Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

"Tem sido uma semana positiva"

Por Sporting CP
13 Out, 2020

Luís Neto em entrevista

Luís Neto, defesa da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, concedeu uma entrevista exclusiva aos meios de comunicação do emblema de Alvalade em que falou sobre o actual momento dos Leões, o jogo contra o FC Porto, o ambiente que se vive no balneário, a integração dos reforços e as exibições dos jogadores provenientes da formação. O internacional português dirigiu-se ainda aos Sócios e adeptos do Sporting CP, garantindo que o conjunto de Rúben Amorim tem "uma fome enorme de estar em campo de Leão ao peito e ter grandes resultados".

Pausa para os compromissos de selecções nacionais
"Tem sido uma semana positiva para manter os níveis físicos, que bem precisamos, e para cimentar as ideias do míster, que já conhecemos. Aproveitámos para trabalhar outros aspectos porque temos mais tempo. Acaba por ser uma semana muito positiva e com os regressos da selecção esperamos estar prontos para preparar o jogo contra o FC Porto."

Jogo contra o FC Porto
"São jogos que todos querem disputar. Um clássico é um clássico e sabemos da importância que tem, até pela história do Clube. Temos de estar na máxima força para conseguirmos um bom resultado contra o FC Porto. Ainda assim, mais do que isso, o plantel sente que é um bom momento para cimentar processos e conseguirmos demonstrar mais e melhor contra uma grande equipa. Queremos dar continuidade àquilo que achamos que tem sido um bom início, apesar de nem sempre termos tido todos os recursos do plantel disponíveis. Estamos todos preparados e acredito que temos tudo para dar um passo em frente e fortalecer ainda mais o grupo num jogo tão competitivo como este."

"Claro que os clássicos são importantes em qualquer altura do Campeonato, mas neste momento um resultado positivo fortalece a equipa que o consegue. Vamos à procura de cimentar aquilo que fizemos contra o FC Paços de Ferreira, Portimonense SC e mesmo nos jogos da Liga Europa, em que tivemos alguma infelicidade. Ainda assim, acreditamos muito na ideia do míster e sabemos que um resultado positivo vai dar-nos uma crença enorme naquilo que trabalhamos e naquilo que conseguimos produzir em campo. Mais do que ser contra o FC Porto, acreditamos no nosso processo e estes jogos é que valem a pena porque jogamos contra os melhores."

Grupo forte e unido
"Um dos pontos fortes deste ano são o grupo, a coesão, a química entre os jogadores, a experiência que se mistura com a juventude e o estreitar de laços possível desde os últimos jogos do ano passado e da pré-época. O facto de termos tido este surto de COVID-19 permitiu-nos ficar ainda mais próximos, como uma família. O que podemos pedir aos adeptos é que estejam ao nosso lado e que confiem em nós. Sabemos a exigência de jogar no Sporting CP e toda a mensagem que passa diariamente no Clube. Estaremos preparados para tudo o que aí vem."

Jovens preparados
"Estão muito mais preparados do que quando completámos os dez jogos do ano passado. Todos têm muita qualidade, mas vieram de um contexto completamente diferente e de juventude. A exigência não é igual. [O final de 2019/2020] foi uma tentativa de aproximar o que seria esta época. Foi uma boa estratégia do Clube e estão todos muito mais preparados hoje. Neste momento, jogadores como o [Gonçalo] Inácio, o Tiago Tomás, o [Eduardo] Quaresma ou o Nuno Mendes podem jogar na nossa equipa. Têm muita qualidade e já se nota outro tipo de maturidade. Todos passámos pela idade deles e existe um ambiente muito familiar. Somos quase irmãos mais velhos a tentar que eles não cometam alguns erros que cometemos com aquela idade. (...) Por vezes somos um bocadinho chatos para que eles não facilitem em nada, mas não há ninguém que se desvie do rumo. Ficamos muito contentes com isso porque se eles continuarem com este crescimento o Sporting CP vai sair favorecido."

Aposta na formação
"A partir do momento em que entram na Academia, os jovens já têm em mente o objectivo de chegar à equipa principal. Conseguiram-no com muito mérito e têm agora a ajuda de todos para os potenciar. Com este tipo de química que existe entre nós, o futuro será risonho. É bom vê-los a crescer e a fazer coisas que não faziam no dia anterior. Isso dificilmente não leva a grandes resultados."

Reforços
"A mensagem principal que tentámos passar no início da época foi que, independentemente do passado, o futebol dá-nos sempre a possibilidade de fazer algo no presente. Queríamos fazer algo especial e diferente este ano e a mensagem foi repetida pelo Seba [Coates], por mim e por quem já cá estava e não queria repetir os erros do passado. Depois, todos os jogadores que o Clube, com mérito, conseguiu trazer têm um enorme orgulho em representar o Sporting CP com a grandeza que assim o exige. Sabem da responsabilidade e sabem que não vai ser fácil, mas sabem que temos condições para ombrear com quem quer que seja. Nesse sentido, o nosso trabalho ficou facilitado porque estava intrínseco. (...) Agora, é uma maratona. Sabemos que vamos ter semanas completas para preparar os jogos e isso vai exigir o máximo em todos os 90 minutos. Vamos ter de dar sempre muito mais em prol do Sporting CP."

Público nos estádios
"A política do Clube de misturar a juventude com a experiência é bom de se ver. Toda a gente se orgulha de ver o Nuno Mendes a fazer o que tem feito, assim como o Tiago Tomás, o [Gonçalo] Inácio ou o [Eduardo] Quaresma. São jogadores que nos podem dar muito e, mais do que isso, é uma equipa com quem [os adeptos] se podem identificar, que não facilita nada e que quer o melhor para o Sporting CP. Por tudo isso, gostávamos muito que estivessem presentes [nos estádios] para vibrarmos com quem nos segue e com quem vive as nossas vitórias e momentos menos bons."

Mensagem para os adeptos
"Aconteça o que acontecer, acreditem em nós. Mantenham-se ao nosso lado. É um grupo especial que tem um orgulho enorme em representar este Clube. É um grupo com uma fome enorme de estar em campo de Leão ao peito e ter grandes resultados. É uma equipa com quem os adeptos se podem identificar pela garra, qualidade de jogo, intensidade e por não baixarmos a guarda. Não vamos dar um passo atrás. Acreditamos muito na nossa ideia. Temos grandes homens aqui dentro e temos uma série de líderes que, acredito, vão segurar o grupo até ao final do campeonato."