Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Triunfo alcançado pela margem mínima

Por Sporting CP
15 Jan, 2023

​Equipa B derrota FC Alverca com golo de Afonso Moreira

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal foi ao terreno do FC Alverca vencer por 1-0, na manhã deste domingo, em partida a contar para a 14.ª jornada da série B da Liga 3.

Vindos de uma série de três vitórias nos últimos quatro jogos, os comandados de Filipe Çelikkaya apresentaram-se em campo com três alterações no onze. João Muniz, Rodrigo Marquês e Rodrigo Ribeiro foram chamados à titularidade no frente-a-frente com o terceiro classificado, que chegou a este duelo com mais um ponto do que os Leões e não perdia desde 2 de Setembro.

O arranque da partida teve o equilíbrio como palavra de ordem, com as duas equipas a trocarem a bola quase sempre na zona do meio-campo em busca de encontrar espaços na estrutura adversária. O primeiro lance de perigo pertenceu aos homens da casa, que já perto do primeiro quarto de hora acertaram na barra de Diego Calai, após este ter defendido um primeiro remate.

Depois, a jovem turma de Alvalade (média de 18,18 anos no onze) passou a ter mais bola e assumiu o controlo, embora as ocasiões de golo só tenham surgido já perto do intervalo. Renato Veiga foi o primeiro a ameaçar, numa arrancada desde antes do meio-campo em que ultrapassou vários adversários até chegar à área e rematar para parada atenta de Kadú, guarda-redes que em seguida voltou a ser decisivo ao fazer uma enorme defesa ao remate de muito longe de Diogo Travassos, que levava selo de golo.

No reatamento, Diogo Pinto rendeu Diego Calai entre os postes, ele que já se tinha queixado de problema físicos na primeira parte após um lance dividido. Desta vez, o primeiro aviso saiu dos pés de Fatawu Issahaku, que atirou de longe à figura, pouco antes de Afonso Moreira entrar para o lugar de Diogo Cabral e de o FC Alverca acertar novamente na barra, já aos 70 minutos.

Filipe Çelikkaya voltou então a mexer, ao lançar Miguel Menino, numa altura em que a formação do Ribatejo demonstrava algum ascendente com várias aproximações ao último terço verde e branco. Ainda assim, foi o Sporting CP a ficar novamente perto de facturar, num lance em que Fatawu Issahaku surgiu isolado após erro da defensiva da casa, mas não conseguiu concretizar.

Já no minuto 81, o Sporting CP chegou finalmente ao golo. Após excelente arrancada na direita, Fatawu Issahaku virou o jogo para a esquerda e encontrou Afonso Moreira, que driblou sobre um adversário, puxou para dentro e rematou para o segundo golo da conta pessoal na Liga 3.

Até ao final, Fatawu ainda foi expulso por acumulação de amarelos, devido a uma falta cometida à entrada da área, e na marcação do livre directo o FC Alverca ficou muito perto de chegar à igualdade, só que o disparo acertou novamente no travessão e o jogo terminou pouco depois.

Os Leões, que com este resultado alcançaram a quarta vitória nos últimos cinco jogos, sobem assim ao terceiro lugar da tabela com 25 pontos, apenas menos dois do que o líder Amora FC. O próximo desafio, em casa com a AA Coimbra, está agendado para sábado, dia 21 de Janeiro.

Sporting CP: Diego Calai [GR] (Diogo Pinto, 45’), Diogo Travassos, João Muniz, Jesús Alcantar, Gonçalo Esteves (João Ferreira, 79’), Renato Veiga [C], Samuel Justo, Rodrigo Marquês (Miguel Menino, 74’), Diogo Cabral (Afonso Moreira, 67’), Fatawu Issahaku e Rodrigo Ribeiro.