João Gião: "Mentalmente, temos de ser fortes novamente"
07 Nov, 2025
Equipa B defronta FC Penafiel no sábado (11h00)
A equipa B de futebol do Sporting CP prepara-se para enfrentar o FC Penafiel, este sábado (11h00), para a 11.ª jornada da Liga 2. O embate terá como palco o Estádio do FC Vizela. Para o treinador João Gião o ‘chip’ teve de ser mudado rapidamente da UEFA Youth League, agora, para o regresso à Liga 2, algo que só é possível com "muita organização", revelou. "Aqui nem se respira (risos). É algo que exige muito de nós e um planeamento antecipado. Conseguimos preparar da forma correcta o jogo com o FC Penafiel, que vai ser, como todos os jogos da Liga, ou seja, muito difícil, especialmente fora", começou por projectar na antevisão feita aos meios de comunicação do Sporting CP.
Os jovens Leões vêm de mais uma vitória – a terceira consecutiva – no segundo escalão, o qual lideram de forma isolada (21 pontos), alcançada graças a uma reviravolta no marcador. Uma valência que "já faz parte do ADN" da equipa, salientou João Gião.
"Virámos muitos jogos na recta final do ano passado que nos permitiu a subida e este ano já é a segunda vez. Tem muito que ver com a mentalidade e com o ADN que queremos criar aqui dentro: não há jogos perdidos e a perder tem de ser sempre nos limites. Assim, estamos sempre mais perto de virar momentos adversos", frisou o técnico antes de abordar o embate com o FC Penafiel, actual nono classificado (12 pontos) e a viver um bom momento.
"Vem muito motivado pelos bons resultados, aliás desde a entrada do novo treinador [o espanhol José Manuel Aira] têm feito uma caminhada muito positiva nos últimos cinco jogos [três vitórias, um empate e uma derrota]. Ganharam 1-3, em Vizela, a um claro candidato à subida de divisão, portanto o FC Penafiel está altamente motivado e tem as suas armas", destacou, detalhando-as de seguida:
"Fisicamente muito alta, forte nas bolas paradas, bem organizada defensivamente e nas transições é muito perigosa. Do ponto de vista estratégico vai obrigar-nos a ter muita atenção e, depois, mentalmente, temos de ser fortes novamente. Vamos jogar em Vizela, que é relativamente perto de Penafiel e estou em crer que vão contar com muito público no estádio e um ambiente adverso para nós”, perspectivou.
Ainda assim, João Gião mostrou-se claro quanto ao tipo de abordagem que a sua equipa pretende. “Teremos de encarar o adversário nos olhos e confiantes de que vamos dar uma boa resposta", sentenciou.
Por seu turno, o guarda-redes Diego Calai também lançou o próximo encontro, ao qual a equipa B do Sporting CP chega após “mais uma prova de resiliência”, considerou, admitindo que, agora, espera encontrar um FC Penafiel “muito combativo” em Vizela.
Apesar disso, o jovem guardião enalteceu a qualidade e a mentalidade dos Leões para fazer frente a qualquer adversário. "Acredito muito no trabalho da equipa e acho que vamos conseguir a vitória. Se estivermos sempre focados e com resiliência, acho que o vamos conseguir", atentou, acrescentando: "Apesar de sermos uma equipa muito jovem, gostamos muito de assumir o jogo e focar-nos no que podemos fazer e controlar".
Calai reflectiu ainda, no plano pessoal, sobre a sua experiência anterior na Liga 2 e os frutos que está a colher no presente. "O empréstimo ao CD Feirense acrescentou-me muito como jogador e como pessoa. Acho que tenho vindo a fazer um bom trabalho e, por já ter passado por essa experiência [na Liga 2], é um privilégio ajudar os meus colegas que estão aqui pela primeira vez", sublinhou.