João Gião: "Acreditar muito na nossa ideia"
18 Jan, 2026
Técnico deixa o mote para a recepção ao SCU Torreense, esta segunda-feira (18h00)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta segunda-feira, o SCU Torreense, em jogo da 18.ª jornada da Liga Portugal 2. O encontro, que assinala o arranque da segunda volta da prova, está agendado para as 18h00 no Estádio Aurélio Pereira.
Os Leões de João Gião, conscientes da qualidade do adversário, estão determinados em regressar aos triunfos, uma ambição sustentada numa semana de trabalho que, segundo o técnico, decorreu "dentro da normalidade".
"Foi uma semana como tantas outras: com muita gente a trabalhar acima, com a equipa A, e nós com vários jogadores dos sub-23 e sub-19 integrados. Alguns têm tido oportunidades e vão continuar a tê-las", começou por antecipar, em antevisão aos meios do Clube, deixando também elogios ao conjunto de Torres Vedras, "uma das equipas mais fortes deste campeonato".
"O SCU Torrense está num bom momento, muito mediático e positivo, e, como é óbvio, vai criar-nos dificuldades. Neste campeonato, todas as equipas são competitivas, mas eles são efectivamente uma das melhores e têm um dos melhores plantéis", frisou.
Focado na evolução competitiva do grupo, apesar de uma série recente de resultados menos positivos, o técnico verde e branco apontou o caminho para o crescimento.
"[As derrotas] têm sido sempre pela margem mínima e com a equipa muito competitiva. Os eventos do jogo, que noutras fases, aqui e ali, caíam para o nosso lado, têm agora caído para o lado do adversário", explicou, sublinhando ainda assim a necessidade de afinar alguns processos.
"Temos de continuar a melhorar a nossa qualidade de jogo. Há detalhes em que temos sido penalizados, como a finalização e as desatenções na bola parada defensiva. Já fomos penalizados em dois jogos dessa forma e temos de ser mais rigorosos. É continuar o nosso caminho, acreditar muito na nossa ideia e melhorar nos aspectos que nos têm penalizado", reforçou.
Nesse percurso, o apoio vindo das bancadas será novamente fundamental. Por isso, João Gião deixou um apelo aos Sportinguistas, numa jornada disputada num dia e horário menos habituais.
"Deixo o repto aos adeptos para que compareçam. No último jogo em casa, frente ao Académico de Viseu FC, tivemos uma moldura humana muito ruidosa, sobretudo na segunda parte, acima da média do que costumamos ter aqui na Academia Cristiano Ronaldo. Sei que é um dia mais difícil, mas sendo num horário já pós-laboral, conto com os adeptos para que nos possam empurrar para a vitória", rematou.

Também os pupilos de João Gião anseiam conquistar os três pontos. Gabriel Silva, porta-voz do grupo na antecâmara do confronto com o SCU Torreense, garantiu que a equipa está consciente de que é necessário "regressar" às exibições do "início da temporada".
"Ainda assim, temos sido uma equipa, temos tentado dar a volta por cima, e sabemos que no próximo jogo temos de entrar com tudo", afirmou o avançado, que contudo antevê naturais dificuldades frente a uma "grande equipa".
"Sabemos que o SCU Torreense é uma grande equipa, que vem de bons resultados. O jogo da primeira volta em Torres Vedras, que ganhámos por 1-0, foi algo complicado, mas nós jogamos no Sporting CP e é desses jogos que gostamos. Estamos conscientes de que temos de entrar e dar tudo, como damos sempre", sublinhou.
Reforçando que esta é "a mesma equipa que começou o campeonato e que esteve em primeiro lugar", Gabriel Silva destacou ainda a importância do apoio dos adeptos para ultrapassar o momento menos positivo.
"Estamos cada vez melhores e sabemos que devemos dar mais, também por quem tem vindo apoiar-nos. Vamos entrar neste jogo com o pé direito e com o objectivo de ganhar. Os adeptos dão-nos sempre aquela força extra. Quando marcamos um golo ou quando precisamos, ouvir o barulho [das bancadas] e sentir que estão presentes dá outra motivação. São sempre mais um jogador na nossa equipa", concluiu.