parecia que se ficariam a dever mais golos ao marcador - tal foi a quantidade e qualidade de oportunidades criadas por ambas as equipas -, apareceu novamente a eficácia de Rodrigo Ribeiro. Lançado na profundidade por Afonso Moreira, o avanaçado atirou cruzado e sem hipóteses para o 0-2, sentenciando aos 88 minutos o entretido jogo no Campo da Mata - leva três golos na Liga 3.

No entanto, até ao fim, Calai fez mais três grandes defesas e no ataque Menino, que teve tudo para marcar, acertou mal na bola. Ainda assim, os três pontos seguiram para a Academia Cristiano Ronaldo.

No próximo fim-de-semana, a equipa B fechará a primeira volta da primeira fase, recebendo o Amora FC no jogo em atraso da sétima jornada.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Diogo Travassos, Gilberto Batista, Jesús Alcantar, Flávio Nazinho, Renato Veiga [C], Diogo Abreu (Miguel Menino 65’), Samuel Justo (Marco Cruz 75’), Diogo Cabral (Vando Félix 75’), Joelson Fernandes (Afonso Moreira 68’) e Rodrigo Ribeiro.