Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Raça e qualidade na base do regresso aos triunfos fora

Por
04 Nov, 2018

Santa Clara vencia ao intervalo, mas na segunda parte Bas Dost e Acuña 'deram' a volta

O Sporting venceu o surpreendente Santa Clara, em Ponta Delgada, por 2-1 em jogo relativo à 9.ª jornada da Liga NOS e que marcou o regresso aos triunfos fora de casa na competição por parte dos leões, o que já não acontecia desde a jornada inaugural em Moreira de Cónegos. 

O treinador interino Tiago Fernandes apostou em Lumor para o lado esquerdo da defesa, colocou Diaby ao lado de Bas Dost e posicionou Acuña sobre o lado direito do meio-campo ofensivo, o que viria a render frutos no segundo tempo. 

Na primeira parte não pode dizer-se que o Sporting tenha sido inferior, bem pelo contrário; rematou sete vezes contra duas dos açorianos, que numa dessas ocasiões aproveitaram para inaugurar o marcador, aos 32',através de um remate de primeira de Zé Manuel, já no interior da grande área. Nesta altura já o Sporting tinha sofrido a primeira contrariedade com a saída forçada de Battaglia, que se lesionou, tendo entrado para o seu lugar o sérvio Gudelj. 

Até ao intervalo, o Sporting podia ter chegado ao empate por Lumor, com um remate muito perigoso, e Bas Dost, que atirou ao lado de cabeça na sequência de um centro da direita. 

No recomeço da partida, Tiago Fernandes substituiu Diaby por Jovane, que se foi posicionar no lado esquerdo do ataque - outra mexida que renderia dividendos - mantendo-se Acuña na diretita e posicionando-se Nani como principal apoio a Bas Dost. 

Iniciou-se então um verdadeiro vendaval atacante por parte dos leões, percebia-se que o empate seria uma questão de tempo. Antes do 1-1, Nani teve nos pés a igualdade mas rematou já em desequilíbrio após assistência, de cabeça, de Bas Dost. 

O empate, então, surgiu aos 59 minutos na sequência de um lance em que Bas Dost sofreu falta de dois jogadores do Santa Clara - Fábio Cardoso, a quem foi atribuída a falta, e Mamadu. Na cobrança o avançado holandês fez o empate, mas só valeu à segunda pois no primeiro remate esqueceu-se que Manuel Mota, o árbitro, não tinha apitado. Depois de a bola entrar na baliza o lateral Patrick, do Santa Clara, aplaudiu ironicamente o árbitro e recebeu ordem de expulsão. 

Logo a seguir Acuña centrou da direita e Jovana cabeceou ao lado, mas os papéis inverteriam-se com o argentino a conseguir, de cabeça, fazer o 1-2 final. Até ao último apito de Manuel Mota, Tiago Fernandes estreou o jovem médio Miguel Luís, 19 anos, que saiu para Acuña ouvir os aplausos. 

O Sporting, que vinha de três derrotas nos últimos cinco encontros, somou com justiça três pontos, numa vitória em que aliou a raça à qualidade dos seus jogadores. Quinta-feira os leões deslocam-se aos Emirates para defrontar o Arsenal, em partida da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, e no próximo domingo, recebe o Chaves em encontro da 10:ª ronda da Liga NOS.