Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Capitão aponta o caminho da luz

Por Jornal Sporting
19 Ago, 2018

Dois golos de Nani, de pé e cabeça, garantem segunda vitória à segunda jornada antes da visita ao eterno rival

Depois da escuridão com que terminou a época passada, o leão rampante conhece o melhor caminho na direcção da luz, com duas vitórias em outras tantas jornadas, desta feita no regresso oficial a casa da equipa orientada por José Peseiro. Dois golos do capitão de equipa serviram as intenções leoninas em vésperas de uma deslocação à casa do eterno rival.

O encontro frente ao Vitória de Setúbal começou, praticamente, com um golaço de Nani. O extremo, descaído sobre a esquerda, de pé direito, conseguiu colocar em força e jeito a bola junto ao poste direito da baliza de Cristiano, que limitou-se a ir buscá-la ao fundo das redes, durante a primeira celebração em Alvalade, que contou com a presença de 40.611 espectadores nas bancadas.

O Sporting CP entrou com uma alteração ao sistema táctico (4x4x2), com Bruno Fernandes na frente ao lado de Bas Dost, apoiados por uma linha de quatro médios, com Nani na esquerda e Acuña na direita, tendo Misic e Battaglia ocuopado as posições mais centrais no miolo do terreno, com o argentino bem mais adiantado no terreno. Aliás, surgiu diversas vezes no último terço, tendo até tirado tinta ao poste (35'), após cabeceamento em resposta a um livre apontado por Acuña.

Isto depois de os sadinos já terem empatado (19'), por intermédio de Zequinha, após uma defesa em falso de Salin, que permitiu a Nuno Reis servir o companheiro, livre de marcação no coração da área, batendo assim o desamparado guardião leonino. Resultado que desceu com as equipas aos balneários no intervalo e que terá, certamente, marcado o discurso de ambos os treinadores.

Vantagem nesse ponto para Lito Vidigal, já que foram os homens de Setíubal que entraram melhor no segundo tempo. Zequinha – o suspeito do costume nesta noite em Alvalade –, aos 52', já não conseguiu levar a melhor sobre Salin, que desviou para canto, tendo na cobrança a bola saído bem junto ao poste. E se o médio do Vitória mantinha o guarda-redes do Sporting CP, do outro lado era Nani que impunha respeito: de novo na trave (57'), precisamente dois minutos antes de José Peseiro dar ordem para Misic ceder o seu lugar ao jovem Jovane Cabral. Em boa-hora, já que o novo menino da Academia a brilhar na equipa sénior, sete minutos depois de ter entrado, serviu na perfeição – leu bem, aquele centro (66') levava os cálculos científicos mais apurados da noite – Nani, que surgiu na linha de fogo para, de cabeça, autenticamente 'fuzilar' Cristiano, sem dó ou piedade.

Naturalmente, o Vitória de Setúbal deixou de ter razões para perder o tempo que havia desbaratado em reposições de bola até então e deu mais velocidade ao jogo, mas os homens da Listada verde e branca foram tapando todos os caminhos, sobretudo a dupla argentina Acuña/Battaglia, autênticas Amazónias a servirem de pulmão numa fase que nunca chegou a ser de sufoco.

Tudo pronto (e invicto) para uma próxima ronda da Liga NOS que continua a alimentar de forma ímpar o futebol nacional.