Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão e Pedro Zenkl

Líder vence com Pedro Gonçalves em grande

Por Sporting CP
28 Nov, 2020

'Bis' do camisola 28 dos Leões contra o Moreirense FC (2-1)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu este sábado o Moreirense FC por 2-1 na oitava jornada da Liga NOS. Em jogo realizado no Estádio José Alvalade, Pedro Gonçalves foi o autor dos dois golos do conjunto visitado e continua assim com grande veia goleadora.

No regresso dos Leões à Liga NOS três semanas depois, Antonio Adán, Pedro Porro, Zouhair Feddal, Nuno Mendes, João Palhinha e Pedro Gonçalves regressaram ao onze inicial. Cumprido o minuto de silêncio em homenagem a Diego Maradona e Vítor Oliveira, o duelo iniciou com um Sporting CP com vontade de criar perigo. No entanto, foi o Moreirense FC que surpreendeu e inaugurou o marcador logo aos três minutos graças a um autogolo de Luís Neto.

A resposta Sportinguista não tardou: apenas cinco minutos depois, Nuno Mendes recuperou a bola na defesa, partiu para contra-ataque e lançou, à esquerda, Nuno Santos, que por sua vez cruzou para Pedro Gonçalves fazer o 1-1 e o seu oitavo golo na Liga NOS. O camisola 28, que cimentou a liderança na lista de melhores marcadores da competição, beneficiou de um lance algo confuso para ser o autor do último toque antes de a bola seguir para o fundo das redes.

A formação de Rúben Amorim voltou à carga pouco depois, com Andraž Šporar a ter um remate perigoso que um defesa adversário interceptou pela linha final. No pontapé de canto que se seguiu, Sebastián Coates cabeceou com muito perigo, mas a bola falhou o alvo. Aos 22 minutos, mais uma oportunidade de golo, sendo desta feita Nuno Santos a cruzar na perfeição para Šporar, que por sua vez atira, de cabeça, à trave da baliza minhota.

Até ao intervalo, destaque para mais duas ocasiões com algum perigo para a baliza do Moreirense FC: primeiro Porro efectuou um cruzamento de grande nível para Šporar, que não conseguiu o cabeceamento nas melhores condições, e depois foi Pedro Gonçalves a servir muito bem Nuno Santos, que não teve a melhor finalização. Assim, a primeira parte terminou com 1-1 no marcador.

As oportunidades de golo foram mais reduzidas na segunda metade, ainda que o Sporting CP tenha dominado todas as incidências e demonstrado vontade em consumar a reviravolta. Um desses sinais foi a excelente assistência de Nuno Santos para Šporar, que atirou para defesa de Pasinato aos 59 minutos. Pouco depois, Jovane Cabral entrou para o lugar de Nuno Mendes, sendo que Nuno Santos recuou para a posição onde estava o camisola 5.

Aos 69 minutos, contrariando a tendência até então após o intervalo, grande ocasião para o Sporting CP. Pedro Gonçalves, de longe, atirou em arco com a bola a bater na barra do Moreirense FC antes de ir à linha e sair. Seria um tento tremendo, mas o Leão tratou de resolver o assunto pouco depois.

A cerca de um quarto de hora do fim do tempo regulamentar, Pedro Gonçalves aproveitou um mau passe de um adversário para, com espaço, rematar forte de fora da área para o 2-1. Num belo lance, o futebolista verde e branco chegou aos nove golos marcados nesta edição da Liga NOS, sendo ainda mais líder dessa estatística individual.

Logo a seguir, Pedro Porro podia ter aumentado a vantagem do Sporting CP, mas o remate encontrou uma boa intervenção do guardião visitante. Rúben Amorim tirou depois Šporar e João Mário para colocar em campo Tiago Tomás e Matheus Nunes, sendo que Pedro Gonçalves também saiu, mas a cerca de seis minutos dos 90, para dar lugar a Vitorino Antunes.

O Moreirense FC tentou o empate até ao final, mas a situação esteve sempre controlada pelo Sporting CP, que até teve em Tiago Tomás mais uma chance já em tempo adicional e somou assim mais três pontos e continua líder isolado da Liga NOS (22 pontos). Na próxima jornada, os Leões visitam o FC Famalicão no sábado, 5 de Dezembro, às 18h00.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Luís Neto, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Nuno Mendes (Jovane Cabral, 61'), João Palhinha, João Mário (Matheus Nunes, 78'), Pedro Gonçalves (Vitorino Antunes, 84'), Nuno Santos e Andraž Šporar (Tiago Tomás, 78').