Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Filipe Çelikkaya: “Bom resultado com duas partes distintas”

Por Sporting CP
02 Mar, 2024

Técnico da equipa B realça excelente segundos 45 minutos da formação Leonina

No final da partida da terceira jornada da segunda fase da Liga 3, que terminou com a vitória da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa da SU 1.º Dezembro por 1-4, Filipe Çelikkaya comentou o jogo.

“Foi um bom resultado, com duas partes distintas. Na primeira, entrámos muito mal na partida, a não fazer aquilo que estava estipulado logo desde início e tivemos de corrigir isso ao intervalo. É um sinal de alerta para aquilo que é representar o Sporting CP, para aquilo que queremos em cada partida. Conseguimos este resultado avolumado porque demos muito mais de nós em termos individuais e colectivos, conseguimos fazer quatro golos e até poderiam ter sido mais”, disse aos meios de comunicação do Clube.

Em dia de mais duas estreias – o guarda-redes Guilherme Pires e o médio Kauã Oliveira – o treinador Leonino explicou as apostas como uma consequência da evolução dos jogadores e do que está idealizado para a equipa B: “É uma questão de projecto. Não é fácil lançarmos os jovens jogadores. Eles têm de treinar, têm de se adaptar, relacionar com os colegas que são novos e, às vezes, quando os colocamos demasiado cedo, eles não têm as ligações que deviam ter, mas quando treinam e estão ligados já há algum tempo, essas estreias surgem de forma natural. Tivemos cinco juniores a titulares, o José Silva entrou e ainda é júnior, o Guilherme Pires e o Kauã também se estrearam, portanto tivemos aqui uma quantidade de jogadores ainda muito jovens, que mereceram esta oportunidade para demonstrarem a sua competência e estiveram muito bem”.

Com três jogos e três vitórias na segunda fase, Filipe Çelikkaya abordou o momento. “Este ano, esta fase continua a ser muito difícil, até porque entrámos a perder no jogo, mas tivemos de dar a volta e isso é um sinal de maturidade, tranquilidade a tentar fazer as nossas coisas, mas o facto que quero realçar é o comportamento que tiveram na segunda parte a atacar os espaços, a fazer movimentos contrários, a variar o centro de jogo com mais velocidade, a terem acções de um contra um ou de subida do lateral em situações de dois contra um, de entramos na área com muita vontade de fazer golo e é nisso que temos de pegar e transportar para o próximo jogo e jogos seguintes, porque essa é a forma como nós treinamos, é a forma como fazemos desde o início e não podemos baixar a guarda porque tínhamos como objectivo a nossa quarta vitória consecutiva na Liga 3, conseguimo-lo, mas já estamos a preparar a quinta vitória consecutiva. Não é só a questão do resultado, isso é uma consequência do que estivemos a fazer hoje na segunda parte e não na primeira”, contou.

Guilherme Pires, que se estreou na baliza da equipa B do Sporting CP, abordou também a vitória sobre a SU 1.º Dezembro. “Foi um jogo muito complicado, a nossa entrada no jogo ditou muito o que foi a primeira parte, mas temos de aprender com os nossos erros que tivemos na primeira parte e vamos melhorar, de certeza”, começou por referir, acrescentando: “De valorizar a nossa reacção na segunda parte, foi uma grande reacção e vamos continuar a trabalhar para alcançar os nossos objectivos”.

O guarda-redes, que ainda tem idade de júnior, explicou a sensação de se estrear pela equipa B. “Estou muito feliz por me ter estreado, os meus colegas receberam-me muito bem, a equipa técnica também. O jogo é mais rápido, é diferente e tenho de aproveitar, disfrutar e dar o meu melhor”, sentenciou.

Guilherme Pires considerou que trabalhar em escalões acima é muito produtivo: “Traz muita coisa. Traz experiência, que é das coisas mais importantes que um guarda-redes precisa de ter, faz-nos adaptar a diferentes contextos, a diferentes situações e eu acho que isso é muito bom para a nossa evolução”.

Saber sempre esperar pela oportunidade é a máxima de Guilherme Pires, que realça o grande sentido de entreajuda entre companheiro de sector. “Temos uma grande relação entre todos, tentamos ajudar-nos uns aos outros no máximo possível e trabalhamos para acima de tudo estarmos unidos e darmos o nosso melhor em campo”, concluiu.