Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Silas é o novo treinador do Sporting CP

Por Sporting CP
27 Set, 2019

Equipa técnica foi apresentada em Alvalade

Jorge Manuel Rebelo Fernandes, conhecido como Silas no mundo do futebol, é o novo treinador da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. O antigo jogador volta a uma casa que conhece bem – representou os Leões nas camadas jovens – e vai orientar o conjunto verde e branco já a partir do próximo desafio.

Juntamente com Emanuel Ferro, Zé Pedro, Rui Nunes, Pedro Alves e Gonçalo Álvaro, elementos que vão integrar a equipa técnica, Jorge Silas foi apresentado por Frederico Varandas no relvado do Estádio José Alvalade. O presidente do Conselho Directivo começou por deixar algumas palavras sobre o actual momento da equipa e um agradecimento a Leonel Pontes.

"Estamos todos frustrados por o Sporting CP não ocupar o lugar correspondente à valia do grupo. Valia essa que consideramos que é grande e na qual continuamos a acreditar. Uma palavra especial para Leonel Pontes, que assumiu a transição de Marcel Keizer para esta equipa técnica. Fê-lo com profissionalismo e dignidade", disse Frederico Varandas aos jornalistas.

O líder Leonino falou então sobre Jorge Silas, tecendo elogios e contando um episódio curioso nos festejos da Liga conquistada pelo Sporting CP em 2002.

"Hoje estou a apresentar a nova equipa técnica do Sporting CP. Uma equipa técnica jovem, competente, ambiciosa, corajosa e com muita vontade de aqui estar hoje. Enquanto assinávamos os contratos, perguntei ao mister [Silas] se ele sabia qual foi a primeira vez que o vi ao vivo. O mister achava que estava a falar enquanto jogador, mas não. A primeira vez que vi Silas ao vivo, na altura jogador da UD Leiria, foi em 2002, na Praça do Rossio. Estava à minha frente, com um cachecol do Sporting CP, a festejar o título. Curiosamente, passado 17 anos, estamos aqui. Quero reforçar que nós, apesar de frustrados, temos muita confiança de que será esta equipa técnica a colocar o Sporting CP no lugar correspondente à valia do grupo", frisou.

Foi depois a vez de Jorge Silas ter a palavra. Para o treinador de 43 anos, chegar ao comando técnico do Sporting CP é um orgulho. "Estamos muito contentes e até surpresos porque saímos de um clube há tão pouco tempo e não pensávamos receber um convite do Sporting CP, mas aqui estamos. Na nossa carreira tem acontecido tudo muito rápido. Deixámos de jogar e, passados seis meses, estávamos a treinar na Primeira Liga. Saímos de um clube e, passadas três semanas, estamos no Sporting CP", contou.

Depois de uma longa carreira com passagens como sénior por Atlético CP, AD Ceuta, Elche CF, UD Leiria, Wolverhampton WFC, CS Marítimo, CF "Os Belenenses", AEL Limassol, AEP, Ethnikos Achnas, NorthEast United FC e CD Cova da Piedade, Jorge Silas orientou o Belenenses SAD na Liga NOS. Sportinguista de coração, o técnico garantiu ter a noção da responsabilidade.

"Na minha carreira como jogador houve certos momentos que me marcaram muito. Um deles aconteceu quando era miúdo, tinha 13 anos, e fui dispensado do Sporting CP. Acho que foi a maior desilusão de toda a minha carreira, mas deu-me força para ser profissional. Na altura, a dispensa foi justa. Passados tantos anos, estar a ocupar um cargo desta importância... Acho que conseguem imaginar o que isto significa para mim. Não vou esconder o meu passado. Joguei aqui dois anos e sempre gostei do Sporting CP. Estar a treinar o Sporting CP e poder ter a oportunidade de elevar o Clube para um patamar superior enche-nos de orgulho, mas sabemos a responsabilidade que temos", assegurou.

Revelando que não hesitou quando recebeu o convite do Sporting CP, Jorge Silas explicou o que vai querer colocar em prática na equipa de Alvalade. "Confiamos muito nas nossas capacidades, sabemos que a nossa maneira de jogar exige que todos – adeptos, jogadores, treinadores, presidente e dirigentes – acreditem nela porque é arriscada e arrojada. A nossa forma de jogar é agradável para os jogadores e também para os adeptos. Todos têm de acreditar e eu acho que isso vai acontecer. Não temos medo. Para se estar num Clube destes não se pode ter medo, temos de ser ambiciosos e irreverentes", considerou.

Em relação ao valor do plantel, o antigo internacional português frisou que considera que existe muita qualidade no grupo. "Nunca vão ouvir de mim que eu não acredito nestes jogadores. Aceitei vir para cá porque acredito nos jogadores que temos. Todos os jogadores têm uma história e por alguma razão estão aqui. Vamos à procura do que eles têm. É preciso trabalho, conhecê-los e ouvir o que eles sentem. É isso que vamos fazer", atirou.

Por fim, Jorge Silas falou sobre o grupo que ambiciona encontrar. "Estou à espera de encontrar um balneário como os que encontrei em toda a minha vida. Fui jogador durante 30 anos, não há nada no balneário que seja segredo para mim. Não acho, honestamente, que possamos ter grandes problemas. Sei que temos gente profissional, trabalhadora e ambiciosa. Não podemos pedir muito mais. O que eles querem é ganhar. Ninguém gosta de não poder sair à rua por causa de um mau resultado. Os profissionais sofrem muito com os maus resultados", concluiu.